>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

O ar condicionado não está gelando no andar de cima? Veja como refrescar o andar de cima de uma casa de 2 andares


O calor escaldante do verão não permite que você tenha uma boa noite de sono? Pior ainda, seu quarto fica no segundo andar e seu ar condicionado não está esfriando no andar de cima?

Um segundo andar quente é um problema comum durante os verões. Você deve ter notado que o ar condicionado no andar de cima não está refrigerando tão eficazmente quanto no andar de baixo.

Pode ser realmente frustrante, especialmente quando a temperatura ultrapassa 85F. No entanto, não há necessidade de mudar para o primeiro andar ainda. Há muitas coisas que você pode fazer para manter seu andar de cima fresco.

Continue lendo para obter algumas dicas fantásticas sobre como tornar o andar de cima mais legal.

Como o design de casas de vários andares afeta a temperatura?


Você está se perguntando por que é sempre quente no andar de cima e frio no andar de baixo durante os verões ou por que o ar condicionado no andar de cima não está fazendo um trabalho incrível?

Infelizmente, a física é sua inimiga aqui!

O ar quente é menos denso que o ar frio, então sobe enquanto o ar frio desce. Portanto, o ar frio desce para o primeiro andar de uma casa de vários andares, enquanto o ar quente sobe para o segundo andar.

Isso também significa que seu ar condicionado no andar de cima deve trabalhar mais para manter a temperatura ideal de verão para sua casa. Seu sistema HVAC estaria funcionando o tempo todo para atingir a configuração desejada. Isso aumentará significativamente suas contas de ar condicionado e custos de manutenção.

Você pode ajustar perfeitamente as configurações do termostato, mas como o ar frio acabará afundando no primeiro andar, você precisará prestar atenção a vários outros fatores.

Por que o ar-condicionado não está esfriando no andar de cima?


Pode haver muitas razões pelas quais seu ar condicionado está funcionando no andar de baixo, mas não no andar de cima. Vamos dar uma olhada neles:

1. Sistema único de ar condicionado ou termostato


Se você não possui um sistema de ar condicionado moderno, sua casa de 2 andares pode estar contando com um único sistema de refrigeração que depende de um único termostato. Como este termostato detecta a temperatura apenas em uma área da sua casa, é muito provável que deixe pontos quentes em outras áreas.

Este é especialmente o caso se o seu termostato for colocado no primeiro andar. Ele só iniciará o resfriamento quando essa área ficar quente. No entanto, a temperatura é significativamente diferente no andar de cima, e essa configuração levará a um andar quente no andar de cima e esfriar no andar de baixo.

2. A unidade de climatização fica no primeiro andar


Condicionadores de ar têm que empurrar o ar quente, bem como introduzir ar frio no segundo andar. Como as unidades centrais de climatização são colocadas no primeiro andar, isso requer um esforço duplo, pois o ar frio pode continuar a descer de volta para o primeiro andar. Como resultado, sua unidade HVAC precisa empurrar o ar frio com mais frequência. Isso pode facilmente sobrecarregar seu aparelho de ar condicionado e causar desgaste excessivo.

3. Telhado Quente


Uma das principais razões pelas quais o segundo andar fica muito quente é um telhado sem isolamento. Seu telhado absorve o calor do sol, que então viaja para o segundo andar, tornando-o insuportavelmente quente. Este ar quente também pode viajar até o segundo andar através do seu sótão.

O isolamento do sótão é essencial para uma casa fresca e para o funcionamento eficaz do seu AC.

4. Dutos defeituosos ou inadequados


Se você tiver um sistema HVAC com dutos (central) muito antigo, poderá ter dutos desatualizados e ineficientes. Eles podem ter vazamentos ou foram instalados incorretamente em primeiro lugar. Você também pode ter poucos dutos chegando ao segundo andar.

5. Sua unidade HVAC está resfriando mais ambientes do que sua capacidade


Outro problema pode ser que seu sistema HVAC não seja compatível com sua casa. Por exemplo, pode ter apenas a capacidade de resfriar uma casa de dois andares e quatro quartos. Se você adicionou mais salas recentemente, pode ser um excesso de capacidade.

6. Sua unidade HVAC está desatualizada


Se você mora em sua casa há algum tempo e nunca substituiu a unidade HVAC, é possível que ela tenha chegado ao fim de sua vida útil e não consiga mais manter o andar de cima fresco no verão.

Leia este artigo para aprender sobre 8 maneiras de prolongar a vida média do seu AC.

7. A temperatura do seu termostato está muito alta


Se você tiver um sistema de zoneamento ou vários condicionadores de ar instalados, seu segundo andar pode estar muito quente porque você não definiu a temperatura correta. A maioria das pessoas define a mesma temperatura para os andares superiores e inferiores. Como o ar quente sobe, isso leva a um segundo andar mais quente. Você pode corrigir rapidamente esse problema diminuindo a temperatura do seu segundo andar em pelo menos dois graus. Termostatos inteligentes, sensores e zoneamento podem ajudar significativamente nesse sentido.

Dicas de ar condicionado para casas de dois andares


Embora o segundo andar seja tipicamente mais quente devido a vários motivos mencionados acima, as dicas de ar condicionado para casas de dois andares tornarão sua vida mais fácil e fresca. Aqui está para manter o andar de cima fresco:

1. Aumente o fluxo de ar para o segundo andar


Você pode aumentar o fluxo de ar para o segundo andar ajustando os amortecedores HVAC.

Durante o verão, feche parcial ou totalmente os amortecedores das aberturas do primeiro andar para forçar mais ar para as aberturas do segundo andar. Se você não conseguir localizar os dampers ou se sua unidade HVAC não os tiver, você pode fechar os registros no primeiro andar.

Leia este artigo para saber mais sobre como corrigir problemas de fluxo de ar HVAC.

2. Abra as aberturas de retorno superiores


Outra opção é abrir as aberturas de retorno superiores para aspirar o ar quente do topo do seu quarto e enviá-lo para a unidade HVAC, que manterá o andar de cima fresco.

3. Limpe ou substitua seus filtros de ar


Filtros de ar sujos e entupidos restringem o fluxo de ar e prejudicam a capacidade de sua unidade HVAC de manter o andar de cima fresco no verão. Limpe os filtros regularmente e substitua-os a cada 3-4 meses.

4. Mantenha a configuração do ventilador HVAC em “On” em vez de “Auto”


Se a configuração do ventilador do seu termostato estiver em “automático”, altere-a para “ligado” para lidar com o problema do ar condicionado não esfriar no andar de cima. Ligar o ventilador criará uma mistura uniforme de ar em toda a casa.

Quando o ventilador está em “automático”, ele só funciona quando o resfriamento real está ocorrendo. No entanto, quando o ventilador está “ligado”, o ventilador continua a circular o ar pela casa, mesmo que o ciclo de resfriamento esteja desligado.

5. Criar zonas climáticas


Você também pode criar zonas HVAC para definir uma temperatura diferente para cada parte de sua casa. Você pode instalar termostatos ou sensores separados para cada zona do seu sistema central. Para sistemas sem dutos ou mini-splits, use controladores CA inteligentes como o Cielo Breez Plus. O número de zonas dependerá do tamanho da sua casa e dos requisitos de refrigeração.

A configuração de vários controladores para cada zona permitirá que você personalize facilmente a temperatura onde for necessário. A configuração de zonas climáticas pode resolver um problema quente no andar de cima e frio no andar de baixo, economizando bastante nos custos de energia.

Saiba mais sobre termostatos de zona dupla para definir uma temperatura diferente para o primeiro e o segundo andar. Isso é feito usando um sistema de amortecedores e sensores. Dessa forma, você pode definir seu primeiro andar e o segundo andar em temperaturas diferentes para criar um clima confortável em toda a casa.

6. Atualize sua unidade HVAC


A vida útil média de um ar condicionado é de cerca de 10 a 15 anos. Se a sua unidade HVAC for mais antiga do que isso, pode não ser capaz de resfriar sua casa adequadamente.

Outro problema comum é que muitas casas têm um tamanho incorreto de unidade HVAC instalada. Você pode consultar um especialista em climatização confiável para ver se precisa substituir sua unidade de climatização ou se ela é muito pequena para resfriar o segundo andar da casa.

Aqui está o nosso guia para dimensionamento de ar condicionado.

7. Invista em um Ar Condicionado Ductless


Se você está tendo problemas para manter seu andar de cima fresco com seu ar condicionado central, considere investir em um ar condicionado sem dutos.

Estas são unidades independentes onde cada AC resfria uma sala. Existem muitos tipos de condicionadores de ar sem dutos; mini-splits, condicionadores de ar portáteis e unidades de janela são algumas das escolhas mais populares.

É mais fácil criar zonas climáticas com ACs sem dutos, pois há uma unidade separada para cada quarto. Eles também são mais econômicos, pois você não precisa desperdiçar energia em salas de resfriamento que não está usando.

Configurações de termostatos para cada nível da sua casa


Considerando que você tem várias unidades de ar condicionado ou vários termostatos ou sensores para resfriar efetivamente as várias áreas da sua casa, aqui estão algumas dicas para as configurações perfeitas. Com as melhores configurações do termostato, você não apenas poderá resfriar o andar de cima e o de baixo com eficiência, mas também economizar energia.

Uma dica útil é definir o termostato do segundo andar na temperatura que você deseja em toda a sua casa. Em seguida, ajuste o termostato do primeiro andar alguns graus abaixo. Por exemplo, se você estiver mais confortável em 76F, defina o segundo andar em 76 graus e o primeiro andar em 78.

Como o ar frio afunda, o primeiro andar terminará na mesma temperatura do segundo andar. Na maioria dos casos, isso irá efetivamente resfriar o andar de cima de uma casa de dois andares e não aumentará suas contas!

78 F é a configuração recomendada do termostato diurno no verão. Esta configuração garante conforto e economia de energia. Se você achar que essa configuração pode estar muito quente para sua casa, comece diminuindo a temperatura do termostato gradualmente para ajudar a ajustar. Você também pode maximizar suas economias mudando para um termostato inteligente.

Como manter o andar de cima fresco sem ar-condicionado?


A implementação das dicas de ar condicionado para casas de dois andares acima mencionadas reduzirá suas contas e ajudará você a descobrir por que seu ar condicionado está funcionando no andar de baixo, mas não no andar de cima.

No entanto, se você não quiser gastar muito com ar condicionado e ser mais ecológico, não se preocupe. É possível se refrescar no andar de cima de sua casa de dois andares sem gastar uma fortuna em contas. A seguir estão algumas das maneiras de manter seu andar de cima fresco sem AC.

1. Isole o sótão


Uma das dicas mais essenciais de ar condicionado para casas de dois andares é isolar o sótão. Um sótão bem isolado reduzirá a quantidade de calor que absorve do lado de fora, reduzindo assim a transferência de calor do sótão para o segundo andar, resultando em um andar mais frio.

2. Ventile o sótão


Outra maneira de manter o andar de cima fresco é ventilar o sótão. Um sótão bem ventilado empurra o ar quente para fora, evitando que o calor atinja os pisos inferiores. Para ventilar o sótão, você pode instalar um ventilador de sótão para resfriar as coisas, melhorando a circulação de ar.

3. Considere um telhado branco


Um telhado de cor clara ajudará muito a resolver problemas relacionados ao calor no andar de cima e no frio no andar de baixo. Durante o verão, o telhado absorve o calor que viaja para o segundo andar. Uma solução inteligente é pintar o telhado de branco, que refletirá o calor em vez de absorvê-lo.

4. Bloqueie o Sol


Outra maneira de vencer o calor e resfriar seu segundo andar é fechar as persianas. Cerca de 25-30% do uso de energia de aquecimento e resfriamento residencial é devido ao ganho e perda de calor através das janelas. Portanto, manter as persianas fechadas pode reduzir significativamente os custos de AC e ajudar a manter o andar de cima fresco no verão. Para uma solução de mais longo prazo, você pode investir em toldos e películas de proteção UV.

5. Limite o uso de aparelhos que geram muito calor


O uso de aparelhos elétricos, como fornos, gerará quantidades excessivas de calor, aquecendo ainda mais o segundo andar. Em vez disso, encontre alternativas adequadas, como grelhar, e desligue qualquer aparelho que não esteja em uso.

6. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas


As lâmpadas incandescentes emitem uma quantidade significativa de calor e consomem muita energia. Considere mudar para lâmpadas fluorescentes compactas, especialmente se você se esforça para manter o andar de cima fresco. Isso também reduzirá seus custos de energia.

7. Ligue os ventiladores no segundo andar para aumentar o fluxo de ar


Embora os ventiladores não reduzam a temperatura, eles são muito mais econômicos do que as unidades HVAC e ajudam a aumentar a ventilação. O ar do ventilador também cria um efeito de resfriamento em seu corpo.

É melhor usar os ventiladores em conjunto com o ar condicionado. Ajudaria se você acionasse seus ventiladores no sentido anti-horário no verão para empurrar o ar para baixo e criar um efeito de vento frio. Aumentará o fluxo de ar do ar condicionado.

Lembre-se de limpar seus ventiladores regularmente. A poeira nos ventiladores pode superaquecer o motor, tornando-os menos eficientes. Limpar seu ventilador também pode reduzir o arrasto, melhorando sua capacidade de circular o ar. Você pode usar um pano úmido para se livrar da poeira. Para graxa, um limpador multiuso pulverizado em panos de cozinha pode funcionar.

Se o seu ventilador tiver parafusos soltos, pode ser instável e instável. Isso pode reduzir sua capacidade de empurrar o ar, fazendo com que trabalhe muito mais do que deveria. Apertar ou substituir parafusos soltos ajudará bastante a melhorar o desempenho do seu ventilador.

8. Ligue os exaustores


Os exaustores de banheiro e cozinha podem facilitar muito o trabalho do seu ar condicionado no andar de cima, removendo o ar quente e permitindo que o ar frio o substitua. Eles também ajudam a reduzir a alta umidade nessas áreas.

9. Coloque ventiladores elétricos nas janelas do segundo andar


Se as janelas do seu segundo andar estiverem abertas, coloque ventiladores de chão nelas, voltados para fora. Isso ajudará a sugar o ar quente do seu quarto. Ventiladores elétricos são uma boa alternativa se seus exaustores não estiverem funcionando corretamente.

10. Seja criativo com seu posicionamento de fãs


Experimente um pouco com o posicionamento do ventilador elétrico e tente criar uma brisa cruzada. Coloque um ventilador elétrico voltado para dentro, perto de uma janela que tenha mais sombra, para soprar ar frio em sua casa. Coloque outro ventilador virado para fora, perto de uma janela do lado oposto, para expulsar o ar quente.

Para deixar o andar de cima mais fresco, coloque os ventiladores voltados para fora no segundo andar e os ventiladores voltados para dentro no primeiro andar.

11. À prova de calor da sua cama


Se o seu quarto fica no segundo andar e você está tendo problemas para adormecer devido ao calor, uma excelente dica de economia de energia é proteger sua cama do calor.

Opte por lençóis feitos de materiais leves e respiráveis, como o algodão. Você também pode investir em colchões de resfriamento que absorvem o calor.

12. Retire-se para o porão ou primeiro andar durante os dias de pico de verão


Se tudo mais falhar, você pode aproveitar o fato de que o ar frio afunda e muda para o primeiro andar ou para o porão (se você tiver um). Você sentirá uma diferença notável e se sentirá muito confortável.

No entanto, esse é o último recurso. Há muito que você pode fazer para se refrescar no andar de cima de uma casa de dois andares.

Um segundo andar frio pode parecer um sonho distante durante o auge do verão. No entanto, armado com essas dicas, você sem dúvida poderá relaxar e fugir do calor do verão.