A mudança climática é uma questão constante e desempenha um papel enorme em nossas vidas diárias. Devido às mudanças climáticas, o nível do mar está subindo, as geleiras estão derretendo e há um aumento notável nas temperaturas médias. Tudo isso está resultando em extremos climáticos anormais na forma de tempestades, inundações repentinas, deslizamento de terra e até mega incêndios florestais.
Nossas ações e estilo de vida contribuem muito para o aquecimento global. Embora haja uma maior conscientização sobre o meio ambiente em decomposição, a questão da mudança climática ainda requer grandes esforços para ajudar a combatê-la. A revista Scientific American anunciou agora o uso do termo “emergência climática” em vez de mudança climática para destacar a urgência da situação.
Para salvar o planeta antes que seja tarde demais, todos precisam contribuir para tornar o planeta mais sustentável. Isso é feito adotando certas mudanças que ajudariam a limitar os efeitos das mudanças climáticas. Uma dessas grandes mudanças envolve o uso de ar condicionado. O ar condicionado e as mudanças climáticas fazem parte de várias discussões, e entender as implicações e nosso papel pode ajudar muito a combater o aquecimento global.
Contribuição do Ar Condicionado para o Aquecimento Global
A cada ano que passa, a Terra está ficando cada vez mais quente. No futuro, o aquecimento global pode colocar 75% da população em risco de exposição ao calor potencialmente mortal na forma de ondas de calor.
O ar condicionado é um dos principais contribuintes para o aquecimento global. Quase 90% dos lares americanos usam condicionadores de ar, respondendo por 6% de todo o uso de energia residencial do país. Este ar condicionado se traduz diretamente em uma liberação de cerca de 100 milhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano.
Como o ar condicionado afeta as mudanças climáticas?
Quanto mais quente fica, mais dependemos de condicionadores de ar e mais usamos nossos ar-condicionados. Os principais culpados pela enorme liberação de dióxido de carbono são os refrigerantes hidrofluorocarbonados (HFC), que são compostos químicos usados em condicionadores de ar e nos mantêm frescos durante os dias quentes de verão. Embora os HFCs tenham vida curta, sua relação com o meio ambiente é mil vezes mais potente que o dióxido de carbono.
Para regular o uso de HFCs, representantes de quase 200 países do mundo assinaram um acordo ambiental. Este acordo irá potencialmente evitar os efeitos nocivos do aquecimento global. De acordo com um novo relatório da ONU, uma proibição completa dos HFCs poderia ajudar a reduzir o aquecimento global em 0,4°C até o final do século.
No futuro, a indústria de climatização deve adotar abordagens ecologicamente corretas para evitar as mudanças climáticas e enfrentar com sucesso seus efeitos para um futuro melhor.
Quão ruim é o ar condicionado para o meio ambiente?
Enquanto as autoridades estão trabalhando para eliminar completamente os HFCs, as unidades de ar condicionado mais antigas representam uma ameaça maior ao meio ambiente. Modelos antigos que não são energeticamente eficientes e ainda estão em uso são uma séria ameaça ao planeta. Eles usaram uma forma mais potente de HFCs que são desastrosos para a camada de ozônio. Como os modelos mais antigos foram produzidos com menos atenção à eficiência, eles consomem muito mais eletricidade. E se você tem uma unidade que funciona com gás ou carvão, o dano que elas representam é ainda pior.
Mesmo se você planeja descartar seu ar condicionado antigo, isso deve ser feito corretamente. Acesse este link para saber mais sobre as maneiras seguras de descartar um AC antigo.
Agora, você deve estar se perguntando se está usando um modelo energeticamente eficiente, quais são as chances de poluir o meio ambiente. Bem, todos os ACs são uma ameaça às mudanças climáticas, mais ou menos ou de uma forma ou de outra. A questão é que o ar condicionado não pode ser totalmente eliminado de nossas vidas agora. Mas o que você pode fazer é reduzir sua dependência do seu HVAC. Leia estas 16 dicas para reduzir o uso de AC e os custos elétricos.
Tecnologia HVAC para prevenir os efeitos nocivos das mudanças climáticas
A indústria HVAC está trabalhando continuamente na modernização dos sistemas de aquecimento e refrigeração para aumentar a eficiência energética. Esses avanços não apenas aumentarão os benefícios de economia de energia, mas também ajudarão os proprietários de residências a combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente.
Vamos mergulhar fundo na mais recente tecnologia de climatização que está ajudando os usuários a economizar energia e enfrentar os principais problemas das mudanças climáticas:
Tecnologias de climatização inovadoras
A indústria de climatização está se concentrando cada vez mais em tecnologia sustentável para contribuir com o meio ambiente. Alguns exemplos de tecnologia HVAC sustentável incluem aquecimento geotérmico e sistemas de refrigeração que trocam calor com o solo.
O ar condicionado acionado termicamente utiliza a energia solar como sua principal fonte de resfriamento de energia. Se a energia solar não estiver disponível, o gás natural é usado para alimentar uma casa.
Além disso, o ar condicionado movido a gelo é outra invenção que utiliza o gelo armazenado durante a noite para resfriar o refrigerante de um AC durante o dia. Devido à presença de gelo para fornecer refrigeração, a necessidade de grandes quantidades de eletricidade é eliminada!
Outros sistemas, como aquecimento hidrônico ou tecnologia de bomba de calor dupla, também estão em ascensão. O principal objetivo da tecnologia HVAC sustentável é utilizar fontes de energia renováveis e minimizar o impacto no meio ambiente das atividades de aquecimento e resfriamento.
Retrofit Sustentáveis para Aumentar a Eficiência do HVAC
Pode ser difícil para as pessoas substituir seu antigo sistema HVAC por um novo, mas ter uma tecnologia desatualizada e desajeitada pode ser caro e ineficiente a longo prazo. Um sistema degradado pode diminuir a eficiência da tecnologia, consumindo mais energia.
Com a ajuda da nova tecnologia HVAC de retrofit, as unidades antigas são dotadas dos mais recentes recursos sustentáveis, ou seja, várias velocidades do ventilador, ventilação de resposta à demanda, recursos automatizados e controles inteligentes. Esses complementos não apenas ajudam a reduzir a pegada de carbono, mas também resultam em economia de energia de cerca de 25% a 50%.
Sistemas de aquecimento e refrigeração com certificação Energy Star
Como a indústria de climatização está se esforçando para fabricar tecnologia ecologicamente correta, há boas notícias para os proprietários. Agora, as unidades HVAC certificadas pela Energy Star estão disponíveis no mercado com muito melhor. A Taxa de Eficiência Energética Sazonal ou classificações SEER medem a eficiência do sistema de ar condicionado calculando a vazão dividida pela quantidade de entrada de energia elétrica. Quanto maior for a classificação SEER, maior será a eficiência do seu sistema.
As unidades com certificação Energy Star são certificadas independentemente para economizar energia sem sacrificar a funcionalidade ou os recursos do sistema. Os produtos certificados incluem bombas de calor geotérmicas, aquecimento e resfriamento sem dutos, bombas de calor com fonte de ar, fornos, caldeiras, termostatos inteligentes, ventiladores, caldeiras comerciais, etc. Eles ajudam você a economizar energia.
Controladores CA inteligentes e termostatos programáveis
Houve muitas inovações na indústria de climatização, e controladores inteligentes de AC e termostatos programáveis são um deles para reduzir as implicações do ar condicionado nas mudanças climáticas. Utilizando , esses dispositivos também equipam os dutos com recursos inteligentes que não apenas permitem conveniência para o usuário, mas também ajudam muito na economia de energia.
Controladores e termostatos inteligentes permitem que você controle seu aquecimento e resfriamento de qualquer lugar usando um smartphone. Além disso, eles oferecem vários outros recursos que podem ajudar muito a economizar energia. Isso inclui acionadores inteligentes, como agendamento semanal, geofencing e outros.
Veja como fazer DIY um ar condicionado inteligente!
Como a mais recente tecnologia HVAC está reduzindo o impacto ambiental
A redução do consumo de energia não renovável está diretamente relacionada à diminuição das emissões nocivas. Além disso, a introdução de refrigerantes ambientalmente seguros na nova tecnologia HVAC ajuda a proteger a camada de ozônio.
A queima de combustíveis fósseis para gerar eletricidade pode produzir gases de efeito estufa nocivos. Os mais recentes sistemas de climatização são projetados para usar fontes renováveis de energia para reduzir ou até eliminar as emissões de gases de efeito estufa.
Esforços individuais para combater as mudanças climáticas
Além da indústria de climatização tomar medidas para combater as mudanças climáticas. Os usuários também precisam ser proativos e tomar medidas preventivas de sua parte. Todos têm um papel a desempenhar nesta luta para combater as alterações climáticas. Não será possível sem um esforço coletivo! Você pode plantar mais árvores ao redor de sua casa, tornar sua casa energeticamente eficiente. Use aparelhos inteligentes para rastrear e limitar seu uso.
Todos esses pequenos esforços podem se somar e resultar em um esforço conjunto para proteger nosso planeta e levar a um modo de vida sustentável!
Feliz Dia da Terra; é hora de agir!