Como proprietário de uma empresa, nesta época do ano você provavelmente está correndo como Papai Noel na véspera de Natal tentando fazer tudo. A última coisa com que você quer se preocupar é com a condição do seu sistema de aquecimento. Mas naqueles raros momentos em que você fica parado por um momento, pode estar tendo dúvidas incômodas de que seu antigo forno sobreviverá ao inverno sem uma avaria cara e inconveniente.
Dê uma olhada na lista abaixo. Você notou algum desses sintomas? Se sim, provavelmente está preocupado que seu forno ou caldeira esteja prestes a cair. Adotar a abordagem “esperar para ver” torna provável que você não goste do que vê (especialmente em sua fatura) quando esse colapso acontecer.
Este guia de solução de problemas do forno foi desenvolvido para ajudá-lo a identificar sinais de que seu forno precisa de manutenção ou reparo. Na maioria dos casos, esses problemas acabam sendo pequenos quando detectados cedo e, com algumas dicas de manutenção do forno, você pode evitar os reparos caros que ocorrem se você ignorar os problemas do forno.
1. Ligar e desligar com muita frequência
O ciclo curto pode ser causado por algo tão pequeno quanto um termostato que está fora de calibração ou configurado incorretamente. Ou você pode ter filtros sujos que precisam ser substituídos. Mas todo esse desgaste pode fazer com que as peças falhem se continuar por muito tempo.
2. Operação barulhenta
Há uma série de problemas que podem fazer com que seu forno e sistema de ventilação façam muito barulho, incluindo filtros de ar do forno entupidos, dutos comprometidos e correias soltas. Felizmente, muitos deles são menores, mas alguns podem ser graves se não forem atendidos em pouco tempo. Se você ouvir um estrondo alto que soa como uma pequena explosão toda vez que seu forno iniciar, pare o que está fazendo agora e ligue para um especialista em HVAC. Você pode ter um problema de ignição e até mesmo um vazamento de gás.
Artigo relacionado:Coisas que batem à noite:seu forno está fazendo barulho?
3. Contas de energia subindo
Se a eficiência de combustível do seu forno está caindo, ele precisa de uma boa limpeza na melhor das hipóteses e, na pior das hipóteses, está chegando ao fim de sua vida útil. Se você ignorar esse problema, esse fim da vida chegará mais cedo ou mais tarde. Se você precisar de um novo forno, os novos modelos são muito mais eficientes que podem se pagar muito mais rápido do que você imagina.
4. Inconsistências de temperatura
Os ocupantes do seu prédio estão reclamando de áreas quentes e frias no prédio? A variação de temperatura geralmente é facilmente corrigida com alterações no sistema de ventilação. Você também pode ter um termostato com defeito. Este é um problema que causará motim dos ocupantes do seu prédio, sem mencionar a perda de clientes, se você não consertá-lo.
Artigo relacionado:As temperaturas extremas estão causando um ambiente de trabalho hostil?
5. O termostato não responde
Se você está construindo está sempre frio e aumentar o termostato não ajuda, você pode ter dutos com vazamento que estão perdendo todo o ar quente produzido pelo forno. Ou pode haver um problema de ignição que está fazendo com que o forno não ligue no momento adequado. Novamente, você não quer arriscar a perda de negócios devido a condições desconfortáveis em seu prédio. Ou fazer com que os ocupantes do prédio resolvam o problema com as próprias mãos e usem aquecedores de ambiente que podem causar um incêndio.
6. Excesso de poeira no prédio
Se você está acusando sua equipe de manutenção do prédio de economizar no pó ultimamente, o problema pode não ser culpa deles. Se o seu equipamento HVAC estiver sujo e especialmente se os filtros não forem trocados há algum tempo, seu sistema pode não conseguir remover detritos e poeira do ar e, em vez disso, espalhá-los pelos dutos e por todo o prédio. Eventualmente, o acúmulo sujo fará com que ele falhe e leve a problemas no forno.
7. As chamas do forno são amarelas ou laranja
Se você suspeitar da condição do seu forno, dê uma olhada nas chamas. A chama do seu forno a gás deve ser azul. Amarelo ou laranja significa que a mistura de gás e oxigênio está incorreta, o que geralmente é um sinal de queimador sujo. É uma solução fácil se você limpar imediatamente. Se o problema persistir, você pode acabar com um vazamento de monóxido de carbono, que pode ser mortal.
8. Você não se lembra quando foi a última vez que limpou
Seu forno precisa de uma boa limpeza e inspeção por um profissional de HVAC pelo menos uma vez por ano para mantê-lo em boas condições de operação. Idealmente, você deve fazer isso antes de iniciar o sistema no outono. Se você tem negligenciado fazer isso, ligue agora!
Mesmo que você esteja ocupado, ser proativo é o caminho a percorrer. E basta um telefonema para resolver seus problemas de HVAC agora. Dessa forma, você evitará interrupções nos negócios no pior momento possível se estiver sem aquecimento. Você também pode evitar que o que pode ser um pequeno problema agora se transforme em um grande e caro calvário mais tarde.
Você pode nem perceber o quanto está custando ao seu negócio por não manter seus sistemas HVAC mantidos. Descubra pegando uma cópia do nosso guia útil para calcular os custos ocultos de uma manutenção de HVAC ruim.