Proprietários de residências e usuários comerciais estão em constante busca para melhorar a eficiência de seus sistemas HVAC. Existem várias formas de o conseguir, sendo uma delas a introdução de zonas no seu espaço interior através de um amortecedor AVAC.
Com as zonas, você pode controlar a quantidade de fluxo de ar que entra em uma área específica de sua casa ou escritório e evitar que áreas desocupadas sejam resfriadas ou aquecidas. Isso faz maravilhas para economizar seus custos de energia, mantendo os mesmos níveis de conforto.
Enquanto algumas pessoas usam apenas aberturas para controlar o fluxo de ar, um HVAC amortecedor é uma opção melhor, especialmente quando se fala em zoneamento.
Mas como o controle do fluxo de ar no zoneamento é realmente alcançado? Vamos descobrir!
Componentes de um sistema de zoneamento HVAC
Um sistema de zoneamento HVAC funciona dividindo seu ar condicionado central em partes menores, com cada peça atendendo uma área específica da casa. Para conseguir isso, certos componentes precisam fazer parte do sistema HVAC. Isso inclui, mas não se limita a, termostatos de zona dupla/termostatos inteligentes, sensores de temperatura e amortecedores.
O termostato é o componente através do qual você pode controlar a temperatura do seu sistema HVAC e outras configurações. Os sensores detectam a temperatura ambiente atual. Muitas vezes, eles são colocados dentro dos próprios termostatos, mas nem sempre é o caso.
A peça final do quebra-cabeça são os amortecedores. Eles bloqueiam o fluxo de ar de entrar pelas aberturas em uma sala onde você não precisa dele.
O que é um amortecedor HVAC?
Pense em um amortecedor HVAC como uma represa. Assim como uma represa bloqueia o fluxo de água a jusante, um amortecedor impede que o ar atravesse quando fechado.
Um amortecedor HVAC, também conhecido como amortecedor de duto, é uma ferramenta usada para regular o fluxo de ar dentro de sua casa. É uma placa móvel localizada a cerca de 4-6 pés do tronco do duto principal.
Os amortecedores HVAC são um componente essencial do seu sistema de zoneamento. Eles atuam como válvulas nos dutos e decidem qual parte da sua casa requer a quantidade de ar aquecido/resfriado para atingir suas configurações preferidas. Em termos mais simples, dá-lhe controlo sobre a quantidade de ar condicionado distribuído pela sua casa.
No entanto, eles não devem ser confundidos com os respiradouros instalados nas paredes ou pisos. Embora as aberturas também sejam usadas para controlar o fluxo de ar, elas não são tão eficientes quanto os amortecedores HVAC. As aberturas bloqueiam a entrada de ar na sala, mas ainda está presente no comprimento do duto. Por outro lado, os amortecedores HVAC estão localizados perto da abertura do tubo de distribuição de ar e também podem bloquear a entrada de ar nos dutos.
Tipos de amortecedores HVAC
Os amortecedores HVAC vêm em diferentes formas, tamanhos e propósitos. Eles também diferem em como podem ser controlados, ou seja, manualmente ou automaticamente.
- Amortecedor manual AVAC precisam ser controlados usando as válvulas localizadas fora dos dutos. Você precisa movê-lo manualmente para cima ou para baixo para abrir ou fechar um amortecedor específico. Eles são de baixa manutenção, mas não são tão precisos quanto os amortecedores automáticos.
- Amortecedor automático AVAC, por outro lado, use um motor para abrir/fechar as válvulas e placas. Eles são convenientes, pois podem ser controlados remotamente. Além disso, eles são capazes de se autorregular quando o clima está mudando.
Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de amortecedores HVAC:
· Amortecedores Butterfly Flat Dish
Os amortecedores de prato plano borboleta consistem em uma lâmina redonda em uma dobradiça central e uma vedação. A lâmina controla o fluxo de ar quando alinhada corretamente com os dutos. A vedação é usada para conectar as bordas das lâminas com a circunferência do duto para isolar qualquer material de entrar no duto.
Esse tipo de amortecedor de duto é uma escolha eficiente para prevenção de incêndio, pois é capaz de impedir a retrotração restringindo o fluxo de ar em uma única direção.
Eles funcionam melhor com dutos redondos.
· Amortecedores de lâmina
O componente básico dos amortecedores de lâmina são placas de metal. Eles regulam o fluxo de ar através dos dutos ou mesmo chaminés.
Os amortecedores de lâminas são de dois tipos, ou seja, amortecedores de lâminas paralelas e amortecedores de lâminas opostas.
Amortecedores de lâminas paralelas têm lâminas que se movem paralelas umas às outras. Por outro lado,
amortecedores de lâminas opostas mover-se na direção oposta. Ambos os tipos têm um desempenho muito diferente em comparação um com o outro.
Os amortecedores de lâminas paralelas são a melhor opção para manter o fluxo de ar. Por outro lado, amortecedores de lâminas opostas são melhores para direcionar o fluxo de ar.
Sua capacidade de vedação é superior a outros tipos de amortecedores e também produz menos ruído.
· Amortecedores de guilhotina
Onde quer que o isolamento positivo seja necessário, você pode usar um amortecedor de guilhotina. Isto é devido à sua melhor capacidade de vedação. Eles podem ser usados temporariamente durante a manutenção do seu sistema HVAC para regular o fluxo de ar em um sistema de dutos de zoneamento.
· Amortecedores de persianas
Os amortecedores de persianas são os amortecedores de dutos mais usados em sistemas HVAC. A razão é sua qualidade para caber em qualquer tamanho de duto. Eles consistem em lâminas planas em dobradiças e possuem fortes propriedades de bloqueio de ar.
· Amortecedores de palhetas de entrada
Os amortecedores de palhetas de entrada são usados em aparelhos onde o desligamento do ventilador também é necessário, além do controle de volume para fluxo de ar regulado. Os amortecedores de palhetas de entrada também podem ser chamados de palhetas de entrada variável ou controles de palhetas internas. O ar é pré-girado na direção em que o ventilador está girando para reduzir sua carga, diminuindo a pressão e o fluxo de ar, diminuindo o consumo de energia. Os amortecedores de palhetas de entrada também podem reduzir os custos de energia a longo prazo.
Ajuste dos amortecedores
Ter amortecedores em sua casa é apenas uma parte, a outra é gerenciá-los de forma eficaz. Você deseja manter seu amortecedor aberto ou fechado de acordo com as necessidades sazonais de aquecimento ou resfriamento. Vamos ver como fazer isso.
Antes de começarmos, observe que isso serve como guia para amortecedores manuais. Nos casos em que você possui um sistema de zoneamento automatizado, não precisa executar essas etapas, pois o sistema HVAC as fará para você.
Para começar, primeiro, encontre o próprio amortecedor do duto. Pode ser bastante complicado, no entanto. As casas mais antigas podem ter o acesso ao amortecedor bloqueado com paredes ou pintura, dificultando a identificação. Nos casos em que é bloqueado por drywall, você não tem a opção de usar as aberturas para zonear seu HVAC, a menos que queira quebrar sua parede. Normalmente, porém, há um painel de acesso à vista de todos e idealmente rotulado para que você saiba que o amortecedor é para qual sala.
Para ajustar um amortecedor HVAC, tudo o que você precisa fazer é girar uma alavanca, como uma torneira de água. Você também pode ajustar o amortecedor para que fique apenas meio aberto. Tenha cuidado, porém, e assegure-se de que você está ajustando o amortecedor pretendido e não de outra sala. Going ahead and closing all the dampers one by one and then opening them and labeling them will go a long way in solving this confusion.
Let’s see a case where adjusting the dampers can be useful for your comfort. We all know that cold air sinks and hot air rises, making the lower floors of a homestay cooler. In the summer months, you can close the dampers for the lower floors and enable airflow to the upper portion only. The cold air will then naturally flow downwards. The opposite is true for summers, where you can close the dampers for the upper floor, and warm air will rise from the bottom up.
Advantages of HVAC Dampers
HVAC dampers play a significant role in controlling the overall temperature of your home. They can be extremely beneficial if you have a large number of family members and multiple rooms to condition in your home. Using dampers, you’ll be able to control the temperature of a single room while running your HVAC system on one temperature setting. For instance, you can change your bedroom’s temperature without disturbing your home’s overall temperature using a damper.
Another benefit that they offer is the reduction in
energy consumption . When you’re regulating or restricting the airflow, your HVAC system would be consuming less energy to run. As a result, you can reduce your spending on air conditioning costs in the long run.
We hope after reading this article, you’ve learned the importance of HVAC dampers and can now make a better choice while opting for one in your next
HVAC upgrade !