Este é um conto geralmente tão antigo quanto o tempo, e se você tiver uma casa de dois andares, estará bem ciente disso. Durante os meses de verão, quando a intensidade do sol está no auge, você deve ter notado que os andares superiores da casa são muito mais quentes que os inferiores. Ambos os andares são tão diferentes quanto a noite e o dia, tornando muito desconfortável para quem passa a maior parte do dia no andar de cima. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver um fluxo de ar ruim para o segundo andar. Então, como aumentar o fluxo de ar para o segundo andar?
Obter uma solução para este problema é de extrema importância. Embora você possa fazer muitas coisas para manter o andar de cima fresco, uma das mais importantes é aumentar o fluxo de ar para o segundo andar.
Manter sua casa bem ventilada faz uma diferença significativa na temperatura, nos níveis de umidade da casa e no ambiente interno geral. Melhora o fluxo de ar para o seu segundo andar e torna essa parte da sua casa ainda mais agradável.
Vamos nos aprofundar no problema e ver como você pode resolvê-lo.
Por que o segundo andar é mais quente?
Antes de chegarmos à solução, é essencial conhecer a causa por trás do fluxo de ar reduzido em seu segundo andar. Existem algumas razões pelas quais o calor se acumula nos andares de cima:
1. Ar quente subindo
Você já deve ter lido muito isso agora que o ar quente sobe e o ar frio desce. Esta é a principal razão pela qual o seu andar de cima é mais quente do que o de baixo.
Se houver uma cozinha situada no piso inferior e escadas próximas, é provável que o calor da sua cozinha suba e se acumule com o tempo. As correntes de ar quente das fontes de calor sobem e continuam aumentando a temperatura já quente.
Ao longo do dia, todo o ar quente foi para o segundo andar, aumentando a temperatura alguns graus.
Agora, quando você liga sua unidade HVAC, ela precisa trabalhar mais para expulsar esse ar quente do espaço e diminuir a temperatura. Se o seu andar superior tiver muitos quartos, a unidade HVAC terá que trabalhar ainda mais.
Mesmo se você tiver um sistema de refrigeração central, também poderá ter dificuldades para manter a temperatura no andar de cima. Você definirá seu termostato na configuração perfeita, mas ainda não se sentirá confortável. O fluxo de ar pode parecer reduzido em comparação com o primeiro andar.
2. Teto quente da luz solar direta
Talvez a razão mais óbvia para os andares superiores serem mais quentes do que o resto da sua casa seja o sol.
Com o sol brilhando com força total por uma parte prolongada do dia, seu telhado é obrigado a subir de temperatura e, com ele, todo o piso. Se o seu telhado for de cor escura ou não houver sombra ao redor de sua casa, as coisas podem ficar ainda mais quentes. Junte esses fatores com um fluxo de ar ruim para o segundo andar e você poderá se encontrar em um forno literal.
Este problema não se limita apenas ao telhado. As paredes laterais da parte superior também podem receber luz solar ininterrupta ao longo do dia e ser uma causa de aquecimento excessivo.
Um possível remédio para isso pode ser o isolamento do sótão. Com paredes e telhados isolados, o espaço interior não ficará tão quente como seria de outra forma, mantendo as temperaturas internas dentro do razoável. Além disso, o isolamento da parede não consome energia para ser eficaz!
Durante o auge do verão, você pode achar impossível morar no andar de cima. Mas estamos aqui para mudar isso.
Continue lendo para aprender sobre as maneiras de melhorar o fluxo de ar para o seu segundo andar e torná-lo o paraíso mesmo quando está super quente lá fora.
Como aumentar o fluxo de ar para o segundo andar?
Existem algumas maneiras pelas quais você pode obter mais ar em seu andar superior. Você só precisa se esforçar um pouco e tornar o andar de cima tão confortável quanto o primeiro andar. As dicas e truques a seguir irão guiá-lo de forma abrangente sobre como aumentar o fluxo de ar para o segundo andar:
1. Mantenha o Ar Condicionado Funcionando no Modo Ventilador
Ao ter seu ar condicionado funcionando constantemente no modo de ventilação, você pode ter ventilação durante todo o dia. Isso ocorre porque o modo ventilador mantém o ar circulando e com baixo custo de energia. Manterá um bom ambiente ao longo do dia e você não ficará encharcado de suor.
Além disso, com filtros de ar adequados instalados no sistema e manutenção regular, o ar é constantemente reciclado e limpo, melhorando a qualidade do ar interno. Verifique regularmente o filtro de ar, pois um filtro de ar sujo entupido pode dificultar o fluxo de ar.
2. Instale um ventilador de teto
Um ventilador de teto é uma ferramenta muito econômica para aumentar o fluxo de ar. Com um custo mínimo de energia em comparação com um AC, um ventilador de teto mantém o ar fresco e move o calor pela casa de forma muito eficaz.
Embora os ventiladores não possam introduzir ar frio, eles espalham o ar para uma área mais ampla. Você pode até usar seu ventilador em conjunto com seu AC. Isso ajuda a aumentar o fluxo de ar do ar condicionado proveniente do seu ar condicionado.
3. Aumente o tamanho dos respiradouros de retorno
Se você tiver um sistema central ou de dutos em casa, haverá aberturas e dutos de suprimento e retorno no segundo andar.
O problema é como aumentar o fluxo de ar através das aberturas do andar de cima?
Mais ar pode ser introduzido em seu quarto aumentando as aberturas e dutos e mantendo a corrente de ar.
Use aberturas maiores para que o ar quente possa ser constantemente removido do seu segundo andar. Isso pode ajudar a resolver problemas de fluxo de ar ruim para o segundo andar.
Uma limitação com esta solução, porém, é o espaço de trabalho. Se você estiver em uma casa antiga e não houver espaço suficiente para aberturas ou dutos maiores, essa opção é eliminada.
4. Aumentar o número de respiradouros
Se você não pode aumentar o tamanho das aberturas e dutos, por que não aumentar o número deles!
Mais aberturas significam mais avenidas para o ar quente no chão ficar preso e removido. A limitação é que deve haver espaço suficiente no duto para fazer isso.
Se você não tiver espaço suficiente para adicionar mais aberturas e dutos, existe outra solução.
5. Limpe os respiradouros
Isso pode parecer uma tarefa muito básica, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas colocam móveis bem na frente das saídas de ar, bloqueando o fluxo de ar.
Dê uma volta pelo seu espaço e procure por móveis ou eletrodomésticos localizados em frente às saídas de ar. Desloque-os para que as aberturas tenham espaço livre e force o máximo de ar em seu quarto.
6. Feche as aberturas nos andares inferiores
Para aumentar o fluxo de ar para o andar superior, você pode fechar parcialmente as aberturas e dutos que passam pela parte inferior mais fria do edifício. Desta forma, a quantidade máxima de ar fluirá diretamente da unidade HVAC para o andar superior.
Você não precisa necessariamente fechar totalmente as aberturas do piso inferior. Tente fechá-los apenas parcialmente e verifique a mudança de temperatura no andar superior. Se isso ainda não funcionar, você pode tentar fechar ainda mais as aberturas até encontrar o ponto ideal.
No entanto, tome cuidado para não fechar as aberturas de ventilação de tal forma que o piso inferior não receba nenhum fluxo de ar.
7. Opte pelo Ar Condicionado Sem Dutos
A instalação de condicionadores de ar sem dutos remove o problema de colocar dutos em espaços minúsculos ou fazer uma revisão completa da sua casa.
Estes aparelhos de ar condicionado podem ser instalados muito facilmente em poucas horas e sem grandes renovações. Eles podem manter sua casa fresca e também manter o ar fresco onde você precisa.
Condicionadores de ar sem dutos, como mini-split, portáteis e ACs de janela, são mais eficientes em termos de energia e também ajudam a reduzir o custo de resfriamento. Como não há dutos envolvidos, você não precisa se preocupar com vazamentos e escape de ar.
8. Obtenha um sistema de climatização por zonas
Se você tem uma casa de vários andares, operar um ar condicionado em velocidade máxima faria sentido para você. Você pode pensar que é melhor porque mais ar fluirá para o seu segundo andar. Mas fazer isso pode deixar seu primeiro andar muito frio e desconfortável. Sem falar no desperdício de energia durante todo esse processo.
Para evitar esse problema, você pode usar um sistema HVAC por zonas.
Você pode criar zonas usando seu sistema HVAC existente. Permite obter uma refrigeração personalizada e individual para cada zona ou piso.
Por exemplo, você pode transformar seu segundo andar em uma única zona e seu andar inferior em outra. Desta forma, você pode definir diferentes temperaturas para cada andar. Você pode definir a temperatura do seu segundo andar um pouco mais alta do que o seu primeiro andar.
A criação de diferentes zonas climáticas não apenas tornará sua vida conveniente, mas também ajudará a reduzir o uso de energia. Você pode usar um termostato inteligente de zona dupla com seu AC central e um controlador de AC inteligente com AC mini-split, portátil ou de janela para criar zonas. Esses dispositivos inteligentes aumentarão seu conforto, permitindo que você controle seu ar condicionado de qualquer lugar, a qualquer hora!
Seja qual for o caso, agora você sabe como aumentar o fluxo de ar para o segundo andar e mantê-lo em uma temperatura confortável. É hora de começar e tornar seu segundo andar habitável novamente, mesmo durante os horários de pico do verão!