>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

8 maneiras de estender a vida útil média da unidade de CA – como fazer seu sistema HVAC durar mais?


Se você mantiver seu sistema HVAC bem conservado, ele permanecerá com você por muito tempo. Por outro lado, se você pular os cronogramas de manutenção, a vida útil média de sua unidade de CA pode diminuir consideravelmente. Seu AC nem sequer completará sua vida útil esperada e exigirá uma substituição precoce.

Os condicionadores de ar podem durar de 10 a 15 anos, dependendo de vários fatores, enquanto os sistemas HVAC podem durar até 30 anos antes de precisarem ser substituídos.

Uma substituição, é claro, será pesada em sua carteira. Assim, é melhor cuidar bem de sua unidade e aproveitá-la ao máximo.

À medida que seu equipamento envelhece, você notará uma diminuição na eficiência do seu ar condicionado se não for bem cuidado. Isso faz com que suas contas de serviços públicos aumentem gradualmente. Além disso, é provável que você gaste mais em reparos de emergência quando seu sistema atingir seus anos dourados.

Enquanto seu sistema oferece a você todos esses anos de excelente serviço, a tecnologia HVAC está sempre em marcha. Quando você estiver pronto para uma substituição, os sistemas HVAC mais recentes terão mais recursos e, inevitavelmente, serão mais eficientes do que o seu sistema antigo.

Continue lendo para aprender oito maneiras pelas quais você pode prolongar a vida média de um ar condicionado!

1. Certifique-se de que seu AC está instalado corretamente


Você pode não pensar na vida média da unidade de ar condicionado no momento da instalação, mas pode afetar significativamente a duração. É vital que você contrate um empreiteiro qualificado para o trabalho.

Um empreiteiro profissional pode cobrar mais, mas eles garantem que todos os componentes da unidade de ar condicionado estejam colocados corretamente. Isso deixa menos espaço para danos imprevistos, aumentando a expectativa de vida de sua unidade HVAC.

2. Ajustes regulares


Tal como acontece com todas as coisas mecânicas, a manutenção regular do HVAC é a melhor maneira de evitar uma falha catastrófica e dispendiosa. Os sistemas HVAC não exigem manutenção particularmente alta, mas isso não significa que a manutenção de rotina não seja importante. Seu ar condicionado e forno devem ser inspecionados, limpos e ajustados todos os anos. É melhor agendar seu serviço de ar condicionado na primavera e seu serviço de forno no final do verão ou início do outono – dessa forma, seu sistema será otimizado para eficiência no primeiro dia que você precisar. Se um problema sério for descoberto, você poderá lidar com ele antes que chegue a hora de trocar de sistema.

Se ainda não o fez, contacte o seu técnico de climatização e ponha em prática uma rotina de manutenção, de preferência imediatamente antes do início da época de verão, para que eventuais avarias e dobras possam ser identificadas atempadamente. Um ajuste inclui uma inspeção minuciosa de todos os componentes do ar condicionado, limpeza dos mecanismos internos, limpeza da bandeja de condensado, recarga de refrigerante e uma visão geral completa da unidade externa quanto a detritos e danos.

Todas essas etapas garantem que o ar condicionado não desenvolva uma falha depois de operar a todo vapor. Manter seu AC em condições de primeira linha com manutenção adequada aumentará a vida média da unidade de ar condicionado.

3. Inspeção da Unidade Externa


A unidade externa, ou um condensador em termos gerais, é o verdadeiro cavalo de batalha do seu sistema de ar condicionado. Durante períodos de mau tempo, detritos e pedras podem ficar alojados dentro da unidade. Ao operar, esses detritos podem interferir no ventilador e causar possíveis danos ou vazamentos nas tubulações. Portanto, é uma boa prática inspecionar visualmente a unidade quanto a danos visíveis após uma tempestade, especialmente antes do início da temporada de ar condicionado.

Além disso, fique atento a quaisquer arbustos ou ervas daninhas que cresçam ao redor da unidade condensadora. A unidade precisa soprar o ar aquecido e, se as saídas de ventilação estiverem bloqueadas, isso levará à diminuição da eficiência do sistema.

Também é uma boa ideia observar qualquer vazamento de refrigerante ou água da unidade externa. Esses fluidos podem significar que há algo muito mais sério acontecendo dentro da própria unidade.

A unidade externa muitas vezes pode ser negligenciada, pois está fora de vista. Isso pode resultar em baixa eficiência e, eventualmente, diminuindo a vida média do ar condicionado.

Leia este artigo para algumas ideias seguras e diretas para esconder sua unidade de ar condicionado do lado de fora. Isso pode ajudar a manter sua unidade externa protegida contra poeira e detritos.

4. Substituição dos filtros de ar


A limpeza ou substituição do filtro de ar sempre faz parte da manutenção regular do ar condicionado. É sempre uma boa ideia familiarizar-se com este procedimento fácil e fazê-lo você mesmo. Os filtros geralmente funcionam de duas semanas a três meses, mas pode variar de acordo com o tipo de filtro e as condições de operação.

Um filtro de ar sujo faz com que seu AC sufoque. Isso faz com que sua unidade trabalhe mais, reduzindo a vida média do ar condicionado.

Um controlador de ar condicionado inteligente ou termostato pode monitorar o uso do seu AC e notificá-lo quando é hora de limpar o filtro de ar.

A limpeza pode ser feita de várias maneiras. O mais comum é soprar o filtro de ar com ar ou usar um aspirador de pó. A maioria dos filtros também pode ser lavada com uma solução de água e sabão. Enxágue bem e deixe secar e o filtro estará pronto.

Leia nosso guia de filtro AC para obter informações detalhadas.

5. Diminua a carga do seu AC usando outros aparelhos


Um ar condicionado é o principal método de manter sua casa fresca, mas não o único. O uso do ar condicionado pode ser otimizado usando seu AC junto com outros eletrodomésticos, como ventiladores de teto. Usar o ventilador de teto e o AC juntos ajuda a circular melhor o ar e seu AC pode ser ajustado em uma configuração de energia mais baixa. Isso reduz a carga em seu AC e aumenta a vida média do ar condicionado e ajuda a reduzir suas contas de energia.

O uso de películas refletivas, cortinas grossas para bloquear o calor e outros aparelhos, como persianas inteligentes, também podem ajudar muito a reduzir sua carga de CA. Essas medidas melhoram a eficiência de resfriamento de sua unidade, ajudam a economizar dinheiro em ar condicionado e mantêm seu ar condicionado funcionando nas melhores condições por mais tempo!

6. Use o modo automático do seu AC


Quase todos os condicionadores de ar hoje em dia têm uma configuração “automática”. Dentro desta configuração, o ventilador do ar condicionado funciona apenas de acordo com os requisitos, em vez de funcionar a uma velocidade constante, independentemente da temperatura atual. Um ventilador que está em uma configuração de ventilador “alto” funcionará no máximo, mesmo que a temperatura desejada tenha sido atingida. Isso pode levar ao desperdício do uso do ventilador e do ar condicionado, não apenas levando a uma tensão desnecessária no sistema, mas também a contas de energia mais altas.

Uma ventoinha funcionando em alta velocidade também acumula poeira e sujeira mais rapidamente do que uma ventoinha que funciona no modo automático. A ausência de manutenção regular e limpezas de filtros pode levar a eficiências mais baixas. Com os controladores AC inteligentes disponíveis atualmente, o uso do ventilador pode ser facilmente moderado de acordo com os requisitos. Esses dispositivos ajudarão a reduzir a carga, aumentando a vida útil média de sua unidade de CA.

7. Torne sua refrigeração inteligente


Esta era é sobre tecnologias inteligentes e existem várias opções no mercado para tornar seu AC inteligente.

Controladores de CA inteligentes, como os produtos Cielo Breez, podem equipar seu ar condicionado com recursos adicionais. Usando um controlador inteligente para seu ar condicionado, você pode monitorar, gerenciar e controlar seu AC usando seu smartphone, não importa onde você esteja, desde que tenha Wi-Fi. Além disso, dependendo do fabricante e do modelo, os controles inteligentes de CA podem vir com recursos adicionais, como agendamento semanal ou controles baseados em localização, entre muitos outros.

Mas os principais recursos que o ajudarão a manter o uso de AC ideal são os controles baseados em temperatura e umidade. Você pode configurar seu controlador inteligente para manter uma faixa específica de temperatura ou umidade e, uma vez alcançada, o uso do ar condicionado é gradualmente facilitado. As configurações do ventilador são alteradas automaticamente para baixo e o uso do compressor é regulado.

Você também pode acompanhar a manutenção do seu AC monitorando o status do filtro e sendo notificado sempre que uma mudança for necessária!

Tudo isso garante que o ar condicionado não esteja funcionando ao máximo, aumentando assim a vida média do seu aparelho de ar condicionado.

8. Atualize seu isolamento doméstico


Para que o ar condicionado funcione com eficiência, o isolamento desempenha um papel importante. Enquanto um AC fornece ar condicionado, o isolamento evita que ele escape de sua casa. É por isso que, durante a manutenção, você também deve verificar se seu isolamento precisa ser atualizado.

O isolamento deficiente levará à perda de ar condicionado. Por sua vez, sua unidade de ar condicionado teria que ligar e desligar repetidamente, fazendo com que seu AC funcione mais. Isso coloca uma pressão extra em diferentes componentes do seu AC, incluindo o motor e o compressor. Consequentemente, seus custos de manutenção aumentarão e a vida útil média da unidade AC diminuirá.

Aqui está um excelente recurso sobre isolamento de sótão.

Todas as práticas discutidas não exigem que você gaste muito dinheiro e quase todas podem ser feitas por você mesmo em casa. Os sistemas de ar condicionado são anunciados como tendo uma vida útil de cerca de 10 a 15 anos. Mas sem os devidos cuidados, isso pode diminuir drasticamente, exigindo a necessidade de esbanjar o dinheiro em um novo sistema.

Seguindo as práticas acima mencionadas, pode-se garantir que a vida média de um AC seja de 10 a 15 anos e, em alguns casos, até mais, sem comprometer o desempenho.