A umidade interna é um dos aspectos mais negligenciados do controle climático interno e, portanto, pode se tornar uma grande fonte de desconforto! Quantas vezes você manteve a melhor temperatura ambiente, mas ainda assim algo não está certo - provavelmente é o nível de umidade da sua casa.
Com o inverno acelerando, você deve ter tomado medidas para invernar sua casa e estar pronto para desfrutar de uma temporada de férias aconchegante este ano. Mas você prestou atenção aos níveis de umidade que também vão cair muito baixo? Todo o processo é vice-versa durante o verão e ainda é extremamente importante com a umidade ficando muito alta!
Temos tudo o que você precisa saber sobre umidade interna.
Depois de ler este artigo, você conhecerá os níveis ideais de umidade interna para você, além de dicas e truques para controlar a umidade interna ao longo do ano.
Melhor nível de umidade interna
A umidade é a medida dos vapores de água na atmosfera. A quantidade de ar úmido varia de acordo com a estação, as condições climáticas e a área em que você mora. Normalmente, os níveis de umidade permanecem mais altos no verão e mais baixos durante o inverno.
Se falamos da umidade interna ideal, ela deve estar em algum lugar na faixa de 30% e 50%. Mas esse é apenas o alcance máximo e mínimo a ter em mente, como regra geral.
A resposta exata para qual deve ser a umidade interna depende de vários fatores. Dependerá principalmente da estação, do tipo de roupa que você está vestindo e do nível que deixa sua família confortável de acordo com suas necessidades individuais.
Queremos esclarecer aqui que os níveis de umidade muito baixos ou muito altos podem ser uma fonte de problemas graves e, portanto, você precisa manter um nível de umidade interno equilibrado.
Umidade interna ideal no inverno
Não podemos fornecer um número, pois depende da temperatura, dentro e fora de sua casa. Uma faixa de 30-40% de umidade é ideal para o clima frio.
Umidade interna ideal no verão
O nível ideal de umidade interna deve estar em torno de 40-50% no verão, dependendo da temperatura externa. Em todos os cenários, é aconselhável manter a umidade interna abaixo de 50% para evitar o crescimento de fungos e bactérias em sua casa.
Tabela de umidade interna ideal
Quando você tem níveis de umidade interna perfeitamente equilibrados, isso afeta automaticamente a temperatura do ambiente. Diminuir a umidade pode deixar seu quarto mais fresco no verão, enquanto aumentá-la pode causar calor durante as estações mais frias. Isso ajuda muito seus sistemas HVAC a manter a temperatura dentro de sua casa e, assim, ajuda a economizar custos elétricos.
Para tornar o processo de manutenção da umidade interna ideal mais gerenciável, temos um gráfico de umidade interna ideal que você pode seguir como regra. Dessa forma, você saberá exatamente qual configuração de umidade interna precisa manter, dependendo da temperatura externa.
Desvantagens dos baixos níveis de umidade
Qualquer coisa além de um limite específico pode ser prejudicial. Portanto, níveis de umidade extremamente altos e baixos têm seu próprio conjunto de desvantagens que você deve estar ciente.
Desvantagens de altos níveis de umidade | Desvantagens dos baixos níveis de umidade |
O ar abafado normalmente presente em salas com alta umidade, fechadas e sem ventilação pode ser uma fonte significativa de desconforto. | Níveis de umidade excessivamente baixos por um longo período de tempo causam pele seca, escamosa e irritada. |
Muitas vezes, pode causar condensação nas paredes, móveis e janelas. | Baixos níveis de umidade resultam em ar seco, que irrita a passagem nasal e a garganta, causando inflamação. |
Mofo, ácaros e fungos crescem rapidamente em ambientes de alta umidade. A alta umidade é perigosa, pois essas criaturas podem se desenvolver em seus utensílios domésticos, danificando-os permanentemente. | Nossos olhos tendem a ficar mais secos e podem ficar facilmente irritados em ambientes de baixa umidade, porque a evaporação das lágrimas da superfície do tecido ocular aumenta. |
Uma grande quantidade de vapor de água no ar também pode causar problemas respiratórios e desencadear alergias. | A baixa umidade faz com que as moléculas de água sejam facilmente polarizadas, consequentemente aumentando a incidência de acúmulo de eletricidade estática. |
Tapetes e roupas absorvem vapores de água do ambiente e se tornam criadouros de organismos nocivos que afetam negativamente sua saúde. | Geralmente, móveis e pisos de madeira contêm alguns fluidos em sua composição. Quando são colocados em ambientes de baixa umidade por muito tempo, acabam perdendo seu teor de água com o tempo, fazendo com que rachem. |
Como verificar a umidade interna?
A maneira mais fácil de medir a umidade interna é comprar um higrômetro ou um monitor de umidade interna. Tudo o que você precisa fazer é colocar o pequeno dispositivo na área que deseja testar e seguir as orientações. O higrômetro mostrará o nível de umidade da sua casa em porcentagem.
Se você não tiver nenhum equipamento especial, poderá realizar facilmente um teste de bricolage para medir a umidade interna! Você pode saber se sua casa tem níveis altos ou baixos de ar úmido com um teste de cubo de gelo. Você tem que colocar dois a três cubos de gelo em um copo de água e agitá-los. Após três a quatro minutos, se a umidade não for formada fora do vidro, significa que o ar está muito seco. Se a umidade aparecer na parte externa do vidro, significa que o ar está muito úmido.
Com a inovação tecnológica, existem vários outros dispositivos inteligentes com sensores de umidade embutidos. Com eles, você pode verificar, monitorar e controlar seus níveis de umidade em qualquer lugar usando seu telefone. Usando controladores AC inteligentes, como Cielo Breez ou termostatos inteligentes, você pode programar seus sistemas HVAC para atingir seu nível ideal de umidade interna!
Como diminuir a umidade interna?
Como mencionado acima, altos níveis de umidade representam problemas graves e precisam ser combatidos para desfrutar de uma atmosfera confortável. Aqui estão sete métodos eficazes que você pode usar para diminuir a umidade em ambientes fechados.
1. Use um desumidificador
Um desumidificador é mais eficaz em níveis de umidade mais altos e melhor para regiões onde a temperatura é mais quente. Ele trabalha para puxar a umidade do ambiente e coleta a água em um tanque removível. Portanto, não será errado dizer que um desumidificador funciona mais como um aparelho de ar condicionado. Ambos os dispositivos operam com um princípio semelhante e absorvem a umidade do ar e o resfriam. A única diferença é que um AC também pode introduzir ar frio em seu quarto. Por favor, leia nosso artigo para saber mais sobre os dois e decidir qual é o melhor para você.
Você também pode optar por um desumidificador doméstico inteligente que pode ser convenientemente controlado por Wi-Fi. Você poderá definir o modo, a velocidade e os níveis de umidade com apenas alguns toques no telefone.
2. Tome banhos frios
Quem não gosta de tomar banhos demorados e quentes? Portanto, não é surpresa saber que eles já fazem parte da sua rotina da qual você não está pronto para desistir!
Infelizmente, você pode não ter percebido, mas os chuveiros quentes deixam sua casa exposta à umidade e são inimigas do conforto do lar no cenário onde a umidade já é muito alta.
Agora, não queremos dizer que você deve mudar para banhos gelados, mas diminuir a temperatura dos chuveiros apenas alguns graus não adicionará tanto vapor ao ar. Como os chuveiros frios produzem menos umidade do que os chuveiros quentes, seus banheiros não serão tão propensos ao crescimento de mofo.
3. Cultive plantas que absorvem a umidade
O uso de plantas de casa pode ser realmente útil de várias maneiras. A maioria deles atua como desumidificadores, absorvendo naturalmente a água do ar através de suas folhas, permitindo que você se beneficie deles para diminuir a umidade. Além disso, eles são esteticamente agradáveis para o interior de sua casa.
Lembre-se de que nem todas as plantas são adequadas para níveis mais baixos de umidade, portanto, você deve ter cuidado ao fazer sua escolha. Algumas das plantas que você pode ter dentro de casa incluem samambaia de Boston, orquídeas, cactos, hera inglesa, entre muitas outras.
4. Instale exaustores
Na maioria das residências, os exaustores já estão presentes. Exaustores de banheiro e cozinha podem ser vitais para manter um baixo nível de umidade. Eles funcionam para remover o excesso de umidade que é adicionado ao ar como resultado do banho, da água fervente e de outras atividades semelhantes. Se sua casa não tiver esses ventiladores, investir neles ajudará a manter a umidade interna ideal.
5. Abra o Windows
A circulação de ar fará muito para reduzir a sensação de abafamento e pegajoso de uma casa úmida, então você deve abrir janelas e portas de tempos em tempos para deixar entrar o ar fresco. Manter as portas internas abertas também ajuda o ar a fluir livremente, criando um equilíbrio em todo o seu espaço de vida.
6. Lavanderia Seca Ao Ar Livre
Com exceção de condições climáticas desfavoráveis, não há rima ou motivo para pendurar roupas molhadas ou úmidas para secar no interior quando você já está enfrentando um problema de umidade. A água que evapora de suas roupas não tem para onde ir, exceto entrar no ar de sua casa. Então você deve secar sua roupa ao ar livre para deixar a umidade indesejada ficar fora de sua acomodação!
7. Substitua seus tapetes
Mesmo sendo negligenciados regularmente, os tapetes causam mais danos do que a maioria das pessoas imagina. Além de adicionar fascínio visual e pisos de amortecimento, os tapetes também absorvem e retêm a umidade do ar. Eles podem estar discretamente aumentando o ar abafado da sua casa. Se você já tentou todas as outras estratégias para desumidificar sua casa e elas não funcionaram, considere substituir seu tapete ou carpete.
Como aumentar a umidade interna?
Baixos níveis de umidade são tão problemáticos quanto altos níveis de umidade. Vamos dar uma olhada em sete maneiras de aumentar os níveis de umidade.
1. Use um umidificador
O umidificador difunde a umidade no ar para evitar o ressecamento que pode irritar diferentes partes do corpo. Pode ser incrivelmente viável para o tratamento de pele seca, nariz, garganta e lábios, principalmente no inverno. Também ajuda a aliviar alguns dos sintomas da gripe ou resfriado.
No entanto, o uso excessivo de um umidificador também pode ser um problema. Portanto, é melhor investir em um umidificador doméstico inteligente que controle automaticamente a atmosfera de uma sala, dependendo dos horários ou preferências que você definir usando seus recursos inteligentes.
Dito isto, você também precisa verificar os umidificadores que está usando. Seria melhor limpá-los regularmente, ou então eles podem se transformar em terreno fértil para mofo ou bactérias.
2. Tome banhos quentes
Sabemos que tomar banhos e banhos demorados pode deixar a pele seca e irregular; portanto, não estamos recomendando isso. Mas se você agir de forma inteligente, poderá usar esse vapor para se beneficiar, deixando-o entrar no seu quarto. Isso ajudará você a umidificar o ar interno sem ter que ficar debaixo do chuveiro por horas, simplesmente deixando a água na banheira e abrindo a porta do banheiro. Ao permitir que a água evapore no ar, você terá ar úmido e, portanto, um ambiente confortável em torno de seu espaço de vida.
3. Lavanderia a seco dentro de casa
Caso você não queira investir em um umidificador, construa um umidificador barato ou tente maneiras alternativas de difundir vapores de água no ar. Para começar, você pode começar secando sua roupa dentro de casa. Dessa forma, você poderá aumentar o nível de umidade e economizar dinheiro em despesas de secagem e aquecimento.
4. Seque seus pratos ao ar
Você pode fazer algo muito semelhante aos seus pratos. Após o ciclo de lavagem final, deixe a máquina de lavar louça aberta e deixe o ar quente e úmido encher sua casa enquanto os pratos secam ao ar. Adicionar essa técnica à sua rotina diária economizará dinheiro e encherá o ar com a quantidade necessária de umidade.
5. Cozinhe sem tampa
Você também pode se beneficiar utilizando seu fogão para cozinhar e ferver água. Isso não é legal?
O vapor será descarregado diretamente no ar enquanto você cozinha alimentos ou ferve água. Esse truque simples permitirá que você use seu fogão com mais frequência do que dependendo do micro-ondas com mais frequência, melhorando o nível de umidade da sua casa.
6. Cultive plantas domésticas
As plantas são ótimas, e todos nós sabemos disso! Mas você está usando-os para seu benefício?
Se não, além de iluminar seu espaço, eles podem melhorar a umidade e a qualidade do ar dentro de sua casa. As plantas de umidificação também têm muitas vantagens médicas. Eles adicionam umidade ao ar através de um ciclo chamado evapotranspiração.
Há muitas plantas umidificantes que você pode escolher, incluindo Jade Plant, Lady Palm e Rubber Plant.
7. Adicione uma fonte interna
Qualquer fonte de água que você possa ter dentro de sua casa ajudará a aumentar os níveis de umidade. Assim, a instalação de uma fonte interna contribuirá para a beleza de sua casa e umedecerá o ar seco.
Dica de bônus :Se você tiver um mini-split sem dutos, janela ou AC portátil, tente usar um controlador de AC inteligente que fará automaticamente todos os ajustes de umidade enquanto você relaxa no sofá após um dia agitado. O Comfy Mode funciona como mágica, permitindo que você faça as alterações desejadas em poucos segundos.
Sim, manter os níveis ideais de umidade dentro de sua casa é simples assim. Você só precisa adicionar alguns truques e fazer algumas mudanças na sua rotina e tada!