O COVID-19 resultou em uma mudança notável na maneira como as organizações trabalham. Um número crescente de empresas agora está optando por deixar sua força de trabalho ficar em casa e trabalhar remotamente.
Parece que todos nós estaríamos seguindo essa tendência até que a pandemia nos despedisse de vez, mas ei, não estamos reclamando! É como ir da cama para uma mesa no mesmo quarto – sem deslocamento ou problemas para acordar cedo.
Trabalhar em casa é uma ideia tentadora para alguns, e muito conveniente para várias pessoas. Não importa onde você esteja, ou seja, escritório ou casa, é tudo sobre o ambiente que o deixa no seu melhor produtivo. O ambiente interno é um fator significativo que não deve ser negligenciado ao discutir as condições perfeitas de trabalho em casa.
Enquanto você está pensando na melhor cadeira de escritório, estação de trabalho ou local de estar para o seu trabalho em casa, variáveis como temperatura, umidade e qualidade do ar interno também devem fazer parte da equação. Por quê? Essas variáveis se combinam para torná-lo tão brilhante e enérgico quanto uma borboleta ou tão preguiçoso quanto uma preguiça.
A temperatura ideal, os níveis de umidade e a qualidade do ar interno para você ficar na ponta dos pés!
Vamos ver como esses fatores afetam sua rotina de trabalho em casa e o que você pode fazer para aumentar a produtividade do seu trabalho em casa.
Como a temperatura afeta a produtividade?
Você pode ter lutado com a temperatura ideal no escritório; não é nada novo. Alguns gostam de frio, enquanto outros gostam de quente, e essa batalha continua ao longo do dia. As brincadeiras sobre a temperatura continuam acontecendo enquanto o ar condicionado está sendo ligado e desligado várias vezes ao dia.
Enquanto trabalha em casa, você deve ter percebido que a temperatura correta não é tudo sobre conforto – é sobre seu desempenho, humor e saúde também. A temperatura tem um efeito significativo no seu humor e produtividade; pode torná-lo brilhante e fresco ou torná-lo lento. Também pode afetar a forma como você executa tarefas específicas; temperaturas quentes, por exemplo, são melhores para tarefas criativas, temperaturas no espectro mais frio tendem a ajudar no foco ao realizar tarefas monótonas e temperaturas acima de 86 F não são adequadas para realizar cálculos matemáticos.
Sem dúvida, a temperatura perfeita ajuda a definir seu humor, e há uma boa chance de que sua produtividade diminua se a temperatura não for ideal, especialmente em torno de sua mesa WFH. Portanto, é vital manter uma temperatura perfeita para aumentar a produtividade do WFH.
Temperatura ideal para WFH e como mantê-la?
Vários estudos mostraram que a produtividade é maior quando a temperatura varia de 69,8 graus a 71,6 graus Fahrenheit. A maior produtividade é observada em 71,6 graus Fahrenheit.
Saber a temperatura ideal para aumentar a produtividade é apenas uma parte da história. O outro é alcançá-lo e depois mantê-lo. É aqui que você precisa buscar ajuda da tecnologia e facilitar sua vida.
Dispositivos inteligentes de aquecimento e resfriamento, como controladores inteligentes de CA e termostatos inteligentes, podem manter a temperatura desejada para você por meio de acionadores de temperatura inteligentes. Alguns modos podem ajudá-lo a definir o limite superior e inferior da temperatura desejada em seu ambiente. Você também pode especificar os modos de operação, velocidades do ventilador e muito mais.
Outra maneira de se refrescar é usar um ventilador de teto. Um ventilador de teto é uma opção econômica de resfriamento, que pode reduzir a temperatura em alguns graus sem custos extras de energia. Uma coisa que você precisa ter em mente é que os ventiladores não introduzem ar frio na sala, como um ar condicionado. Pelo contrário, eles circulam o ar já presente, resultando em um efeito de resfriamento no corpo. Se a temperatura externa estiver muito alta, apenas um ventilador de teto não será suficiente para resfriá-lo.
Você pode até fazer uso de persianas para manter temperaturas perfeitas. Se você sentir frio e o sol estiver brilhando lá fora, abra as persianas ou cortinas e aproveite ao máximo o calor da luz do sol. O oposto pode ser feito se você estiver se sentindo quente. Feche as persianas e você notará imediatamente uma queda na temperatura.
Como a umidade pode afetar a produtividade do seu trabalho em casa?
Ao discutir ambientes internos, as conversas se concentram principalmente em temperatura e luz solar. Mas uma variável muitas vezes negligenciada, mas significativamente importante, é a umidade interna. Pode ter um efeito significativo no seu humor e, consequentemente, na sua produtividade no trabalho. Os fatores que afetam a produtividade do trabalho em casa precisam ser atendidos para serem mais produtivos e eficientes!
Uma temperatura muito quente ou muito fria só fará com que você se sinta desconfortável. Por outro lado, a alta umidade o deixará preguiçoso e sonolento e, claro, suado. Aumento da transpiração, congestão, dificuldade em respirar, enxaquecas e até alucinações também acompanham os altos níveis de umidade. Pelo contrário, a baixa umidade pode causar problemas de pele e ressecamento, que são igualmente perturbadores. Problemas respiratórios também são frequentemente encontrados, especialmente naqueles com sinusite.
Níveis de umidade ideais para produtividade do trabalho em casa
Tal como acontece com outros fatores ambientais, não há um valor absoluto para os níveis perfeitos de umidade interna. A zona de conforto para a umidade é subjetiva, mas foi encontrada entre 30 e 50%. Esse número também pode variar com as estações do ano, com um nível de umidade mais alto geralmente preferido nos invernos. Esses níveis podem ter um impacto na produtividade do seu trabalho em casa.
Abaixo estão algumas das maneiras que podem ajudá-lo a manter os níveis ideais de umidade. Vamos passar por cima deles!
- Use umidificadores ou desumidificadores para aumentar ou diminuir a umidade.
- Use controladores de CA inteligentes para medir e manter os níveis de umidade através do ar condicionado, usando acionadores de umidade inteligentes.
- Mantenha a sala bem ventilada se houver uma fonte de calor na sala, como uma lareira aberta ou durante o verão. Os exaustores podem ser usados para essa finalidade.
Como a qualidade do ar interno afeta a produtividade?
Um componente de HVAC muitas vezes negligenciado, a qualidade do ar interno, pode afetar significativamente os níveis de produtividade do trabalho em casa. A má qualidade do ar pode estar presente na forma de um grande número de gases nocivos, como dióxido de carbono e dióxido de nitrogênio, contaminantes biológicos como mofo, bactérias, pólen ou poluentes químicos de produtos de limpeza.
Uma combinação desses poluentes pode interferir na sua capacidade de foco e concentração, resultando em uma queda acentuada na produtividade. Afinal, você não quer tossir e espirrar o dia todo, nem quer sentir a cabeça pesada durante o horário de trabalho.
Qualidade de ar interna ideal para produtividade no trabalho em casa
Não existe uma escala definida que possa dizer sobre a qualidade do ar interno. Um sensor de qualidade do ar interno monitora diferentes parâmetros do ar, como níveis de CO, níveis de oxigênio e outros, apresentando uma imagem mais ampla da qualidade do ar da sua casa.
Níveis perfeitos de qualidade do ar interno podem ser uma grande ajuda para aumentar a produtividade do trabalho em casa. Vejamos alguns passos que você pode tomar para garantir um ambiente saudável em seu home office.
- Mantenha a sala bem ventilada. Abra a porta ligeiramente ou mantenha seu sistema HVAC funcionando no modo de ventilador constantemente. A ventilação pode diluir a concentração de poluentes na sala, reduzindo significativamente seu efeito.
- Limpe seus dutos de climatização de mofo ou algas que possam ter crescido no interior.
- Pense no seu quarto com um pano limpo e levemente úmido para remover partículas suspensas no ar que possam ter se depositado em seus móveis.
- Verifique regularmente seus filtros AC e limpe-os, se necessário.
- As plantas de interior são indispensáveis para melhorar a qualidade do ar. Use os recomendados pela NASA que removem toxinas de sua casa e aumentam a qualidade do ar.
- Adquira um sensor de qualidade do ar interno e meça regularmente os níveis de CO ou NO, especialmente se você tiver uma lareira na sala.
Automatize os controles de temperatura e umidade!
Para concluir, a temperatura, a umidade e a qualidade do ar interno têm um impacto significativo no seu desempenho. Eles podem aumentar ou diminuir seus níveis de produtividade trabalhando em casa, e é essencial mantê-los sob controle.
Para manter a faixa de temperatura ou os níveis de umidade, você pode usar controladores CA inteligentes. Os controladores inteligentes AC da Cielo Breez vêm com o Comfy Mode, que permite definir a faixa de temperatura e umidade de acordo com suas preferências sem precisar alterar as configurações constantemente.
Ao seguir essas dicas simples, você pode aumentar significativamente a produtividade do seu trabalho e garantir que está fazendo seu trabalho no prazo, com mais eficiência e sem problemas!