>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

O ar condicionado é ruim para o meio ambiente? Aprenda dicas para tornar seu ar-condicionado ecologicamente correto!


O ambiente em que vivemos é uma parte essencial da sobrevivência. Os benefícios de um ambiente limpo não podem ser negados. Garante a sobrevivência e a continuidade de toda a vida na Terra. Um ambiente limpo tem um efeito direto na saúde, no clima e na biodiversidade. Nos dias de hoje, é extremamente importante cuidar do meio ambiente por causa do aumento da industrialização. Embora os benefícios dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos não possam ser ignorados, eles trazem diversos efeitos adversos prejudiciais ao meio ambiente.

Mais pessoas do que nunca estão cientes dos danos que muitas atividades cotidianas causam ao meio ambiente. De plásticos de uso único a práticas de desperdício de alimentos, os sistemas de nossa sociedade moderna são construídos de maneiras que causam impactos ambientais duradouros.

Como muitos outros eletrodomésticos, os sistemas de ar condicionado estão entre as maravilhas mais incríveis da tecnologia que nos ajudam a ficar frescos durante o calor escaldante e quentes durante os invernos gelados. A importância de um sistema de ar condicionado não pode ser ignorada, mas tudo que é bom tem um custo. Precisamos saber se os sistemas HVAC são ambientalmente limpos e, se não, o que pode ser feito para torná-los ecologicamente corretos. O uso excessivo de condicionadores de ar emite gases de efeito estufa que são prejudiciais ao meio ambiente. Embora o uso de sistemas de ar condicionado não possa ser eliminado, é essencial encontrar um meio termo para o uso eficiente desses sistemas e os sistemas de climatização ecologicamente corretos percorrem um longo caminho.

Torne seu ar condicionado ambientalmente limpo!


Agora surge a pergunta importante, o ar condicionado é ruim para o meio ambiente? A resposta amarga é sim! Existem maneiras de controlar os efeitos nocivos do ar condicionado? SIM! Como? Vejamos algumas dicas que podem te ajudar a diminuir os efeitos nocivos dos sistemas de ar condicionado ao meio ambiente.
  1. Unidade com certificação Energy Star
  2. Escolha o tamanho certo
  3. Obtenha tecnologia inteligente
  4. Verifique o design do seu sistema HVAC
  5. Atualize seu sistema HVAC
  6. Refrigerantes amigos do ozônio
  7. Pense no panorama geral
  8. Manutenção do sistema HVAC
  9. Limpe os dutos
  10. Descarte seu AC corretamente

1. Unidade com certificação Energy Star


Três quartos das casas nos Estados Unidos têm condicionadores de ar responsáveis ​​por 6% do uso de energia nos Estados Unidos a cada ano. Isso resulta na liberação de cerca de 117 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono a cada ano. Para minimizar as emissões de dióxido de carbono, é muito importante procurar um sistema HVAC energeticamente eficiente e amigo do ambiente. Ao comprar qualquer unidade de parede ou janela, certifique-se de procurar uma unidade certificada pela Energy-Star que atenda às diretrizes da Agência de Proteção Ambiental.

Devido às classificações SEER e EER mais altas, as unidades certificadas Energy-Star usam 8% menos energia do que os sistemas HVAC convencionais. Isso não apenas reduz suas contas, mas também ajuda a reduzir sua pegada de carbono. Além disso, contribui muito para manter seu sistema ambientalmente limpo.

2. Escolha o tamanho certo


Enquanto estamos discutindo como manter seus sistemas HVAC ambientalmente limpos, devemos saber que grande nem sempre é melhor. Isso também está certo e vale quando você está escolhendo um ar condicionado. Esteja você construindo uma nova casa ou substituindo seu antigo ar condicionado, é sempre importante determinar com precisão o tamanho do ar condicionado. O tamanho de um ar condicionado é muitas vezes esquecido, e as pessoas acabam comprando unidades que são muito grandes ou muito pequenas para o seu quarto.

Vamos dar um exemplo. Você tem o menor tamanho de ar condicionado instalado em sua sala de TV. Leva séculos para o ar condicionado aquecer/resfriar sua sala de TV. Isso aumenta suas contas e resulta em aumento das emissões de carbono que prejudicam o meio ambiente, pois o ar condicionado funciona continuamente sem nenhum efeito significativo. Para encontrar o tamanho perfeito, informe-se sobre o dimensionamento do ar condicionado, escolha o ajuste perfeito para sua casa e faça sua parte para salvar o meio ambiente.

3. Obtenha tecnologia inteligente


Mesmo se você estiver usando um sistema HVAC mais antigo ou de baixa tecnologia, você pode instalar um controlador de energia inteligente para torná-lo ecologicamente correto. Isso permitirá que você acompanhe o uso de energia até o último detalhe e dê uma olhada em tempo real em onde e quando você gasta mais energia.

Usando condicionadores de ar inteligentes, termostatos inteligentes ou controladores CA inteligentes sem dutos, você pode rastrear o uso do seu CA e definir acionadores inteligentes. Esses acionadores permitirão o controle climático automatizado, garantindo conforto e economia de energia.

Você poderá definir as temperaturas desejadas, ver a temperatura atual da sua sala, controlar a velocidade e a circulação do ventilador e uma série de outras opções projetadas para permitir que você gerencie seu sistema HVAC em um grau muito maior do que era possível anteriormente.

4. Verifique o design dos seus sistemas HVAC


O ar não é resfriado magicamente em seu sistema HVAC e, em seguida, é transferido instantaneamente para sua pele. Ele passa por uma longa rede de dutos e aberturas em sua casa antes de finalmente chegar até você. Se você está tentando manter todo o seu sistema o mais eficiente e ecológico possível, comece inspecionando todo o seu sistema HVAC de dutos e procure áreas para melhorar.

Algumas coisas específicas a serem consideradas incluem a verificação de dutos abertos, rasgados ou quebrados. Você também deve verificar o isolamento que instalou em seus dutos e considerar melhorar o isolamento tanto em seus dutos quanto em sua própria casa. Pisos e tetos, especialmente, são áreas comuns onde o ar quente ou frio escapa. Adicionar isolamento extra nesses locais deve melhorar a eficiência térmica da sua casa, criando menos trabalho para o seu sistema HVAC e menores custos de energia para sua unidade HVAC.

Se você estiver comprando ou atualizando, considere a opção de um sistema sem dutos. Como não há dutos envolvidos e o ar condicionado é introduzido diretamente em seu quarto, há menos chance de o ar resfriado/aquecido escapar.

5. Atualize seu sistema HVAC


O ar condicionado e o meio ambiente precisam ser levados em consideração e cuidados para uma vida saudável. Você já se perguntou quanto tempo duram os aparelhos de ar condicionado? Tudo tem uma vida útil, e os condicionadores de ar também. Se você estiver usando um sistema com 10 a 15 anos, temos más notícias para você. Possuir um sistema antigo não apenas aumenta suas contas de serviços públicos, mas também contribui negativamente para o meio ambiente.

Os sistemas mais novos tendem a ser mais eficientes em termos de energia e usam refrigerantes mais limpos. Se o seu sistema HVAC tiver mais de alguns anos, ele ainda pode estar usando os refrigerantes HCFC antigos. Pagar por uma atualização eliminará mais uma fonte de possível poluição e reduzirá suas contas mensais de energia.

6. Refrigerantes amigáveis ​​ao ozônio


Os efeitos do sistema de ar condicionado no meio ambiente podem te assustar, mas não se preocupe, existem diferentes formas de atender a essas questões que ajudam a criar um ambiente limpo e seguro. Gradualmente, os condicionadores de ar antigos estão sendo eliminados devido ao uso de refrigerantes. Os sistemas antigos usavam R-22, um refrigerante que contribuía para a destruição da camada de ozônio.

Agora, refrigerantes amigos do ozônio, como o R-410A, estão sendo usados ​​para tornar os sistemas de ar condicionado ecológicos. Os sistemas construídos após 2010 são compatíveis com o R-410A, e um técnico de HVAC pode adaptar alguns modelos mais antigos para acomodar o R-410A. Outro benefício fantástico que o R-410A oferece é a economia de energia. O R-410A precisa de menos compressão para atingir a temperatura ideal – colocando menos pressão no sistema e, por fim, diminuindo suas contas de energia. Esta é também uma tentativa de tornar seus sistemas ambientalmente limpos.

Para descobrir qual refrigerante seu ar-condicionado está usando, verifique o adesivo de descrição do aparelho na lateral da unidade externa do ar condicionado. Além disso, você também pode verificar o manual do usuário ou entrar em contato com seu representante de serviço.

7. Pense no panorama geral


Sua casa não existe no vácuo. Se você tem um quintal, considere usar paisagismo para ajudar a reduzir os requisitos de HVAC de sua casa. Grandes árvores podem fornecer sombra e bloquear o sol, uma maneira natural de reduzir a carga em seu sistema HVAC.

A sombra adicionada também pode dar a você a chance de reconsiderar seu paisagismo em geral, adicionando recursos como paredes de pedra, recursos de água e plantas amigáveis ​​a insetos que podem melhorar a aparência da sua casa e o respeito ao meio ambiente.

Ao pensar no quadro geral, considere adicionar painéis solares à sua casa para ajudar a compensar a energia que seu sistema HVAC usará. Você pode não ser totalmente autossuficiente com seu consumo de energia, mas a energia solar deve reduzir sua pegada de carbono e impacto na rede elétrica.

8. Manutenção do Sistema HVAC


A eficiência é fundamental para reduzir o impacto ambiental do seu HVAC. Mesmo pequenas coisas como filtros de ar sujos e aberturas de ventilação obstruídas podem levar a má circulação de ar e mais trabalho para o seu sistema. Não pule seus cronogramas regulares de limpeza e manutenção.

O mesmo princípio se aplica à manutenção de sua própria unidade HVAC. Mantenha sua unidade central com manutenção regular para garantir que ela funcione com eficiência máxima. Isso manterá sua casa mais fresca e também reduzirá a energia geral que ela usa. Uma casa bem isolada e a manutenção regular dos sistemas de ar condicionado ajudarão seu sistema a manter a eficiência energética e podem ajudar muito o meio ambiente.

9. Limpe os dutos


Se você tiver um sistema de aquecimento com dutos instalado em casa, certifique-se de limpar os dutos regularmente! Sujeira e bactérias são coletadas nos dutos e, sempre que o ar condicionado é ligado, ambos são liberados no ambiente interno. São substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

O uso de mini-splits ou sistemas sem dutos pode ser mais benéfico, pois são construídos para manter o meio ambiente e a saúde das pessoas em foco. Não há dutos para serem cuidados; portanto, sua manutenção não é tão intensiva quanto um sistema de dutos.

10. Descarte seu AC corretamente


Existem práticas recomendadas para prolongar a vida útil do seu AC. No entanto, inevitavelmente chega um momento em que você precisa se separar do seu sistema HVAC e procurar um novo. Quando seu sistema HVAC chegar ao fim de sua vida útil, não o descarte simplesmente em uma lixeira em algum lugar. Leve sua unidade a um centro de reciclagem certificado, onde a unidade pode ser desmontada. Lá, o gás refrigerante ambientalmente perigoso pode ser descartado adequadamente, quaisquer metais preciosos podem ser separados e o impacto do descarte do ar condicionado pode ser minimizado.

AVAC ambientalmente limpa:um objetivo admirável


Alcançar um sistema HVAC ambientalmente limpo não é apenas comprar a maior e melhor unidade HVAC do mercado; requer considerar uma abordagem totalmente nova para o HVAC doméstico. Reduzir seu consumo de energia e melhorar a eficiência térmica e energética são as maiores chaves para manter seu sistema limpo. Você pode até optar por sistemas HVAC avançados e com economia de energia, como aquecimento e resfriamento geotérmico. Mesmo tarefas simples, como lembrar de limpar os filtros de ar e realizar manutenção regular nos dutos, podem resultar em melhorias drásticas.

Não há atalho rápido e fácil para obter um sistema HVAC ambientalmente limpo. O uso de gás refrigerante significa que sempre há o risco de vazamento de poluentes do seu sistema. É durante ou após sua vida útil. A fonte de eletricidade que seu HVAC usa também é uma consideração. No entanto, visualizar seu sistema HVAC como parte de uma abordagem geral “limpa” permite que você encontre maneiras de minimizar o impacto do seu HVAC. Comece avaliando o que você tem. Considere um medidor inteligente ou tecnologia similar para ter uma ideia melhor do seu consumo de energia. Em seguida, ajuste as especificidades do seu sistema conforme necessário. Adotar um estilo de vida HVAC ecologicamente correto pode não ser fácil no começo, mas é possível com as ferramentas certas e uma abordagem holística e vale a pena.

Agora faça essa pergunta novamente, o ar condicionado é ruim para o meio ambiente? NÃO, se você seguir todas as dicas que mencionamos acima!