>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Condicionador de ar mini-split x central:qual tipo é mais adequado para sua casa?


A motivação por trás da instalação de um novo sistema de ar condicionado em sua casa muda de pessoa para pessoa; está ficando mais quente e seu antigo AC não está mais funcionando. Ou talvez você esteja planejando adicionar um AC extra à sua casa, ou esteja reformando ou construindo uma casa e esteja em busca do melhor sistema de refrigeração. Em todos esses casos, as duas melhores opções em sua mão são um mini-split versus ar central.

A grande maioria das casas nos EUA usa sistemas de ar condicionado central. Ainda assim, os mini-splits também estão se tornando populares devido à facilidade de instalação e flexibilidade de uso no verão e no inverno.

Ao fazer uma comparação de ar condicionado mini-split versus central, você deve considerar o custo da unidade, o tamanho da sua casa, preferências estéticas, eficiência energética e custos operacionais para encontrar o melhor sistema para sua casa.

Este artigo cobrirá tudo o que você precisa saber para tomar uma decisão informada ao escolher um aparelho de ar condicionado para sua casa:
  • Como funcionam os condicionadores de ar mini-split e central?
  • Prós e contras dos sistemas mini-split
  • Prós e contras de um ar condicionado central
  • Como tornar os condicionadores de ar mini-split e centrais inteligentes?
  • Decida se mini-splits ou um AC central é o melhor para suas necessidades?

Como funcionam os condicionadores de ar mini-split e centrais?


Ambos os condicionadores de ar centrais e sem dutos operam usando a mesma ciência. O ar quente é aspirado, o calor é liberado ao ar livre e o ar agora resfriado é espalhado dentro de casa, proporcionando-lhe um ambiente fresco e relaxado. Vamos dar uma olhada em como esses dois equipamentos de ar condicionado funcionam.

Trabalho de Mini-Splits


Mini-splits são uma escolha inteligente para casas e áreas com espaço limitado. Eles são semelhantes a uma unidade de ar condicionado de janela, pois são projetados para resfriar um único ambiente. No entanto, ao contrário dos ACs de janela, eles têm uma unidade externa separada.

O que separa os mini-splits das unidades de ar condicionado central é que não é necessária nenhuma canalização. Sem requisitos de dutos, um sistema de bomba de calor mini-split sem dutos é uma opção conveniente para residências sem dutos existentes ou para resfriar áreas adicionais, como garagem ou galpão.

Em um sistema mini-split, a unidade interna consiste em um ventilador e um evaporador que puxa o ar quente da sala e sopra ar frio. Ao contrário de um sistema de refrigeração central, o ar frio é devolvido diretamente para a sala onde a unidade interna está instalada. Isso elimina as perdas de energia associadas aos dutos. Depois vem a unidade exterior, que é um condensador, e recebe o calor do interior da sua casa e liberta-o para o exterior.

Funcionamento de condicionadores de ar centrais


Uma unidade central de ar condicionado é um sistema de dutos e usa uma série de dutos e aberturas para circular o ar frio/quente em sua casa. É composto por um condensador, compressor e uma unidade de tratamento de ar.

As aberturas de retorno primeiro puxam o ar quente de sua casa e o enviam para o manipulador de ar para ser filtrado e resfriado. O condensador, que é a unidade externa, fornece refrigerante, uma substância de resfriamento, para as bobinas do evaporador do manipulador interno. À medida que o ar quente da sua casa sopra sobre as serpentinas do evaporador, ele esfria e é fornecido por meio de dutos e aberturas de ventilação.

Se sua casa já possui um sistema de dutos, é perfeito para ar condicionado central, embora também seja possível adicionar um sistema central a uma casa que ainda não esteja equipada.

Prós e contras dos condicionadores de ar Mini-Split


De eficiência energética aprimorada a custos operacionais menores, o mini-split oferece várias vantagens aos proprietários; no entanto, algumas desvantagens também precisam ser levadas em consideração.
Prós do Mini-Split Contras do Mini-Split
Facilidade de instalação Sua unidade interna parece pouco atraente
Mais eficiência energética A compra inicial é cara
Você pode controlar a temperatura de salas individuais Nem sempre adequado para áreas maiores
Menos custos ao longo do tempo Má ventilação
Eles produzem ruído mínimo  
Melhor para pequenas salas desconectadas  
Mais opções de design estão disponíveis  

Prós do Ar Condicionado Mini-Split


Aqui estão as principais vantagens de um sistema mini-split:

Facilidade de instalação


A instalação mini-split é fácil, pois requer apenas a montagem de uma unidade de parede e não há dutos longos envolvidos. Também leva menos tempo, dependendo do número de unidades a serem instaladas. Eles podem estar em funcionamento em menos de um dia. Para conectar a unidade interna com a unidade externa, o tubo de conexão requer apenas um orifício de três polegadas a ser perfurado na parede. Você não precisa se preocupar em reconstruir paredes ou tetos ao redor dos dutos.

Mais eficiência energética


Os mini-splits são considerados energeticamente eficientes, pois não possuem dutos que possam contribuir para a perda de energia. A perda associada aos dutos pode representar 30% do consumo de energia, e isso pode aumentar ainda mais se houver furos, lacunas e rachaduras nos dutos.

Mini-divisões de resfriamento/aquecimento com alta precisão, pois fornecem ar direto da unidade para a área focada. Isso aumenta sua eficiência e reduz o custo de eletricidade.

Controle de temperatura de quartos individuais


A instalação de um mini-split em cada cômodo da sua casa garante que você possa controlar individualmente a temperatura de cada cômodo. As unidades multi-split oferecem a flexibilidade de resfriar/aquecer várias salas com apenas uma unidade externa. Você pode instalar diferentes unidades internas em salas separadas conectadas a uma unidade externa. Isso permite que você tenha uma configuração de temperatura diferente para cada sala usando um controle remoto CA ou um mini-stat.

Se a área do porão estiver um pouco fria na primavera, você pode simplesmente ligar o aquecimento sem superaquecer os outros cômodos. Se a sua área do sótão aquecer rapidamente durante as manhãs de verão, você pode ligar seu mini-split sem perturbar outros cômodos. Conveniente, certo? Estes são apenas dois exemplos; você pode instalá-los em todos os cômodos da sua casa e operar apenas quando necessário.

Além disso, você economiza energia e contas, pois está usando apenas as unidades individuais quando necessário, em vez de ligá-las todas de uma vez.

Menos custos ao longo do tempo


O custo inicial associado a um mini-split é alto comparado a um AC central com a mesma capacidade, mas não deixe que isso o impeça de investir em um sistema sem dutos. Como mencionado acima, é mais eficiente em termos de energia do que um AC central, o que significa que ajuda você a economizar nas contas a longo prazo. Além disso, os mini-splits não serão tão pesados ​​em sua carteira quanto as unidades centrais na hora da manutenção.

Eles produzem ruído mínimo


Mini-splits produzem consideravelmente menos ruído do que um sistema de dutos. Os dutos criam mais ruído devido às vibrações que experimentam ao fornecer ar para a casa. Esse problema não existe em um sistema mini-split sem dutos.

Além disso, os ventiladores dos modernos sistemas sem dutos funcionam em baixa velocidade, produzindo o mínimo de ruído e proporcionando um ambiente confortável. Se, no entanto, houver um problema com o seu mini-split, você pode acabar ouvindo ruídos estranhos do seu AC, o que pode indicar um problema.

Melhor para quartos pequenos desconectados


Se você já possui um sistema central e deseja instalar ar condicionado em áreas desconectadas da rede de dutos do restante de sua casa, um sistema mini-split pode ser a solução. Você pode instalá-lo em uma garagem, um mini galpão de trabalho ou em qualquer lugar onde os dutos não possam ser alcançados.

Mais opções de design estão disponíveis


Com mini-splits, você pode escolher entre vários tipos disponíveis de acordo com sua decoração ou exigência.
  • Você pode escolher uma mini-divisão oculta ou mini-split de cassete de teto se você não quiser que uma unidade interna grande seja exibida na parede. Eles são montados no teto e não colidem com a estética geral do seu quarto.
  • Um mini-split montado no chão é adequado para salas com tectos baixos ou paredes inclinadas. Se você deseja instalar um ar condicionado em um sótão, esta é uma opção conveniente.
  • Se você tiver tetos altos retos, use a opção usual de montagem na parede. É uma seleção barata e adequada para salas com tetos de 7 a 8 polegadas de altura.

Desvantagens dos condicionadores de ar Mini-Split


Para fazer a melhor escolha de mini-split x ar central, você deve considerar algumas desvantagens típicas de sistemas mini-split:

Unidades de minidivisão podem parecer pouco atraentes


Um grande mini-split montado na parede em seu quarto pode parecer intrusivo e pode afetar o design do seu quarto. O tubo de condensado pendurado perto da unidade externa também pode parecer bastante desagradável.

Se a aparência da unidade interna incomoda você, opte por outras opções, como uma unidade mini-split oculta.

A compra inicial é cara


A principal desvantagem associada aos mini-splits é o seu custo inicial. O custo médio é de US$ 1.500 a US$ 2.000 por 12.000 BTU. Isso é 30% a mais quando comparado aos condicionadores de ar centrais. Essa porcentagem não inclui o custo de compra e instalação de dutos que podem ser altos.

O custo fica ainda maior se você tiver uma casa grande e quiser colocar unidades separadas em cada cômodo.

Não adequado para áreas maiores


Os sistemas mini-split não são feitos para áreas maiores. Eles têm capacidade de refrigeração limitada e são mais adequados para refrigerar locais menores e salas individuais. Para uma sala muito grande, várias unidades podem ser colocadas.

Ventilação ruim


Mini-splits não trazem ar fresco do exterior; em vez disso, eles condicionam o ar já presente dentro do seu quarto. Como você fecha portas e janelas ao usar o ar-condicionado, muitas partículas, poeira e bactérias podem flutuar livremente no ar. Para resolver o problema, talvez seja necessário analisar a purificação do ar.

Prós e contras de um ar condicionado central


Existem prós e contras em empregar um ar condicionado central para resfriar sua casa que precisa ser avaliado antes de comprar.
Prós do ar condicionado central Contras do Ar Condicionado Central
Eles são ideais para casas maiores Necessidade de dutos extensos
Ar limpo e ventilado circula pela sua casa O duto requer alta manutenção
Eles não atrapalham a estética da sua casa Altos custos operacionais
Custos iniciais mais baixos  

Prós dos condicionadores de ar centrais


Algumas das principais vantagens comumente associadas a um ar condicionado central são:

Eles são ideais para casas maiores


Ao contrário dos mini-splits, os condicionadores de ar centrais são feitos para atender às demandas de residências maiores. Essas unidades são ótimas para manter áreas maiores frescas e confortáveis, mesmo durante os meses mais quentes do ano.

Ar limpo e ventilado circula em sua casa


Um ar condicionado central não apenas regula a temperatura e a umidade, mas também pode ajudar na ventilação da casa. Um condicionador de ar de duto central usa aberturas para garantir a circulação de ar adequada em sua casa. As aberturas de retorno sugam o ar não filtrado de sua casa. Esse ar é então filtrado e os alérgenos são removidos. As aberturas de alimentação fornecem o ar limpo para sua casa. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ar, o que significa que existem menos poluentes em sua casa.

Eles não atrapalham a estética da sua casa


A unidade interna de um AC central geralmente está fora de vista, escondida no porão ou em uma garagem. O ar quente/frio é distribuído através de aberturas em cada quarto, mas eles são imperceptíveis e não atrapalham o interior da sua casa. A unidade externa pode ser feia em seu quintal, mas você sempre pode escondê-la de forma criativa.

Custo inicial mais baixo


O custo é um fator importante ao comparar sistemas de ar central e mini-split. O custo inicial do ar central é 30% menor do que os sistemas mini-split menos a instalação de dutos. Se você já tem dutos em sua casa, então é uma opção de aquecimento/resfriamento acessível.

Desvantagens do Ar Condicionado Central


Algumas das principais desvantagens a serem consideradas antes de tomar uma decisão final:

Necessidade de dutos extensos


Se você já tem dutos em sua casa, instalar um ar condicionado central não deve ser um problema. No entanto, se você for instalar dutos pela primeira vez, será um processo de renovação significativo para sua casa que exigirá a abertura de paredes. Também será bastante caro, portanto, lembre-se disso antes de optar por essa opção. Além disso, adaptar uma casa para acomodar dutos pode ser muito caro.

O duto requer alta manutenção


A longa tubulação do ar condicionado central requer manutenção frequente, o que pode ser um incômodo. Você tem que pagar para vedar vazamentos, limpar dutos e adicionar isolamento. Ignorar os ajustes de rotina também pode levar a reparos caros.

Custos operacionais elevados


O ar viaja por extensos dutos antes de finalmente chegar à sua casa. A perda de energia associada aos dutos é responsável pelo alto consumo de energia, aumentando as contas de eletricidade. A perda pode aumentar se os dutos não forem adequadamente isolados.

Além disso, um ar condicionado central aquece/esfria uniformemente toda a sua casa, mas pode ser uma desvantagem se você não estiver usando todos os cômodos ao mesmo tempo. Usar um ar condicionado central quando você quer apenas resfriar/aquecer um ou dois cômodos pode levar a um aumento dramático em suas contas. Você pode considerar o zoneamento HVAC para tirar o máximo proveito dessa situação e manter suas contas baixas.

Como tornar os condicionadores de ar mini-split e centrais inteligentes?


Se você deseja resfriamento ou aquecimento automatizado em seus mini-splits simples, tudo o que você precisa fazer é comprar controladores CA inteligentes, como Cielo Breez Eco ou Cielo Breez Plus. Para tornar seu ar condicionado central inteligente, você tem a opção de instalar termostatos inteligentes.

Esses dispositivos podem tornar seus condicionadores de ar burros inteligentes. Ao conectar os dispositivos ao seu AC, você poderá utilizar recursos inteligentes, como configurar horários de acordo com a previsão do tempo, geofencing, obter relatórios de uso e muito mais. Com a automação, você também economiza nos custos de eletricidade. Você pode gerenciar todas as suas configurações de AC usando seu smartphone de qualquer lugar do mundo. Quão legal é isso?!

Mini-Split x Ar condicionado central:como decidir qual é o melhor para você?


Ao escolher entre mini-split versus ar central, o melhor tipo para você depende de vários fatores que precisam ser pesados ​​antes de chegar a uma conclusão. Aqui estão algumas considerações que você reconhece muito:

1. Suas necessidades de resfriamento ou aquecimento variam?


Acontece que certos membros de sua família preferem temperaturas muito frias, enquanto outros gostariam de manter a temperatura um pouco mais alta? Você tem muitos cômodos em sua casa ou seções que exigem temperaturas de resfriamento variadas?

Com um AC mini-split, você pode instalar várias unidades internas e controlar a temperatura de cada ambiente separadamente, com muita facilidade.

No que diz respeito aos condicionadores de ar centrais, você pode criar zonas para ter temperaturas diferentes na mesma casa. Você terá que instalar amortecedores em seu sistema para criar zonas. Mas os amortecedores são instalados dentro dos dutos, o que significa que você precisa abrir a parede ou o teto para instalá-los, o que dá muito trabalho.

Se procura uma solução fácil e não invasiva para a sua casa, opte pelos sistemas mini-split.

2. Qual é o tamanho da sua casa?


Mini-splits nem sempre são ótimos para casas muito grandes, mas estão à altura da tarefa! Considere que quanto mais quartos você tiver, mais unidades precisará, aumentando seus custos. Mas se você precisar resfriar esses cômodos apenas em determinados dias e horários, os mini-splits podem ser uma boa opção. Se eles exigirem resfriamento uniforme, você pode considerar o ar condicionado central para sua casa grande.

Para que um mini-split funcione de forma eficaz, ele precisa ser instalado em uma área que tenha um tamanho perfeito para ele. Our guide on air conditioner sizing will help you learn more.

3. Do You Require Heating in Addition to Cooling?


If you require cooling/heating packed in one unit, mini-split heat pumps are the solution. They operate the same way in winters; all you need to do is switch on the heat mode. If you have any confusion about running a ductless system in winters, read this article to learn more.

If you live in an area that gets extremely cold in winters and requires robust heating, heat pumps will not be able to provide adequate heating.

You can heat your house using a central AC, but you would require a separate furnace for that, which can be costly. 

4. Would Noise Be an Issue for You?


With central air conditioners, you will hear loud noise reverberating through the ductwork when the unit is turned on. Ducts produce noises due to vibrations when air passes through them.

Mini-split does not have ducts, so the noise associated with them is eliminated. Modern mini-splits tend to be much quieter, so if you think noise can be an issue for you, consider choosing this type of air conditioner.

5. Can An Indoor Unit Affect Your Interior Decor?


Mini-splits have large indoor units that can be unattractive for some people. On the other hand, central air conditioners are mostly hidden from the inside of your home; they only have vents that can go unnoticed. They have outdoor units, just like the mini-splits that you can camouflage using different techniques.

If you can’t bear the look of mini-splits inside your room, consider leaning toward the central AC.

6. Energy Efficiency


In an HVAC world, efficiency is determined by EER/SEER rating systems. The higher the rating, the more efficient the unit.

The modern central ACs with a SEER 13 rating are considered standard efficiency units. The average SEER rating is between 15 and 18. The maximum efficiency rating is in mid 20s.

Of all the air conditioner types, mini-splits offer the highest SEER rating. The most efficient models have a SEER rating in 30s.

So, if you are looking for a unit that will consume less energy and does not burn a hole in your pocket with hefty bills, consider going for a mini-split system.



In the mini-split vs. central air debate, which system is a perfect fit for you depends on factors like your home’s cooling/heating needs and your budget. Keeping in mind all the above-stated points, you can choose the right air conditioner that will provide the optimum level of efficiency for your home.