>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Seu guia básico para escolher o melhor sistema de aquecimento doméstico



O mercado de climatização está inundado com uma enorme variedade de sistemas de aquecimento doméstico, sob uma variedade de marcas, que pode tornar sua escolha para sua próxima instalação extremamente difícil. Ao escolher o melhor sistema de aquecimento para sua casa, existem alguns fatores que você deve levar em consideração, como:a dinâmica do edifício, os requisitos gerais de aquecimento, o tamanho do sistema, o conjunto de recursos associados ao sistema e, finalmente, o custo.

Os sistemas de aquecimento representam 42% de suas contas de serviços públicos. Neste artigo, tentei fornecer uma breve visão geral dos diferentes tipos de sistemas para que, antes de conhecer um profissional de HVAC, você possua o conhecimento necessário para poder tomar a melhor decisão para você. Embora este artigo o ajude a entender os diferentes tipos de sistemas de aquecimento doméstico disponíveis, ainda recomendo que você consulte um profissional de HVAC licenciado antes de fazer a escolha final. Vamos mergulhar direto no mundo dos sistemas de aquecimento doméstico!

Tipos de sistemas de aquecimento doméstico em resumo:

  • Sistema de aquecimento central (sistema de dutos)
  • Sistema de aquecimento sem dutos
  • Sistema de aquecimento direto

Sistema de aquecimento central (sistemas de dutos)


Um sistema de aquecimento central doméstico fornece calor para todo o interior de um edifício ou para vários cômodos. A geração de calor ocorre através de uma fonte de calor central, que pode ser qualquer local acessível, mas isolado, como um porão ou um sótão. O calor gerado se espalha por toda a casa através de uma rede de dutos ou tubulações, dependendo do tipo de seu sistema de aquecimento central. Os sistemas de dutos ocupam um espaço maior do que qualquer outro tipo de sistema de aquecimento.

Existem 3 tipos principais de sistemas de aquecimento central:
  1. Fornos
  2. Caldeiras
  3. Bombas de calor

Aquecimento Central através de Fornos:



Os fornos usam gás, eletricidade ou óleo combustível para aquecer o ar em uma área e distribuí-lo por toda a casa via uma teia de dutos e aberturas. Este sistema também é conhecido como sistema de distribuição de ar quente.

As principais partes do forno são os sistemas de controle, como queimadores, válvula de gás, soprador, trocador de calor, duto e sistema de ventilação. Os gases de combustão são expelidos de sua casa através das aberturas. Os fornos são famosos por sua alta eficiência, longa vida útil, baixo ruído operacional, acessibilidade, qualidade do ar interno e muito mais.

Há uma série de fornos disponíveis para escolher:
  • Forno a gás
  • Forno a óleo
  • Forno elétrico
  • Forno Modulado

Forno a Gás: Um dos tipos mais comuns de fornos usados ​​por usuários residenciais é um forno a gás. Os jatos de gás com a ajuda de um queimador acendem para criar gás de combustão quente que aumenta a temperatura do ar. Esse ar aquecido é circulado através dos dutos e aberturas. Esses tipos de fornos são econômicos porque usam gás como combustível para aquecer o ar.

Forno a óleo: Esses tipos de fornos requerem óleo para aquecer o ar e depois circulá-lo pelos dutos e aberturas. Eles convertem óleo em calor e são comumente usados ​​em ambientes frios como o nordeste dos Estados Unidos. Eles não são rentáveis ​​devido ao uso de petróleo como combustível.

Forno elétrico: Se você não tiver uma conexão de gás natural, pode contar com fornos elétricos para aquecimento no inverno. Esses fornos usam elementos de aquecimento elétrico como metal para fornecer calor que circula no ar. Eles são baratos e menores do que outros tipos de fornos.

Forno de modulação: Esses fornos custam mais do que qualquer outro forno. Um forno modulante ajusta a quantidade de gás que queima para atingir a temperatura alvo definida. Ele permite que você identifique a temperatura com precisão. Esses sistemas não desperdiçam energia desligando e ligando continuamente. Eles funcionam em níveis de energia mais baixos, tornando-os os fornos mais eficientes em termos de energia.

Leia este artigo para uma comparação entre bombas de calor e fornos.


Aquecimento Central através de Caldeiras:




Caldeiras são aquecedores de água para fins especiais. Ao contrário dos fornos, este sistema distribui o calor em água quente que perde calor à medida que se move pelos radiadores ou outros dispositivos instalados em sua casa. Em vez de dutos, a caldeira usa bombas para circular a água. A água fria é então reaquecida na caldeira e o processo continua. Este sistema também é conhecido como sistema hidrônico. As caldeiras utilizadas pelos usuários residenciais são alimentadas a gás ou outros combustíveis naturais.

As caldeiras são controladas por válvulas que regulam o fluxo e a temperatura da água. Configurar e controlar uma caldeira é mais fácil do que fornos. O calor produzido pelas caldeiras é distribuído uniformemente por toda a casa durante os meses de inverno. Você deve escolher uma caldeira de alta eficiência para sua casa. A manutenção anual das caldeiras é recomendada para evitar possíveis problemas.

Aquecimento Central através de Bombas de Calor:



As bombas de calor estão em uso há décadas e não são uma tecnologia inteiramente nova. Eles podem fornecer controle climático durante todo o ano. As bombas de calor são aparelhos de ar condicionado bidirecionais, o que significa que são totalmente reversíveis. Eles mantêm sua casa fresca durante o verão e quente durante o inverno com o apoio de um sistema elétrico. Como as bombas de calor usam eletricidade para se mover em vez de gerá-la, elas são mais eficientes em termos energéticos.

As bombas de calor comumente usadas são de dois tipos:
  • Bombas de calor de ar
  • Bombas de calor de fonte terrestre

Bombas de calor de ar: As bombas de calor de fonte de ar usam o ar do ambiente no inverno para manter sua casa aquecida, enquanto no verão o calor é rejeitado para o ambiente para manter sua casa fresca. Estes tipos de bombas de calor são instalados como qualquer outro ar condicionado central. As bombas de calor a ar são mais baratas do que as bombas de calor geotérmicas

Bombas de calor geotérmicas: A bomba de calor geotérmica, também conhecida como bomba de calor geotérmica, extrai o calor do solo ou das águas subterrâneas e o espalha por toda a sua casa. São utilizados nas regiões onde a temperatura é mais constante ao longo do ano. Estas bombas de calor são instaladas por uma bobina oca enterrada em uma vala profunda. Uma bomba de calor de fonte terrestre é um pouco pesada no bolso.

Sistemas de aquecimento sem dutos




O sistema de aquecimento sem dutos, também conhecido como bomba de calor sem dutos, não requer uma rede de dutos e aberturas para manter sua casa aquecida. Este sistema pode ser instalado facilmente e não pesa no bolso como um sistema de aquecimento central, embora você precise de um sistema separado para cada quarto. Este é um sistema autônomo que possui uma unidade interna instalada dentro de sua casa com um compressor externo instalado fora de sua casa. É mais eficiente em termos energéticos do que o sistema de aquecimento central. O sistema é instalado facilmente por profissionais em menos de um dia.

Os tipos de sistemas de aquecimento sem dutos são:
  1. Bombas de calor Minisplit
  2. Janela AC com calor
  3. Ar condicionado portátil com aquecimento

Bombas de calor Minisplit


As bombas de calor Minisplit são um tipo de sistema de aquecimento sem condutas que não requer uma rede de condutas para funcionar. Eles fornecem aquecimento e resfriamento, ambos. Com um visual elegante e moderno, são pequenas em tamanho e podem ser controladas através de um controle remoto. Existem diferentes controladores inteligentes disponíveis no mercado que podem fornecer às suas bombas de calor Mini split funcionalidades e controles inteligentes.

ACs de janela com calor


Se você quiser ficar confortável durante todo o ano e reduzir os custos de energia, os ACs de janela com aquecimento são a melhor opção para você. São fáceis de instalar, energeticamente eficientes e ajudam-no a mudar o modo de ar condicionado durante os verões e invernos. Como outros sistemas de aquecimento sem dutos, eles não precisam de dutos para operar. Existem várias opções no mercado que podem atender a espaços menores e maiores.

Ar condicionado portátil com aquecimento


Se você não é fã de ACs de janela com calor, um ar condicionado portátil com calor é a melhor escolha para você. A instalação é fácil e mais barata do que outros tipos de sistemas de aquecimento sem dutos. Os condicionadores de ar portáteis de pé são leves e possuem rodas na parte inferior para facilitar o transporte. Eles são perfeitos para pequenos espaços e se você precisar mover seu aquecedor.

Saiba como pode poupar dinheiro ao utilizar bombas de calor.

Sistemas de aquecimento direto




O sistema de calor direto é a maneira convencional de adquirir calor diretamente da fonte de calor. Não requer uma rede de dutos e aberturas ou uma unidade externa para manter sua casa aquecida. Este sistema é perfeito para um pequeno espaço ou uma sala, pois tem uma pequena saída de aquecimento.

Os tipos de sistema de aquecimento direto são:
  1. Aquecedores a gás
  2. Aquecedores a gás não ventilados
  3. Aquecedores Elétricos

Aquecedores de espaço a gás


Os aquecedores de ambiente a gás podem ser montados na parede, autônomos ou fornos de piso que não possuem dutos e unidades externas. Esses aquecedores usam propano, gás natural ou querosene. Estes são aquecedores portáteis e são úteis para aquecer uma única sala. Eles são de baixo custo e podem ser instalados sem a ajuda de um profissional. Eles são operados manualmente e têm menos riscos de segurança do que os aquecedores a gás não ventilados.

Aquecedores a gás não ventilados


Os aquecedores a gás não ventilados não possuem respiros e são extremamente perigosos de usar. Esses aquecedores convencionais são usados ​​e vendidos há décadas. Os profissionais desencorajam o uso de tais aquecedores devido aos riscos à saúde e à segurança. Eles foram proibidos em vários estados dos Estados Unidos, incluindo Califórnia, Minnesota, Massachusetts, Montana e Alasca. Sem um sistema de ventilação adequado, esses aquecedores a gás podem causar asfixia na sala. É extremamente importante mantê-los perto de uma janela.

Aquecedores Elétricos


Aquecedores elétricos usam energia elétrica para gerar calor usando metais como elementos de aquecimento. Esses aquecedores são baratos de comprar, mas não são energeticamente eficientes, pois usam eletricidade para gerar calor. Uma vez que estes são aquecedores de plug-in, eles convertem a corrente elétrica da tomada de parede diretamente em calor. Aquecedores elétricos podem ser usados ​​para pequenos espaços, mas não atendem a grandes espaços. O fornecimento elétrico contínuo é necessário para manter os aquecedores elétricos funcionando.

Qual ​​é o melhor sistema de aquecimento para você?


Em suma, depende de você que tipo de sistema você deseja escolher, considerando suas necessidades e. Escolha sempre um sistema de aquecimento energeticamente eficiente, seguro, fácil de manusear e económico para si.

Se o custo não é um problema e você deseja manter a temperatura de toda a sua casa, um sistema de aquecimento central é a melhor solução para você. No entanto, se você está procurando uma alternativa mais barata e deseja controlar o aquecimento para uma sala específica, os sistemas de aquecimento sem dutos são uma ótima opção! Além disso, eles também irão mantê-lo fresco durante os verões.