Quando o calor se torna intolerável, tudo o que você pode pensar é aumentar seu conforto usando seu sistema HVAC. Infelizmente, por mais que seu aparelho de ar condicionado forneça alívio, ele também pode atrapalhar seu orçamento (não se você tiver um controlador de CA inteligente que pode economizar até 25% de energia). É aqui que os ventiladores de teto para resfriamento com eficiência energética entram em ação.
Eles são muito mais baratos e a refrigeração com ventiladores de teto consome muito menos energia em comparação com o seu ar condicionado.
Um ponto de preocupação é, os ventiladores de teto resfriam uma sala? Embora possa parecer que eles estão esfriando, eles não têm a capacidade de realmente diminuir a temperatura.
Além disso, se você mora em uma área de clima extremo, apenas um ventilador de teto não será suficiente. Continue lendo para descobrir como você pode aproveitar ao máximo seu ventilador de teto e definir a melhor direção para o verão.
Os ventiladores de teto resfriam um ambiente?
Um ventilador de teto realmente não diminui a temperatura do seu quarto. Só parece que sim. Na verdade, eles adicionam calor a uma sala! Se o seu quarto estiver adequadamente isolado e você ligar um ventilador elétrico nele, seu quarto ficará mais quente.
O que realmente acontece é que os ventiladores de teto causam um impacto alegre dentro de sua casa, fazendo você se sentir mais fresco. O efeito é semelhante ao ar atingindo seu rosto de uma janela aberta em um veículo em movimento.
Quando você liga um ventilador dentro de seu quarto, o ar circula e você sente a brisa sobre sua pele. Deixa um impacto refrescante em seu corpo. De qualquer forma, a temperatura da sala não mudou de forma alguma.
Se você ligar um ventilador de teto em uma sala onde a temperatura é 80F, um ventilador poderá fazer você se sentir como se a temperatura fosse 72F. A razão é a excelente circulação de ar que cria um efeito de vento frio.
Em termos de meteorologia, o fator wind chill é a temperatura que um indivíduo sente em relação ao vento. Por exemplo, suponha que a temperatura externa seja de 35F e o vento esteja soprando a 25mph. Seu corpo vai perder calor como se fosse 8F. Essa perda de calor escalada faz com que seu corpo se sinta mais frio quando venta durante os invernos. Os ventiladores de teto funcionam com o mesmo princípio.
Direção do ventilador de teto para resfriamento
Quer saber para que lado um ventilador de teto deve girar para esfriar?
Durante o verão, a direção de resfriamento do seu ventilador de teto deve ser no sentido anti-horário. Quando o ventilador gira nessa direção, ele força o ar a se mover para baixo. Como resultado, aumenta a circulação de ar dentro do seu quarto e você sente uma brisa fresca. O ar frio ajuda a evaporar o suor e faz você se sentir bem! Dessa forma, você não precisa ligar o ar condicionado constantemente para manter a temperatura ambiente e pode definir um nível de termostato mais alto.
Uma direção anti-horária significa que as pás do ventilador de teto se moverão de cima para a esquerda, depois para baixo e para a direita. Quando você está embaixo dele, você deve sentir o movimento do ar.
A direção no sentido horário é melhor durante o inverno. Ele empurra o ar frio para cima, deixando seu quarto mais quente.
Como obter ar fresco de um ventilador de teto?
Os ventiladores de teto espalham o ar empurrando-o para baixo. O efeito de vento frio que cria como resultado ajuda seu corpo a evaporar o suor. Isso faz você se sentir mais fresco. No entanto, eles não abaixam a temperatura do seu quarto como o seu ar condicionado. Então, mesmo que pareça que a temperatura caiu um pouco, esse não é o caso. É só que seu corpo se sente mais fresco e revigorado.
A seguir estão algumas dicas que podem ajudá-lo a se refrescar enquanto economiza energia usando seus ventiladores de teto:
1. Não ligue seu ventilador em uma sala vazia
Como mencionado acima, os ventiladores de teto não resfriam seu quarto. Portanto, você deve desligá-lo quando sair do seu quarto. Executá-lo desnecessariamente só aumentará seu custo de energia e não afetará a temperatura geral.
2. Compre modelos energeticamente eficientes
Se você estiver comprando um novo ventilador de teto, certifique-se de adquirir um modelo com certificação Energy Star. Eles são 60% mais eficientes em termos energéticos do que os ventiladores de teto comuns. Além disso, seu design de motor e lâmina é melhor do que as alternativas convencionais.
3. Obtenha fãs com as lâminas mais longas
Um fator importante a ser considerado ao comprar um novo ventilador de teto é o tamanho de suas pás. Ventiladores de teto com pás longas têm mais eficiência de fluxo de ar do que os de pás mais curtas. Como resultado, eles criam um fluxo de ar melhor dentro de sua casa.
Se você tem uma sala grande, opte por modelos maiores e vice-versa.
Se você tiver um ventilador de teto e seu aparelho de ar condicionado instalados no mesmo ambiente, use-os juntos. Seu AC introduzirá ar frio e seu ventilador espalhará o ar frio por todo o quarto.
Os ventiladores de teto funcionam melhor em um ambiente seco e menos úmido. A baixa umidade faz com que o suor em seu corpo evapore mais rapidamente, fazendo você se sentir mais fresco. Como um ar condicionado desumidifica seu quarto, os ventiladores de teto funcionam melhor em conjunto com um ar condicionado.
Você poderá aumentar a temperatura do termostato em alguns graus sem causar desconforto, ajudando assim a economizar energia. O Departamento de Energia dos EUA recomenda aumentar a configuração do termostato em 4F quando emparelhado com um ventilador de teto. De acordo com Energy.gov, para cada aumento de um grau em seu termostato AC, você economiza um por cento de energia. Assim, você poderá reduzir seus gastos com ar condicionado a longo prazo.
Leia este artigo para saber a diferença entre um ventilador de teto e um AC e qual é o melhor.
5. Execute na velocidade mais baixa
Ao comprar um ventilador de teto, você notará que os rótulos de eficácia afirmam que ele oferecerá mais cfm (pés cúbicos por minuto ou também conhecido como fluxo de ar) por watt em uma velocidade lenta. Uma velocidade média forneceria mais cfm por watt do que uma velocidade alta. Isso explica que os ventiladores oferecem eficiência máxima a uma velocidade mais baixa.
Para escolher o melhor ajuste para o seu quarto, escolha o maior modelo que pode caber no seu quarto, mas execute-o na velocidade mais baixa, ou seja, tamanho grande e velocidade baixa.
Leia este artigo para obter mais dicas para vencer o calor para um verão relaxante!
Vantagens de operar um ventilador de teto
Os ventiladores de teto funcionam melhor para circular o ar frio dentro da sala. E sua eficácia aumenta quando combinada com um AC. Então, vejamos os benefícios que os ventiladores de teto oferecem além de proporcionar um efeito de resfriamento:
Reduz o custo de refrigeração
Os ventiladores de teto consomem muito menos energia do que os aparelhos de ar condicionado. Mas eles não resfriam um quarto. No entanto, como mencionado acima, se você emparelhar seu ventilador de teto com seu AC, isso ajudará a reduzir seus custos de AC. Você pode executar sua unidade HVAC de forma eficiente em conjunto com o ventilador de teto. Isso, por sua vez, tira a carga do seu sistema de ar condicionado. Você notará uma diminuição em seus custos de energia após um determinado período.
Ajuda a lidar com a umidade
Seu corpo fica mais quente em um ambiente úmido. Durante os verões, os níveis de umidade são consideravelmente altos. Mesmo que os ventiladores de teto não reduzam os níveis de umidade, eles ajudam a lidar com isso. Eles fazem seu corpo perder suor rapidamente, e essa perda de calor faz você se sentir fresco e confortável.
Desvantagens de ter um ventilador de teto
Embora os ventiladores de teto sejam muito úteis durante o verão e ajudem você a se refrescar, existem algumas desvantagens.
A primeira é que eles são muito barulhentos. Se você é alguém que não suporta ruídos perturbadores, então não é para você. O ruído diminui a uma velocidade mais baixa, mas ainda pode ser incômodo para algumas pessoas.
Outra coisa com ventiladores de teto é que eles são difíceis de limpar. Como estão instaladas no teto, é difícil alcançar e limpar as lâminas quando ficam sujas. Além disso, eles também podem atrapalhar a estética do seu quarto.
Manutenção do ventilador de teto
Os ventiladores de teto precisam de manutenção regular como qualquer outro eletrodoméstico. Eles precisam ser limpos para garantir seu funcionamento ideal. Embora os ventiladores de teto tenham uma vida útil longa e não exijam manutenção detalhada com frequência, é melhor mantê-los em suas melhores condições para um melhor desempenho.
Os ventiladores de teto devem ser limpos sempre que houver um sinal visível de sujeira nas pás. Como regra geral, você deve limpá-los antes do início da temporada de verão. Você precisará de um banquinho ou uma escada para alcançar a altura do seu ventilador. Use uma escova para limpar as lâminas. Você também pode limpá-lo com um pano úmido e água com sabão para remover qualquer sujeira pegajosa. Também é recomendável usar um aspirador para limpar qualquer sujeira acumulada em seu interior.
Depois de limpar seu ventilador, verifique todos os parafusos. É composto de diferentes partes que podem se soltar com o tempo. Aperte todos os parafusos antes do início de cada temporada. Ele ajuda a evitar quaisquer sons de oscilação ou agitação. Outra coisa importante é lubrificar seu ventilador corretamente. Use qualquer óleo leve e encha o orifício de óleo localizado no motor.
5 ventiladores de teto legais
Se você está pronto para fazer uma compra, temos uma lista de ventiladores de teto legais que você pode escolher. Vamos dar uma olhada:
1. Prominence Home 80029-01 Alvina Led Globe Light Hugger/Ventilador de teto de baixo perfil
O ventilador de teto de baixo perfil com lâmina de madeira escura Prominence Home funciona melhor para salas pequenas e médias. Suas características especiais incluem correntes de tração para ajustes fáceis de ligar e desligar. Possui lâminas nos dois lados e pode ser revertida sem se preocupar com a estética.
2. Ventilador de teto IV de baixo perfil interno da Hunter Fan Company com controle de corrente de tração
Este ventilador de teto tradicional de baixo perfil da Hunter vem em lâminas brancas e pode se fundir perfeitamente com os tetos do seu quarto. Também possui correntes de tração para ajustes rápidos de ligar/desligar ou de velocidade. As pessoas adoram por seu baixo ruído e fácil instalação.
3. Emerson, Kathy Ireland HOME Ventilador de teto moderno Tilo
Este ventilador de teto Emerson de inspiração retrô é uma boa opção se você não quiser um ventilador grande e volumoso em seu quarto. Devido ao seu pequeno tamanho, não é recomendado para uso externo. O pacote também inclui controle de parede.
4. Ventilador de teto Honeywell Sabal Palm Tropical com luz Sunset Bowl
Este ventilador de teto tropical Honeywell tem lâminas em forma de folha de madeira esculpidas à mão. Esta é uma escolha perfeita se você quiser ir ao mar com o design do ventilador. Está disponível em várias opções de cores.
5. Ventilador de teto interno Westinghouse Lighting Comet com luz
Este ventilador de teto Westinghouse Lighting é uma boa escolha se você procura um estilo simples e sofisticado. O design da luminária de vidro fosco não fornece luz suficiente, mas introduz um bom fluxo de ar em seu quarto.
Depois de ler este artigo, esperamos que você possa aproveitar
totalmente dos recursos de resfriamento do seu ventilador de teto quando usado de forma eficiente. Tudo o que você precisa fazer é emparelhar seu ar-condicionado e ventilador de teto e desfrutar de uma temporada de verão fresca e arejada!