O verão pode ser difícil de sobreviver sem um sistema de ar condicionado funcionando corretamente. O ambiente quente e úmido drena toda a nossa energia, impedindo-nos de funcionar adequadamente. Mas graças aos sistemas HVAC, podemos aproveitar ao máximo esta temporada maravilhosa e seguir em frente!
Infelizmente, porém, o aumento da umidade durante os meses quentes de verão pode afetar sua unidade HVAC. Um ambiente quente e úmido pode levar à produção de mofo nos dutos de ar. Portanto, é necessário que você comece a tomar precauções antes de se sentir incomodado.
Vamos dar uma olhada no que você pode fazer para lidar com o crescimento de mofo!
O que faz com que o mofo cresça nos dutos de ar?
Se o ambiente for favorável para esse fungo indesejável, o mofo pode crescer e se instalar nos dutos de ar. Ele pode se espalhar facilmente por toda a sua casa ou prédio através do seu sistema HVAC.
Os componentes de uma unidade HVAC contêm umidade de toda a desumidificação, o que pode levar à produção de mofo em dutos de ar. Se você não mantiver os níveis de umidade dentro dos dutos, isso se tornará uma fonte de mofo para prosperar facilmente. Como os dutos de ar são fechados, escuros e não são verificados com frequência, ele só continua a crescer se estiver presente. Os dutos fornecem um ambiente propício para o mofo, pois coletam partículas de poeira, caspa, pólen, células mortas da pele, etc., que se tornam sua fonte de nutrição.
Se você possui uma unidade de CA superdimensionada, isso também pode levar ao crescimento de mofo. Uma unidade muito grande para a área não funcionará por muito mais tempo para desumidificar o ar. Assim, deixando umidade suficiente para o mofo crescer na superfície metálica dos dutos. Por favor, leia nosso guia para encontrar o tamanho perfeito do ar condicionado para o seu quarto.
Além disso, quaisquer vazamentos no telhado ou na área do sótão podem molhar os dutos de CA, proporcionando espaço para o crescimento de mofo. Além disso, a má ventilação no banheiro faz com que o vapor entre nos quartos e, eventualmente, entre nos dutos de ar, criando um ambiente perfeito para o crescimento de mofo.
Sintomas de mofo em dutos de ar
A única maneira de verificar a presença de mofo nos dutos de ar é enviando uma amostra para um laboratório para teste ou verificando-a por meio de um kit de teste de molde. No entanto, se você está se perguntando como detectar mofo por conta própria, procure algumas coisas que são indicadores iniciais que apontam a presença de mofo em dutos de CA. Vamos dar uma olhada:
1. Odor de mofo
A primeira coisa que pode apontar para a presença de mofo nos dutos de ar é um odor de mofo. É difícil ver o mofo no início, pois a área dentro das aberturas não é muito visível; portanto, o passo para detectar o crescimento do mofo é através do mau odor. Um cheiro de mofo quando o ar condicionado é ligado deve alertá-lo imediatamente. Como o ar flui através de dutos, o mau cheiro também pode se espalhar por todos os cômodos.
Mesmo que um odor de mofo nem sempre leve à presença de mofo, ele reduz a causa do crescimento de mofo.
Para obter mais informações sobre o cheiro do ar condicionado, consulte nosso artigo sobre por que o ar condicionado cheira mal.
2. Pó Preto
A presença de poeira preta ao redor das saídas de ar condicionado indica a presença de mofo nos dutos. Esta poeira é extremamente tóxica e não é fácil de limpar. Também pode levar à circulação de esporos de mofo junto com o ar condicionado em seus quartos. Entre em contato imediatamente com um profissional e desligue sua unidade HVAC para evitar que ela se espalhe ainda mais.
3. Sintomas semelhantes a alergia
As pessoas expostas a esporos de mofo podem ter problemas adversos relacionados à saúde. Se o seu ar respiratório estiver infectado com mofo, você pode sofrer de dores de cabeça, congestão nasal, coceira nos olhos, tosse, espirros e irritação na pele. Se você estiver enfrentando sintomas de alergia ao ligar o ar-condicionado e eles desaparecerem quando desligado, dê uma olhada nos dutos de ar. Quanto mais tempo você ignorar o problema, piores serão seus sintomas.
Saiba mais sobre a alergia ao ar condicionado e como evitá-la.
4. Molde visível
Você deve frequentemente dar uma olhada em aberturas de entrada, dutos e bandejas de gotejamento, porque eles fornecem o ambiente perfeito para o crescimento de mofo. O mofo flui pelo ar na forma de esporos que são partículas microscópicas e você não pode vê-los a olho nu. Então, quando você vê quaisquer sinais visíveis de mofo, isso indica que a infestação é grave e você precisa lidar com isso imediatamente. É melhor que você entre em contato com um profissional neste momento que possa lidar com o problema e garantir que ele não volte.
Como remover mofo em dutos de ar?
Se você suspeitar de mofo em sua unidade HVAC, a EPA sugere não ligar o ar-condicionado, pois isso pode fazer com que o mofo se espalhe por outras partes da sua casa. É melhor lidar com o problema o mais cedo possível para minimizar danos, riscos à saúde e despesas.
Antes de iniciar um projeto de limpeza de molde DIY, você precisa se vestir adequadamente. Você deve usar uma máscara de proteção com filtros, pois respirar mofo pode levar a vários problemas de saúde. Continue usando luvas durante o processo de limpeza e certifique-se de não tocar na área afetada com as mãos desprotegidas. Você também deve usar óculos de proteção para evitar que esporos de mofo entrem em seus olhos.
Projeto de limpeza de moldes faça você mesmo
Para começar com um projeto de limpeza de molde DIY, siga as etapas abaixo:
- Desligue sua unidade HVAC e verifique se ela não está recebendo energia do interruptor principal.
- Em seguida, desparafuse as grades da saída de ar.
- Use um detergente ou um detergente líquido e dissolva-o na água para fazer uma solução de limpeza. Você também pode adicionar uma colher de bicarbonato de sódio. Se a superfície que você está limpando não for porosa, você pode misturar uma parte de alvejante com 16 partes de água. Mergulhe as grelhas de ventilação na solução por 15 minutos.
- Enquanto isso, use um aspirador de filtro HEPA e limpe a área dentro dos dutos de ar.
- Use a solução e um pano para limpar a superfície dos dutos de ar. Você pode precisar de um esfregão para alcançar as áreas mais profundas dentro de seus dutos.
- Pegue uma escova para esfregar qualquer mofo, detritos e sujeira dos dutos.
- Agora, pegue um pano limpo e seco para secar a área dentro dos dutos. Você deve certificar-se de que a área esteja seca adequadamente e que não haja umidade no interior.
- Finalmente, limpe as grades das saídas de ar com água, seque-as e recoloque-as usando uma chave de fenda.
- Você também pode optar por substituir as grades se elas estiverem em uso por muito tempo.
- Após o processo de limpeza, descarte todos os panos e escovas que entraram em contato com o mofo.
Procurando mais informações? Aqui está um guia detalhado de dutos de CA para limpeza e manutenção.
Se a área afetada for grande e houver uma grande quantidade de mofo visível, você deve entrar em contato com um profissional em vez de lidar com isso sozinho. O mofo pode ser perigoso ou, às vezes, é necessária uma limpeza cuidadosa para evitar danos ao sistema HVAC.
Evitando o crescimento de mofo em dutos de CA
Se seus dutos de HVAC não estão sofrendo de mofo no momento ou você terminou de limpar e está procurando táticas para evitar que isso ocorra novamente, aqui está o que você precisa fazer. Adicione essas etapas à sua rotina regular de manutenção de HVAC e seus dutos de ar devem permanecer livres de mofo por um longo tempo!
1. Use filtros de ar de boa qualidade
Os filtros de ar desempenham um papel vital para evitar que partículas nocivas entrem em seus quartos. Você deve limpá-los a cada duas semanas, ou seja, 250 horas de uso. É melhor substituí-los a cada três meses.
Leia nosso guia de filtro AC para saber mais.
2. Limpe as pingadeiras regularmente
Você deve dar uma olhada nas bandejas de gotejamento de sua unidade HVAC. A água pode se acumular nas pingadeiras e se tornar um ponto de partida para o crescimento de mofo. Limpe-os e certifique-se de que estão secos.
3. Fique atento a vazamentos para evitar mofo em dutos de ar
Procure por quaisquer vazamentos ao redor dos dutos de ar e sele-os. Quaisquer vazamentos em seu sótão ou telhado também podem danificar seus dutos e levar à produção de mofo. Não demore para corrigir qualquer problema de vazamento em sua casa.
4. Manter os níveis de umidade interna
Como a umidade é a causa principal da produção de mofo, preste atenção especial à manutenção dos níveis de umidade dentro de sua casa. Recomenda-se manter o nível de umidade abaixo de 50% para evitar o crescimento de mofo. Você pode usar um desumidificador para reduzir os níveis de umidade.
Dirija-se a este artigo e dê uma olhada no gráfico de umidade interna ideal.
5. Inspecione seus dutos de ar regularmente
Como os dutos de ar estão fechados, você não vê o que está acontecendo lá dentro. Assim, qualquer desenvolvimento de mofo pode passar despercebido. Ao trocar/limpar os filtros de ar, dê uma olhada rápida dentro dos dutos de ar para procurar sinais de mofo. Se você notar alguma área molhada, seque-a sem mais delongas. Você também pode usar produtos inibidores de crescimento de mofo registrados pela EPA, considerando as diretrizes do fabricante de HVAC. Luzes UV ou purificadores de ar de ionização também podem ser instalados para matar partículas nocivas dentro dos dutos.
Esperamos que as dicas de prevenção mencionadas acima o ajudem a ficar longe do problema de crescimento de mofo no futuro.
Tipos de molde em dutos de ar
O molde pode ser encontrado em diferentes formas e cores. Se você está interessado em ir ao fundo do seu problema de mofo, você pode estar interessado em conhecer os tipos de mofo que podem infestar seus dutos de ar. A seguir estão alguns dos tipos comuns de molde encontrados em dutos de CA:
Acremonium
É um tipo de mofo presente em forma de pó branco. Acremonium é encontrado principalmente em áreas molhadas e úmidas ao redor de suas saídas de ar. Cresce ao longo de meses ou mesmo anos.
Alternaria
Outra cepa de mofo comumente encontrada, a Alternaria, tem uma textura aveludada. Geralmente é de cor verde ou marrom. Este tipo de mofo necessita de uma quantidade significativa de água corrente através de dutos de ar para seu crescimento.
Aspergillus
É um dos tipos de mofo mais difíceis de lidar devido às várias formas que pode assumir. Aspergillus pode aparecer em várias cores, mas as mais comuns são verde, branco ou amarelo.
Fusarium
O Fusarium geralmente vive nas superfícies das paredes que foram afetadas pela condensação. Ele pode entrar nos dutos de ar se os danos causados pela água nas paredes também afetarem os dutos de ar.
Mucor
Você geralmente encontra esse molde em unidades de ar condicionado. Ele se espalha para os dutos de ar e pode entrar em sua casa com o ar condicionado. Mucor é um tipo de mofo muito tóxico e você precisa lidar com ele imediatamente.
Stachybotrys
Se você vir mofo preto nos dutos de ar, então é Stachybotrys. Mesmo que seja fácil de detectar por causa de sua cor preta, mas pode passar despercebido, pois forma dutos de ar profundos. É muito tóxico e precisa de uma boa quantidade de umidade para prosperar.
Trichoderma
Trichoderma vive em dutos de ar porque precisa de um suprimento constante de água para crescer. Cresce rapidamente e está na forma de esporos.
Chaetomium
Chaetomium é uma estrutura semelhante a algodão marrom. É difícil distinguir de outros tipos, pois tende a mudar de cor ao longo do tempo.
Ulocladium
É um dos tipos mais raros de mofo encontrados em dutos de ar. É comumente encontrado em cantos de cozinha ou banheiro na forma de substâncias em camadas pretas. Ulocladium também é muito difícil de lidar, portanto, requer assistência profissional.
Devido às diferentes semelhanças e muitos tipos, o mofo é difícil de lidar por conta própria. É sempre bom conversar com um profissional antes de começar a limpar os dutos de ar.