Problemas com o ar condicionado chovendo no seu desfile?
Vazamento Justamente quando você estava tendo um bom mês sem grandes desastres e estava realmente otimista em antecipar as despesas, seu técnico de manutenção chega para lhe dizer que há uma poça de água ao redor de sua unidade de ar condicionado interna. Agora você tem aquela sensação de afundar na boca do estômago em antecipação de uma conta de reparo cara.
Não entrar em pânico! Pode parecer ruim, mas em muitos casos, seus problemas de ar condicionado - até mesmo vazamentos de água não são uma solução cara, se você o detectou rapidamente.
5 causas comuns de vazamento de água AC:
1. O isolamento está rachado ou ausente. Durante os dias de verão, como seu ar condicionado está removendo toda a umidade do ar, a serpentina do evaporador e a linha de sucção coletam a condensação do lado de fora. Isso é normal, e o isolamento mantém a condensação fluindo pela bobina em vez de pingar. Mas se o isolamento tiver uma rachadura ou um buraco, a água pode pingar e eventualmente formar uma poça. Neste caso, o isolamento precisa ser colado ou substituído.
2. Bobinas do evaporador sujas. O ar da cidade de Nova York é ruim para os equipamentos de ar condicionado. Se houver uma camada de poeira e sujeira cobrindo a serpentina, a condensação não flui corretamente pela serpentina e para dentro da panela, e parte fica presa pela sujeira e pinga no chão. Para corrigir esse problema, você precisa trazer um técnico de serviço HVAC para limpar completamente as bobinas.
3. Linha de drenagem ou sifão entupido. Se você esqueceu de fazer sua manutenção regular este ano e sua unidade está suja, a condensação carrega um pouco de sujeira e detritos para a bandeja de gotejamento e a linha de drenagem, que pode eventualmente ficar entupida. A água volta e você acaba com uma poça. A armadilha de drenagem também pode ficar entupida com sujeira e a panela transbordará. Novamente, seu sistema só precisa de uma boa limpeza. Mas se a sua unidade estiver em um teto ou espaço de rastreamento, você pode acabar com sérios danos causados pela água antes mesmo de perceber que há um problema.
4. Linha de drenagem desconectada. Às vezes, se uma unidade foi mal instalada, a linha de drenagem pode se desconectar e causar uma grande bagunça. Chame um profissional de HVAC experiente para recolocar e cimentar as conexões na linha de drenagem.
5. Bobinas congeladas devido ao filtro de ar sujo. Quando o fluxo de ar através do seu ar condicionado é impedido por um filtro de ar negligenciado, eventualmente as bobinas do evaporador congelarão e você verá o gelo se acumular do lado de fora. À medida que o gelo começa a derreter, ele pinga por todo o chão (ou pelo teto). Lidar com um sistema congelado exige ajuda imediata de um profissional para evitar mais danos ao sistema e futuros problemas de ar condicionado, mas se você tiver sorte, a correção pode ser tão simples quanto substituir um filtro.
Não deixe isso acontecer de novo!
Todos esses problemas são facilmente evitáveis com manutenção regular do sistema. No futuro, faça a limpeza e manutenção de seu ar condicionado regularmente para evitar que vazamentos de água voltem a acontecer. Pelo menos duas vezes por ano, antes da inicialização na primavera e após o desligamento no outono, chame um especialista em HVAC para limpar e ajustar completamente seu sistema. Embora qualquer plano de manutenção preventiva deva ser adaptado às suas necessidades e ao seu orçamento, geralmente inclui essas tarefas que evitam os problemas que levam a vazamentos de água:
- Limpe completamente o sistema, incluindo as serpentinas do evaporador
- Troque os filtros de ar
- Limpar linhas de drenagem e armadilhas
- Verifique a condição do isolamento
- Verifique se há outros problemas em potencial, incluindo carga de refrigerante, que também pode levar ao congelamento das bobinas e vazamentos de água
Interessado em saber mais sobre como a manutenção preventiva pode ajudá-lo a evitar avarias e economizar dinheiro? Baixe nosso guia útil para Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como encontrar o caminho certo para sua infraestrutura de HVAC.