>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Condicionadores de ar movidos a energia solar:um guia abrangente


O Sol tem sido uma fonte de energia em nosso sistema cósmico por bilhões de anos. A história dos humanos usando o Sol como fonte de energia é tão antiga quanto a própria humanidade. Ajuda a cultivar alimentos, calor, fogo e outros usos em diferentes continentes. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, porém, conseguimos aproveitar o imenso potencial do sol na forma de células fotovoltaicas e usá-lo para propósitos muito maiores.

Os raios do Sol agora podem ser convertidos em eletricidade e usados ​​para alimentar nossas casas e eletrodomésticos com uma fração do impacto ambiental em comparação com as fontes convencionais. Nesta era de sustentabilidade, isso serve como um dos principais impulsionadores para o crescimento da energia solar. O que começou como uma aplicação de nicho deste conceito, agora se transformou em implementação em larga escala de energia solar.

Uma dessas aplicações dessa fonte de energia renovável é na climatização, por meio de condicionadores de ar solares. Esses aparelhos de aquecimento e resfriamento podem funcionar usando o sol como fonte de energia. Contas de energia reduzidas e impacto ambiental mínimo são apenas alguns dos benefícios que esta fonte de energia proporciona.

Se você é como a maioria dos proprietários e seu ar condicionado é alimentado por eletricidade da rede, é provável que você perceba um aumento em suas contas, considerando o recente aumento do preço da energia. Com condicionadores de ar movidos a energia solar, você pode aproveitar a energia natural do sol para manter um clima ideal em casa, economizando nas contas de energia.

Vamos ler e descobrir tudo o que há para saber sobre ar condicionado solar.

Por que precisamos de condicionadores de ar movidos a energia solar?


A necessidade de condicionadores de ar movidos a energia solar é vital, considerando como, de acordo com energy.gov, três quartos das casas nos EUA usam ar condicionado que consome cerca de 6% do uso total de eletricidade, custando US $ 29 bilhões anualmente e liberando 117 milhões de toneladas métricas de carbono. dióxido! Mudar para ar condicionado com eficiência energética alimentado por energia solar pode ajudar a diminuir a carga do meio ambiente e economizar quantias consideráveis ​​de dinheiro.

Atualmente, a partir de 2020, a energia solar representa apenas 2,4% do uso total de eletricidade. Mudar para ar condicionado central movido a energia solar ou instalar ar condicionado de janela ou portátil movido a energia solar pode ser um grande passo para combater a atual crise climática.

Benefícios do Ar Condicionado Solar


Os condicionadores de ar de painel solar oferecem várias vantagens. A única desvantagem é que eles exigem um alto investimento inicial.

1. Aumenta o valor de sua propriedade


Além dos benefícios ambientais, os condicionadores de ar de painel solar também podem ajudar a aumentar o valor da sua casa. Os compradores estão dispostos a pagar mais por casas com ar condicionado solar.

2. Economize em contas


Com unidades de CA movidas a energia solar, você ainda pode precisar usar eletricidade da rede elétrica principal, mas seu consumo cairá até 50%, dependendo do clima. Assim, com energia solar AC, você pode economizar enormes quantias de dinheiro em contas de AC. Isso também ajuda a compensar os altos custos iniciais de instalação dos painéis solares.

3. Reduz a demanda de energia


Os sistemas convencionais de CA operando nos dias mais quentes podem sobrecarregar a rede elétrica, levando a interrupções de energia no verão. Os condicionadores de ar solares são particularmente úteis, pois reduzem a demanda durante o pico de uso, deslocando a carga da rede principal. Isso pode ajudar a reduzir a frequência de apagões e quedas de energia.

4. Sem emissões de gases de efeito estufa


Como a energia solar é uma fonte renovável, as unidades de ar condicionado com energia solar reduzem a dependência de combustíveis fósseis. Isso, por sua vez, ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global.

Opções de ar condicionado com energia solar


Mesmo com condicionadores de ar movidos a energia solar, existem algumas opções diferentes disponíveis. Estes diferem com base no modo de energia que o ar condicionado está recebendo. Vamos vê-los abaixo.
  • Condicionadores de ar solares alimentados por CC
  • Condicionadores de ar solares alimentados por CA
  • Condicionadores de ar solares movidos a energia híbrida

1. Condicionadores de ar solares alimentados por CC


Também conhecidos como condicionadores de ar convencionais movidos a energia solar, os condicionadores de ar solares DC funcionam com eletricidade de corrente contínua (DC), o que significa que os painéis solares são conectados diretamente a ele. Eles podem funcionar através das baterias, que são carregadas com energia solar; portanto, pode funcionar totalmente fora da rede. Eles usam painéis solares, painéis fotovoltaicos para coletar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Este tipo de ar condicionado oferece algumas vantagens importantes, que são:
  • Como um painel solar produz eletricidade CC, não será um problema operar um ar condicionado desse tipo diretamente do painel solar.
  • Os condicionadores de ar solares alimentados por CC são a opção ideal para uma vida totalmente fora da rede e você pode executá-los com um custo mínimo de equipamento extra, como nos condicionadores de ar alimentados por CA.
  • Eles são fáceis de instalar e manter.

A desvantagem de tal sistema é que você precisaria de um banco de baterias robusto para fornecer energia para operação noturna. A outra opção é usar um dispositivo retificador para converter a eletricidade CA da rede elétrica para CC e, em seguida, ligar o ar condicionado. Ainda assim, derrota todo o propósito de um ar condicionado movido a energia solar!

2. Condicionadores de ar solares alimentados por CA


A Corrente Alternada é o condicionador de ar solar mais conhecido. Para que os condicionadores de ar CA funcionem com energia solar, você precisa de um dispositivo conhecido como inversor, convertendo a CC dos painéis solares em CA.

O inversor é parte integrante de tal configuração. Além disso, o ar condicionado movido a energia solar usa a energia armazenada em uma bateria depois de passar pelo inversor. Devido a este motivo, os condicionadores de ar solares alimentados por CA oferecem as seguintes vantagens:
  • Esses condicionadores de ar também podem ser ligados à rede elétrica e funcionar como um condicionador de ar padrão. Você não precisa de um equipamento extra, pois este ar condicionado pode funcionar com energia CA.
  • A principal vantagem desse sistema é que você pode executá-lo com energia da rede e painéis solares.
  • Se esses ACs estiverem ligados à rede, você pode devolver o excesso de eletricidade produzido à rede e obter créditos por ela por meio de um processo chamado net metering.

3. Condicionadores de ar solares híbridos


Os condicionadores de ar híbridos movidos a energia solar podem funcionar em CC e CA ao mesmo tempo, sem problemas. Essas unidades podem ser conectadas diretamente aos painéis solares/baterias e à rede ao mesmo tempo. A unidade pode então usar a fonte de energia apropriada de acordo com a hora do dia e a carga de energia.
  • Não há equipamento adicional, como um inversor, o que significa que os custos totais também são menores.
  • Eles podem alternar entre energia solar e energia da rede sem problemas.
  • Eles são muito flexíveis para operar durante todas as horas do dia e estações do ano.

A desvantagem deste sistema é que, se suas baterias não forem carregadas e instaladas fora da rede, ele não funcionará à noite.

Como funciona um AC solar?


Um ar condicionado solar combina eletricidade solar e ar condicionado. Em palavras simples, ele pega a energia do Sol e a usa para alimentar seu AC para resfriar seu espaço!

Um painel solar é um dispositivo que capta a energia do sol. Ele converte os raios do Sol em energia elétrica. Essa energia pode ser usada diretamente ou armazenada em uma bateria. Isso é conhecido como energia CC. Um condicionador de ar movido a energia solar usa essa energia CC, diretamente como CC ou após a conversão em CA (usando um inversor), e aquece ou resfria sua casa. Em vez de usar a energia da rede, um ar condicionado movido a energia solar usa a energia do sol. Ele pode usar a energia da rede, no entanto, se necessário.

As unidades solares AC coletam energia de duas maneiras:sistemas fotovoltaicos (PV) ou sistemas solares térmicos. Os sistemas solares fotovoltaicos usam painéis fotovoltaicos para gerar eletricidade, enquanto os sistemas solares térmicos funcionam como aquecedores solares de água. Eles usam a energia do sol para aquecer a água, que então transforma o refrigerante em um gás absorvente de calor que fornece ar condicionado para sua casa.

Fatores a serem considerados ao mudar para CA alimentada por energia solar


Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao escolher um ar condicionado de energia solar para sua casa.

1. Condições Climáticas


As áreas que recebem mais luz solar ao longo do ano e têm longa temporada de verão exigirão apenas alguns painéis solares. Por outro lado, se você estiver em um local que recebe menos luz, precisará de mais painéis e uma bateria maior de backup para aproveitar a energia do sol.

2. Tamanho da sua casa


Se a sua casa for maior, precisará de mais capacidade de AC para ar condicionado em todo o espaço. Portanto, você precisará de mais painéis solares em comparação com uma área menor. Em média, a maioria das casas precisa de 10 a 20 painéis solares para cobrir todos os aparelhos elétricos.

3. Bateria


Se você mora em um clima ameno que não recebe muita luz solar, é melhor investir em baterias. Optar por baterias também é uma boa ideia se você quiser ficar completamente fora da rede para armazenar energia solar durante a noite e em dias nublados.

Qual ​​é o custo dos condicionadores de ar movidos a energia solar?


Os custos de instalação de condicionadores de ar movidos a energia solar podem ser um pouco variados. A quantidade exata depende do número de condicionadores de ar, do número de painéis solares necessários e de algumas outras variáveis.

Condicionadores de ar movidos a energia solar podem custar US $ 2.000 antes da instalação, enquanto cerca de US $ 5.000, incluindo a instalação. No entanto, em alguns casos, isso pode gerar um crédito fiscal de 26% para reduzir seus custos. Lembre-se de que isso cairá para 22% em 2023 e terminará em 2024.

Outros custos incluem:

Baterias

US$ 2.000 a US$ 3.500

Painéis fotovoltaicos

$250–$350 por painel

Fiação

US$ 50 a US$ 200

Inversor

US$ 750 a US$ 1.700

Controlador de carga

US$ 50 a US$ 400

Melhores marcas de ar condicionado solar


Se você está pronto para dar o salto e investir em um ar condicionado movido a energia solar, aqui estão algumas marcas que você deve considerar:
  • Mundo SolAir
  • Green
  • HotSpot Energy
  • LEZETi
  • Lennox
  • YMGI

Torne seus condicionadores de ar movidos a energia solar inteligentes


Economizar energia com ar condicionado movido a energia solar é um passo; economize ainda mais com o ar condicionado inteligente!

Emparelhe seu ar condicionado mini-split, janela ou portátil com um controlador de CA inteligente para automação do clima doméstico e maior economia. Controladores de CA inteligentes, como Cielo Breez, podem ajudá-lo a economizar até 25% nas contas de energia elétrica. Além disso, você também pode controlar sua unidade de CA movida a energia solar de qualquer lugar usando seu telefone, definir horários semanais, ativar geofencing ou definir outros gatilhos inteligentes para resfriamento e aquecimento da sua casa!

Vale a pena mudar para o ar condicionado solar?


ACs movidos a energia solar podem ser um divisor de águas. Com aparelhos de ar condicionado modernos e eficientes, a energia solar está se tornando mais simples ano após ano. Considerando os benefícios ambientais, economia de energia e crédito fiscal, os condicionadores de ar movidos a energia solar são uma escolha excepcional para requisitos de aquecimento e resfriamento.