>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Controle de umidade HVAC – um guia para controle de umidade e temperatura em sistemas de ar condicionado


Seu aparelho de ar condicionado pode ter sido seu melhor amigo para regular a temperatura da sua casa. Mas você está ciente do controle de umidade HVAC?

A umidade desempenha um papel significativo na manutenção de um clima doméstico perfeito, especialmente durante os verões. Os níveis ideais de umidade para o verão devem estar em torno de 40%-50%. Além disso, altos níveis de umidade podem se tornar uma fonte de proliferação de vírus, bactérias e mofo. Isso pode afetar muito a qualidade do ar interno.

Felizmente, você pode gerenciar a temperatura e a umidade com seu sistema de ar condicionado! Vejamos como:

O HVAC remove a umidade?


Sim! Geralmente, acredita-se que uma unidade HVAC só pode resfriar ou aquecer uma sala. Mesmo que a função primária de um ar condicionado seja introduzir ar frio, ele também remove a umidade como consequência.

Você não precisa alterar nenhuma configuração para remover a umidade. O processo de resfriamento envolve a remoção da umidade do interior. Isso é chamado de condensação. Isso acontece através das bobinas do evaporador e faz parte do funcionamento de um ar condicionado.

Como a umidade é controlada com um sistema de CA?


Você sabe como o vapor de água aparece na parte externa de um copo contendo uma bebida gelada? Seu sistema de ar condicionado possui bobinas de evaporação que condensam a umidade do ar interno de maneira semelhante.

O ar quente e úmido dentro do seu quarto é levado para as serpentinas do evaporador frio. Este ar é condensado e o líquido é retirado por condensação. A umidade é coletada na bandeja de drenagem e enviada para fora de sua casa através de um cano de drenagem. Este processo resulta na desumidificação do seu quarto.

Motivos pelos quais seu controle de umidade HVAC não está funcionando para você


Embora um ar condicionado possa reduzir a umidade a um nível significativamente baixo, às vezes você pode ter dificuldades com isso. Você pode notar que, embora seu AC esteja funcionando, a contagem de umidade ainda é alta. Você pode se perguntar por que minha casa está úmida com o AC ligado? Isso pode ser devido a muitas razões:

1. Controles de velocidade limitada


Como uma unidade superdimensionada, um ar condicionado que oferece apenas uma velocidade ou apenas uma função liga/desliga perturba o controle de umidade do HVAC. Sem opções de velocidade, sua unidade liga e funciona a todo vapor para atingir a temperatura desejada. E assim que for alcançado, sua unidade desliga e o ciclo se repete.

Durante esse processo, seu sistema HVAC não tem tempo suficiente para a desumidificação adequada. Isso se torna um motivo de preocupação, especialmente se você mora em uma área de alta umidade.

Uma CA modulante, por outro lado, oferece vários controles de velocidade. Portanto, é melhor optar por um sistema de modulação ao pensar em uma atualização. Como oferece vários controles de velocidade, você também notará uma diferença nos custos de ar condicionado.

2. Unidade HVAC superdimensionada


Se você é proprietário de uma casa, uma unidade HVAC grande ou superdimensionada pode seduzi-lo. Você pode pensar que quanto maior, melhores resultados você obterá. No entanto, esse não é o caso.

Se você tiver um grande sistema de ar condicionado, terá dificuldades para regular a temperatura e o controle de umidade do HVAC.

Lembre-se, ao falar sobre o tamanho de um ar condicionado, você não precisa apenas considerar seu tamanho, mas também sua capacidade de refrigeração.

Um sistema HVAC superdimensionado terá um compressor poderoso. Ele irá ligar e desligar com frequência. Portanto, seu ar condicionado não funcionará o suficiente para desumidificar seu quarto.

Aqui está o nosso guia para dimensionamento de ar condicionado.

3. Pressão de ar negativa


Um sistema de ventilação inadequado de sua casa pode levar ao acúmulo de pressão negativa interna. A pressão de ar negativa é criada quando há muita ventilação de qualquer espaço.

Você deve ter notado como o ar corre para dentro quando alguém abre a porta principal ou uma janela. Isso ocorre porque muita pressão negativa força o ar a manter um equilíbrio, atraindo mais ar do lado de fora. E quando os níveis de umidade chegam a um nível extremo, o ar abafado entra em sua casa comprometendo o controle de umidade do HVAC.

Leia o nosso guia e melhore a ventilação da sua casa.

4. Configuração incorreta do termostato


Ao configurar seu termostato, você só pode pensar em qual temperatura seria a melhor. No entanto, é igualmente importante manter a umidade em mente também.

Por exemplo, você está executando seu ar condicionado no modo de ventilador. Será benéfico aumentar o fluxo de ar dentro do seu quarto sem introduzir o ar resfriado. Mas isso também pode resultar em um aumento do nível de umidade. O vapor de água dentro de sua unidade que ainda não foi movido para fora pode voltar para o seu quarto.

É melhor verificar primeiro os níveis de umidade dentro de sua casa e depois escolher a configuração correta do termostato.

5. Bobinas do evaporador sujas


As bobinas do evaporador são o principal componente dentro do seu ar condicionado que é o principal responsável pela desumidificação. Eles podem ficar sujos com o tempo, impedindo sua funcionalidade.

As partículas de sujeira atuarão como um isolante impedindo a remoção do vapor de água do ar. Isso não apenas diminui a capacidade de refrigeração do seu ar condicionado, mas também afeta o processo de desumidificação.

Se você estiver sentindo uma mudança no funcionamento do seu ar condicionado, verifique se as bobinas do evaporador precisam de limpeza.

Aqui está um guia DIY para a limpeza da bobina AC.

6. Dutos com vazamento


Qualquer fonte de ar úmido que se infiltra em sua casa seria uma causa por trás do aumento dos níveis de umidade. Se o seu duto tiver vazamento, especialmente no lado de retorno, ele acabará sugando o ar quente e úmido ao redor dos dutos. O ar condicionado não seria capaz de remover uma quantidade extremamente alta de umidade neste caso.

É melhor inspecionar seus dutos se você estiver tendo problemas com o controle de umidade do HVAC e corrigir os vazamentos o mais rápido possível.

7. Unidade HVAC desatualizada


À medida que sua unidade HVAC envelhece, você pode notar mudanças graduais em sua capacidade de trabalho. Pode não resfriar como costumava, pode não ser tão eficiente em termos de energia, pode ter aumentado os custos de manutenção. Além disso, você também pode ver que seu controle de umidade HVAC não está funcionando o suficiente para manter os níveis ideais.

A razão é que, com o tempo, a capacidade de resfriamento e desumidificação de sua unidade diminui. Isso pode significar que você precisa substituir sua unidade. A vida média de um ar condicionado é de cerca de 10 a 15 anos. Então, se ele ultrapassou essa marca ou está perto da linha, é hora de começar a pensar em suas escolhas.

Por que minha casa está tão úmida com o ar-condicionado ligado?


Além de sua unidade de ar condicionado, vários outros fatores também contribuem para o controle de umidade do HVAC. O design, material de construção, localização geográfica, quão hermética é a sua casa; todas essas coisas desempenham seu papel no gerenciamento da umidade.

Por exemplo, se você mora em um clima escaldante, seu ar-condicionado estará funcionando a maior parte do tempo. Terá tempo suficiente para desumidificar o ar interno. Por outro lado, se você precisar usar seu ar-condicionado por um tempo limitado ou apenas quando o sol estiver forte, ele pode não reduzir a contagem de umidade para um nível significativamente baixo.

Umidificadores x Desumidificadores x Ar Condicionado


Enquanto os condicionadores de ar desumidificam o ar, deve-se ter em mente que sua função principal é introduzir ar frio. Portanto, a umidificação é mais um efeito do processo de resfriamento que ocorre dentro da unidade.

Portanto, se você está lutando com o controle de umidade do HVAC, é melhor considerar outras opções para gerenciar o nível de umidade dentro de sua casa.

Umidificadores e desumidificadores são os dois dispositivos que ajudam a combater os problemas de umidade. Se sua casa está sempre úmida, então você precisa de um desumidificador. Pelo contrário, se o ar ao redor de sua casa estiver seco e os níveis de umidade permanecerem sempre baixos, você precisará de um umidificador.

Leia este artigo para saber se você precisa de um desumidificador ou se seu AC faria o trabalho!

Você pode adicionar controle de umidade ao HVAC?


Umidificadores e desumidificadores são dispositivos separados. Embora seu AC possa desumidificar o ar, sua capacidade de remover a umidade não será igual à de um umidificador.

Se você tiver um ar condicionado central, poderá adicionar qualquer um desses dispositivos, dependendo de suas necessidades. Estes podem ser instalados como parte do seu sistema para melhorar o controle de umidade HVAC.

Controle de umidade de HVAC inteligente


Você pode optar por uma solução inteligente para controle de umidade HVAC. Emparelhe seus ACs centrais com um termostato inteligente e mini-splits, janela e ACs portáteis usando controladores AC inteligentes. Esses dispositivos domésticos inteligentes levarão seu controle de temperatura e umidade no sistema de ar condicionado para o próximo nível.

Você poderá gerenciar a umidade doméstica usando seu smartphone de qualquer lugar, a qualquer hora! Usando o Modo Confortável, você pode definir uma faixa de umidade e seu ar condicionado funcionará para mantê-la.

Não é legal que você não precise comprar outro dispositivo para medir a umidade da sua casa? Você sempre pode verificá-lo em seu telefone.

Agora, defina gatilhos inteligentes, relaxe e automatize seu controle de umidade HVAC para um ambiente doméstico perfeito!