As unidades de HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) tornaram-se uma necessidade com mudanças climáticas extremas em todo o mundo. Seja sua casa ou seu escritório, um aparelho de ar condicionado é o que faz você navegar em um dia quente ou frio.
Decidir qual unidade de climatização residencial comprar para sua casa pode ser uma decisão difícil, considerando o tamanho da sua casa e as diferentes necessidades dos membros de sua família. Se você tem uma casa muito grande, você pode pensar em comprar uma unidade comercial? Mas esse não é o caso!
Embora possa parecer lógico obter uma unidade maior para uma casa grande, as unidades comerciais não são adequadas para uso residencial.
Para tirar você dessa confusão, vamos ajudá-lo a escolher o tipo certo de unidade HVAC residencial e dizer como ela é diferente de uma unidade comercial.
O que é HVAC residencial?
Uma unidade HVAC residencial é um equipamento que você instala em suas casas para manter a temperatura interna.
Os sistemas HVAC residenciais geralmente consistem em duas unidades separadas. Um é o evaporador interno e o outro é o compressor externo. As unidades de HVAC residenciais têm um sistema de refrigeração de circuito fechado. Este refrigerante é a força que fornece ar condicionado dentro de sua casa circulando continuamente entre o evaporador e o condensador.
Escolhendo o sistema HVAC residencial certo
Existem diferentes tipos de sistemas de climatização residencial disponíveis no mercado. Você pode ficar confuso sobre qual comprar, pois todos eles vêm com seus próprios prós e contras. Vamos dar uma olhada rápida em qual seria a melhor opção e por quê.
Tipo de AC residencial | Quando escolher |
Ar condicionado central | É o tipo mais comum de ar condicionado usado nos EUA. Se você tem uma casa grande e quer resfriar todos os cômodos de uma vez, então é a melhor opção. Os ACs centrais usam grandes dutos espalhados pela casa para fornecer ar condicionado a vários cômodos. |
Mini-divisão sem dutos | Este tipo de AC é melhor se você não quiser o incômodo de dutos em sua casa. Mini-splits vêm em diferentes formas e tamanhos, tornando-os fáceis de encaixar em praticamente qualquer lugar. Eles estão se tornando populares devido à sua eficiência e ao fato de poderem condicionar diferentes salas separadamente, conforme necessário. |
Ar condicionado de janela | Os condicionadores de ar de janela são mais adequados para casas menores. Não ocupam espaço nos pisos e são instalados nas janelas. Se você tiver uma única porção, uma unidade AC de janela grande pode ser usada para condicionar todo o espaço. |
Através do ar condicionado de parede | Semelhante aos ACs de janela, os condicionadores de ar de parede são mais adequados se sua casa não tiver janelas suficientes ou tiver janelas pequenas. Mesmo que tenha janelas, deve optar por um AC de parede se não quiser que a vista seja obstruída; no entanto, esta é uma opção mais permanente. |
Ar Condicionado Portátil | Um ar condicionado portátil é um dispositivo autônomo que pode ser colocado em qualquer lugar além de uma tomada e uma janela. É considerado um dos AC mais convenientes de usar devido à sua fácil mobilidade e posicionamento. |
Ar condicionado de piso | Se você adora a ideia de ter um mini-split, mas as paredes da sua casa são inclinadas ou pequenas para uma unidade montada na parede, então um ar condicionado montado no piso é a sua opção. A unidade interna é instalada apenas seis polegadas acima do piso. Isso também o torna facilmente acessível para verificações de rotina, especialmente ao trocar os filtros de ar. |
Ar condicionado híbrido / bicombustível | Se você está sempre preocupado com suas contas de energia elétrica, escolha um ar-condicionado híbrido ou também conhecido como ar-condicionado bicombustível. O equipamento é uma combinação de um forno a gás e uma fonte de ar elétrica. O sistema alterna automaticamente entre os dois dependendo da temperatura externa. |
Ar condicionado inteligente | Como o nome sugere, os condicionadores de ar inteligentes se conectam ao Wi-Fi, permitindo que eles ofereçam recursos inteligentes aos usuários. Os recursos incluem agendamento semanal, controle de faixa de temperatura, geofencing e muito mais. Você pode controlar seu smart AC usando seu smartphone por meio de um aplicativo. Acesse este link para ver nossas principais escolhas para os melhores condicionadores de ar inteligentes. |
Ar condicionado geotérmico | Os condicionadores de ar geotérmicos aproveitam a temperatura de quatro a seis pés abaixo da terra que permanece consistente durante todo o ano. É um tipo de AC altamente eficiente e também tem uma vida útil mais longa. |
Leia este artigo para saber mais sobre os tipos de ACs e escolher o melhor ar condicionado para sua casa.
8 Diferenças entre sistemas HVAC comerciais e residenciais
Você pode ter ouvido ou lido os termos HVAC comercial e residencial com frequência. Mas você sabe qual é a diferença entre os dois?
Embora ambos trabalhem no mesmo princípio e funcionem para fornecer ar frio ou quente, muitas coisas diferenciam os dois. Vamos dar uma olhada em todos eles abaixo:
1. Tamanho da Unidade HVAC
A diferença mais óbvia entre uma unidade HVAC residencial e comercial é o tamanho. Edifícios comerciais são muito maiores do que edifícios residenciais ou casas. Sua exigência de condicionar uma área também difere significativamente. Assim, as unidades comerciais são muito maiores em tamanho do que os sistemas HVAC domésticos.
Ao comprar uma unidade HVAC residencial, é importante obter o tamanho correto para o seu espaço. Saiba tudo sobre dimensionamento de ar condicionado aqui.
2. Potência Operacional
Quanto maior o sistema, mais energia um sistema consome e produz para atender às necessidades de uma área. Como os sistemas HVAC comerciais são muito maiores, eles são mais poderosos do que as unidades HVAC residenciais. Resultantly, unidades comerciais podem consumir mais energia e produzir muito mais ruído em comparação com unidades HVAC domésticas.
3. Colocação do Sistema
Devido ao seu enorme tamanho, normalmente encontrará unidades comerciais na cobertura do edifício. Você não pode colocá-los ao lado do prédio, pois eles consomem muito espaço. Manter a unidade no telhado também dá aos técnicos espaço suficiente para manutenção regular ou correção de qualquer outro problema.
Por outro lado, para HVAC residencial, o manipulador de ar interno fica dentro, enquanto o compressor geralmente fica fora da casa.
4. Sistema dividido ou sistema empacotado
Em sistemas HVAC comerciais, as unidades de resfriamento e aquecimento estão dentro de uma única unidade. Esta é também uma das razões pelas quais as unidades HVAC comerciais são mais complexas.
Por outro lado, os sistemas HVAC domésticos vêm em duas partes, ou seja, um evaporador interno e um compressor externo.
5. Sistema autônomo ou sistema modular
As unidades comerciais de HVAC são projetadas como um sistema empacotado, mas são desenvolvidas em módulos. Quando há necessidade de alterar ou atualizar o sistema, apenas alguns módulos do sistema devem ser substituídos.
As unidades residenciais de climatização são independentes no sentido de que as unidades internas e externas estão conectadas e precisam trabalhar em correspondência umas com as outras.
6. Drenagem, Ventilação e Exaustão
As unidades comerciais possuem um sistema de drenagem mais complexo e amplo para destinar adequadamente a grande quantidade de condensado produzido como resultado do resfriamento. Em contraste, o HVAC doméstico usa uma bandeja de drenagem colocada do lado de fora para remover a quantidade relativamente pequena de condensado.
O processo de ventilação de ambos os sistemas é semelhante entre si. Eles usam dutos e aberturas para direcionar o fluxo de ar por todo o edifício. A única diferença está no tamanho dos dutos. As unidades comerciais têm dutos de ar muito grandes em contraste com o HVAC residencial.
Para o processo de exaustão, as unidades comerciais podem incluir alguns componentes extras para atender às necessidades de um sistema enorme.
7. Custos de instalação
O custo inicial das unidades HVAC residenciais é muito menor do que as unidades comerciais, pois são menores e menos complexas. Os custos de instalação também têm uma enorme diferença para ambos os tipos. Você precisará juntar várias peças para que as unidades comerciais funcionem, portanto, um aumento nos custos.
8. Manutenção da Unidade HVAC
Devido ao sistema complexo e massivo, as unidades HVAC comerciais requerem manutenção extensiva. Os proprietários de edifícios geralmente contratam um técnico que verifica os diferentes módulos de tempos em tempos. A manutenção de uma unidade comercial também é muito cara.
As unidades residenciais de climatização também requerem manutenção, mas não em uma escala tão grande. Os proprietários também podem realizar a manutenção regular por conta própria, pois as unidades não são tão complexas. Algumas pessoas também contratam profissionais para manutenção de rotina.
Torne qualquer unidade de climatização residencial inteligente
Você pode tornar qualquer ar condicionado inteligente! E sim, mesmo se você tiver um ar condicionado antigo!
Como?
Tudo o que você precisa fazer é emparelhar sua unidade de ar condicionado com dutos ou sem dutos com um termostato inteligente ou um controlador de CA inteligente, respectivamente. Eles equipam você para gerenciar ativamente suas necessidades flexíveis de ar condicionado, ajudando a reduzir seus custos de AC. Recursos inteligentes como o Comfy Mode ajudam você a definir acionadores automatizados para atingir seus níveis ideais de temperatura ou umidade.
Esperamos que este artigo seja útil e agora você conheça e entenda a diferença entre um sistema HVAC comercial e residencial. Agora é a hora de pegar o HVAC residencial mais adequado para você, para que você possa desfrutar de um ambiente interno confortável.