Se você está pensando em investir em uma nova unidade HVAC ou apenas procurando obter um clima doméstico perfeito, sua primeira prioridade deve ser melhorar o isolamento da sua casa. Isso não apenas manterá a temperatura desejada em sua casa, mas também ajudará a evitar o desperdício de energia!
O Windows é um ótimo lugar para começar. Você pode não perceber, mas as rachaduras e lacunas em suas janelas e vidraças nuas são os maiores culpados quando se trata de atrapalhar o clima ideal da sua casa.
No verão, 76% da luz direta que incide em suas janelas se transforma em calor e interfere no processo de resfriamento da sua casa. Da mesma forma, no inverno, 30% do calor da sua casa é perdido pelas janelas. Esse ganho e perda de calor desnecessários fazem com que o ar condicionado trabalhe mais, levando a altos custos de energia.
O isolamento das janelas é a melhor maneira de vedar o ar refrigerado no interior durante o verão e reduzir a perda de calor no inverno. Isso não apenas ajuda a manter suas configurações de temperatura ideais, mas também resulta em contas de energia reduzidas. Além disso, o isolamento da janela ajuda a reduzir a carga de suas unidades HVAC em condições climáticas extremas, o que pode ajudar a fazer com que suas unidades durem mais!
Preparamos este guia completo para você isolar adequadamente suas janelas e desfrutar de um ambiente confortável, independentemente do clima externo. Este blog abrange:
- Diferentes materiais isolantes de janela
- Fatores a serem considerados antes de comprar kits de isolamento de janelas
- Instruções detalhadas sobre como isolar janelas
- Como manter a temperatura ideal da casa durante todo o ano
Materiais de isolamento de janelas
Antes de começar a isolar suas janelas, você deve conhecer os diferentes tipos de materiais isolantes para selecionar os produtos certos.
1. Calafetagem de janela para vedações de ar
As vedações de calafetagem são usadas para cobrir lacunas e quaisquer áreas de vazamentos de ar ao redor de objetos móveis, como janelas e portas.
As vedações das janelas ajudam a minimizar as correntes de ar que entram por rachaduras e lacunas. Durante os verões, ajuda a manter o ar refrigerado no interior, mantendo o calor do lado de fora. Enquanto no inverno, a calafetagem pode impedir que o ar quente escape de sua casa.
As lacunas entre o caixilho da janela e a moldura da janela são geralmente preenchidas com selantes para evitar a entrada de ar quente ou frio.
A calafetagem vem em muitas formas, incluindo silicone, feltro, espuma e vinil. Ao escolher a calafetagem, procure aquelas que podem resistir ao atrito, mudanças de temperatura e desgaste geral.
- A remoção de espuma é adequada para a parte superior e inferior do caixilho da janela. É forte e durável, com preço moderado, mas pode ser difícil de instalar.
- A remoção de fita também é adequada para um caixilho de janela, custa baixo e é muito simples de instalar.
- A remoção de vinil é melhor para reter a umidade e é melhor para dentro do trilho de uma janela dupla ou deslizante. É durável, não muito caro, invisível e simples de instalar.
- A vedação da aleta é melhor para janelas deslizantes de alumínio. É um pouco caro, pode ser difícil de instalar, mas muito eficaz para manter o frio do lado de fora.
- O feltro é fácil de instalar, barato, mas não muito eficiente. É melhor para áreas com baixo atrito e é adequado ao redor de uma janela.
Se você aplicar calafetagem em partes móveis da janela, não poderá usar suas janelas a menos que remova a calafetagem primeiro. Isso pode ser aceitável durante o inverno rigoroso, mas nem sempre.
2. Calafetagem
A calafetagem é usada para vedar vazamentos de ar nas janelas e portas de sua casa. Você também pode aplicá-lo em rachaduras em torneiras, drenos de canos de água e banheiras para evitar danos causados pela água.
Existem três tipos de calafetagem para diferentes áreas:
- A calafetagem de silicone é usada para superfícies de vidro e metal.
- Calafetagem de látex para rachaduras na janela.
- A tinta de calafetagem é usada para sites que você pretende pintar mais tarde.
Você geralmente precisará de meia cartilagem por janela. Eles também vêm em latas e tubos para selar pequenas rachaduras.
A calafetagem precisa ser reaplicada após um ano ou dois. Com o tempo, a área da janela se contrai ou se expande dependendo do clima, e isso tende a remover o material de calafetagem. O desgaste da calafetagem externa e interna da sua janela requer substituição de tempos em tempos para evitar ganho ou perda de calor.
3. Isolamento de espuma em spray
O isolamento de espuma de spray é um tipo de isolamento que se expande fortemente e depois seca, formando uma barreira protetora. É usado para selar lacunas para minimizar a perda de ar condicionado. Ele pode facilmente preencher todos os cantos e recantos que são impossíveis de isolar.
Você não pode usar nenhum tipo de espuma de spray ao isolar as janelas. Escolha espuma de baixa expansão em vez de espuma de alta expansão para poder usar as janelas. A espuma de baixa expansão expande até 30 vezes o tamanho do líquido. Em comparação, a espuma de alta expansão pode expandir até 300 vezes seu tamanho, impossibilitando a abertura de suas janelas.
Ao usar isolamento de espuma em spray, é sempre bom manter um solvente como WD-40 por perto, caso você pulverize acidentalmente em outro lugar. Com solventes, você pode limpar facilmente o excesso de espuma.
4. Rolhas de calado
Uma rolha de rascunho é um longo pedaço de pano em forma de tubo cheio de arroz ou outros grãos.
As rolhas de calado são usadas para bloquear a folga ao redor do caixilho da janela e da moldura da janela. Eles são uma solução simples e são de baixo preço. Você pode até fazer suas próprias rolhas de rascunho ou comprar algumas fofas em formas de animais na Amazon. Eles também podem ser usados como material de isolamento acústico.
5. Tratamentos de janela
Os tratamentos de janela podem ajudar a fornecer isolamento extra para suas janelas e incluem:
Eles são feitos de materiais plissados contendo bolsas de ar em uma seção transversal de favo de mel. Estas bolsas de ar reduzem a condução de calor através das janelas. Você pode dobrar as cortinas ao abrir as janelas.
Para isolamento máximo, você pode optar por tons isolados, pois eles têm o valor R mais alto. Na estação de resfriamento, eles podem reduzir o ganho de calor em 80% e minimizar a perda de calor em 40% no inverno.
Eles são feitos de tecido mais grosso e, ao contrário das cortinas, têm amarrações para prendê-los na parede. No verão, cortinas com forro branco podem ajudar a bloquear uma quantidade significativa de calor de suas janelas.
As persianas são uma solução eficaz em condições de clima quente. Quando você os fecha completamente, eles são bastante eficientes na redução do ganho de calor solar, principalmente os refletivos. Além disso, as persianas horizontais podem bloquear e refletir a luz no teto de cor clara. O teto difunde então a luz sem qualquer ganho de calor.
No inverno, eles podem não funcionar tão bem, pois você não pode controlar a perda de calor através das lâminas das persianas.
6. Inserções de janela ou rolhas de tempestade interiores
Os iserts de janela são feitos de plexiglass ou acrílico e podem caber facilmente dentro dos caixilhos das janelas. As rolhas de tempestade internas podem aumentar o nível de isolamento da janela e são uma alternativa mais barata do que os tratamentos de janela. Alguns até vêm com revestimentos de baixa emissividade (Low-E) que ajudam muito a melhorar a eficiência energética.
Um estudo do Departamento de Energia dos EUA (DOE) descobriu que as rolhas podem reduzir as contas de energia HVAC em 22%.
Além disso, eles são projetados para se misturar com as guarnições das janelas e não colidir com a estética interior da sua casa. No entanto, uma desvantagem associada às inserções de janela é que elas tendem a descolorir ou degradar com o tempo.
7. Kits de isolamento de película para janelas
O isolamento de película de vidro é composto por uma base de poliéster revestida com uma cobertura resistente a riscos. Os filmes são aplicados na janela e criam um bolsão de ar morto entre o filme e a janela. Isso evita o ganho solar no verão e retém o calor no inverno. De acordo com a International Window Film Association, também ajuda na conservação de energia em ambas as estações.
Os kits de isolamento de janelas são uma maneira fácil e acessível de proteger sua casa das condições climáticas adversas externas. Os kits contêm rolos de películas em tamanhos variados, com a fita dupla incluída na maioria das caixas.
Você também pode escolher opções como matizes, bloqueadores de UV e filmes mais espessos para proteção extra. Para o verão, os filmes low-E são uma excelente opção para isolar as janelas para manter o calor do lado de fora e bloquear os raios UV prejudiciais.
Fatores a serem considerados ao comprar o kit de isolamento de película para janelas
Antes de comprar um kit de isolamento, fatores como tipos de materiais, espessura do isolamento e requisitos de instalação devem ser considerados para tirar o melhor proveito do seu kit.
1. Tipos de kits de isolamento
Os três tipos mais comuns de kits são:
- Kit de plástico: Ele contém um filme plástico que você cola no vidro da janela usando fita dupla face.
- Kit de isolamento magnético: Consiste em tiras magnéticas que você deve instalar ao redor das janelas. O filme magnético é um pouco complicado de instalar e pode não criar uma barreira de ar perfeita.
- Kit de folha refletiva: Este kit tem uma película isolante de metal brilhante para bloquear as correntes de ar. Como o filme não é transparente, ele também pode bloquear qualquer luz recebida.
2. Espessura do Isolamento
Filmes isolantes mais espessos oferecem mais durabilidade e são muito mais fáceis de aplicar. Se você tem animais de estimação e crianças que provavelmente vão brincar e arranhar o filme, um mais grosso estará mais protegido.
3. Bolsos de ar
Quando você isola suas janelas usando kits, cria um bolso entre o vidro e o filme isolante. Isso é chamado de airlock. A fita dupla face ajuda você a colocar firmemente o filme no painel de vidro. Você cria uma câmara de ar que fornece um efeito isolante maior.
4. Dimensão e cobertura
Avalie o número de janelas em sua casa que exigem isolamento e escolha um kit de acordo com esse número. Além disso, considere as dimensões das suas janelas para que o kit tenha material suficiente para cobrir suas janelas adequadamente.
5. Processo de instalação
Procure por kits que sejam fáceis de instalar. Por exemplo, a maioria das instalações envolve colocar uma fita dupla face ao redor dos perímetros e depois colocar o filme por cima, o que é um DIY fácil.
6. Reutilização
Antes de comprar o kit, verifique se ele pode ser reutilizado em outra estação. Muitas vezes, kits de isolamento mais espessos podem ser retirados e armazenados para serem usados em outra estação.
Como isolar suas janelas?
Ao isolar as janelas, verifique o clima. O ideal é que esteja ensolarado por pelo menos 24 horas, pois chuva ou neve podem interferir e danificar o material. Além disso, é melhor iniciar o processo cedo, pois deixa tempo para secar (especialmente para calafetar). Você pode começar o processo à noite e deixá-lo secar durante a noite, mas pode ficar frio e úmido à noite, então é melhor evitar isso.
Exterior da janela isolante
- O primeiro passo é preparar a janela para o processo de isolamento. Use uma faca afiada ou um raspador de tinta para remover qualquer tinta lascada ou calafetagem instalada anteriormente. Limpe qualquer resíduo com um pano úmido e deixe secar ao ar por algum tempo.
- Pegue sua pistola de calafetagem e encha-a com calafetagem de silicone. Segure-o em um ângulo de 45 graus e comece a preencher as rachaduras na moldura da janela. Solte o gatilho antes de puxar a arma. Isso evita que você aplique demais e faça uma bagunça.
- Se você sentir que a calafetagem está encolhendo, reaplique-a até formar um cordão liso.
- Use uma espátula para nivelar a calafetagem nas rachaduras e evitar que ela se espalhe. Deixe secar por 24 horas.
Parte interior isolante da janela
- Se suas janelas ainda tiverem calafetagem ou calafetagem velha e desgastada, remova-a antes de instalar a nova. Você pode puxar a decapagem com fita adesiva com a mão e, se a decapagem estiver presa com pregos, use um martelo para remover os pregos. Em seguida, limpe a janela com um pano e um limpador de janelas. Por fim, deixe secar completamente.
- Pegue sua pistola de calafetagem e repita o mesmo processo feito para a parte externa para preencher as lacunas.
- Depois que a calafetagem secar, desdobre um rolo de tira de calafetagem e corte-o de acordo com o tamanho do caixilho da sua janela.
- Retire o adesivo da tira e coloque-o nos caixilhos das janelas.
- Você pode usar uma espátula ou qualquer outro objeto pontiagudo para colocar a decapagem com firmeza, mas tome cuidado para não cortá-la.
- Se você quiser dobrar a proteção, instale isolamento de filme em sua janela.
- Limpe bem a janela para remover qualquer poeira antes de aplicar a película.
- Pegue seu kit de isolamento de filme. Se não estiver de acordo com o tamanho da sua janela, corte-o de acordo com as medidas da janela.
- Aplique a fita adesiva em toda a janela e depois instale o filme por cima.
- Passe um secador de cabelo sobre o filme para criar uma vedação hermética perfeita.
- Depois disso, use espuma de isolamento em spray para preencher as rachaduras e buracos restantes nas janelas. Insira o bico nas fendas visíveis e comece a pulverizar. Deixe secar e expandir totalmente.
- Avance para adicionar tratamentos de janela, como cortinas ou persianas.
- Pendurar o tratamento de janela perto da janela e fechá-los firmemente em ambos os lados. Tons bem ajustados podem perder calor em 40% ou mais, o que equivale a até 20% de economia de energia.
- O último passo é colocar a rolha de calado (feito em casa ou comprado em loja) horizontalmente onde o peitoril e a parte inferior da janela se unem.
- Ta-da! Você concluiu o processo de isolamento!
Truques de isolamento de janela
Se você não deseja um processo extenso de isolamento de janelas para sua casa, temos truques bem simples. Você deve ter uma folha de plástico bolha espalhada pela sua casa. Pegue a folha, corte-a de acordo com o tamanho da janela. Agora, borrife com água. Isso facilitará a aderência ao vidro. Por fim, cole os cantos da folha.
Infelizmente, isso não ajudará se você gostar de ficar perto da janela para apreciar a vista externa. Além disso, lembre-se de que esse método não é tão eficaz quanto o uso de materiais de isolamento adequados.
Para preencher as lacunas, rachaduras e buracos ao redor de suas janelas, você também pode usar esmalte. Aplique algumas camadas de tinta para unhas diretamente sobre as fendas e espere secar. Embora esta seja uma solução fácil, tenha em mente que esta não é uma solução permanente. O esmalte manterá os buracos cobertos por alguns meses, mas se você continuar evitando o problema por mais tempo, os buracos/rachaduras podem se expandir, levando a um problema maior.
Mantenha temperatura confortável em casa durante todo o ano
Você terminou o processo de isolamento da janela, mas o que mais você pode fazer para manter um clima confortável em casa ao longo do ano?
Invista em dispositivos inteligentes!
Com termostatos inteligentes ou controladores AC inteligentes que funcionam com mini-splits, ACs portáteis ou de janela, alcançar as configurações desejadas é muito fácil!
Você pode manter as configurações ideais de temperatura, controlar os níveis de umidade, definir horários semanais, criar zonas, acompanhar o nível de limpeza do filtro de ar AC e muito mais. Além disso, você pode conectar seu smartphone ao dispositivo e controlar todas as suas configurações de CA com apenas alguns toques. Esses dispositivos inteligentes também ajudam a economizar energia. Eles enviam relatórios mensais sobre seus padrões de uso de energia, ajudando você a fazer as alterações necessárias para economizar em suas contas.
Agora que você sabe tudo sobre isolamento de janelas, reúna todos os seus materiais e prepare-se para impermeabilizar suas janelas. Você pode escolher um material isolante para proteger sua janela ou empregar uma combinação de todos os métodos disponíveis; depende totalmente de você. No entanto, lembre-se de que um único material pode não fornecer a proteção máxima em comparação com uma combinação de calafetagem, decapagem e isolamento de filme.