>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Gostou do seu piso radiante? Não negligencie a manutenção


Você sabia que o aquecimento do piso radiante é uma das formas mais antigas de controle climático? Os antigos esquimós enchiam trincheiras de pedra sob suas habitações com fumaça quente para aquecer o espaço. Os gregos e romanos usavam hipocaustos, basicamente fornos que bombeavam ar quente no chão e no espaço da parede, para aquecer seus prédios públicos e casas de banho. Diferentes formas de aquecimento de piso radiante têm sido usadas há milênios.

Por que adoramos o piso radiante


As formas mais modernas de aquecimento por piso radiante usam água encanada, ar ou eletricidade para aquecer pisos, paredes e às vezes até tetos. Sua casa ou empresa fica quentinha sem dutos soprando ar, poeira e alérgenos em todo o seu espaço. O piso radiante fornece temperaturas uniformes e consistentes e melhores níveis de conforto do que outros sistemas de aquecimento. Isso ocorre porque, ao contrário do calor do ar forçado que sobe e acaba principalmente no teto ou escapa pelas portas e janelas, o calor radiante do piso está concentrado mais perto do piso onde você precisa.

Como muito menos calor é desperdiçado, o calor radiante também é muito eficiente em termos energéticos. Dependendo de como o espaço é construído e isolado, o calor radiante pode operar de 25% a 35% mais eficientemente do que o calor do ar forçado. O melhor de tudo é que esses sistemas podem durar décadas.

Os sistemas de aquecimento radiante precisam de cuidados e limpeza


Você provavelmente sabe que precisa ter seu forno e sistemas de ar condicionado limpos e ajustados a cada ano para mantê-los funcionando da melhor maneira possível. Mas como ele não possui filtros para trocar e dutos para limpar, você pode não perceber que seu sistema de aquecimento radiante também precisa ser inspecionado e mantido regularmente. Aqui está o que precisa ser feito para mantê-lo em condições operacionais de pico.

Inspeção completa e verificação de pressão


Traga um profissional de serviço de HVAC com experiência em aquecimento de piso radiante para fazer uma inspeção completa do seu sistema, que pode ser feita juntamente com o serviço anual de caldeiras e outros equipamentos.

O técnico começará verificando a pressão em seu sistema. Um sistema de aquecimento radiante é um sistema fechado e deve manter uma pressão consistente. Se a pressão estiver baixa, há um vazamento nas tubulações, o que é problemático por vários motivos:
  • Se o sistema estiver operando em baixa pressão, ele não está funcionando com a eficácia e eficiência que deveria, o que aumenta o consumo de energia e aumenta suas contas de serviços públicos.
  • Se os tubos forem feitos de cobre, os vazamentos podem ser reparados com bastante facilidade. Se forem feitos de aço, pode ser necessário substituir todo o tubo.
  • Se você tiver um sistema de aquecimento radiante à base de água, os tubos com vazamento levam à corrosão e ferrugem, o que pode significar problemas muito mais sérios.

Verifique a condição das bombas e válvulas


O outro componente importante que precisa ser verificado em um sistema de piso radiante é a bomba. Normalmente funciona tão silenciosamente que você nem sabe que está lá. Mas se começar a ficar mais alto, pode ser um sinal de um problema.

Seu técnico de HVAC limpará a bomba e verificará a condição da válvula de liberação de pressão e da válvula redutora. A falha dessas válvulas é a principal razão pela qual as bombas precisam ser substituídas. Se o seu estiver em mau estado, seu técnico pode substituir peças e evitar que seu sistema fique inoperante no dia mais frio do ano.

Cuide do seu calor radiante e ele manterá sua casa ou empresa quentinha e confortável por muitos anos.

Você sabia que a manutenção do piso radiante pode ser incluída no seu contrato anual de manutenção preventiva HVAC? Se o seu provedor de serviços não estiver cuidando disso, dê uma olhada no seu plano anual para garantir que ele esteja cobrindo todas as suas necessidades. Para obter mais informações sobre como elaborar um plano adequado para o seu edifício, pegue uma cópia do nosso guia útil, Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como encontrar o caminho certo para sua infraestrutura de HVAC.