Com todos os problemas em seu prato em um determinado dia, pode ser difícil encontrar tempo para dar muita atenção ao seu sistema de ar condicionado. No entanto, quando seu AC quebra, isso pode afetar todos os aspectos de sua operação.
É por isso que a equipe de instalações e operações precisa entender alguns conceitos básicos de ar condicionado que ajudam a manter tudo funcionando sem problemas.
Mesmo que um gerente de instalações precise ser um faz-tudo, o HVAC pode não ser sua área de especialização. Então, aqui está um guia para os fundamentos mais importantes do ar condicionado que você precisa saber:as principais causas dos problemas de AC e o que você pode fazer para evitá-los.
Noções básicas de ar condicionado:5 principais causas de problemas de ar condicionado
1. Problemas de fluxo de ar Este é o topo da lista de conceitos básicos de ar condicionado por um motivo:problemas de fluxo de ar podem causar uma ampla gama de sintomas, desde variação de temperatura e ar abafado até bobinas congeladas e falha do compressor. Seu sistema de ar condicionado precisa de fluxo de ar adequado para funcionar com eficiência e remover o calor do seu espaço.
O fluxo de ar pode ser impedido em qualquer ponto do seu sistema, como:
- filtros de ar entupidos
- unidades de condensação obstruídas
- registros fechados ou aberturas bloqueadas
- dutos com vazamento
Leia mais sobre problemas de fluxo de ar neste artigo relacionado: As 10 principais causas de problemas de fluxo de ar HVAC
2. Bobinas, filtros, linhas e drenos sujos Aqui está outro dos fundamentos mais importantes do ar condicionado:um sistema HVAC limpo é mais eficiente e confiável.
Existem várias maneiras pelas quais sujeira e detritos podem derrubar seu equipamento de ar condicionado. Aqui estão apenas alguns exemplos comuns:
- Bobinas sujas impedem a liberação de calor do sistema, fazendo com que ele funcione por mais tempo e com mais frequência, pois tenta compensar e manter seu espaço fresco. Eventualmente, o sistema pode superaquecer e levar à falha do compressor.
- Filtros de ar entupidos impedir o fluxo de ar através do sistema (como discutido acima). O sistema não só funciona com menos eficiência e eficácia, como também a poeira começa a entrar no equipamento e pode danificar as peças.
- Linhas e drenos que são obstruídos com detritos podem causar vazamentos de água, o que pode danificar mais do que apenas seu sistema HVAC.
Artigo relacionado: Vazamento de água de CA:problemas de ar condicionado e dicas de solução de problemas
3. Baixa carga de refrigerante Seu sistema precisa da quantidade certa de refrigerante para operar. Quando a quantidade no sistema, conhecida como “carga de refrigerante”, ficar muito baixa, você começará a ter problemas. Este é outro dos conceitos básicos de ar condicionado que você deve conhecer.
Quando as bobinas e as linhas de refrigerante do seu sistema são corroídas (geralmente porque não são limpas), elas podem desenvolver vazamentos. Às vezes, você pode acabar com vários pequenos vazamentos de refrigerante em todo o sistema.
Quando a carga de refrigerante fica muito baixa, você notará que o sistema não consegue mais atingir a temperatura definida. Ele começará a funcionar constantemente para compensar, eventualmente levando a bobinas congeladas e até a falha do compressor.
Esse problema pode ser difícil de corrigir, especialmente quando você tem muitos vazamentos para encontrar e reparar. É por isso que a melhor estratégia é evitar esses vazamentos em primeiro lugar.
4. Problemas elétricos Fiação danificada, capacitores e outras peças elétricas podem derrubar seu sistema rapidamente. Partes elétricas danificadas também podem causar o disparo dos disjuntores.
5. Problemas de controle Termostatos defeituosos ou configurações incorretas no sistema de gerenciamento predial que controlam seu HVAC podem levar a problemas de variação de temperatura, fluxo de ar ruim e até umidade demais.
Os controles são noções básicas de ar condicionado que você deve verificar regularmente.
Noções básicas de ar condicionado:os 5 principais passos para evitar avarias
Agora que você entende os conceitos básicos de ar condicionado sobre problemas comuns de AC, você precisa saber quais medidas você pode tomar para evitar que esses problemas aconteçam.
1. Não negligencie a manutenção Como Gerente de Instalações, você provavelmente sabe que a manutenção preventiva de HVAC é algo que você deve agendar algumas vezes por ano no mínimo. Mas quando as coisas ficam ocupadas, é fácil essa tarefa cair na sua lista de prioridades.
No entanto, a manutenção está no topo da nossa lista de conceitos básicos de ar condicionado por um motivo! Praticamente TODOS os problemas mais comuns de ar condicionado podem ser facilmente evitados quando seu sistema é inspecionado, limpo e ajustado regularmente.
Artigo relacionado: A lista de verificação definitiva de manutenção preventiva de HVAC comercial
2. Bobinas limpas Se você ainda não fez isso como parte de seu programa de manutenção preventiva, a limpeza das bobinas do ar condicionado é o próximo item da lista de conceitos básicos do ar condicionado.
Em alguns casos, você pode até precisar de uma limpeza mais frequente da bobina, se seus condensadores estiverem localizados em uma área com baixa qualidade do ar.
Saiba mais sobre a limpeza de bobinas neste guia útil para limpeza de bobinas de ar condicionado:por que, como e com que frequência.
3. Alterar filtros Quando se trata de conceitos básicos de ar condicionado, os filtros são essenciais para o fluxo de ar adequado.
Seu técnico de HVAC trocará seus filtros de ar durante a manutenção preventiva. No entanto, dependendo do seu uso e da qualidade do ar interno, talvez seja necessário trocar os filtros entre as consultas de manutenção programadas.
Isso é provável para empresas que lidam com uma grande concentração de fibra no ar, como trabalhar com tecido ou papel.
Para saber mais sobre como alterar filtros, leia este artigo relacionado:Por que e como alterar um filtro AC
4. Mantenha o equipamento limpo Este é um dos princípios básicos do ar condicionado sobre o qual você tem mais controle. Lembre-se de que suas unidades condensadoras precisam de espaço e fluxo de ar para liberar calor.
Isso significa limpar as folhas e os detritos deles. Em salas mecânicas, não empilhe caixas ou outros equipamentos muito perto das unidades condensadoras.
5. Fique de olho nas aberturas e registros Especialmente quando você tem guerras de termostatos em seus escritórios, você deve estar atento ao monitoramento de aberturas e registros de HVAC.
É muito comum os funcionários fechá-los, prendê-los com fita adesiva ou bloqueá-los com móveis se estiverem muito frios. Infelizmente, isso só agrava o problema de variação de temperatura em todo o edifício.
É inteligente andar regularmente pelos pisos e verificar se há registros e aberturas obstruídos para manter tudo funcionando conforme projetado.
Artigo relacionado: Batalhas de ar condicionado de escritório:assuma o controle antes que os trabalhadores o façam
Esperamos que você tenha achado este guia básico de ar condicionado útil na prevenção de problemas comuns de ar condicionado em suas instalações.
Aqui na Arista, estamos sempre dispostos a responder às suas perguntas sobre questões comerciais específicas de HVAC. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco a qualquer momento!