>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Os 7 tipos de filtros de ar explicados - escolha o melhor para sua casa


Se você deseja substituir os filtros do ar condicionado, deve ficar chocado ao saber quantos tipos diferentes de filtros de ar existem por aí!

Essa descoberta pode ser bastante avassaladora, especialmente se você é novo no mundo dos sistemas HVAC. Mas não se preocupe! Este guia cobre tudo o que há para saber sobre os diferentes tipos de filtros AC para sua casa.

Vamos começar com o básico.

O que faz o filtro de ar em seu sistema HVAC?


A principal função dos filtros de ar HVAC é remover partículas nocivas do ar à medida que ele flui pelo sistema. Essa filtragem garante que a qualidade do ar interno esteja à altura. Portanto, eles são um componente importante do seu ar condicionado.

O que é classificação MERV?


Para medir a eficiência dos filtros, os especialistas usam o Minimum Efficiency Reporting Value (MERV). MERV é um gráfico que classifica os filtros com base em sua capacidade de capturar partículas. A classificação varia de 1 a 16, com 16 atribuídos aos tipos de filtro de ar com a melhor capacidade de filtragem. As classificações MERV para diferentes tipos de filtros variam dependendo de sua qualidade e fabricante. É sempre mencionado na embalagem.

Dito isso, optar pela classificação MERV mais alta nem sempre é a decisão mais sábia. Esses filtros são caros e mais filtragem pode levar a uma maior resistência ao fluxo de ar. Essa resistência causa tensão em sua unidade HVAC e diminuirá sua eficiência a longo prazo.

A maioria dos sistemas HVAC residenciais tem um filtro MERV 8 instalado por padrão. A atualização para o filtro classificado como MERV 13 recomendado removerá vírus junto com outros contaminantes. Assim, levando a uma melhor qualidade do ar interior. Mas, como dito acima, consulte um profissional de HVAC para ver se o seu sistema pode lidar com um filtro MERV 13 ou não.

7 tipos de filtro de ar principal


A principal diferença entre os tipos de filtro de ar é a capacidade de filtrar vários poluentes transportados pelo ar presentes em sua casa. Essa capacidade depende do tipo e layout dos materiais utilizados. Por exemplo, o material em camadas bem tecido filtrará melhor do que o material mais fino.

Portanto, para escolher o tipo de filtro HVAC mais adequado para sua casa, você precisa entender o desempenho de cada tipo de material filtrante.

Existem sete tipos básicos de filtros AC, e cada um vem com suas vantagens e desvantagens. Aqui está uma lista de todos os tipos com sua respectiva classificação MERV:

1. Filtros de ar de vidro fiado ou fibra de vidro


Também conhecidos como filtros de painel plano, esses filtros consistem em fios de vidro girados juntos e reforçados por uma grade de metal. As fibras de vidro são principalmente fibra de vidro. Esses filtros são um dos tipos comuns de filtro de ar HVAC devido ao preço acessível.

Apesar dessa popularidade, esses filtros não fazem muito pela qualidade do ar interno. Eles só podem filtrar cerca de 20% das partículas com tamanho de cerca de 3,0 a 10,0 mícrons. As partículas deste tamanho incluem apenas poeira, fibras de carpete e pólen.
  • Prós: Os filtros de vidro fiado são a opção mais barata. Eles são adequados para quem procura apenas manter detritos fora de suas casas, como fiapos ou poeira.
  • Contra: Como esses filtros não podem capturar partículas menores, eles não são bons para purificar o ar. Eles também podem ficar facilmente entupidos e precisam de manutenção e substituição regulares.

2. Filtros plissados


Os filtros plissados ​​consistem em um meio de tecido feito de poliéster ou algodão. O material é organizado em dobras para aumentar a área de superfície do filtro. Portanto, filtros com mais pregas são mais eficazes do que aqueles com menos pregas.

Esses filtros são um pouco mais caros que os filtros de fibra de vidro. Mas eles também são mais eficazes contra contaminantes. Eles ainda capturam poluentes atmosféricos menores, como pólen, pêlos de animais e esporos de mofo. Os filtros plissados ​​estão disponíveis em versões reutilizáveis ​​e descartáveis.
  • Prós: As pregas adicionam mais área de superfície a esses filtros e eles têm um desempenho melhor. Eles também duram mais e às vezes são recicláveis.
  • Contra: Esses filtros são mais caros do que alguns outros tipos de filtros AC. Filtros com mais pregas também podem restringir o fluxo de ar.

3. Filtros HEPA


Os filtros de ar particulado de alta eficiência (HEPA) são um dos tipos de filtro HVAC mais eficientes. Eles podem remover até 99,97% dos poluentes e alérgenos do ar presentes em sua casa, incluindo poeira, mofo, pólen, pelos de animais, vírus, partículas de fumaça e bactérias.

Devido à alta eficiência desses filtros, eles são populares entre as pessoas que têm alergia ao ar condicionado ou outros problemas respiratórios. Esses filtros são, no entanto, mais caros do que os filtros de fibra de vidro e plissados.
  • Prós: Os filtros HEPA são altamente eficazes contra partículas poluentes grandes e pequenas. Como os filtros só precisam ser substituídos a cada poucos anos, eles são bastante econômicos a longo prazo.
  • Contra: Partículas menores, como fumaça, fumaça ou gases, ainda podem passar pelo filtro. Esses filtros são bastante caros quando comparados a outros tipos de filtros de ar. Além disso, sua alta capacidade de filtragem pode restringir o fluxo de ar, fazendo com que a eficiência do seu sistema HVAC diminua.

4. Filtros de luz UV


Os filtros de luz UV matam bactérias e vírus com luz UV de ondas curtas. A radiação germicida da lâmpada UV nesses filtros desinfeta o ar à medida que passa. Estes também são ótimos para livrar seu espaço de microorganismos nocivos, como esporos de mofo.

Ainda assim, eles têm algumas desvantagens. Primeiro, os filtros UV podem potencialmente converter moléculas de oxigênio em moléculas de ozônio. Em pequenas quantidades, o ozônio pode causar pequenos problemas de saúde, como tosse e dor no peito. Em quantidades mais significativas, pode piorar a asma e outras doenças respiratórias.

Em segundo lugar, embora os filtros de luz UV removam bactérias e vírus do ar, eles fazem pouco contra poluentes como poeira. Como resultado, esses filtros geralmente fazem parte de um mecanismo de filtragem mais avançado, como os filtros HEPA.
  • Prós: Os filtros de luz UV eliminam germes e poluentes causadores de doenças presentes dentro de sua casa.
  • Contra: Esses filtros são ineficazes contra poluentes e alérgenos, como poeira, fumaça e fumaça. Eles também são bastante caros em comparação com outros tipos de filtro de ar.

5. Filtros eletrostáticos


Esses filtros criam eletricidade estática usando uma mistura de fibras de algodão e papel. Essa estática então atua como um ímã e retém os poluentes dentro da tela do filtro. Como isso evita que os alérgenos se espalhem em sua casa, os filtros eletrostáticos são ideais para pessoas com alergias.

Os filtros eletrostáticos geralmente também possuem um filtro de carbono para maior eficiência. Este tipo de filtro AC pode ser de painel plano ou plissado. Eles também vêm em versões laváveis ​​e descartáveis.
  • Prós: Os filtros eletrostáticos são acessíveis. Eles estão disponíveis em opções reutilizáveis, o que pode reduzir ainda mais os custos.
  • Contra: Embora esses filtros sejam eficazes contra partículas menores, eles não retêm partículas maiores, como esporos de mofo ou poeira.

6. Filtros laváveis


Os tipos de filtro de ar HVAC laváveis ​​também estão disponíveis em formas de painéis planos e plissados. Eles custam mais do que os filtros descartáveis, mas economizarão mais a longo prazo. Além disso, eles são mais ecológicos do que seus equivalentes descartáveis.

Para limpar esses filtros, você precisa aspirar ou enxaguar para remover qualquer sujeira e impurezas. É essencial ainda garantir que os filtros estejam totalmente secos antes de instalá-los novamente. O uso de filtros úmidos pode levar ao acúmulo de mofo e bactérias, o que reduzirá a qualidade do ar interno.
  • Prós: Os filtros laváveis ​​são uma opção econômica que também é boa para o meio ambiente.
  • Contras: Esses filtros precisam de manutenção regular para manter sua eficácia. Eles não ajudam contra odores e funcionam apenas para poeira e contaminantes semelhantes.

7. Filtros de mídia


Os filtros de mídia consistem em um material semelhante a papel dobrado em dobras dentro de um gabinete de metal. Embora o filtro não tenha mais de seis polegadas, o material plissado pode cobrir 75 pés quadrados quando desdobrado. Essa área de superfície aumentada torna os filtros de mídia sete vezes mais eficazes do que os tipos de filtro de ar padrão.

A alta área de superfície também é responsável pela vida útil estendida dos filtros de mídia. Esses filtros podem durar até 2 anos, dependendo do ambiente. Os especialistas recomendam que as pessoas em zonas industriais ou com sistemas imunológicos fracos optem por filtros de mídia em vez de outros tipos de filtros AC.
  • Prós: Os filtros de mídia são de manutenção muito baixa, pois você só precisa trocá-los uma ou duas vezes por ano. Eles são muito eficazes e retêm a maioria dos poluentes em suas dobras.
  • Contras: Esses filtros precisam de um profissional para instalá-los, então eles não são uma solução DIY como outros tipos de filtros AC. Eles não filtram odores.

Como escolher entre diferentes tipos de filtro de ar?


Há vários fatores que você precisa considerar ao escolher entre os diferentes tipos de filtro AC.

Por exemplo, pessoas com alergias, asma ou outras doenças pulmonares devem obter filtros com classificação MERV mais alta. Além disso, se você tem animais de estimação, mora com fumantes ou deixa suas portas e janelas abertas com frequência, um filtro de classificação mais alta seria melhor.

Mas as pessoas que não se importam muito com a qualidade do ar superior que vivem em ambientes mais limpos e querem apenas bloquear os detritos podem comprar filtros de classificação mais baixa que são mais baratos. Filtros com classificações MERV muito altas são adequados para hospitais, salas de fumantes e unidades de atendimento para doentes.

Resumindo:


Escolher entre os diferentes tipos de filtro de ar HVAC pode ser muito confuso. O mercado está inundado com diferentes tipos de filtros AC com várias funcionalidades. Portanto, é essencial manter em mente os requisitos da sua casa e as recomendações do MERV.

Por exemplo, se os ocupantes da sua casa tiverem alergias, escolha um filtro com classificações MERV mais altas. Mas, como nem todos os sistemas podem lidar com esses filtros, é essencial verificar a compatibilidade com antecedência. A instalação de um filtro com classificação MERV muito alta causará tensão em sua unidade. O excesso pode diminuir a vida útil da sua unidade e a eficiência a longo prazo.

Como regra geral, é recomendável limpar seus filtros AC após cada 250 horas de uso. Embora essa limpeza seja essencial, muitas vezes pode escapar da sua lista de tarefas. Recomendamos o uso de termostatos inteligentes ou controladores de CA inteligentes que enviam lembretes quando a próxima limpeza está prevista.

Esperamos que agora você não fique confuso com os muitos tipos de filtros HVAC e possa fazer uma escolha mais inteligente para o seu sistema!