É aquela época do ano novamente quando você vê esqueletos e bruxas habitando cada gramado e espiando por todas as janelas. Então, quando você tem uma fornalha fazendo barulhos com todos os tipos de sons perturbadores, você não pode deixar de se perguntar se um poltergeist entrou lá.
Antes de chamar os caçadores de fantasmas, aqui estão alguns dos problemas comuns que podem estar fazendo com que seu sistema de aquecimento tropece durante a noite (e durante todo o dia). Felizmente, a maioria deles não é tão assustadora.
O Apito
Aquele som de assobio que assusta todos no prédio não é um banshee, mas um problema de fluxo de ar em seu sistema de ventilação. Algumas causas possíveis:
- Filtro entupido. Quando o filtro de ar do seu forno fica entupido com poeira e detritos, depois de um tempo ele impede que o ar adequado flua pelo sistema. Isso pode causar problemas de pressão que resultam nesse ruído enervante. Este é simples de corrigir:substitua o filtro de ar e seu problema deve desaparecer rapidamente.
- Orifícios nos dutos. Com o tempo, buracos e rachaduras podem aparecer em seus dutos de ventilação. Quando o ar que se move através dos dutos vaza pelas rachaduras, ele pode emitir alguns sons estranhos. Chame o serviço de climatização do seu bairro para consertar o duto e restaurar a paz e o sossego em seu prédio.
- Conduta de tamanho inadequado. Você adquiriu um novo forno sem atualizar seu sistema de ventilação? Nesse caso, seus dutos podem ser pequenos demais para lidar com o volume de ar que está sendo forçado através deles. Você precisará de um especialista certificado em HVAC para avaliar os requisitos de fluxo de ar do seu sistema e instalar os dutos de tamanho correto.
O chocalho
Todo esse tremor e chocalho está fazendo as pessoas se perguntarem se há um terremoto iminente ou um apocalipse zumbi? O primeiro passo para diagnosticar a causa é determinar de onde vem o som. É o forno ou os dutos de ventilação? Na maioria dos casos, você precisará chamar os especialistas para banir esse ruído do seu prédio.
- Os dutos estão soltos. Seus dutos de ventilação devem estar firmemente presos à parede, piso ou teto, mas com o tempo a vibração pode fazer com que as fixações se soltem. A pressão do ar pode causar dutos soltos para fazer uma raquete. Se você encontrar o local onde o duto se soltou, poderá consertá-lo com uma chave de fenda.
- Algo nos dutos. Você tem crianças no prédio, ou alguém com um senso de humor travesso? Não é incomum que objetos incomuns acabem em seus dutos, causando esse som horrível.
- Seu forno precisa ser estabilizado. A fornalha inteira está tremendo? Os edifícios se acomodam com o tempo e podem não ser mais adequadamente estáveis em sua superfície. Não tente consertar isso sozinho! Não se esqueça que você está lidando com um aparelho de combustão e provavelmente uma linha de gás. Peça aos especialistas que cuidem disso.
- Os rolamentos estão se desgastando. Se o ruído for proveniente do motor do forno, os rolamentos do motor provavelmente estão desgastados e podem precisar ser substituídos.
O Grito
Se parece que um espírito torturado está vivendo em sua fornalha, pode ter desenvolvido problemas de manutenção, especialmente se não tiver sido reparado há algum tempo. Aqui está a causa provável:
- A correia do soprador está falhando. A correia que aciona o motor do ventilador pode ter desenvolvido um problema. Ele pode ter escorregado, solto ou pode estar desgastado e precisa ser substituído. Durante uma inspeção de manutenção preventiva de HVAC, isso teria sido corrigido muito antes de desenvolver aquele chiado irritante
- Os rolamentos do eixo do motor precisam de lubrificação. Novamente, este é um problema que é facilmente evitável com manutenção regular. As peças móveis do seu forno precisam ser lubrificadas de vez em quando para que continuem a funcionar de forma eficiente e silenciosa.
O estrondo
Este poderia realmente ser uma situação de arrepiar os cabelos. Se você ouvir um estrondo bastante alto toda vez que seu forno ligar, chame um especialista em HVAC imediatamente. O problema pode ser menor, mas também pode ser um problema com sua ignição a gás, que não é nada para brincar.
Aqui estão algumas causas possíveis:
- Problema de ignição a gás. Esse “estrondo” pode na verdade ser uma pequena explosão que acontece toda vez que seu forno acende. Provavelmente é devido a queimadores sujos que atrasam a ignição e fazem com que o gás se acumule antes que ele finalmente acenda. Também pode ser uma ignição eletrônica defeituosa. Você precisa verificar isso imediatamente! Essas pequenas explosões podem realmente quebrar seu trocador de calor, o que pode permitir que o monóxido de carbono escape para o seu prédio. Isso também significa que você precisa de um novo forno.
- Conduta em expansão. Se o seu duto tiver um ponto fraco, as mudanças de pressão que ocorrem quando o forno é ligado podem forçá-lo a “estalar” ou expandir nessa área fraca. Chame um especialista em serviços de HVAC para reparar quaisquer pontos fracos, e esse som de pancada será história.
Você está começando a ver um padrão aqui? Muitos desses sons aterrorizantes (ou pelo menos irritantes) vindos do seu forno são causados pela falta de manutenção. Mesmo o pior cenário aqui (o problema de ignição de gás) seria evitado se o forno fosse limpo e inspecionado regularmente.
Então agora você sabe; não há necessidade de chamar os caça-fantasmas, mas você precisa chamar uma empresa de serviços HVAC qualificada para se livrar desses fantasmas em seu sistema e mantê-lo funcionando de forma eficiente e confiável.
Paz e sossego é apenas um dos muitos custos de não manter regularmente seu equipamento HVAC. A má manutenção também custa ao seu negócio de muitas maneiras que você pode não perceber. Quer aprender mais? Pegue uma cópia do nosso guia útil para calcular os custos ocultos da manutenção deficiente do HVAC.