Solução de problemas de AC:por que seu ar condicionado congela e o que fazer sobre isso.
Se você tem filhos ou vive no planeta, já viu/ouviu falar/sabe todas as letras de todas as músicas de Frozen da Disney. No filme “Anna, uma otimista destemida, parte em uma jornada épica – juntando-se ao robusto homem da montanha Kristoff e sua leal rena Sven – para encontrar sua irmã Elsa, cujos poderes gelados prenderam o reino de Arendelle no inverno eterno” ( assim diz o IMDB). Sim, é um verdadeiro roedor de unhas.
Embora você não tenha uma
rena leal , você pode estar enfrentando uma
jornada épica de sua autoria quando os
poderes gelados do seu ar condicionado causam um
inverno eterno de suas bobinas do evaporador. (Eh, vamos lá... vá com isso. Era apenas uma questão de tempo até que uma empresa de climatização espirituosa tirasse vantagem da comparação).
Se você já enfrentou um congelamento, conhece os sintomas:
- O prédio está muito quente!
- Não há ar (ou ar quente) vindo dos registros de suprimento.
- O filtro do ar condicionado pode estar molhado e você pode ver vazamentos de água.
- Se puder acessar as bobinas do evaporador da unidade, você verá que elas estão cobertas por uma camada de gelo.
O que fazer primeiro se acontecer com você:
Desligue! Mesmo que você não consiga ver o gelo, você precisa desligar o ar condicionado imediatamente se suspeitar que está congelado. Não basta ligar o termostato para que ele pare de funcionar; a unidade precisa ser desligada. Isso porque você corre o risco de danificar o compressor quanto mais tempo ele funcionar com bobinas congeladas. Se o compressor for desligado, há uma boa chance de que todo o ar condicionado seja DOA.
Ligue para uma empresa de serviços HVAC certificada. Não importa qual seja a causa das bobinas congeladas, o sistema precisa ser inspecionado por um profissional para descartar vazamentos de refrigerante. Isso não é apenas um risco para a saúde e segurança, mas em muitos casos você é obrigado por lei a corrigi-los.
Enquanto você espera:
Derreta o gelo. Se você puder acessar as bobinas, use um ventilador ou secador para derreter o gelo que cobre as bobinas. Não tente removê-lo manualmente ou tocar nas bobinas, o que pode danificá-las. Se você não consegue ou não sabe como acessar as bobinas, espere pelos profissionais.
Limpe a água. O condensado vazando pode estar faltando na panela e até mesmo entrando nos dutos. Use um aspirador de líquidos, se necessário, para aspirar a água dos dutos.
Verifique se há problemas de fluxo de ar. Você pode ter fechado os registros em espaços de armazenamento ou áreas não utilizadas do seu prédio para economizar energia, mas não pode fechar muitos ou corre o risco de congelar o sistema. Certifique-se de que os registros de suprimentos estejam abertos e que não haja móveis ou outros obstáculos bloqueando-os.
O que seu técnico de serviço fará:
Troque os filtros sujos e melhore o fluxo de ar. Pode parecer contra-intuitivo, mas seu ar condicionado precisa de ar quente circulando em torno dele para funcionar corretamente. O fluxo de ar pode ser impedido por algo tão simples como um filtro entupido. Se a sua unidade não for reparada há algum tempo e os filtros estiverem sujos, as bobinas podem congelar.
Verifique o ventilador. Se o motor do ventilador estiver funcionando, ou se estiver tão sujo que a velocidade seja reduzida, a diminuição do fluxo de ar pode causar o congelamento da bobina. O ventilador pode precisar apenas de uma boa limpeza, a velocidade pode precisar ser ajustada ou o motor do ventilador pode precisar ser substituído.
Limpe a linha de condensado e os drenos. Quando está funcionando corretamente, seu ar condicionado remove a umidade do ar e a condensa em água, que viaja através da tubulação de condensado para uma panela e dreno de piso. Se houver um bloqueio em qualquer lugar deste sistema de drenagem, a água pode congelar até as serpentinas.
Substitua os termostatos defeituosos. Se o seu termostato não estiver funcionando corretamente, a unidade pode estar funcionando continuamente por algum tempo. Se ficar muito tempo e ficar muito frio, as bobinas acabarão congelando.
Verifique os níveis de refrigerante e corrija os vazamentos, se necessário. Quando um ar condicionado está vazando refrigerante, as bobinas ficam muito frias e podem congelar. Se o refrigerante estiver baixo, seu técnico deve limpar completamente as bobinas e verificar se há vazamentos. Isso pode ser um problema complicado, porque encontrar vazamentos na bobina pode ser difícil e demorado. E se houver um vazamento, há uma boa chance de que haja mais. Se o seu técnico lhe disser que o refrigerante está baixo, certifique-se de que ele não recarregou o refrigerante sem encontrar TODOS os vazamentos. Se o técnico lhe disser que as bobinas estão em mau estado e provavelmente vazarão novamente, talvez seja hora de começar a pensar em instalar uma nova unidade.
Certifique-se de que isso não aconteça novamente!
A maneira mais confiável de evitar o congelamento do ar condicionado é mantê-lo regularmente. Pelo menos duas vezes por ano, antes da inicialização na primavera e após o desligamento no outono, chame um especialista em HVAC para limpar e ajustar completamente seu sistema. Embora qualquer plano de manutenção preventiva deva ser adaptado às suas necessidades e ao seu orçamento, geralmente inclui essas tarefas que evitam os problemas que levam ao congelamento da bobina:
- Limpe completamente o sistema, incluindo bobinas e pás do ventilador
- Troque os filtros de ar
- Limpar linhas e drenos de condensado
- Verifique o funcionamento dos termostatos
- Verifique os níveis de refrigerante
Se você tiver falhas frequentes no equipamento e estiver interessado em saber mais sobre como consertar seu sistema existente ou substituí-lo, baixe nosso guia para Reparar ou substituir:um guia para fazer uma escolha informada quando seu sistema HVAC está inoperante.