>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

10 principais causas de problemas de fluxo de ar HVAC




Problemas de fluxo de ar estão entre os problemas mais comuns de HVAC. Se você suspeitar que tem problemas de fluxo de ar HVAC, provavelmente está enfrentando um ou mais dos seguintes sintomas:
  • Pontos quentes e frios em todo o seu espaço. Isso geralmente é um dos primeiros sinais de problemas de fluxo de ar HVAC.
  • Desequilíbrio de pressão. Você tem portas batendo sozinhas, ruídos estranhos de assobio e áreas com correntes de ar? Estes são sintomas de problemas de pressão do ar causados ​​por fluxo de ar ruim dos sistemas HVAC.
  • Sem ar saindo, ar fraco ou baixo fluxo de ar de aberturas em sua casa ou espaço comercial. O problema pode estar em todo o espaço, ou você pode ter uma saída de ar AC não soprando ar em um quarto. É quando você começa a perceber que algo está errado.
  • Seu sistema AC esquenta ar. Agora você SABE que algo está errado!

Se você ignorar o problema por muito tempo, a tensão em seu sistema pode levar à falha do compressor . O compressor é como o coração do seu ar condicionado e, quando ele for, há uma boa chance de você precisar de uma nova unidade.



A boa notícia é que muitas das causas por trás dos problemas de fluxo de ar HVAC são fáceis e relativamente baratas de corrigir.

Continue lendo para aprender sobre as causas mais comuns, bem como uma maneira fácil de melhorar o fluxo de ar AC de uma vez por todas.

10 principais causas de problemas de fluxo de ar HVAC


1. Unidade condensadora obstruída
Aqui está um problema comum de fluxo de ar HVAC e que você pode corrigir sozinho!

Os sistemas de ar condicionado refrigerados a ar têm o que é chamado de unidade de condensação, normalmente localizada do lado de fora ou em uma sala mecânica. As unidades externas, especialmente, podem ficar obstruídas devido a folhas e detritos que se acumularam ao redor da unidade. Mesmo os sistemas em salas mecânicas podem ser obstruídos por outros equipamentos ou itens de armazenamento. Seu sistema pode superaquecer quando não há fluxo de ar suficiente para a unidade de ar condicionado.

Seu primeiro passo para melhorar o fluxo de ar HVAC deve ser limpar a área ao redor de sua unidade de condensação.

2. Aberturas e registros bloqueados
Um conselho que podemos oferecer sobre como aumentar o fluxo de ar através das aberturas é garantir que todas as aberturas e registros estejam abertos e não bloqueados por móveis.

Esse problema é bastante comum em um ambiente de escritório, especialmente quando as pessoas não concordam com a configuração do termostato! Você já viu:um arquivo é movido para a frente do registro AC porque alguém está com muito frio. A próxima coisa que você sabe, seu fluxo de ar HVAC foi comprometido.

3. Filtros entupidos
Quando foi a última vez que você trocou o filtro do seu ar condicionado?

Esse filtro tem uma função importante:remover poeira e detritos do ar e mantê-lo fora de seu equipamento e de seus dutos. Se o filtro ficar sobrecarregado e entupido, ele impede o fluxo de ar HVAC, levando a esses pontos quentes e frios e ar abafado. Detritos no equipamento também podem danificar as peças.

Certifique-se de trocar o filtro AC de acordo com as instruções do fabricante e o uso do sistema. Isso pode significar tão freqüentemente quanto uma vez por mês.

4. Dutos bloqueados ou com vazamento
O que acontece com toda a poeira que passa pelos filtros de CA entupidos? Acaba acumulando-se nos dutos.

Um acúmulo de poeira pode ser agravado por dutos muito pequenos para a capacidade do seu ar condicionado. Dutos que já são muito estreitos podem ficar facilmente entupidos.

Especialmente se você estiver em um prédio mais antigo, também não é inédito que roedores, pássaros ou insetos construam ninhos em dutos de climatização.

As paredes dos dutos também podem desenvolver furos ou rachaduras por onde o ar vaza. Todos esses problemas de dutos levam a um fluxo de ar reduzido para aquecimento e ar condicionado.

Aqui está a melhor maneira de aumentar o fluxo de ar em dutos:inspecione seus dutos de ar para ver se uma boa limpeza pode resolver seus problemas. A inspeção deve ser gratuita.

Para saber mais sobre os serviços de limpeza de dutos, dê uma olhada neste recurso útil: Perguntas frequentes:limpeza de dutos e qualidade do ar interno.







5. Problemas no termostato 

Às vezes, algo tão simples como um termostato defeituoso ou até mesmo uma bateria fraca pode ser a causa de problemas de fluxo de ar HVAC.

6. Ventilador lento
Seu sistema HVAC tem ventiladores que movem o ar através de seus dutos e por todo o seu espaço. Se um motor do ventilador estiver lento, isso pode impedir o fluxo de ar HVAC e causar os sintomas mencionados anteriormente.

Em alguns casos (especialmente em um restaurante), o próprio ventilador pode ficar coberto de sujeira, o que retarda a operação e reduz o fluxo de ar. Felizmente, é simples limpar o ventilador.

7. Bobinas sujas
A serpentina do condensador do seu ar condicionado é outra parte com um trabalho importante a fazer:liberar o calor que é removido do seu espaço.

Como faz parte da unidade externa e está exposta aos elementos, a bobina pode ficar tão suja que não pode liberar calor. Então sua unidade tem que trabalhar mais (e mais quente) tentando resfriar seu espaço. O resultado pode ser esses problemas de fluxo de ar HVAC. Essa é uma razão pela qual você não deve negligenciar a limpeza regular de suas bobinas (geralmente uma ou duas vezes por ano).

Artigo relacionado: Limpeza de bobina AC:como saber quando você precisa

8. Baixos níveis de refrigerante
Este é um dos problemas mais comuns com sistemas HVAC, especialmente os mais antigos que não foram bem mantidos. Se o seu ar condicionado estiver vazando refrigerante, você notará problemas de fluxo de ar e resfriamento reduzido. Normalmente, vazamentos lentos causam um declínio gradual no desempenho do sistema. Seu técnico de HVAC pode testar vazamentos e repará-los para que as coisas voltem ao normal.

9. Unidade de CA superdimensionada
Esse é um problema mais comum do que você imagina. Anos atrás, o pensamento era “quanto maior, melhor” quando se trata de dimensionamento de HVAC. Hoje sabemos que unidades com capacidade muito grande para o espaço funcionam de forma ineficiente, ligando e desligando com muita frequência. Isso significa que eles nunca funcionam o suficiente para remover a umidade do espaço, tornando-o abafado e desconfortável.

Se você notou esses sintomas, faça com que sua unidade seja verificada por um especialista em design de HVAC.

Artigo relacionado: Sistemas HVAC de Nova York:8 razões pelas quais maior nem sempre é melhor

10. Projeto de climatização desatualizado
Falando em design de climatização, você renovou para reorganizar seu espaço sem atualizar seu sistema de climatização? Nesse caso, o layout ou dimensionamento do duto (ou possivelmente o próprio equipamento) pode não ser mais capaz de resfriar adequadamente o espaço redesenhado.

Este é outro bom motivo para consultar um especialista em design de HVAC:você pode descobrir que mudanças simples nos dutos podem fazer uma enorme diferença no fluxo de ar e no conforto do seu HVAC.

Uma maneira simples de melhorar o fluxo de ar HVAC


Embora os problemas de fluxo de ar HVAC tenham muitas causas, você pode mitigar quase todos eles com manutenção preventiva regular de HVAC.

Aqui estão algumas das tarefas que seu técnico de HVAC pode realizar para melhorar o fluxo de ar HVAC em seu espaço:
  • Realize a medição e teste do fluxo de ar HVAC para determinar a gravidade do problema
  • Limpe ou substitua os filtros de ar
  • Limpe as pás do ventilador
  • Inspecione e ajuste os motores
  • Inspecione seus dutos quanto a bloqueios ou vazamentos
  • Bobinas limpas
  • Inspecione seu projeto de HVAC e recomende modificações

A conclusão é que, se você tiver alguns dos sintomas mencionados acima de problemas de fluxo de ar HVAC, faça a manutenção do seu sistema AGORA antes de experimentar o último sintoma de falha do sistema.