A maior parte do tempo de uma pessoa, ou seja, aproximadamente 90%, é gasto em ambientes fechados, que, acredite ou não, é 2 a 5 vezes mais poluído do que o ar externo!
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 3,8 milhões de pessoas morrem de doenças relacionadas à poluição do ar em ambientes fechados. Portanto, é imperativo que você trabalhe ativamente para remover os poluentes do ar interno e manter uma boa qualidade do ar interno.
A situação não é tão assustadora quanto parece. Como nossas casas são espaços fechados, a concentração de poluentes continua excessiva. Só se tornará um perigo para a saúde se negligenciado por um longo período de tempo e não for cuidado em tempo hábil.
Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber sobre a poluição do ar interno e como eliminá-la, incluindo o papel dos purificadores de ar e condicionadores de ar.
O que é poluição do ar interior?
A poluição do ar interior é uma forma grave de poluição que você não pode ver, mas às vezes pode cheirar ou sentir no ar. É causada pela concentração de substâncias químicas nocivas no ar, que podem levar a alergias, doenças respiratórias e outras doenças fatais.
Em termos mais simples, é a contaminação do ar com poluentes presentes em ambientes fechados que você respira.
O que causa a poluição do ar interno?
O ar interno é contaminado por vários produtos químicos produzidos por diferentes eletrônicos internos e apresentam naturalmente mofo e bactérias.
Casas com pouca ventilação são mais propensas à poluição do ar interno. A razão é que o ar interno pode, com o tempo, ficar saturado de contaminantes. Os contaminantes podem ser pelos e pelos de animais de estimação, poeira, mofo/fungos, fumaça de cigarro ou produtos químicos nocivos, como produtos de limpeza. Sem ventilação, esses poluentes não podem ser ejetados do ar interno e continuarão a representar um risco. Por outro lado, se houver ventilação, o ar fresco que entra diluirá o ar interior sujo.
Além disso, um alto nível de umidade dentro de sua casa também é uma causa significativa da má qualidade do ar interno. A umidade leva ao crescimento de mofo e bactérias, contaminando o ar que você respira. Mas se você tiver um controlador de CA inteligente, poderá controlar os níveis de umidade interna em pouco tempo.
Embora você não perceba, sua casa está cheia de fontes que desempenham seu papel na piora da qualidade do ar interno. A seguir estão as principais fontes de poluição do ar interno dentro de sua casa:
Seu sistema de climatização/ar condicionado
87% dos lares americanos usam algum tipo de ar condicionado, e isso certamente é uma benção! Mas, seu sistema HVAC pode contribuir muito para a qualidade do ar interno. Se não for mantido e limpo adequadamente, pode acabar sendo um criadouro de mofo e bactérias. Os dutos podem apresentar vazamentos de água que favorecem a produção desses microrganismos. Sempre que sentir um cheiro ruim vindo do seu AC, prepare-se para uma inspeção!
Os filtros de ar do seu sistema de ar condicionado capturam todas as partículas de sujeira do ar. Mas chega um ponto em que eles estão tão cheios de sujeira que param de fazer seu trabalho. Portanto, circule toda a poeira para você respirar. Troque-os com a maior frequência possível, aproximadamente a cada duas semanas, para evitar entrar em tal situação.
Um termostato inteligente ou um controlador de ar condicionado inteligente (se você tiver um mini-split, janela ou unidade portátil) pode ser usado para fornecer alertas de limpeza com base no status de limpeza do filtro de ar do seu AC.
Tapetes e tapetes prendem sujeira
Por mais que você adore seu tapete aconchegante, os poluentes do ar interno grudam nos tapetes e podem prosperar na superfície por um bom tempo. Partículas de poeira e sujeira, caspa e produtos químicos que poluem o ar, facilmente se espalham e se instalam nos tapetes. Quando alguém anda sobre o tapete, arrasta uma cadeira ou até liga o ventilador, esses poluentes se espalham pelo ar, consequentemente reduzindo a qualidade do ar dentro de sua casa.
Fontes de combustão contaminam o ar
Qualquer fonte dentro de sua casa que queima combustível, gás ou carvão pode se tornar uma fonte de poluição do ar interno. Se você tiver um fogão a gás, lareiras e aquecedores, eles podem aumentar a intensidade de poluentes como monóxido de carbono e radônio no ar.
Isso também inclui velas e cigarros. Então, basicamente, o que quer que esteja queimando dentro de sua casa contribui para a má qualidade do ar interno.
Pêlo de animal de estimação e pêlo
Se você é dono de um animal de estimação, não precisamos dizer quantos pêlos os animais de estimação perdem. A caspa pode grudar em quase tudo presente em sua casa.
Isso pode ser uma preocupação se alguém em sua casa tiver asma ou alergias. Animais de estimação ao ar livre também podem carregar outras partículas em seus casacos que podem poluir seu ambiente interno.
Ambientadores
Os purificadores de ar usam grandes quantidades de compostos orgânicos voláteis (VOC) que são considerados poluentes atmosféricos perigosos. Além dos poluentes presentes em sua fórmula, eles podem contaminar o ar ao reagir com outros produtos químicos já presentes no ar.
Produtos de limpeza
Assim como os purificadores de ar, os produtos de limpeza também contêm compostos orgânicos voláteis e outros produtos químicos nocivos que contaminam o ar interno. Embora seu objetivo essencial seja matar germes e limpar a área, mas no processo, eles também deixam vestígios de substâncias químicas nocivas.
Pintar
As tintas também possuem VOCs que podem ser emitidos no ar por períodos mais longos. Se você tem uma casa muito antiga, também há uma chance de que as paredes tenham tintas de chumbo. É muito improvável, porém, porque foi proibido há muito tempo. Mas é sempre uma boa ideia contratar um empreiteiro para uma inspeção.
Móveis
Os móveis de sua casa podem emitir certos gases, incluindo benzeno e formaldeído, etc. Esse processo é conhecido como desgaseificação. Embora quase todos os móveis estejam passando por esse processo, algumas toxinas são mais prejudiciais do que outras. Eles também contêm retardadores de chama que estão ligados a causar doenças crônicas. Móveis novos liberam mais desses poluentes que tendem a diminuir com o tempo. Certifique-se de que sua casa esteja adequadamente ventilada para expulsar esses gases nocivos.
Material de construção
O material de construção usado para construir novas casas ou mesmo durante uma reforma pode liberar muitos poluentes atmosféricos. Se uma casa ou parede antiga estiver sendo demolida ou reformada, atenção extra deve ser dada, pois pode liberar amianto (O que é amianto? Explicado abaixo).
Poluentes comuns do ar interno
A seguir estão os tipos mais comuns de poluentes que estão frequentemente presentes no ar interno. Estes são os poluentes que você precisa limitar ou eliminar para uma vida saudável.
Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs)
Compostos orgânicos voláteis são liberados de certos sólidos e líquidos. Eles permanecem no ar e podem ter efeitos adversos se inalados. A concentração de VOCs é maior em ambientes fechados do que ao ar livre.
A razão é que eles estão presentes em vários itens que você pode estar usando diariamente. Estes incluem pesticidas, produtos de limpeza, tintas, marcadores permanentes, impressoras e adesivos, entre muitos outros.
Os COVs mais comuns são benzeno, formaldeído, xileno, etilenoglicol e acetona.
Amianto
O amianto é uma fibra mineral que só pode ser vista sob um microscópio especial. Você não saberá se algo tem amianto em sua fórmula, a menos que seja mencionado. As fibras do amianto, se inaladas, podem deixar efeitos adversos na sua saúde e principalmente nos pulmões.
O amianto estava presente em uma variedade de objetos domésticos até ser banido. Se você tem caldeiras, tubos de vapor, dutos e ladrilhos realmente antigos, você deve fazer testes completos para ver se eles estão liberando fibras de amianto.
Líder
O chumbo foi encontrado em grandes quantidades em tintas antigas. Embora também seja proibido agora, muitas casas que não foram reformadas ainda podem ter essas tintas. Quando a tinta é raspada ou lixada, pode liberar poeira de chumbo no ar. Mesmo as quantidades mínimas de partículas de pó de chumbo podem ter graves implicações para a saúde se inaladas.
Radão
Nos EUA, o radônio é a causa número um de câncer de pulmão para não fumantes. O urânio é a principal fonte de produção de radônio, e algumas rochas também o liberam. Devido à sua alta densidade, permanece no ar por mais tempo e é encontrado principalmente em porões. As fontes de radônio são encontradas em quase todas as partes dos EUA.
Ozônio
O ozônio é considerado presente na atmosfera superior da Terra, provando ser realmente benéfico na proteção das pessoas dos raios solares UV. Mas o ozônio também pode ser produzido como uma reação entre outros poluentes do ar interno. Certos VOCs podem reagir com óxido de nitrogênio e, na presença de luz solar, o ozônio troposférico é produzido. A exposição a longo prazo pode levar a muitas doenças respiratórias.
Poluentes biológicos
O contaminante biológico é um termo amplo para ácaros, bactérias, mofo, pelos de animais, saliva de animais, pólen, etc. A presença de poluentes biológicos pode desencadear alergias. A exposição a longo prazo também pode levar a doenças infecciosas.
Efeitos da poluição do ar interno
Os poluentes do ar interno podem causar efeitos adversos à sua saúde a longo prazo, tornando extremamente importante fazer algo a respeito. Sua casa não está cheia de poluentes o tempo todo. Mas com o tempo, eles podem se acumular e ficar dentro de casa sem que você perceba. Portanto, se você ignorar pequenas coisas, como ventilação adequada, esses poluentes podem prejudicar sua saúde por um longo período.
Primeiro, vamos dar uma olhada em como a poluição do ar interior pode afetá-lo, seguido de como se livrar deles.
- Quando você não consegue inalar ar puro e fresco, seu corpo eventualmente começa a se cansar. Você pode se sentir cansado porque, em vez de uma quantidade concentrada de oxigênio, está inalando substâncias nocivas.
- A presença de poluentes do ar interno também causa dores. Alguns contaminantes têm um odor terrível que pode resultar em dores de cabeça.
- Alérgenos, incluindo pólens e muitos outros poluentes biológicos, podem causar irritação na garganta, olhos, nariz e até na pele. Se você tem pele super sensível, ela pode reagir mal aos produtos químicos.
- Respirar ar poluído também resulta em congestão nasal e você pode ter problemas para respirar.
- Alguns poluentes do ar interno podem causar tosse e espirros excessivos, especialmente em crianças e idosos.
- Se exposto a tal situação por um longo período, pode reduzir sua produtividade, pois toda a sua energia diminui combatendo esses poluentes.
Como se livrar dos poluentes do ar interno?
Agora você sabe que os poluentes do ar interno são realmente perigosos e algo precisa ser feito para eliminá-los. Os purificadores de ar são usados para purificar o ar interno, enquanto algumas pessoas também acreditam que os condicionadores de ar são suficientes para o efeito.
Purificador de ar vs. Ar Condicionado
Há uma diferença entre purificadores de ar e condicionadores de ar. Um é usado para regular a temperatura do ar interno e o outro o limpa. Embora se acredite que os condicionadores de ar retenham alguns poluentes, como poeira e caspa, em seu filtro, ele não fornece purificação completa.
Por exemplo, se alguém estiver fumando na sala, seu ar condicionado continuaria circulando esse ar sujo após resfriá-lo / aquecê-lo. Vamos ver o que ambos podem fazer pela poluição do ar interno.
O que faz um purificador de ar?
Os purificadores de ar removem os poluentes presentes no ar interno, melhorando a qualidade do ar interno enquanto o purifica. Um purificador de ar funciona filtrando o ar usando filtros diferentes para remover os vários tipos de poluentes do ar interno.
Os purificadores de ar são dos seguintes tipos:
- Ar particulado de alta eficiência (HEPA ) pode remover mais de 99% das partículas transportadas pelo ar de 0,3 mícrons de tamanho. É feito de delicadas camadas de fibras de vidro. De ácaros a partículas de diesel, ele pode capturar quase todos os tipos de poluentes.
- Ionizadores explodir partículas carregadas negativamente ou ânions em grandes quantidades no ar. Eles então se apegam aos poluentes, aumentando sua densidade. Dessa forma, eles são eliminados do ar e caem na superfície.
- Filtros ativados por carbono são usados para remover odores desagradáveis devido ao aumento da intensidade de gases tóxicos no ar. Ele usa grânulos de carvão ativado para filtrar os gases nocivos.
- Purificadores de ar com luz UV use luz ultravioleta para eliminar poluentes do ar interno, como mofo, bactérias e vírus. Ele está disponível como um produto independente e a combinação de outros filtros e geralmente vem instalado em alguns modelos de CA.
Um AC funciona como purificador de ar?
Os condicionadores de ar desempenham seu papel na limpeza do ar, mas parcialmente. O filtro de ar dentro do seu AC retém muitos poluentes, como ácaros, cabelos e pelos de animais, protegendo contra as doenças que esses contaminantes podem trazer.
A eficiência do filtro de ar do seu AC depende da sua qualidade. É medido através dos Valores Mínimos de Relatório de Eficiência (MERVs). O número mais alto indica que o filtro pode capturar poluentes com mais eficiência.
No entanto, é preciso salientar aqui que os condicionadores de ar não são construídos para limpar o ar. Embora eles façam o trabalho até certo ponto, eles não podem manter o ar limpo por um longo período. Além disso, não pode purificar o ar de poluentes do ar interno.
Além disso, em comparação com um purificador de ar, um ar condicionado não é uma boa opção. A razão é que sim, ele pode remover alguns dos poluentes, mas também pode circulá-los de volta ao seu espaço de vida.
Maneiras de eliminar a poluição do ar interno
Se você não quiser investir em nenhum equipamento, veja algumas maneiras fáceis de remover poluentes do ar interno.
1. Ventilar diariamente
A ventilação é a chave quando se trata de manter o ar interior equilibrado e saudável. Abra as janelas de sua casa diariamente por algum tempo para permitir que um pouco de ar fresco entre. Isso empurrará quantidades consideráveis de poluentes ao ar livre. Você também pode instalar exaustores para garantir uma ventilação adequada. Eles são especialmente úteis na cozinha e no banheiro.
2. Proibido fumar dentro de casa
Não estamos aqui para falar sobre os perigos e riscos para a saúde de fumar. Mas fumar dentro de casa deve ser proibido. As partículas de fumaça podem se diluir no ar e permanecer lá para sempre. Além disso, a fumaça tem um efeito de deterioração sobre a saúde dos não-fumantes também.
3. Aspire com frequência
Se você tem tapetes em sua casa, você deve aspirá-los com a maior frequência possível. Tente diminuir o ritmo ao aspirar para que as partículas presas à superfície não escapem no ar. Além disso, você também deve aspirar seus sofás e cortinas ou qualquer outra peça de roupa que possa conter poluentes.
4. Dê banho em seus animais de estimação regularmente
Animais de estimação podem se tornar portadores de poluentes nocivos se não forem limpos adequadamente e com frequência. Eles podem trazer toxinas do ar livre com seus cabelos. Se você tiver um, não esqueça ou pule os banhos do seu amiguinho.
5. Livre-se dos tapetes
Como mencionado acima, os poluentes se depositam no tapete e podem permanecer por mais tempo. Limpe-os com a maior frequência possível. Mesmo a limpeza regular pode deixar alguns de seus vestígios. A melhor solução é se livrar de todos os tapetes e encontrar seu substituto.
6. Substitua os filtros de ar com frequência
Depois de filtrar o ar por algum tempo, os filtros de ar ficam sujos e param de funcionar. Ácaros e pêlos de animais não serão filtrados e permanecerão no ar interno. Defina lembretes e altere seus filtros AC com mais frequência.
7. Coisas secas ao ar livre
Altos níveis de umidade podem aumentar o crescimento de mofo dentro de sua casa. Se você estiver secando suas roupas dentro de casa, o nível de umidade será alto. Tente secar suas roupas ao ar livre.
Se você precisar fazer isso em ambientes fechados, use um desumidificador para diminuir os níveis de umidade.
8. Use tintas sem VOC
Certifique-se de comprar tinta que rotule “Sem VOC”. As tintas podem emitir gases nocivos por muito tempo sem que você perceba. Além disso, não guarde caixas de tinta não utilizadas dentro de casa. Eles devem ser armazenados em uma área adequadamente ventilada ou na garagem ou galpão do lado de fora.
9. Verifique a umidade
Como discutido acima, a umidade desempenha um papel significativo na manutenção do ar interno saudável. Certifique-se de manter um controle sobre os níveis de umidade dentro de sua casa. Você também pode usar um controlador de CA inteligente e definir limites de umidade usando o Modo Comfy.
Com a pandemia afetando todo o mundo, é mais importante do que nunca que as partículas nocivas transportadas pelo ar sejam eliminadas regularmente dos espaços internos. Vamos trabalhar e respirar um ar mais puro!