>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

21 melhores plantas purificadoras de ar para sua saúde e melhor qualidade do ar interno


Preocupado com a qualidade do ar interior à medida que a poluição e os níveis de CO2 aumentam? Plantas purificadoras de ar interno são uma solução muito legal que não apenas remove toxinas, mas também adiciona uma faísca ao ambiente do seu quarto!

Não é nenhum segredo que as plantas mantêm o ar fresco e limpo. No entanto, algumas plantas domésticas têm benefícios adicionais de purificação do ar, tornando-as uma adição popular aos projetos de casas e escritórios. Enquanto auxiliam o sistema HVAC da sua casa, as plantas ajudam a melhorar seu humor e produtividade. Além disso também auxiliam na redução do estresse!

Mas está comprovado se as plantas realmente purificam o ar? Quais plantas purificadoras de ar são as melhores? Quantas plantas de interior purificadoras de ar seriam suficientes para manter seu ar limpo?

Continue lendo para encontrar respostas para todas as suas perguntas.

As plantas purificam o ar?


As plantas de interior que purificam o ar estão na moda desde que um estudo da NASA de 1989 defendeu os benefícios de purificação do ar das plantas de interior. O estudo revelou que as plantas têm a capacidade de reduzir os poluentes do ar interior.

Não há dúvida de que as plantas podem remover toxinas químicas voláteis do ar. Ainda assim, alguns críticos afirmam que as plantas domésticas fazem uma diferença insignificante na melhoria dos níveis de limpeza do ar interno. A razão é que, embora as plantas estejam continuamente limpando o ar, o processo é muito lento na realidade para fazer qualquer diferença significativa.

Portanto, você precisa de uma alta concentração de plantas da casa para purificar o ar dentro de sua casa. Apenas um punhado não vai cortá-lo. Alguns pesquisadores afirmam que seriam necessárias 93 plantas por metro quadrado para competir com o sistema de ventilação de um edifício!

Então, isso significa que você não deve se preocupar com plantas de casa que purificam o ar? Não exatamente.

Outro estudo realizado em um experimento prático em escritórios mostra que os vasos de plantas fornecem um sistema eficiente e automatizado para a poluição do ar interno. Isso complementa outras medidas de engenharia para ajudar a reduzir a intensidade. Outros estudos também corroboram as descobertas originais da Nasa, alegando que certas plantas certamente podem pelo menos complementar os sistemas de ventilação. Assim, diminuindo o nível de poluição do ar.

Embora manter algumas plantas de casa sozinhas não purifique o ar significativamente, elas ainda têm uma série de outros benefícios, fazendo com que valham a pena.

Benefícios das plantas internas purificadoras de ar


Verificou-se que as plantas de interior reduzem significativamente os níveis de estresse. Além disso, eles são terapêuticos para pessoas com depressão e ansiedade. Clínicas médicas em Manchester, Inglaterra, tomaram a iniciativa de prescrever plantas para pacientes com depressão ou ansiedade.

Além disso, CEOs e gerentes podem ficar satisfeitos em saber que os funcionários que trabalham em torno de elementos naturais, como plantas de interior, estão significativamente mais satisfeitos e comprometidos com sua organização. Alguns deles também são usados ​​como plantas de absorção de umidade, diminuindo assim as chances de produção de mofo.

Aqui está um resumo dos benefícios de purificação do ar interno das plantas, tornando a decisão de incluí-las em sua casa um acéfalo!
  • Manter os níveis de umidade da casa
  • Manter a temperatura da casa
  • Reduzir o dióxido de carbono
  • Remover certos poluentes do ar
  • Reduza a poeira do ar

Como as plantas purificam o ar?


A capacidade das plantas de desintoxicar o ar é extraordinária. Enquanto as folhas absorvem dióxido de carbono e luz, convertendo-os em energia através da fotossíntese, elas também absorvem compostos orgânicos voláteis (VOCs) do ar. Assim, quanto mais frondosa a planta, mais toxinas ela será capaz de absorver.

O oxigênio é um subproduto valioso deste processo. As plantas removem poluentes nocivos aumentando o teor de oxigênio, algo que nenhum purificador de ar comercial pode fazer.

Poluentes comuns internos


Embora sua casa seja seu porto seguro, o ar interno pode ser mais tóxico do que o ar externo.

Inconscientemente, trazemos vários contaminantes, tornando a poluição do ar interior uma preocupação legítima de saúde e meio ambiente. Nem todos são muito prejudiciais, mas altas concentrações podem causar tonturas ou alergias.

VOCs, como formaldeído em produtos de beleza ou tolueno em tintas, são alguns poluentes comuns do ar interno. Aqui estão mais algumas que você pode diminuir com a ajuda de plantas domésticas purificadoras de ar e purificadores de ar:
  • Formaldeído: Comumente usados ​​em materiais de construção, altos níveis de formaldeído estão associados a um risco aumentado de certos tipos de câncer raros. O público em geral é exposto ao formaldeído pela absorção de líquidos contendo formaldeído (produtos de limpeza, etc.)
  • Benzeno: Um produto químico industrial amplamente utilizado, o benzeno é encontrado no petróleo bruto e é usado para fazer plásticos, resinas, fibras sintéticas, colas, adesivos, produtos de limpeza e detergentes, etc. anemia.
  • Tolueno: Encontrado naturalmente no petróleo bruto, o tolueno está presente em tintas, vernizes, colas e esmaltes. Embora a exposição a níveis moderados de tolueno seja inofensiva, altos níveis de tolueno podem causar tontura, perda de coordenação, insônia, etc.
  • Xileno: Amplamente utilizado nas indústrias de processamento de petróleo e madeira, a exposição ao xileno pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça, tontura e perda de coordenação muscular.
  • Tricloroetileno: Encontrado em produtos de consumo, como removedores de tinta, adesivos, removedores de manchas e fluidos de limpeza de tapetes, o tricloroetileno está associado a problemas do sistema nervoso central, como visão turva, dormência facial e confusão. Há também evidências crescentes de que o tricloroetileno é carcinogênico para humanos.

21 melhores plantas purificadoras de ar


Embora as plantas purificadoras de ar não possam filtrar instantaneamente a atmosfera de sua casa como um sistema de ventilação mecânica ou um purificador de ar, elas certamente podem ajudar no processo com suas maravilhosas habilidades de limpeza do ar.

Nem todas as plantas são iguais; aqui está um resumo de algumas das melhores plantas domésticas purificadoras de ar que você pode utilizar para um ambiente interno livre de toxinas:

1. Hera Inglesa (Hedera Helix)


As heras inglesas são uma das melhores plantas purificadoras de ar, de acordo com um estudo da NASA. Eles podem remover toxinas como formaldeído, benzeno, xileno e tolueno. Alguns estudos também afirmam que podem reduzir o mofo e a matéria fecal no ar. Hedera helix também absorve a umidade e pode ser útil para manter seus níveis ideais de umidade no verão.

Dicas de manutenção: As heras inglesas precisam de muita luz solar brilhante, mas indireta. Eles adoram umidade e temperaturas mais frias na faixa dos anos 60. Deixe o topo do solo secar ao toque antes de regá-los novamente. Tenha em mente que as heras inglesas são consideradas uma espécie invasora em muitas partes do mundo, pois estão crescendo muito rapidamente. Apare-os regularmente para que não tomem conta das suas paredes.

Toxicidade: Infelizmente, esta planta incrível não é segura para animais de estimação. Uma toxina encontrada nas folhas e bagas pode ser perigosa para crianças e animais se ingerida.

2. Palmeira de bambu (Chamaedorea Seifrizii)


Pertencente ao gênero Chamaedorea com mais de 100 espécies para escolher, a palmeira de bambu é outra planta de casa purificadora de ar popular. A espécie mais popular considerada a palmeira de bambu é a chamaedorea seifrizii.

Dicas de manutenção: As palmeiras de bambu são plantas de baixa manutenção, perfeitas para iniciantes. Eles não gostam de luz solar direta e excesso de água. 1-3 regas por semana são mais que suficientes.

Toxicidade: Essas plantas fantásticas aceitam animais de estimação, então você não precisa se preocupar com a localização delas.

3. Palmeira (Chamaedorea Elegans)


A bela palmeira de salão, também conhecida como palmeira Bella ou palmeira de mesa, tem folhas verdes longas e brilhantes. As palmeiras de salão são conhecidas por remover substâncias químicas nocivas, como benzeno e tricloroetileno do ar.

Dicas de manutenção: Você ficará satisfeito em saber que é uma planta de baixa manutenção que pode se adaptar a várias condições de iluminação. Ele se sai melhor em luz brilhante e filtrada com pouca rega. É melhor submergir a palma da sua sala de estar do que regá-la em excesso. Espere regá-los a cada 1-2 semanas.

Toxicidade: As palmeiras também são seguras para animais de estimação, para que você possa mantê-las sem se preocupar com a saúde do seu animal de estimação.

4. Palmeira Areca (Dypsis lutescens)


A palmeira areca é uma planta doméstica popular purificadora de ar capaz de remover formaldeído, xileno, benzeno, tricloroetileno e monóxido de carbono do ar. Suas folhas delgadas e arqueadas o tornam uma bela adição a qualquer sala.

Dicas de manutenção: Palmeiras Areca preferem luz solar brilhante e filtrada. A luz solar direta severa pode queimar a folhagem. Eles preferem solo úmido; no entanto, certifique-se de deixar o solo secar ligeiramente entre as regas, pois eles não gostam de solo encharcado. Eles fazem melhor em temperaturas entre 65 a 75 graus.

Toxicidade: Além de ser uma adição de design impressionante, a palmeira areca também é segura para animais de estimação, para que você possa ficar tranquilo sabendo que seu animal de estimação não está em perigo.

5. Gerbera Daisy (Gerbera Jamesonii)




Outra planta que foi altamente avaliada no Estudo de Ar Limpo de 1989 da NASA é a Gerbera Daisy. Em 24 horas, esta fantástica planta purificadora de ar limpou o ar drasticamente. Ele removeu metade do formaldeído no ar, 67% de benzeno e 35% de tricloroetileno.

Dicas de manutenção: As margaridas Gerbera se dão melhor em um local com luz solar moderada. Embora prefiram luz solar intensa, colocá-los sob luz solar direta pode acabar queimando as folhas. As margaridas Gerbera precisam ser regadas regularmente. Basta regá-los quando o solo secar uma ou duas polegadas abaixo da superfície.

Toxicidade: Gerbera Daisies também são seguras para animais de estimação, para que você possa adicionar essas flores brilhantes à sua casa sem se preocupar com a saúde do seu animal de estimação.

6. Dragon Tree (Dracaena Dorado)


As plantas pertencentes à família Dracaena também estão entre as melhores plantas purificadoras de ar em geral. A árvore do dragão não é exceção. Ele se destaca na remoção de benzeno, xileno, tricloroetileno, formaldeído e dióxido de carbono do ar.

Dicas de manutenção: O dragoeiro é uma excelente planta de interior devido à sua natureza resistente. Os dragoeiros preferem luz solar indireta e brilhante e, geralmente, eles se saem melhor se receberem cerca de 10 horas. Os dragoeiros são suscetíveis à podridão das raízes se deixados em água parada. Deixe o solo secar parcialmente antes de regá-los novamente.

Toxicidade: O dragoeiro é tóxico para animais de estimação e deve ser evitado pelos donos de animais.

7. Língua da sogra (Dracaena trifasciata)


A língua da sogra, também conhecida como planta de cobra ou espada de São Jorge, é outra planta purificadora de ar brilhante da família Dracaena. Ele pode remover uma quantidade substancial de formaldeído e benzeno.

Dicas de manutenção: Uma planta resistente, a língua da sogra pode sobreviver em uma variedade de condições de iluminação. Também é resistente à seca e não reage bem ao excesso de água. Regue apenas quando o solo estiver seco. Nos meses mais quentes, só precisa ser regada a cada 3-4 semanas.

Toxicidade: A língua da sogra contém saponinas, uma substância tóxica para cães e gatos, portanto, as famílias com animais de estimação devem procurar outra planta de casa.

8. Pot Mum (Crisântemo Morifolium)


A mãe do vaso, também conhecida como mãe do florista, não é considerada uma das melhores plantas de interior purificadoras de ar por nada. De acordo com o Clean Air Study da NASA, o pequeno mas poderoso crisântemo pode remover 61% de formaldeído, 53% de benzeno e 41,2% de tricloroetileno.

Dicas de manutenção: Esta planta de casa colorida está amplamente disponível e só precisa de um pouco de carinho para prosperar. As mães de maconha adoram a luz do sol e precisam de pelo menos 4 horas de luz solar direta por dia. Eles também são plantas sedentas e precisam ser regadas regularmente. Verifique a parte superior de 1 polegada do solo; eles precisam ser regados se estiverem secos. Regue-os até começar a escorrer do fundo da panela.

Toxicidade: É importante ter em mente que as mães de maconha não são amigas dos animais. Como tal, eles devem ser considerados apenas por famílias sem animais de estimação.

9. Lírio da paz (Spathiphyllum)


O lírio da paz é conhecido por ser um superstar quando se trata de remover o benzeno do ar. Além disso, suas belas flores brancas e seu perfume leve tornam esta poderosa planta purificadora de ar uma opção atraente para os proprietários.

Dicas de manutenção: Os lírios da paz precisam de luz brilhante e filtrada e preferem climas mais quentes e úmidos. Portanto, eles precisam ser regados e nebulizados com frequência nos verões. Você pode fugir com menos rega nos invernos, mas tome cuidado para não deixar o solo secar.

Toxicidade: Infelizmente, os lírios da paz não são seguros para animais de estimação. Se você está ansioso para plantar lírios da paz, certifique-se de que eles estejam em uma área onde seus animais de estimação não possam alcançá-los.

10. Flamingo Lily (Anthurium Andraeanum)




O lírio flamingo é uma planta de casa colorida purificadora de ar que é uma festa para os olhos. Além de ser bonito de se ver, pode remover formaldeído, amônia, tolueno e xileno transportados pelo ar.

Dicas de manutenção: Infelizmente, o lírio flamingo não é a planta de manutenção mais baixa que existe. Você precisa de um pouco de dedo verde para cultivar esta planta temperamental. Nativo da América Central e do Sul, o lírio flamingo favorece alta umidade e temperaturas acima de 70 graus. A luz solar direta queima suas folhas, então coloque-as em luz direta e indireta. Deixe o solo secar ligeiramente entre as regas.

Toxicidade: O lírio flamingo é tóxico para humanos e animais de estimação, portanto, deve ser evitado em casa com animais de estimação e crianças.

11. Planta-Aranha (Chlorophytum Comosum)


A planta-aranha, também conhecida como planta de fita ou hera-aranha, tem folhas finas e arqueadas de verde-limão e pode remover poluentes nocivos como monóxido de carbono, formaldeído, xileno e benzeno do ar. É uma planta de interior purificadora de ar popular, graças às suas lindas folhas e capacidades de filtragem de ar.

Dicas de manutenção: A planta de aranha também é uma das plantas de casa de menor manutenção. Eles preferem luz indireta e podem até prosperar em condições de pouca luz. No entanto, certifique-se de mantê-los longe da luz solar direta, pois pode queimar suas folhas. Além disso, eles não gostam de solo encharcado e só precisam de uma leve borrifada ocasionalmente.

Toxicidade: A planta-aranha também é uma das poucas plantas de interior que não são tóxicas para os animais.

12. Mass Cane (Dracaena Massangeana)


Outra usina purificadora de ar, a cana em massa, pode remover até 70% do formaldeído transportado pelo ar. Essas plantas de baixa manutenção se assemelham muito às palmeiras, e é por isso que às vezes são chamadas de “palmeiras falsas”.

Dicas de manutenção: Eles crescem melhor perto de janelas com luz solar filtrada. A luz solar direta pode fazer com que suas folhas queimem e murchem. Eles precisam de uma quantidade moderada de água e exigem níveis de umidade entre 40-50%. Solo muito úmido ou seco causa problemas de saúde na planta.

Toxicidade: Tenha em mente; a Dracaena Massangeana não é uma planta que aceita animais de estimação. É tóxico para cães e gatos.

13. Seringueira (Ficus Elástica)


Usada para fazer borracha antes da invenção dos sintéticos, a planta da borracha é uma maravilha purificadora do ar. É excelente na remoção de formaldeído do ar. Além disso, produz toneladas de oxigênio e elimina bactérias e esporos de mofo do ar. Esses recursos o tornam uma adição valiosa à sua coleção de plantas purificadoras de ar.

Dicas de manutenção: Embora geralmente seja uma planta fácil de cuidar, existem algumas dicas de manutenção que você precisa saber. A seringueira prospera em luz indireta média a brilhante. Regue a cada 1-2 semanas e deixe o solo secar entre as regas. A seringueira também não gosta de temperaturas muito frias, então não deixe as temperaturas caírem abaixo de 60 graus.

Toxicidade: A seringueira é levemente tóxica para humanos e animais de estimação. Se você decidir cultivar um, certifique-se de que esteja fora do alcance de animais e crianças.

14. Coração folha Philodendron (Philodendron Oxycardium)


Com folhas brilhantes em forma de coração, o filodendro de folha de coração será uma adição valiosa à sua coleção de plantas de interior purificadoras de ar. Essas plantas rasteiras podem ser plantadas em cestos suspensos ou treinadas para escalar uma treliça ou um poste.

Dicas de manutenção: O filodendro da folha do coração só precisa de luz média e indireta e deve ser regado a cada 1-2 semanas. Deixe o solo secar entre as regas e aumente a frequência de rega à medida que a luz aumenta.

Toxicidade: É tóxico para humanos e animais de estimação, portanto, famílias com animais de estimação ou crianças devem evitar manter um.

15. Aloe Vera


Aloe vera é bem conhecida por suas propriedades calmantes para a pele. No entanto, você pode se surpreender ao descobrir que é tão bom para o ar quanto para a pele. Esta planta purificadora de ar remove benzeno, formaldeído e monóxido de carbono do ar.

Dicas de manutenção: Coloque aloe vera em um local com luz solar indireta e brilhante, pois a luz solar direta pode queimar suas folhas. Deixe o solo secar completamente entre as regas. A maioria dos aloés não precisa de água no inverno, então apenas umedeça um pouco o solo.

Toxicidade: Infelizmente, o aloe vera é tóxico para cães e gatos, e suas folhas espinhosas podem ser perigosas.

16. Fittonia (Fittonia Argyroneura)


Também conhecida como planta nervosa ou planta mosaico, a Fittonia é uma planta de casa purificadora de ar popular devido às suas folhas exuberantes e estampadas. Não só é uma planta bonita, mas também tem alguns benefícios surpreendentes de purificação do ar. É eficaz na remoção de benzeno, tolueno e tricloroetileno do ar.

Dicas de manutenção: Ao contrário das outras plantas desta lista, a fittonia é um pouco temperamental e precisa de muita atenção. Eles exigem alta umidade e, como tal, se dão bem em banheiros ou terrários. Eles preferem luz solar brilhante e indireta e muita água. No entanto, certifique-se de que o vaso tenha drenagem adequada, pois a água parada pode causar folhas amareladas e moles.

Toxicidade: Boas notícias para os donos de animais de estimação, fittonia é uma das poucas plantas purificadoras de ar que é completamente segura para animais de estimação.

17. Evergreen chinês (Aglaonema Modestum)


Famosa por ser quase indestrutível, a sempre-viva chinesa é a melhor planta purificadora de ar para iniciantes. Eles vêm em uma ampla variedade de cores e filtram toxinas como benzeno, formaldeído, tricloroetileno.

Dicas de manutenção: As sempre-vivas chinesas preferem condições de pouca luz, embora também possam prosperar em luz brilhante e indireta. Essas plantas também se saem melhor em condições mais quentes e úmidas. O solo deve estar úmido, mas espere os cinco centímetros superiores secarem antes de regar novamente.

Toxicidade: Infelizmente, esta planta resistente não é segura para animais de estimação e deve ser evitada pelos donos de animais.

18. Figo Chorão (Ficus Benjamina)


Também conhecida como ficus ou figo Benjamin, esta planta de casa comum é um potente purificador de ar. Com seus ramos finos e arqueados, é uma escolha estética popular para decoração de casa.

Dicas de manutenção: Dentro de casa, o figo chorão prefere muita luz solar indireta com uma dose ocasional de luz solar direta. O figo chorão adora a umidade e você deve regá-los regularmente. No entanto, não o deixe descansar na água, pois pode desenvolver a podridão da raiz. Por ser uma planta tropical, prefere temperaturas mais quentes e umidade mais alta. Você pode usar um umidificador para aumentar a umidade ou borrifar as folhas regularmente.

Toxicidade: O figo chorão é tóxico para cães e gatos e deve ser evitado pelos donos de animais.

19. Poinsettia (Euphorbia Pulcherrima)


Uma planta popular durante a temporada de férias, as poinsétias também são uma boa opção durante todo o ano. As belas flores rosa brilhantes são um colírio para os olhos, e sua capacidade de remover traços de formaldeído do ar também as torna uma escolha consciente da saúde.

Dicas de manutenção: As poinsétias adoram o sol, é essencial dar-lhes 6-8 horas de luz solar indireta e brilhante. A luz solar direta pode queimar suas folhas. Regue-os sempre que a superfície estiver seca ao toque; no entanto, não deixe as raízes ficarem na água. As poinsétias são muito sensíveis ao frio e preferem temperaturas entre 65 a 75 graus.

Toxicidade: Embora a poinsétia seja levemente tóxica para animais de estimação, os efeitos colaterais geralmente não são graves. De acordo com a ASPCA, sua toxicidade é superestimada. No entanto, você ainda pode querer escolher outra planta de interior purificadora de ar para estar no lado seguro. Se você decidir manter um, coloque-o onde seu animal de estimação não possa alcançá-lo.

20. Samambaia de Boston (Nephrolepis Exaltata)


A samambaia de Boston, também conhecida como samambaia de espada, é uma escolha popular de planta de casa devido às suas folhas arqueadas verdejantes e habilidades de purificação do ar. Ele remove xileno, tolueno, benzeno e formaldeído do ar.

Dicas de manutenção: As samambaias de Boston preferem luz brilhante e indireta, pois a luz solar direta pode queimar suas folhas. O solo sempre precisa estar levemente úmido, não encharcado. Eles precisam de níveis de umidade acima de 80% e não gostam de temperaturas extremas.

Toxicidade: A boa notícia para os donos de animais de estimação é que a samambaia de Boston não é tóxica para animais de estimação. Assim, você pode deixar seu jardineiro interior livre sem se preocupar com a saúde do seu animal de estimação.

21. Pothos Dourado (Epipremnum Aureum)


Esta videira frondosa fica linda pendurada no ar ou colocada em uma prateleira. Também conhecido como pothos de cetim ou seda, é uma das plantas purificadoras de ar de menor manutenção. Ele filtra uma variedade de toxinas, incluindo tolueno, formaldeído, xileno, tricloroetileno e benzeno.

Dicas de manutenção: O pothos dourado prospera em luz brilhante e indireta, mas também pode se adaptar a condições de pouca luz. Regue seu pothos a cada 1-2 semanas e deixe o solo secar entre as regas.

Toxicidade: O pothos dourado é tóxico para cães e gatos, portanto, os donos de animais devem considerar outras plantas de casa seguras para animais de estimação.

Acoplamento de plantas purificadoras de ar com um purificador de ar


Se você decidir obter uma planta interna purificadora de ar, lembre-se de que uma planta sozinha não pode melhorar significativamente a qualidade do ar interno. No entanto, pode ajudar e ajudar. Para purificar o ar dentro de sua casa em grande medida, talvez seja necessário procurar outras medidas para melhorar a qualidade do ar interno.

Uma ótima maneira de purificar o ar em sua casa é complementar as plantas purificadoras de ar com um purificador de ar de alta qualidade. Embora as plantas purificadoras de ar possam remover gases nocivos, elas não podem remover pólen e bactérias. A combinação de plantas purificadoras de ar com um purificador de ar pode aumentar o teor de oxigênio enquanto remove poluentes nocivos, pólen e pêlos de animais.

Dica profissional :Você precisa ficar de olho nos níveis de umidade ao cuidar das plantas da casa que purificam o ar. Embora possa ser cansativo, temos uma solução inteligente para você. Use controladores AC inteligentes ou termostatos inteligentes para controlar a umidade em ambientes internos. Recursos como o Comfy Mode permitem que você defina faixas de umidade e seu ar condicionado será ligado/desligado automaticamente conforme necessário.

As plantas de casa são uma maneira fantástica de trazer um pouco da natureza para suas vidas ocupadas. Cuidar de plantas é terapêutico e promove uma nova apreciação por todas as coisas verdes. Trazer qualquer uma dessas plantas para sua vida será uma decisão da qual você nunca se arrependerá. Feliz jardinagem!