>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

O ar condicionado pode deixar você doente? Aqui está a verdade


Se um resfriado comum, nariz entupido ou sintomas semelhantes a alergia estão incomodando você quando você se senta em uma sala com ar condicionado, seu ar-condicionado pode estar deixando você doente. No entanto, um ar condicionado pode realmente deixá-lo doente?

Muitas pessoas se queixam de doenças do ar condicionado e acreditam que o culpado é sua unidade HVAC. Isso não é inteiramente verdade. Seu ar condicionado não deixa você doente, mas devido a certos fatores, ele só leva a um ambiente indutor de doenças.

A boa notícia é que não há com o que se preocupar!

Você pode facilmente evitar doenças relacionadas ao ar-condicionado cuidando de alguns fatores, como manutenção e limpeza. Continue lendo para saber mais sobre as razões por trás da “doença do ar condicionado” e as medidas que você pode tomar para evitá-la.

O ar condicionado pode deixar você doente? Sim!


Sim, é possível que um ar condicionado te deixe doente! Mas o culpado aqui não é o seu ar condicionado, felizmente. O ar frio que vem do seu AC ou da própria unidade não está inerentemente deixando você doente. As razões para o seu problema são os efeitos colaterais do ar condicionado! Isso significa que sua unidade HVAC está interagindo com o ambiente para produzir um ambiente favorável para certos problemas de saúde.

Simplificando, um ar condicionado circula o ar em seu quarto e, se o seu espaço consiste em poluentes, eles também são facilmente dispersos. Esses poluentes acabam desencadeando seus problemas de saúde.

Por exemplo, suponha que você tenha caspa flutuando ou mofo e bactérias presentes em seu quarto. Nesse caso, o ar condicionado fará com que esses poluentes circulem, o que pode causar dores de garganta, nariz entupido ou problemas respiratórios.

Além disso, se o seu ar condicionado não for bem cuidado, pode acabar sendo uma fonte de crescimento de fungos e bactérias. À medida que o ar passa pelo seu AC, esses poluentes podem simplesmente escapar para o seu quarto.

Se você gosta de explodir seu resfriamento, temperaturas muito frias também podem ser uma fonte de doença. O frio extremo leva à secura, à propagação de vírus causadores de resfriado e diminui a resposta imunológica, o que significa que há menos glóbulos brancos que nos protegem contra doenças e vírus!

Continue lendo para descobrir as diferentes maneiras pelas quais o ar-condicionado pode deixá-lo doente e o que você pode fazer para evitá-lo.

Síndrome do Edifício Doente


A síndrome do edifício doente (SBS) é definida como os sintomas de certas doenças de saúde e desconforto pelos ocupantes de um edifício. Embora a síndrome do edifício doente esteja principalmente ligada à má qualidade do ar, pode haver muitos culpados, como poeira, calor ou baixa umidade, presença de mofo, má ventilação, fumaça de tabaco, má iluminação e muito mais.

A SBS não especifica nenhuma doença. Isso geralmente está relacionado ao tempo gasto em um prédio e, quando você sai do prédio, os sintomas melhoram ou desaparecem. Estes sintomas estão frequentemente ligados aos contaminantes transportados pelo ar no edifício.

Os sintomas não específicos da síndrome do edifício doente incluem pele irritada, dificuldades respiratórias, irritação da membrana mucosa, dor de cabeça e fadiga.

Um estudo do International Journal of Epidemiology descobriu que os ocupantes de edifícios de escritórios com sistema de ar condicionado relataram mais sintomas de doença em comparação com ocupantes de edifícios sem sistema de ar condicionado.

A razão definida por este estudo é que edifícios com sistemas de ar condicionado e sistemas de umidificação dispersam contaminantes no ar interno. Esses contaminantes levam à doença do ar condicionado ou à síndrome do edifício doente.

Isso significa que os condicionadores de ar são os culpados e nos deixam doentes? Não, o sistema de ar condicionado, quando executado em ar poluído, circula partículas nocivas resultando em aumento dos sintomas. As condições negativas podem ser eliminadas cuidando da ventilação e purificação do ar. Você deve limpar os filtros de ar com mais frequência e certifique-se de seguir uma rotina de manutenção HVAC adequada.

10 sintomas da doença do ar condicionado


No verão, as temperaturas crescentes forçam você a se tornar muito dependente de sua unidade HVAC. Embora ofereça um ambiente agradável em ambientes fechados, quando a temperatura externa é quase insuportável, o excesso de ar condicionado pode levar a certos problemas de saúde. Muitas vezes você fica com o pensamento:“o ar condicionado pode deixá-lo doente?”

Felizmente, porém, os sintomas não incluem doenças crônicas, mas podem deixar efeitos adversos se ignorados por um período mais longo.

Vamos dar uma olhada nos dez sintomas de doença do ar condicionado mais comuns com os quais você deve se preocupar.

1. Molde visível


Se você vir qualquer sinal de mofo visível em suas paredes, em torno de aberturas ou em torno de qualquer parte de sua unidade HVAC, então você deve se preocupar. Partículas de mofo podem ser transportadas pelo ar e circular com o ar condicionado dentro de casa. Eles podem levar a vários problemas de saúde, incluindo chiado, irritação na garganta e congestão.

É melhor dar uma olhada dentro de seus dutos de ar e aberturas com frequência e tentar detectar quaisquer sinais de crescimento de mofo. Uma vez detectado, chame imediatamente um profissional para lidar com o problema e interromper mais infestações.

Leia nosso guia sobre mofo em dutos de ar para saber como lidar com isso!

2. Problemas respiratórios ou respiratórios


Muitas pessoas sofrem de problemas respiratórios e respiratórios quando se sentam em uma sala com ar condicionado e se sentem melhor quando estão fora. Isso geralmente acontece quando o ar condicionado e especialmente seus filtros de ar não são limpos ou trocados quando necessário.

Os filtros de ar retêm sujeira, bactérias e fungos. Quando não são limpos a tempo, os filtros de ar começarão a liberar essas partículas suspensas no ar em seu quarto, em vez de filtrá-las! Como resultado, você começa a respirar ar poluído, resultando em doenças do ar condicionado.

Portanto, é necessário limpar os filtros de ar após 250 horas de uso e trocá-los a cada três meses.

3. Sintomas de resfriado ou alergia


Suponha que você ou qualquer membro de sua família comece a sentir frio ou sintomas semelhantes a alergia ao sentar-se sob um ar-condicionado, e os sintomas desaparecem assim que você desliga o resfriamento. Nesse caso, aponta para a doença do ar condicionado. Isso pode incluir tosse, espirros, chiado no peito, irritação na garganta, etc.

Este sintoma indica que seu ar condicionado precisa de uma verificação de manutenção. Muitas vezes o problema acaba por ser filtros de ar entupidos. Às vezes, também pode ser dutos de ar mofados. Portanto, você deve entrar em contato imediatamente com um profissional para marcar um check-up de manutenção.

Para saber mais sobre as razões por trás da alergia ao ar condicionado, leia este artigo.

4. Pele seca, escamosa ou com coceira


Seu ar condicionado resfria seu quarto removendo a umidade do ar interno. Isso pode resultar em pele seca, escamosa ou com coceira. Utilizar o ar condicionado por muito tempo pode reduzir a umidade para níveis extremamente baixos. A baixa umidade leva à evaporação dos vapores de água da pele, resultando em ressecamento. Recomenda-se manter as palhetas para cima para que o ar refrigerado não atinja diretamente sua pele.

Você pode usar um umidificador para manter a umidade interna ideal, evitar que a temperatura fique muito fria ou usar um controlador de ar condicionado inteligente ou termostato para manter os níveis de umidade da sala com seu ar condicionado. Além disso, hidrate a pele adequadamente e beba bastante água para manter a pele hidratada.

5. Olhos irritados ou secos


O ar condicionado diminui os níveis de umidade interna e isso pode deixá-lo doente. A umidade reduzida geralmente leva à evaporação das lágrimas dos olhos. Isso pode deixar seus olhos secos e irritados. As pessoas que já sofrem da síndrome do olho seco não devem ficar sentadas no ar condicionado por muito tempo.

6. Desidratação


O processo de desumidificação que mantém seu ambiente fresco leva a uma contagem de umidade muito baixa em ambientes fechados. Este baixo nível de umidade aumenta o processo de evaporação do seu corpo. Portanto, quando a temperatura está em um ponto muito baixo, você sente frio e precisa beber água.

7. Dores de cabeça e tonturas prolongadas


Você deve ter notado que começa a sentir tonturas ou dores de cabeça quando fica sentado em uma sala com ar condicionado por muito tempo. Isso pode ser devido à desidratação que a desumidificação constante leva.

8. Aumento da pressão arterial


A temperatura em que vivemos afeta diretamente nossa pressão arterial e saúde geral. Para manter a temperatura corporal, as pequenas artérias atuam contraindo a perda de calor corporal. Essa resistência leva ao aumento da pressão arterial.

Os pesquisadores descobriram que cada diminuição de um grau na temperatura interna estava associada a um aumento de 0,48mmHg e 0,45mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente.

As pessoas que já sofrem de hipertensão devem evitar uma configuração de termostato muito baixa e tentar mantê-la no mínimo possível.

9. Sentindo-se cansado o tempo todo


Ao sentar em uma sala com ar condicionado, seu corpo queima energia enquanto tenta se manter aquecido para manter a temperatura corporal. Esta constante queima de energia resulta em cansaço. O ar frio também pode deixar seus músculos rígidos, fazendo você se sentir cansado o tempo todo.

Sempre que você se sentir cansado, mesmo depois de descansar e dormir o suficiente, pode ser porque está passando muito tempo no ar condicionado. Tente dar um passeio ao ar livre para se sentir melhor.

10. Intolerância ao calor


Ninguém gosta de passear quando o calor é intenso, mas se se tornou quase impossível para você suportar o calor, então você se tornou intolerante ao calor. As pessoas que dependem muito do ar condicionado geralmente são propensas a se tornarem intolerantes ao calor sufocante. Ajudaria se você tentasse usar um ventilador e janelas abertas para ar fresco sempre que puder, para evitar ficar mais dependente de um ambiente controlado da sala.

O ar condicionado é ruim para você? Não!


Depois de ler a discussão acima, você pode ser forçado a pensar se o ar condicionado é ruim para você.

Então, a resposta é não!

Um ar condicionado não é ruim para sua saúde. Na verdade, é considerado uma boa opção para pessoas que sofrem de diferentes alergias. Como o ar condicionado não apenas condiciona o ar interno, mas também filtra partículas nocivas, ele prova ser benéfico para alergias sazonais, como o pólen.

Só se torna um motivo de preocupação quando não é mantido ou limpo regularmente e adequadamente. Pode se tornar um terreno fértil para mofo e outras bactérias que podem induzir doenças. Mantenha seu ar condicionado limpo, assim como sua casa, mantenha uma temperatura confortável e você não deve ter problemas!

O que você pode fazer para evitar problemas de ar condicionado?


A melhor maneira de evitar qualquer doença relacionada ao seu ar condicionado é ficar em dia com a manutenção do seu HVAC. O agendamento de verificações regulares de manutenção permitirá que você saiba de quaisquer vazamentos ou sinais precoces de desenvolvimento de mofo que você pode resolver o quanto antes. Além disso, limpe seus filtros de ar regularmente, conforme mencionado acima. Também é melhor dar uma olhada dentro de seus dutos de ar para ver se eles estão contaminados.

Para manter a temperatura ambiente ideal que não seja quente nem muito fria, você deve usar um termostato inteligente ou um controlador de CA inteligente. Usando esses dispositivos inteligentes, você poderá definir acionadores inteligentes e agendas semanais para evitar o funcionamento de sua unidade HVAC o tempo todo e manter uma temperatura confortável. Isso também ajuda muito a economizar custos de ar condicionado.

A doença do ar condicionado é realmente frustrante, especialmente no verão, quando está muito quente para sofrer de um resfriado. Isso pode diminuir sua produtividade e afetar sua rotina completamente. Mas agora que você conhece seus sintomas e os possíveis motivos, pode tomar medidas preventivas para evitá-lo. Para resumir, seu ar condicionado não está deixando você doente e você pode aproveitar o ar fresco sem se preocupar em ficar doente!