>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Umidificador ou desumidificador:qual é a melhor opção para suas necessidades?


Com dificuldades para decidir se você precisa de um umidificador ou de um desumidificador? Os termos podem ficar um pouco confusos, mas estamos aqui para esclarecer a diferença.

Continue lendo para descobrir a diferença entre umidificador e desumidificadores, como eles funcionam, seus vários tipos disponíveis e qual é o mais adequado para suas necessidades e clima.

Umidificador e desumidificador:qual é a diferença?


Se você está cansado de ouvir sobre umidificadores e desumidificadores em conversas aleatórias porque luta para encontrar a diferença entre eles, este artigo é para você.

Tanto um umidificador quanto um desumidificador são usados ​​para manter os níveis de umidade dentro dos ambientes. Enquanto um umidificador aumenta a umidade, um desumidificador diminui o nível de umidade. Os níveis ideais de umidade interna variam entre 30% e 50%, mas isso pode variar.

Vamos cavar fundo e ver qual é a diferença real entre os dois dispositivos.

O que é um umidificador?


Um umidificador é um dispositivo que adiciona umidade ao ar seco emitindo vapor de água ou vapor. Ajuda a evitar problemas relacionados aos níveis mais baixos de umidade, como garganta seca, lábios, nariz e pele, aumentando a umidade do ar ao redor.

Todos os umidificadores funcionam em um padrão básico. Um sensor colocado dentro do dispositivo detecta o nível de umidade do seu quarto. Se a umidade for baixa, um umidificador será ligado. A água de seu reservatório é evaporada no ar seco para elevar os níveis de umidade.

Tipos de umidificadores


Os umidificadores têm tipos diferentes que funcionam de maneira um pouco diferente quando comparados entre si. Vamos dar uma olhada em diferentes tipos de umidificadores e como eles funcionam.

1. Umidificadores centrais


Umidificadores centrais ou umidificadores de toda a casa são conectados ao sistema de aquecimento ou resfriamento da sua casa e diretamente ligados ao encanamento da casa. Embora seja a opção mais cara de todos os tipos, ela foi projetada para umidificar toda a sua casa. Em vez de umidificar uma sala específica, eles mantêm os níveis de umidade de toda a sua casa.

2. Evaporadores


Você já notou que o nível da água em um copo descoberto cai após um certo período? Um umidificador evaporativo funciona com o mesmo princípio, ou seja, evaporação. É composto por um filtro de pavio e um ventilador. O pavio é uma malha feita com papel, pano ou espuma que age como uma esponja. Ele retira a água do fundo, onde está localizado o reservatório de água, e a leva até a extremidade superior, onde está o ventilador. É então evaporado no ar passando vapor de ar através da fonte úmida para elevar o nível de umidade. Eles também são conhecidos como umidificadores de névoa fria.

Esse tipo de umidificador autorregula o processo, pois quanto maior o nível de umidade do ambiente, mais difícil é a evaporação da água.

O filtro de pavio precisa ser trocado regularmente, pois coleta minerais e outras substâncias da água antes que ela evapore.

É um tipo amplamente popular de umidificador que vem em várias formas e tamanhos.

3. Umidificadores ultrassônicos


Um umidificador ultrassônico consiste em um diafragma que vibra em uma frequência muito alta. Ele vibra em uma frequência ultrassônica, ou seja, acima do alcance da audição humana. Eles também são chamados de umidificadores de névoa fria, pois não há calor envolvido para introduzir gotículas de água no ar. Eles introduzem uma névoa fria para aumentar a umidade interna.

Ao contrário dos umidificadores evaporativos, os umidificadores ultrassônicos liberam gotículas de água no ar por meio de vibração. As gotículas são minúsculas e leves para ficarem suspensas no ar por algum tempo.

A EPA recomenda o uso de água destilada em umidificadores ultrassônicos porque as gotículas de água podem transportar minerais nocivos presentes na água da torneira e existe o risco de alguém inalá-los.

Eles são pequenos e compactos, portanto, adequados para áreas pequenas e restritas.

4. Umidificadores de vapor


Umidificadores de vapor ou também conhecidos como vaporizadores ou umidificadores de névoa quente, use calor para umidificar qualquer área. Estes consistem em um elemento de aquecimento e um reservatório de água. A água é fervida e o vapor formado como resultado é liberado no ar. Este vapor aumenta o nível de umidade da área.

Como outros umidificadores, eles também possuem um dispositivo sensor chamado umidistato para medir a umidade do ar ao redor. Quando as leituras de umidade são inferiores às configurações desejadas, ele envia um sinal ligando e vice-versa.

Eles são a opção mais barata disponível no mercado. No entanto, você não deve obtê-lo para o quarto do seu filho, pois o vapor é muito quente e pode queimar se entrar em contato direto com a pele.

5. Umidificadores do rotor


Os umidificadores de impulsor usam um prato giratório com aletas em forma de pente que transportam água e são quebradas em pequenas gotículas à medida que passam por uma tela de malha. Essas minúsculas gotículas de água são então liberadas diretamente no ar para aumentar a umidade. Você vê uma névoa fria saindo do dispositivo se espalhando pelo seu quarto.

Esse tipo de umidificador é menos popular porque é menos eficiente e um pouco barulhento.

O que faz um desumidificador?


Um dispositivo que elimina o excesso de umidade do ar, diminuindo o nível de umidade do ar circundante, é chamado de desumidificador. A remoção da quantidade extra de vapores de água alivia os sintomas da alergia, impedindo o crescimento de gatilhos como mofo, bactérias e ácaros.

Um desumidificador usa um sistema baseado em refrigerador ou aquecedor e uma bobina para extrair a umidade em termos mais simples. O ar úmido é puxado para dentro do dispositivo através de um ventilador. Em seguida, é executado através de uma serpentina de refrigerante que o resfria e condensa a umidade dele. O resultado é ar frio e seco.

Este ar frio e seco é então executado através de uma serpentina à base de calor para trazê-lo à temperatura do seu quarto. Este ar é então liberado de volta para o seu quarto através de um duto usando um ventilador.

Tipos de desumidificadores


Semelhante aos umidificadores, os desumidificadores também vêm em vários tipos. Seu funcionamento também difere um do outro. Vamos dar uma olhada neles um por um abaixo.

1. Desumidificadores para toda a casa


Se você enfrenta muitos problemas de umidade em sua área, essa pode ser a solução para seus problemas relacionados à umidade. Em uma área de alta umidade, você provavelmente precisaria manter a umidade de toda a sua casa. Para isso, comprar um desumidificador separado para todos os cômodos seria caro e exigiria mais esforço.

Os desumidificadores centrais, por outro lado, estão conectados ao seu sistema de aquecimento e resfriamento. Se você já tiver dutos instalados em sua casa, eles serão instalados usando esses dutos.

No entanto, devido à sua grande capacidade de desumidificação, eles são caros. Portanto, você deve avaliar a necessidade de desumidificação antes de colocar as mãos em um desumidificador para toda a casa.

2. Desumidificadores dessecantes


Um desumidificador dessecante usa uma substância química para retirar o excesso de umidade do ar. Possui uma roda dessecante que puxa o ar da sala para o dispositivo. A roda dessecante tem gel de sílica para manter o ar seco. Quase 75% do ar que entra no dispositivo sai depois de ser processado como ar quente e seco. Os 25% restantes do ar são usados ​​como ar de reativação. Este ar é aquecido a temperaturas muito altas usando boosters de calor para extrair a umidade do gel de sílica e mantê-lo por mais tempo.

Este tipo de desumidificador não possui reservatório de água, pois não utiliza o processo de condensação para remover a umidade. O ar reativado úmido é o subproduto e é liberado para fora da sala ou edifício através de uma saída de ar.

Grandes tamanhos de desumidificadores dessecantes também possuem um gerador que pode funcionar com combustível e pode se beneficiar em caso de flutuações de energia.

3. Desumidificadores Termoelétricos


Os desumidificadores termoelétricos puxam o ar úmido através de um ventilador e o passam por um dissipador de calor frio. O ar se condensa passando pela superfície fria. A água se acumula através do processo de condensação e depois é coletada no reservatório de água. O ar seco é liberado de volta para o seu quarto.

4. Desumidificadores de bobina refrigerada


Os desumidificadores de bobina refrigerada também são conhecidos como desumidificadores de compressor. O processo é semelhante ao funcionamento da sua geladeira. Eles usam um compressor embutido em oposição aos desumidificadores termoelétricos.

O ar quente entra no dispositivo usando um ventilador. Ele passa por bobinas frias iniciando o processo de condensação. A água produzida como resultado escorre para o reservatório de água. O ar seco reaquece e é liberado de volta para o seu quarto.

Por que é importante manter a umidade interna?


Níveis extremos de umidade em sua casa podem se tornar uma causa de grande desconforto para você e sua família. Mesmo que você faça de tudo para manter a temperatura ambiente ideal, ainda pode não se sentir confortável porque a umidade da sua casa não está adequada. Os níveis de umidade altos e baixos podem se tornar uma causa de desidratação, pois interrompem o mecanismo de resfriamento do seu corpo, ou seja, a transpiração.

Além disso, vários problemas relacionados à saúde estão relacionados a baixos níveis de umidade. Se sua casa tem muito material de madeira usado em sua construção, a umidade ruim pode até prejudicar as perspectivas da sua casa. Leia nosso guia para alcançar os níveis ideais de umidade doméstica.

Problemas que indicam a necessidade de um umidificador ou desumidificador


Você pode estar se perguntando por que precisa de um dispositivo para controlar a umidade do ar em primeiro lugar. Bem, para responder à sua pergunta, a seguir estão alguns dos problemas relacionados a altos e baixos níveis de umidade.
Problemas relacionados à alta umidade Problemas relacionados à baixa umidade
Alta umidade nos quartos pode se tornar uma fonte significativa de condensação nas paredes e móveis. O acúmulo de eletricidade estática devido à baixa umidade pode interferir no funcionamento adequado de seus eletrônicos.
Mofo, bactérias e ácaros se multiplicam em áreas muito úmidas. Sua pele e lábios podem ficar extremamente secos em áreas com pouca umidade.
Alta umidade também pode causar mau cheiro de podre ou mofo em seu quarto devido ao crescimento de mofo e outros organismos nocivos. Os sintomas de pessoas que já sofrem de eczema e dermatite podem piorar.
Alta umidade pode desencadear alergias e causar problemas respiratórios se não for tratada em tempo hábil. O ar seco pode causar irritação enquanto você respira.
Snacks como cereais e batatas fritas podem rapidamente ficar obsoletos em altos níveis de umidade. Os olhos ficam secos devido à alta evaporação das lágrimas dos olhos.
Suas roupas levarão mais tempo para secar e podem nem secar direito. Os livros em sua casa podem ficar secos e quebradiços, fazendo com que percam a forma.

Você precisa de um umidificador ou de um desumidificador?


A umidade interna ideal varia entre 30% e 50%. Antes de comprar um umidificador ou desumidificador, você deve primeiro verificar os níveis de umidade dentro de sua casa. Monitore esses níveis por pelo menos uma semana para obter uma imagem exata. Se os números estiverem próximos ou abaixo de 30, você deve comprar um umidificador. Se os números atingirem 50 ou mais, você precisará comprar um desumidificador. Geralmente, no verão, os níveis de umidade são altos e, no inverno, caem baixos. Daí o clima também desempenha um fator importante na decisão final.

Emparelhar seu umidificador ou desumidificador com um dispositivo inteligente é preferível para controlar sua unidade usando seu telefone e manter automaticamente os níveis ideais de umidade. Controladores inteligentes como Cielo Breez podem funcionar com ambos, desde que venham com um controle remoto baseado em IR.

Você pode usar um ar condicionado em vez de um desumidificador/umidificador?


A principal função de um condicionador de ar é introduzir ar frio na sala e remover o ar quente. Uma bomba de calor reversível também pode fazer o oposto, ou seja, fornece aquecimento ou resfriamento. Durante o processo de remoção do ar quente, um ar condicionado pode reduzir ligeiramente a umidade interna. Mas sua capacidade de reduzir a umidade é muito menor do que um desumidificador. Leia nosso blog para saber mais sobre ar condicionado versus desumidificador.

Quando se trata de umidificar o ar, um ar condicionado não pode fazê-lo, pois está resfriando o ar removendo a umidade.

No entanto, se você não quiser investir em um umidificador ou desumidificador, é melhor usar um controlador de CA inteligente com seu ar condicionado. Com Cielo Breez, você pode controlar seu ar condicionado com base nos níveis de umidade dentro de sua casa. Você pode usar o Modo Confortável para definir os níveis de umidade desejados e o ar condicionado funcionará para manter suas configurações preferidas. Esta é uma excelente opção se você não enfrentar problemas graves de umidade.

Depois de ler este artigo, esperamos que a confusão entre um umidificador e um desumidificador tenha ficado clara e você esteja pronto para decidir a melhor opção para sua casa.