A temperatura ambiente é a leitura do termômetro do seu quarto. Pode estar muito quente ou muito frio para o seu corpo se sentir confortável. É por isso que você tem que depender do seu termostato na maior parte do tempo para manter a temperatura ambiente perfeita.
Mas enquanto você está nisso, quantas vezes você luta para decidir qual seria a temperatura ambiente ideal?
Para facilitar as coisas para você, traga a temperatura ambiente ideal para diferentes situações. Vamos ler para descobrir.
Qual é a temperatura ambiente ideal?
Deixando de lado as diferenças específicas e as variações geográficas, a faixa de temperatura média em uma casa é geralmente aceita entre 68 e 76 graus Fahrenheit. No entanto, manter a temperatura ideal da sala é um desafio e o uso de dispositivos domésticos inteligentes, como um controlador CA inteligente, mantém automaticamente essas temperaturas médias da casa o tempo todo.
A temperatura ambiente ideal varia muito devido a uma série de fatores, incluindo a localização, a estação, o design da casa e a preferência pessoal.
O design da casa também é uma consideração importante ao definir as temperaturas ideais do ambiente. Por exemplo, a temperatura ideal para um quarto, sala e cozinha seria diferente. Além disso, se os quartos estiverem localizados no andar de cima, a temperatura necessária cairia ainda mais, pois as partes superiores geralmente são mais quentes do que as do andar de baixo.
Temperatura ambiente confortável no verão
No verão, no entanto, uma temperatura doméstica ligeiramente mais baixa de 68 graus Fahrenheit é a mais escolhida. Para economizar energia e manter um ambiente confortável, o Departamento de Energia dos EUA recomenda optar por 78 graus no verão
Temperatura ambiente confortável no inverno
Durante os meses de inverno, a temperatura doméstica geralmente aceita é de cerca de 68-72 graus Fahrenheit. Isso dá ao seu quarto uma sensação quente e quentinha, mas não muito desconfortável.
Temperatura ideal para dormir
Você pode estar pensando que a temperatura ideal durante o sono deve ser a mesma do dia inteiro. Mas esse é um equívoco comum. As temperaturas ideais do sono são geralmente mais baixas do que as observadas durante o dia. Isso ocorre porque, durante o sono, nosso corpo diminui sua temperatura interna em alguns graus. Isso significa que a temperatura externa também tem que cair de acordo para não haver uma grande diferença de temperatura entre a temperatura interna do corpo e a temperatura ambiente. A temperatura durante o sono, portanto, tem impacto direto na qualidade do sono, e por associação com a qualidade de vida. A insônia também tem sido associada a variações de temperatura no quarto. É por isso que é aconselhável manter uma temperatura ambiente confortável à noite.
As configurações de ar condicionado mais altas ou mais baixas do que as necessidades do seu corpo podem levar à inquietação e afetar a qualidade do sono. De acordo com H. Craig Heller, Ph.D., professor de biologia na Universidade de Stanford, “quando você vai dormir, seu ponto de ajuste para a temperatura corporal – a temperatura que seu cérebro está tentando atingir – diminui”. Portanto, em caso de temperatura ambiente muito baixa ou muito alta, seu corpo luta para atingir o ponto de ajuste e sua qualidade de sono fica comprometida.
Geralmente, acredita-se que temperaturas mais baixas permitem que você tenha uma boa noite de descanso profundo e curativo. Para um sono ideal, 60 a 67 graus Fahrenheit é a temperatura do quarto sugerida para a maioria das pessoas. Exceções existem, mas qualquer coisa entre 60 e 67 deve funcionar para um sono confortável. É claro que, no final do dia, as preferências pessoais entram em ação e a faixa de temperatura continua mudando de pessoa para pessoa.
Leia este artigo para saber mais sobre a temperatura ideal para dormir e como alcançá-la.
Temperatura ambiente perfeita para animais de estimação
Assim como os humanos, os animais de estimação também precisam de uma certa faixa de temperatura para funcionar da melhor maneira possível. Essa temperatura depende do tipo de pelagem do animal, da quantidade de pelo, da raça do animal e do estilo de vida do animal.
Mesmo que não haja uma temperatura que se encaixe em todas as fórmulas, o termostato deve ser ajustado entre 75 e 78 graus Fahrenheit no verão para cães. Para raças maiores de cães, 75 graus é o preferido. No inverno, as melhores configurações estão entre 68-72 F.
Para gatos, a temperatura deve ser de 85-90 F no verão, enquanto no inverno, uma temperatura de 68 a 70 graus é ideal para grandes felinos. Para gatos menores, mesmo 78-80 F seria perfeitamente adequado, pois preferem temperaturas quentes.
Leia em detalhes como você pode manter a temperatura ideal para seus animais de estimação.
Temperatura ambiente ideal para bebês
Os bebês são particularmente sensíveis às variações de temperatura. Portanto, é imperativo fornecer uma temperatura ambiente ideal para um bebê. Um ambiente quente torna o bebê mais suscetível à SMSI. É geralmente aceito que uma temperatura ambiente entre 68 e 72 graus Fahrenheit é ideal para os bebês se sentirem confortáveis.
Temperatura ambiente ideal para idosos
Os idosos são particularmente suscetíveis a doenças no caso de pequenas variações de temperatura. Uma temperatura segura é aceita entre 68 e 74 graus Fahrenheit para pessoas acima de 65 anos. A temperatura dentro de sua casa não deve chegar abaixo de 68 graus Fahrenheit em nenhum caso, pois isso aumenta o risco de doenças respiratórias e até hipotermia se houver é a exposição prolongada. Este é especialmente o caso de pessoas com doenças pulmonares e cardíacas.
Temperatura ideal da casa quando ausente
Quando você está fora, as temperaturas podem chegar a extremos enquanto a casa permanece desocupada. Se você possui controladores de CA inteligentes como Cielo Breez, pode evitar essa situação ajustando a temperatura da sua casa alguns graus acima do normal e monitorando-a constantemente pelo aplicativo do celular.
Considere definir a temperatura para 85-90 graus F no verão e 50-55 graus F no inverno.
Se você estiver fora por períodos prolongados no inverno, um modo especial conhecido como “Proteção contra congelamento” pode ser utilizado para manter a temperatura da casa acima do congelamento. Este modo mantém o AC sem dutos funcionando em um modo de aquecimento de baixa potência, evitando que a sala fique excessivamente fria e desenvolva geada.
Por que você deve ter mais controle sobre a temperatura da sua casa
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, o ar condicionado consome aproximadamente 6% de todo o uso de energia nos EUA. Para os proprietários, o ar condicionado é responsável por quase 25% de todos os gastos com energia. Assim, ter controle total sobre as temperaturas dentro de casa é extremamente importante.
A redução nos pontos de ajuste de temperatura, o uso econômico do ar condicionado e o monitoramento do uso ajudam na redução das contas de serviços públicos. Controladores inteligentes de CA, como o Cielo Breez Plus, permitem monitorar constantemente suas temperaturas de CA, mesmo quando você não está em casa. Você pode controlar o ar condicionado com seu telefone de qualquer local. Se você sentir que a temperatura está muito baixa ou muito alta, você pode ajustá-la instantaneamente e reduzir o consumo de energia. Os horários automáticos ligam ou desligam o AC de acordo com os horários pré-programados, evitando o uso excessivo do AC.
Outro benefício associado, juntamente com a redução das contas de energia, é a redução da pegada de carbono. Estima-se que 40% de todas as emissões de CO dos EUA vêm da demanda por aquecimento e resfriamento. Com um uso racional do uso do ar condicionado, as emissões de carbono também cairiam.
O efeito mais drástico, porém, de uma temperatura ideal da casa está no seu conforto e saúde. Como discutido anteriormente, uma temperatura ambiente ideal é benéfica para o sono e a qualidade de vida. Em vez de ter que suar todo e ficar desconfortável, uma temperatura ideal leva você a permanecer de maneira relaxada e calma durante todo o dia e conseguir um sono tranquilo à noite.
7 melhores maneiras de manter a temperatura ambiente perfeita
1. Automação para manter uma temperatura ambiente ideal
Os controladores CA inteligentes oferecem flexibilidade incomparável no controle de HVAC. E se você quiser controlar seu ar condicionado de um local distante? Como do seu escritório ou do seu destino de férias? E se você quiser definir gatilhos inteligentes para temperatura e umidade?
Os controladores CA inteligentes fornecem todas essas funções e muito mais ao seu alcance. Você pode controlar o AC com um smartphone. Além disso, você pode configurar sua temperatura preferida, perfil de operação e definir uma programação para toda a semana. Agora você não terá que se preocupar constantemente com o seu AC repetidamente para manter a temperatura ambiente ideal.
Você pode até configurar uma faixa de temperatura ou umidade por meio de controladores inteligentes. O controlador então mantém a temperatura ambiente dentro desses limites superior e inferior, por si só!
2. Como o controle de umidade ajuda a obter melhores condições de ambiente
A umidade está intimamente ligada à temperatura. Um ambiente úmido o levaria a suar e ficar letárgico, fazendo com que você ajuste constantemente a temperatura do seu ar condicionado. Ao manter os níveis de umidade em uma faixa confortável de cerca de 45%, os níveis de temperatura também podem ser mantidos em níveis ideais.
Aqui estão mais informações sobre os níveis ideais de umidade doméstica.
3. Use zoneamento para melhor controle de temperatura
Os sistemas de zoneamento permitem que você defina temperaturas específicas dentro de cada área específica de sua casa. Por exemplo, você pode definir a área do andar de cima com uma temperatura um pouco mais baixa, enquanto a parte de baixo pode estar com uma temperatura um pouco mais alta. Ou o quarto pode ter uma temperatura singular, enquanto a sala de estar e a cozinha podem ter as mesmas temperaturas. O zoneamento permite manter as temperaturas médias da casa sem que você altere a temperatura de cada cômodo. Para que o sistema de ar condicionado não precise trabalhar constantemente para equalizar as temperaturas entre duas salas ou áreas.
Por exemplo, se o quarto estiver a 72 graus e a sala de estar a 76, e a porta do quarto for deixada aberta para a sala de estar, o ar condicionado do quarto terá que trabalhar mais para manter a temperatura e o quarto ficará mais quente. Aqui, o zoneamento pode ajudar.
4. Faça o melhor uso das janelas da sala
As janelas podem ser uma fonte de calor na sala através da luz solar. Portanto, em tempos de luz solar direta, a sala ficará muito mais quente do que o normal. Uma solução para isso é usar persianas ou aplicar filtros UV e telas coloridas nas janelas. Isso reduz a quantidade de luz solar e sua intensidade que entra na sala.
5. Manutenção e Manutenção do Sistema HVAC
Unidades de HVAC antigas e defeituosas geralmente têm problemas para manter uma temperatura constante. Isso se deve a vários motivos, sendo o mais comum o vazamento de tubos e vazamentos de refrigerante. A eficiência de tais sistemas também é baixa e eles gastam uma grande quantidade de energia para manter uma temperatura constante.
Unidades defeituosas geralmente funcionam à vontade. Ou seja, durante algumas horas do dia, eles estarão refrigerando ou aquecendo conforme o esperado, mas não estarão operacionais em outros. Você deve frequentemente ter seu AC verificado por um profissional.
6. Auditorias regulares de energia
Empresas de serviços públicos e HVAC agora estão oferecendo auditorias domésticas de uma perspectiva de HVAC. Esses profissionais inspecionam minuciosamente sua casa e procuram fontes potenciais de calor ou frio, como janelas rachadas, armários mal vedados, portas quebradas e dutos ou paredes quebrados. Essas fontes servem como pontos de fuga de ar da sala e resultam em variações de temperatura ao longo do dia.
Leia este artigo para saber se vale a pena fazer uma auditoria de energia HVAC.
7. Colocação de aparelhos dentro da sala
Eletrodomésticos como geladeiras, freezers e computadores servem como fontes de calor dentro de uma sala. Eles ejetam calor. Mas não é constante. O calor é emitido apenas durante horários específicos e durante uso intenso. Em tempos como estes, uma fonte de calor adicional dentro da sala pode alterar a temperatura ambiente muito rapidamente. Você deve colocar seus aparelhos em salas onde a temperatura ambiente ideal não é importante.
A temperatura ideal é a chave para uma casa confortável
A maior parte do nosso tempo é gasto dentro dos limites de nossa casa. Como já observado, as temperaturas podem afetar nosso humor, saúde e sono. Com um impacto tão profundo em nossas vidas, é sensato ficar de olho na temperatura ambiente e trabalhar para mantê-la. A melhor maneira de fazer isso é através do ar condicionado inteligente!
Reveja as recomendações acima e trabalhe para desfrutar do máximo conforto dentro de sua casa com a temperatura ambiente ideal!