A temporada de inverno tem tudo a ver com frio, neve e temperaturas congelantes. Embora quase todo mundo goste do início dos invernos, há muito trabalho a fazer também. Os proprietários começam a trabalhar no inverno de suas casas, cuidando de pequenas melhorias e mudanças que precisam ser feitas em casa para um inverno aconchegante. Um deles está cuidando dos canos de água e protegendo-os do congelamento durante o ataque da forte onda de frio.
Se você estiver em um clima frio, provavelmente estará familiarizado com canos de água congelados. O problema mostra sua face todos os anos e, se não for atendido, pode resultar em grandes danos à sua casa. Por esse motivo, é aconselhável aprender como os tubos congelam e o que você pode fazer para evitá-lo.
Vamos começar entendendo por que os tubos congelam, seguido de como você pode vencer o congelamento!
Por que os tubos congelam?
Com uma queda de temperatura, a água presente nas tubulações fica propensa ao congelamento. Como resultado, você não terá água fluindo livremente em suas torneiras e terá uma surpresa desagradável. Tubos congelados podem parecer um pequeno inconveniente, mas têm repercussões muito maiores. Se não for vigiado, um tubo congelado muitas vezes pode significar um tubo estourado, levando a inundações e a um custo de reparo muito mais significativo.
Mas por que a água nos canos congela? E por que os canos estouram? E como obter proteção contra congelamento de tubos? Quando você deixa as torneiras de água fechadas, a água permanece estagnada nos canos e congela rapidamente à medida que as temperaturas se aproximam do ponto de congelamento. Pelo contrário, a água corrente não congela tão rapidamente, se é que congela. Como todos aprendemos no ensino médio e esquecemos, a água se expande quando congela. Isso explica por que a água que você coloca no freezer derrama sobre a bandeja de gelo. Objetos fechados, como latas e garrafas de refrigerante, podem explodir ou se abrir exatamente por esse motivo.
Com as torneiras fechadas e a água parada, o cano funciona como uma lata de refrigerante. A água congelada dentro dos canos se expande e exerce uma pressão tremenda sobre os canos. Se uma quantidade suficiente de água congelar, ela se expandirá, fazendo com que o cano estoure. Isso geralmente acontece nas juntas entre os tubos.
Acredite ou não, os tubos em espaços interiores frios são mais propensos a rebentar do que os localizados no exterior. Até 37 por cento de todo o congelamento de tubos ocorre em porões. A razão exata para esse fenômeno é um pouco técnica. Os locais mais comuns para tubos de água internos são armários de cozinha, louças sanitárias, armários embaixo da pia e é essencial protegê-los do congelamento!
Como proteger os tubos do congelamento?
Existem várias maneiras de proteger seus tubos do congelamento no inverno. Vejamos os principais.
1. Modo de proteção contra congelamento em bombas de calor
A solução perfeita para proteção contra congelamento de tubos é o modo “Proteção contra congelamento”! Ele mantém sua bomba de calor sem dutos funcionando em um modo de baixa potência em torno de 46 F, apenas o suficiente para que a temperatura não caia abaixo de zero.
Funcionando quase como o modo de aquecimento, o FP sopra um fluxo constante de ar quente enquanto consome energia mínima. Este modo pode não ser muito confortável para sentar e tirar o casaco, mas faz o trabalho perfeitamente de evitar que seus canos congelem.
Se o seu espaço interno não estiver em uso por longos períodos, como uma garagem ou sótão, você pode configurar sua bomba de calor sem dutos para funcionar no modo FP. Além disso, se você estiver saindo de férias longas e tiver equipamentos sensíveis ou obras de arte em sua área de estar, poderá utilizar uma bomba de calor no modo FP para evitar danos aos seus pertences.
Antes de comprar uma bomba de calor, consulte o manual de operação do AC para saber se o seu modelo AC suporta este recurso. Min. Heat (MH), 8 C ou Low Heat (LH) também são usados às vezes como um nome para “Proteção contra Congelamento / FP”, dependendo do fabricante da CA, portanto, não se surpreenda!
Dica profissional: Em conjunto com as bombas de calor, os controladores inteligentes Cielo funcionam como termostato de proteção contra congelamento. Além disso, se você estiver ausente, poderá operar a configuração FP usando seu telefone de qualquer local.
2. Isolando seus tubos
O isolamento é talvez o método mais comum de como proteger os tubos do congelamento. É barato, mas uma maneira eficaz de evitar danos maiores.
As seções de tubulação mais óbvias para isolar são aquelas em áreas não aquecidas da casa, como garagem, sótão, banheiros, armários de cozinha e porão.
Instalar tampas de torneira em torneiras expostas fora de casa também é uma técnica comum. Incrivelmente fácil de instalar e de baixo custo, as tampas de torneira podem funcionar por muitas estações e são uma maneira fácil de evitar que seus tubos congelem.
O material de isolamento geralmente consiste em polietileno, espuma ou fibra de vidro. Para a maioria das aplicações gerais em áreas moderadamente frias, o isolamento de espuma pode fazer o trabalho perfeitamente. Morevoer, um DIY de isolamento rápido é embrulhar os tubos em jornal e colocar fita adesiva neles, mas isso não dura tanto quanto o isolamento de espuma em temperaturas extremas.
3. Fita térmica para manter os tubos aquecidos
Vamos lançar um aviso de isenção de responsabilidade primeiro. Não é realmente fita, mas um pedaço de fio.
A fita térmica é um longo pedaço de cabo elétrico que, quando conectado a uma tomada elétrica, irradia pequenas quantidades de calor ao longo de seu comprimento. Quando enrolado em um cano de água, ele fornece proteção contra congelamento do cano, evitando que a água no interior caia abaixo do ponto de congelamento.
Uma fita térmica é uma maneira muito eficaz de evitar que os tubos congelem, mas é caro comprar. Além disso, também é necessário um fornecimento constante de eletricidade, embora em quantidade baixa.
4. Impedir que o ar frio penetre no interior
Se o tempo estiver muito frio e você tiver pequenas aberturas, como aberturas nas janelas, ou vazamentos que podem permitir que o ar frio dentro dele, pode facilmente fazer com que seus canos congelem. Certifique-se de verificar todas as áreas, como portas, janelas, aberturas, etc. ao redor do tubo para evitar a entrada de ar frio.
Se você encontrar aberturas, sele-as com isolamento ou calafetagem para manter um ambiente estável.
5. Mantendo as torneiras abertas
Quando você for dormir, ou mesmo sair de casa por um longo período de tempo, mantenha as torneiras ligeiramente abertas. Apenas o suficiente para permitir que a água escorra. Como discutido anteriormente, a água corrente não congela, e manter as torneiras abertas ajuda nesse aspecto. Uma pequena quantidade de água pode ser desperdiçada, portanto, este não é o nosso método favorito. É muito melhor do que ter reparos caros do congelamento de seus canos - talvez você possa coletar e reciclar essa água / gelo.
O que fazer se seus canos estiverem congelados?
Você não tomou as precauções necessárias, ou a onda de frio foi muito forte e você ficou com canos congelados. Vamos resolver este problema.
Desligue o abastecimento de água da casa como um passo inicial, e há uma boa razão para isso. Quando a água congelada derrete, a liberação repentina de pressão pode forçar a água descongelada a jorrar de quaisquer rachaduras potenciais nos canos e causar uma bagunça ainda maior.
Depois de fechar o abastecimento de água, vamos começar com o descongelamento. Existem algumas opções diferentes disponíveis para isso. Você pode usar uma almofada de aquecimento eletrônico, secador de cabelo, fita térmica ou até mesmo toalhas quentes enroladas no tubo para descongelar o gelo formado no interior. Mas antes de fazer isso, abra as torneiras pela ponta. Uma vez iniciado, é apenas uma questão de tempo até que o gelo descongele e o tubo descongele novamente.
Tenha cuidado para não usar maçaricos de propano. Eles podem representar um risco de incêndio ou até mesmo danificar a integridade do tubo. Da mesma forma, os aquecedores de ambiente devem ser evitados, a menos que seja absolutamente necessário, e mesmo assim devem ser usados apenas sob supervisão e não deixados sem vigilância.
Como proteger os tubos do congelamento pode parecer uma tarefa assustadora, mas com apenas um pequeno investimento e alguma visão de futuro, você pode tomar medidas de segurança suficientes para fornecer proteção contra congelamento aos seus tubos de água e não ter uma única preocupação durante o inverno!