>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Um resumo do HVAC do sistema dividido


O ar condicionado tornou-se parte integrante de quase todos os lares americanos. O Departamento de Energia afirma que cerca de três quartos de todas as casas dos EUA têm ar condicionado instalado. Os números crescentes são compreensíveis e fazem muito sentido. Nos dias de hoje, a tecnologia nos fornece meios volumosos através dos quais podemos ficar confortáveis ​​durante todo o dia sem nem suar, e o ar condicionado é um deles.

Mas, com tantos tipos diferentes de condicionadores de ar disponíveis, pode ficar confuso escolher o melhor para você. Este artigo explicará o que são as unidades HVAC de sistema dividido e como elas diferem das unidades empacotadas para ajudá-lo a tomar uma decisão final.

O que é uma unidade HVAC de sistema dividido?


Os sistemas de climatização split são um dos tipos mais comuns de condicionadores de ar. Ao contrário de um sistema HVAC empacotado, uma unidade HVAC de sistema dividido é dividida em duas partes. Uma parte responsável por resfriar sua sala é chamada de evaporador, enquanto a outra usada para ejetar o calor do lado de fora é chamada de condensador.

O evaporador, comumente conhecido como unidade interna, é colocado dentro de sua casa, enquanto o condensador ou unidade externa é colocado fora de sua casa.

Vamos dar uma olhada mais detalhada nos aparelhos de ar condicionado split e saber mais sobre eles.

Unidade empacotada de HVAC versus sistema dividido


Para começar a comparação, vamos primeiro conhecer algumas partes de um ar condicionado.
  • Compressor

O compressor é um componente que comprime o refrigerante e o transforma em um líquido de alta pressão. O refrigerante é um agente de resfriamento e é um meio através do qual o ar condicionado aquece e resfria.
  • Evaporador

Evaporador é a parte de onde vem o ar frio em um AC. O refrigerante passa pelas serpentinas do evaporador, absorvendo o calor em seu quarto, diminuindo assim a temperatura ambiente.
  • Condensador

O condensador é onde o refrigerante ejeta o calor excessivo. Um ventilador soprando ar externo sobre o condensador do seu AC resfria as bobinas do condensador, que têm refrigerante passando por elas.

Sistema HVAC empacotado


Como pode ser evidente pelo nome, um sistema HVAC empacotado vem em um pacote inteiro. Um exemplo comum de um sistema HVAC empacotado é o de um ar condicionado de janela ou de parede.

Em um sistema HVAC empacotado, todos os componentes mencionados acima e outras tubulações associadas estão localizadas em uma unidade.

No caso de um AC de janela, por exemplo, seria como uma pequena caixa. Todos os componentes necessários para o funcionamento do ar condicionado estão em um pacote, e você só precisa conectar o cabo de alimentação para que ele funcione.

Sistema HVAC dividido


Em uma unidade HVAC de sistema split, os componentes são divididos em duas partes, unidades internas e externas.

A unidade interna é colocada dentro de sua casa e introduz ar frio em seu quarto. Isso também é conhecido como evaporador, pois as bobinas do evaporador estão situadas dentro da unidade interna.

A outra metade é a unidade externa, também chamada de condensador. O compressor, serpentinas do condensador, ventilador do condensador e equipamentos eletrônicos estão alojados na unidade externa. Está colocado fora da sua casa, mesmo em frente à unidade interior.

A unidade interior recebe o ar quente da sua divisão, arrefece-o e envia-o de volta para a sua divisão. Este processo aquece o refrigerante. O refrigerante é então enviado para o condensador/unidade externa, onde é resfriado, e o excesso de calor é ejetado para o ar externo. É por isso que muitas vezes você sente o ar quente saindo da unidade externa do seu ar condicionado. A parte de onde vem o calor é o condensador.

Você pode conectar as duas unidades por um pacote fino de tubos e fios. Os tubos transportam o refrigerante da unidade externa para a unidade interna e os fios fornecem eletricidade.

Leia este artigo para saber mais sobre o funcionamento de um ar condicionado.

Tipos de unidades de HVAC de sistema dividido


Os condicionadores de ar do sistema split são divididos em categorias com designs, usos e tamanhos variados. Vamos dar uma olhada neles.

Sistema AC Mini-Split


Um sistema de ar condicionado mini-split é o tipo mais comum de ar condicionado split. A unidade interna em um mini-split geralmente fica no alto da parede com a ajuda de suportes e é projetada para ser muito elegante e moderna. Um pequeno feixe de tubos é conectado à unidade externa, geralmente localizada em frente à unidade interna, através de um orifício na parede.

Mas não se preocupe; você não pode ver este buraco! Você pode escondê-lo atrás de sua unidade interna e isso não arruinará a estética do seu quarto.

Os sistemas AC mini-split sem dutos estão crescendo rapidamente em popularidade devido à sua alta eficiência e à falta de dutos necessários. Eles vêm em vários tipos, incluindo zona única, zona múltipla, montagem na parede, montagem no piso, cassete no teto, duto oculto e mini-split inteligente.

Unidade de divisão de piso


Esses sistemas split são unidades de pé alto e são maiores do que um mini-split. Eles se parecem bastante com uma geladeira na aparência e você pode colocá-los em qualquer lugar. Não há necessidade de suportes de montagem, basta conectar as unidades interna e externa, conectar o cabo de alimentação e pronto.

Este tipo de sistema é muito popular para uso em áreas de lobby, grandes salões, corredores, salas de conferência e áreas bem frequentadas devido à sua alta capacidade de refrigeração.

Central Split System HVAC


Se você tem um sistema split HVAC em casa e não é um mini-split, provavelmente é um sistema split central AC. A unidade interior, neste caso, situa-se na cave ou despensa e é constituída por uma unidade de tratamento de ar e um evaporador. A unidade externa é colocada fora e fora da vista.

O manipulador de ar empurra o ar resfriado por toda a sua casa, graças a um sistema de dutos. Esses dutos vão para cada área da sua casa, como uma rede de labirinto, e fornecem ar fresco. You can control the amount of air coming into each room through vents using thermostats.

This sort of system is also called a ducted air conditioning system due to the use of ducts to cool the home.

Check out this article to find out the difference between ducted and ductless air conditioning systems in detail.

Advantages of Split System HVAC Unit


Split system HVAC units are becoming increasingly popular because of the benefits they offer. Let’s take a look at some of its advantages:
  1. Higher Efficiency – On average, a split system HVAC would have a higher SEER rating than a packaged unit, especially for larger full home systems.
  2. Personalization – With the air conditioner being split into two parts, you have greater flexibility with where you want to place the system and can better fit it according to the space available.
  3. Reduced maintenance – If you opt for a ductless mini-split AC system, there will be no ductwork to take care of. This means less installation and maintenance costs.

Choosing the Right Type of Split System HVAC


There are many types of split HVAC systems, and it can be quite a task to get the right one for your needs. Let’s see some factors that can influence your decision.

1. Home Construction


If you are building a new home and have ample space inside, then a central split HVAC system might suffice. The ductwork can be routed through the ceiling space, making you enjoy a centrally conditioned home. If you are going for a renovation, then a mini-split AC system should be your go-to choice. They do not need any ductwork, there is no lengthy installation process, and they will not alter the shape of your indoor space.

2. Efficiency


In general, mini-split AC systems are more efficient than their ducted counterparts. With higher SEER ratings, mini-split systems are sure to bring your energy bills down.

3. Personalized Cooling


A ducted HVAC system provides cooling for your whole home. In most cases, you cannot control individual room temperatures. This results in a waste of cooling energy. Moreover, in rooms where the temperature is already low, further cooling will only make your indoor environment uncomfortable. Mini-split AC systems allow you to control the temperature of each room individually. This way, you can achieve personalized cooling for each room. You can use smart AC controllers with your mini-splits to make your ACs smart and create zones to enhance comfort.

4. Budget


As mentioned before, a ducted system has more costs associated with it due to ductwork and increased contractor costs. For this reason, it is wise to go for mini-split systems if the total area of your room to be cooled is not large enough, and you are on a budget. If you want to cool down an office building, then a central split HVAC system would be a better financial choice.

Now that you have a good idea about split system HVAC, you can better decide on your air conditioning needs and get the best system for your home!