>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Tudo o que você precisa saber sobre os componentes do ar condicionado


Um ar condicionado é como uma orquestra, com muitas partes diferentes trabalhando juntas em sinfonia para alcançar o resultado final e fornecer ar frio ou quente para a sala. Quando tudo está funcionando bem, você nem percebe que existem vários componentes dentro da caixa despretensiosa, fazendo com que seu ar condicionado funcione sem problemas. No entanto, quando você se aprofundar, encontrará um labirinto interconectado de componentes de ar condicionado.

O que eles são? Como eles funcionam? E qual é o papel deles? Vamos descobrir!

Quais são as partes principais de um ar condicionado?


Existem quatro componentes principais de um sistema de ar condicionado. Eles são o evaporador, condensador, compressor e válvula de expansão. Cada um desses componentes do ar condicionado funciona em sincronia entre si e tem um trabalho específico a fazer – manter seu ar condicionado funcionando como uma máquina bem lubrificada.

1. Bobina do evaporador


Em um ar condicionado mini-split, a serpentina do evaporador encontra-se na unidade interna, enquanto em um sistema central, está localizada no manipulador de ar. O refrigerante, que está fluindo pelo sistema, é resfriado a uma temperatura baixa antes de entrar nas serpentinas do evaporador. À medida que o ar quente de sua casa é aspirado em sua unidade HVAC, ele é soprado sobre as bobinas do evaporador frio que extraem o calor e resfriam o ar. Os ventiladores localizados atrás da serpentina do evaporador sopram esse ar frio de volta para dentro, reduzindo a temperatura da sua casa.

Essas bobinas geralmente são feitas de cobre, mas também podem ser feitas de aço ou alumínio. O cobre é a escolha preferida porque tem melhor condutividade térmica, é mais fácil de trabalhar e é fácil de manter.

Certifique-se de manter suas bobinas limpas, pois com o tempo, sujeira e poeira podem se acumular e reduzir sua eficiência. Um acúmulo dessa poeira também pode bloquear o dreno de condensação e resultar em vazamentos de refrigerante. Embora esteja protegido pelo filtro de ar, a limpeza anual ajudará a manter as bobinas do evaporador nas melhores condições.

2. Compressor


Talvez o mais importante de todos os componentes do ar condicionado, o compressor é o cavalo de batalha do ar condicionado. Para sistemas centrais e split, o compressor está localizado na unidade externa. A maior parte do consumo de energia de um ar condicionado é por causa do compressor, e geralmente é a parte mais cara do sistema.

O objetivo do compressor é, como o nome sugere, comprimir o refrigerante, que é um vapor quente quando chega ao compressor, em um líquido comprimido quente. À medida que o processo de ar condicionado continua, ele é resfriado e expandido novamente para remover o calor do ar interno. Mais sobre isso mais tarde no artigo.

Com base no tamanho do seu ar condicionado, o tamanho do compressor irá variar. Você pode manter o componente AC mais importante saudável verificando frequentemente se há vazamentos de refrigerante, evitando sujeira e contaminação, mantendo as bobinas do condensador limpas e mantendo seu AC bem lubrificado.

3. Bobina do condensador


O oposto do evaporador, a serpentina do condensador, retira o calor do refrigerante e o ejeta para o ambiente externo. Está localizado na unidade exterior do seu ar condicionado.

A serpentina do evaporador funciona efetivamente ao contrário do condensador, com um ventilador soprando o calor para longe dele. Se você ficar do lado de fora da unidade externa do ar condicionado, sentirá o ar quente saindo dele. Este é o calor que o condensador está expelindo durante o processo ao mudar o refrigerante de vapor quente para um líquido quente.

4. Válvula de expansão


Entre o condensador e o evaporador, há outro pequeno dispositivo chamado válvula de expansão. Como o refrigerante agora é um líquido, ele será incapaz de absorver o calor. Na válvula de expansão, o refrigerante se expande em gás após enfrentar uma queda de pressão e também é resfriado rapidamente. Esse refrigerante gasoso e resfriado entra nas bobinas do evaporador para repetir o processo de ar condicionado.

Como os componentes do ar condicionado funcionam juntos?


Agora que você tem uma ideia sobre as principais partes dos aparelhos de ar condicionado, é prudente saber como todos eles funcionam uns com os outros.

Vamos começar com o ciclo de resfriamento. O refrigerante é comprimido no compressor e transformado em um líquido quente de alta pressão. Este líquido flui para as bobinas do condensador e é resfriado com a ajuda de um grande ventilador. Em seguida vem a válvula de expansão, que expande rapidamente o refrigerante, convertendo-o em um gás frio e de baixa pressão. Este gás resfriado é o que resfria seu quarto. Isso é feito nas bobinas do evaporador. As bobinas ficam frias e um ventilador na unidade interna sopra o ar interno quente sobre elas, diminuindo a temperatura. Isso foi simples, não foi!

Quais outros componentes da unidade de CA existem?


Os componentes da unidade AC discutidos acima são os principais, mas também existem alguns mais.

Um filtro de ar


Um filtro de ar condicionado é como uma malha de tela, mantendo a sujeira e poeira e outras partículas transportadas pelo ar longe do ar condicionado. Está localizado na unidade interna.

Refrigerante


Mencionamos muito o refrigerante acima e você pode estar se perguntando o que é. É a substância que realmente faz o resfriamento. Ele funciona dentro de uma rede de tubos de cobre ou aço dentro do ar condicionado e tem certas propriedades que o tornam capaz de ser comprimido e expandido para resfriar ou aquecer uma sala.

Os refrigerantes comuns incluem R-410A e R-22, o último dos quais está lentamente se tornando obsoleto. Confira nosso artigo sobre refrigerantes AC para obter mais informações sobre eles.


Um ventilador é usado para mover o ar de um componente para outro e para soprar o ar condicionado em seus quartos. Os ventiladores também são essenciais para evitar o superaquecimento da unidade externa, soprando o calor para longe.

Termostato


O termostato é responsável por manter a temperatura interna desejada. É aqui que você informa sua unidade de CA sobre sua preferência de resfriamento e, consequentemente, liga ou desliga o CA para manter a melhor temperatura interna. Com sensores de temperatura e umidade embutidos, ele pode ler facilmente a temperatura do seu quarto.

Com termostatos programáveis ​​ou inteligentes, você pode controlar a temperatura do ar condicionado a partir do telefone e definir comandos inteligentes, como agendamentos ou geofencing. Se você tiver um duto de CA, como um mini-split ou uma unidade de janela, poderá usar um controlador de CA inteligente que funciona como um termostato para sistemas centrais.

Problemas comuns com componentes de ar condicionado


Como todos sabemos, os equipamentos mecânicos nem sempre gostam de permanecer funcionando sem problemas por toda a eternidade, embora gostaríamos muito disso.

Existem alguns problemas comuns com os componentes do ar condicionado que podem fazer com que o AC funcione abaixo dos níveis ideais ou pare de funcionar completamente.

Esses problemas podem ser vários. Os comuns incluem:
  • Cheiro vindo do AC
  • Filtro de ar bloqueado
  • Água vazando da unidade interna
  • O ar frio não sai do ar-condicionado – isso é um problema de refrigerante
  • AC fazendo barulho

Além do inconveniente causado, esses problemas também podem resultar em contas de energia mais altas para sua casa. Portanto, é melhor consertá-los o mais rápido possível por um profissional qualificado.

Com este novo conhecimento sobre os componentes do ar condicionado, você poderá entender melhor o funcionamento do seu ar condicionado. Além disso, agora você está melhor posicionado para identificar possíveis problemas com o seu AC e saber quando um ajuste deve ser feito. Afinal, o conhecimento é poder!