>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Fãs x AC:qual é melhor?


Entre as muitas maneiras de obter refrigeração de ambientes, as mais proeminentes são os condicionadores de ar ou os ventiladores de teto – Ventilador Vs AC. Ambos os meios de resfriamento encontraram uso generalizado entre os proprietários, com as primeiras formas de ventiladores de teto em uso desde 500 aC. Em comparação, os condicionadores de ar são uma invenção relativamente nova, graças ao Sr. Willis Carrier. Embora novos em uso, os condicionadores de ar se tornaram muito populares nos EUA, com cerca de 90% das casas com ar condicionado em comparação com 47% em 1973.

O debate Fan vs. AC já vem acontecendo há algum tempo. Os ventiladores sempre fazem parte da lista de dicas de economia de energia no verão, enquanto o ar-condicionado proporciona uma ótima refrigeração!

Os defensores de ambos apresentaram razões diferentes para o uso de cada aparelho. Por exemplo, ventiladores de teto fornecem resfriamento leve a moderado por meio de outro mecanismo comparado a um ar condicionado, mas a um custo muito menor. Os condicionadores de ar, por outro lado, oferecem um poder de resfriamento muito maior, mas a um custo desproporcionalmente mais alto. Então, os ventiladores são melhores que o ar condicionado? Vamos analisar os prós e os contras de ambos e descobrir qual funciona melhor em sua casa.

AC x ventilador:quanto custa para funcionar?


O fator principal para todos é o custo do ventilador vs. AC. Algumas perguntas que continuam surgindo – quanto custa um ventilador? Qual é o custo para manter um ventilador o dia todo? É caro manter um ar condicionado?

O custo de funcionamento de um ventilador versus ar condicionado é algo que compreende muitas variáveis. Inclui custo inicial, custo operacional e de manutenção. Então vamos dar uma olhada:

Ventiladores de teto- Tipos e custo de uso


Existem dois tipos de ventiladores, AC e DC. Um ventilador AC funciona com eletricidade diretamente da tomada de sua casa, que é de 110 Volts de corrente alternada. Por outro lado, os ventiladores DC convertem a corrente alternada em corrente contínua e depois funcionam. Os ventiladores DC mais novos usam dois terços menos energia do que os ventiladores AC comparáveis.

Mas esse baixo custo operacional vem com uma ressalva, o custo inicial. Ventiladores DC são mais caros que ventiladores AC. Mas, a longo prazo, eles economizam dinheiro em despesas operacionais. Por exemplo, um ventilador de teto DC geralmente funciona com 30 Watts, o que equivale a cerca de 1 centavo por hora. Estendendo esse uso para todo o mês, o custo fica em torno de US $ 1,20 por mês. Isso é menos do que um refrigerante!

Os ventiladores não requerem manutenção pesada. Você só precisa limpar as lâminas, apertar os parafusos e lubrificar os rolamentos do motor uma vez a cada temporada. Você mesmo pode fazer toda essa manutenção para economizar nos custos de manutenção.

Custo de Uso do Ar Condicionado


Os condicionadores de ar, por outro lado, são uma importante fonte de consumo de energia. De acordo com a Agência de Informação de Energia dos Estados Unidos, os aparelhos de ar condicionado são responsáveis ​​por cerca de 17% de toda a energia usada em residências nos Estados Unidos. Nas regiões mais quentes, esse consumo de energia aumenta drasticamente.

De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa de instalação de ar condicionado na Califórnia, os condicionadores de ar respondem por quase 50% de todos os custos de energia doméstica nos verões, o que se traduz em um valor de cerca de US$ 400. É claro que os condicionadores de ar com SEER e EER mais altos usarão menos energia do que outros, mas isso serve como referência geral.

A manutenção anual do AC, em média, custa entre $ 100 e $ 150.

Ar condicionado inteligente também está ótimo em alta! Embora os ACs inteligentes possam ser mais caros inicialmente, mas a longo prazo, eles oferecem vários benefícios, incluindo economia de energia e custos! Uma opção ainda melhor é optar por um controlador AC inteligente, tornando qualquer mini-split, janela ou AC portátil inteligente para resultar em automação e economia de energia contínua!

Leia este artigo para saber mais sobre os benefícios do ar condicionado inteligente.

Prós e contras de usar ventiladores em vez de um AC

Prós e contras do uso de fãs

Prós Contras
Os ventiladores têm um custo inicial mais baixo e também são menos dispendiosos de operar. Além disso, eles geralmente têm poucas despesas operacionais e trabalham por um longo tempo. Ele não fornece o mesmo nível de resfriamento que um ar condicionado. Mesmo o resfriamento que um ventilador fornece não está espalhado por uma grande área. Vários ventiladores devem ser usados ​​em conjunto para cobrir uma grande extensão.
Os ventiladores não produzem gases nocivos, exceto os que são emitidos durante a produção de eletricidade para operar os ventiladores. Isso significa menos pegada de carbono e melhor qualidade do ar interno. Os ventiladores só funcionam quando há calor leve a moderado, não quando está muito quente. Além disso, se uma sala recebe muita luz solar direta, o efeito dos ventiladores é ainda mais reduzido.
Os ventiladores portáteis podem ser movidos pela casa e colocados de acordo com o uso, em vez de serem fixados em um único local. As pás de um ventilador podem ser um risco à segurança, especialmente se for um ventilador de mesa ou de pedestal.
Os ventiladores não precisam ser instalados por meio de um processo demorado. Em vez disso, a instalação é rápida e fácil em comparação com o grande esforço necessário para instalar um ar condicionado. Os ventiladores não filtram o ar de quaisquer poluentes ou contaminantes.
Os ventiladores não precisam de manutenção regular e seus filtros e refrigerantes são substituídos. Os ventiladores não reduzem ou removem a umidade do ar.

Prós e contras do uso de condicionadores de ar

Prós Contras
Um ar condicionado é quase sempre a única opção se uma grande área precisa ser resfriada, especialmente em casos de alta temperatura e umidade. Os custos operacionais e iniciais dos condicionadores de ar são muito maiores do que os dos ventiladores de teto. Pode sair mais de 100 vezes mais caro que os ventiladores de teto.
Para resfriar a sala a uma temperatura razoável, um ar condicionado deve ser usado para resfriar o ar. Os condicionadores de ar precisam ser planejados ao projetar uma casa, especialmente no caso de condicionadores de ar centrais. O posicionamento de dutos e respiros deve ser levado em consideração. Condicionadores de ar sem dutos precisam ter furos nas paredes. Os custos de instalação podem ser bem altos.
Os condicionadores de ar funcionam como desumidificadores. Durante a parte do ciclo do evaporador, a umidade é absorvida pelas bobinas da unidade e, portanto, removida do ar. Em áreas com alta umidade, esse recurso é especialmente útil para reduzir a temperatura. Os condicionadores de ar contêm refrigerantes potencialmente prejudiciais. No caso dos aparelhos de ar condicionado mais antigos, essa preocupação é ainda mais ampliada, com os gases se tornando uma fonte de danos à camada de ozônio.
Os condicionadores de ar requerem manutenção regular e um procedimento de instalação demorado.

Como funciona um ventilador de teto?


Embora essa possa ser a parte chata, pode ser interessante saber como fazer os ventiladores e os ACs funcionarem. Isso pode ajudá-lo muito a decidir qual é a opção mais adequada para sua casa.

Um ventilador, ao contrário, funciona no simples processo de evaporação. O ventilador circula constantemente o ar fresco sobre seu corpo, aumentando a taxa de evaporação da umidade. A reciclagem constante do ar garante que o ar mais próximo do seu corpo seja removido com rapidez suficiente para que o processo de remoção de calor continue.

Ter em mente; um ventilador de teto não introduz ar mais frio na sala; em vez disso, ele apenas move o mesmo ar sobre seu corpo. Esta é uma das razões para a eficiência de um ventilador de teto; não resfria a sala inteira, mas apenas o seu corpo.

Como funciona um ar condicionado?


Um ar condicionado funciona de acordo com princípios um tanto complexos. Ele remove o excesso de calor dentro da sala e o transfere para o ar externo. Parece simples, certo? Mas a forma como esse resultado é alcançado é complicada.

Em sua essência, um condicionador de ar tem quatro partes principais, ou seja, o evaporador, o condensador, o compressor e a válvula de expansão.

A unidade interna de um mini-split sem dutos ou a parte de qualquer ar condicionado que está localizada dentro da casa é chamada de evaporador. Este componente evapora o refrigerante—a evaporação do refrigerante resulta no resfriamento das serpentinas do evaporador. Os ventiladores localizados atrás do evaporador sopram sobre as serpentinas e introduzem o ar frio na sala. Não pense nisso como o ventilador AC vs ventilador de teto! Nesse processo, o refrigerante evaporado absorve o calor de dentro da casa e, assim, aquece.

O refrigerante e o ar ambiente trocam suas temperaturas. O refrigerante líquido frio se transforma em gás quente, enquanto o ar quente da sala se transforma em ar frio.

Este refrigerante é então movido para o compressor, que comprime este gás, aumentando a pressão e a temperatura. Este gás de alta temperatura e pressão é então resfriado dentro da seção do condensador. Em seguida, os ventiladores dentro do condensador sopram sobre as bobinas contendo o gás quente e ejetam o calor para a atmosfera externa. O gás quente agora é resfriado o suficiente e é transformado em um estado líquido. Este processo ocorre na unidade externa do ar condicionado, muitas vezes localizada ao lado da unidade interna, mas externa.

Este líquido relativamente frio é então passado através de uma válvula de expansão localizada dentro da unidade interna. The liquid is then rapidly expanded and converted to a gaseous state. During this expansion, the liquid turns into a cool gas. This gas is then passed through the evaporator, and the cycle repeats.

Fan vs AC:Which One to Go For?


So, the comparison is between fan and AC. Which one to choose? The comparison between fans and ACs is one of apples and oranges. Even though both appliances are used for cooling, they are in no way similar. A fan does not lower the room temperature; rather only moves the air around. This leads to faster evaporation of moisture on your skin to achieve the cooling effect. In extreme heat, this won’t have any noticeable impact. In a room with air at 88 degrees, the air is still going to be 88 degrees. While with an AC, that air can be cooled down to 74 degrees or even below.

A more efficient way to simultaneously achieve energy-saving and cooling is to use both air conditioners and fan together. Because of the cooling effect of the fan, you can set your AC at a temperature a few degrees higher than usual. Instead of the typical 74 degrees, you can have your AC at 78 degrees and still feel comfortable. For each degree raised on the AC thermostat, there is a 1% reduction in energy used. By increasing the temperature to 78 degrees from 74 degrees, the energy bill can come down from $400 per month to $384 per month. This is the ideal way you can get the best of both worlds!