>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Seu guia universal para reparo e manutenção de AC:tudo o que você precisa saber


Nossos condicionadores de ar são nossos companheiros leais durante verões escaldantes e invernos gelados. No entanto, o desempenho do seu AC às vezes pode ser afetado devido à má manutenção, erros sistemáticos ou pura má sorte. Não se preocupe. Se o seu AC está lhe causando problemas, você não precisa se render ao destino.

Este guia detalhado fornecerá tudo o que você precisa saber sobre o reparo do AC e até mesmo evitará a necessidade de reparos em primeiro lugar.

Então continue lendo se você quiser manter seu AC em forma estelar.

Benefícios do reparo AC


O reparo oportuno do AC é uma obrigação se você quiser garantir que seu AC esteja sempre com o melhor desempenho. O reparo AC tem as seguintes vantagens:

1. Desempenho aprimorado


Durante os verões, a diminuição do resfriamento é um problema comum que os proprietários de casas enfrentam. Negligenciar problemas de CA, como vazamentos de refrigerante, filtros entupidos, bobinas congeladas, etc., pode prejudicar a eficiência e o desempenho do seu sistema.

Seu AC pode estar tendo problemas para atingir a temperatura desejada devido a uma variedade de problemas. Um especialista em manutenção qualificado pode ajudá-lo a diagnosticar esses problemas e corrigi-los rapidamente, garantindo que você e sua família tenham um ambiente doméstico feliz.

2. Vida útil estendida


Reparos oportunos também podem prolongar a vida útil do seu ar condicionado, para que você não fique preso à procura de um novo ar condicionado a cada poucos anos. O ar condicionado médio dura cerca de 10-15 anos. Esse número varia de acordo com o quão diligente você é com o reparo e a manutenção oportunos do AC. Ignorar problemas urgentes de AC que precisam de reparo pode levar a graves consequências no futuro. Problemas menores também podem se transformar em problemas significativos.

Um exemplo são os vazamentos de refrigerante. Se reparado cedo, os vazamentos de refrigerante não são um problema significativo. No entanto, se você não conseguir consertá-los por muito tempo, eles podem sobrecarregar o compressor, levando à falha do compressor. Freqüentemente, você precisa substituir um compressor com falha. Às vezes, pode ser necessário substituir a unidade inteira.

Corrigir quaisquer problemas o mais rápido possível garante que seu AC funcione da melhor maneira possível por mais tempo.

3. Economize custos futuros


Muitas pessoas negligenciam os reparos do AC até que todo o sistema avarie. Problemas menores podem se acumular e se transformar em problemas significativos que exigem reparos caros. Se o seu AC precisar de reparo, conserte-o com urgência. Se você esperar por muito tempo, o problema piorará e, portanto, o custo de repará-lo também aumentará. Eventualmente, você chega a uma situação em que descartar o AC existente e danificado e comprar um ar condicionado novo e caro é a única opção.

4. Maior valor de revenda


Se você decidir atualizar para um ar-condicionado mais novo, poderá vender o antigo por um bom dinheiro se estiver bem conservado. Muitas pessoas preferem comprar condicionadores de ar de segunda mão, pois são mais baratos.

Se você foi diligente com o reparo e a manutenção do seu AC, isso será evidente para qualquer possível comprador. Você pode negociar o excelente desempenho do seu AC para obter o melhor negócio.

5. Protege sua casa


Negligenciar os reparos do AC também pode ter um impacto no resto da sua casa. Por exemplo, se a sua unidade AC estiver vazando água e você não consertá-la imediatamente, isso pode causar danos à parede devido à água. Em breve, você não apenas terá que consertar o vazamento de CA, mas também pagará um dinheiro extra para reparar os danos causados ​​​​pela água nas áreas circundantes.

Da mesma forma, outros problemas de AC, como vazamentos de refrigerante e filtros sujos, podem levar ao superaquecimento do sistema. Um sistema AC superaquecido é um risco significativo de incêndio.

6. Contas de energia mais baixas


Os aparelhos de ar condicionado que precisam de reparos são ineficientes e usam mais eletricidade do que a média para atingir a temperatura desejada. Por exemplo, um AC com vazamento de refrigerante precisa trabalhar muito mais do que o normal para manter uma temperatura confortável, aumentando o consumo de eletricidade.

Portanto, um aumento nas contas de serviços públicos é frequentemente considerado um dos primeiros sinais de que algo está errado com seu ar condicionado. Depois de reparar seu AC, você deve notar uma diminuição nas contas de eletricidade.

Manutenção Preventiva


A manutenção preventiva garante que seu AC funcione corretamente durante toda a temporada, sem avarias surpresa. Um AC com manutenção regular atenderá às suas necessidades de aquecimento e resfriamento durante todo o ano. A manutenção preventiva possui inúmeros benefícios que comprovam sua necessidade.

Benefícios da manutenção preventiva

  • Menos reparos: A manutenção preventiva garante que você esteja a par de quaisquer problemas de AC antes que eles ocorram. A manutenção regular resultará em menos reparos de AC.
  • Vida útil estendida: Os aparelhos de ar condicionado funcionam melhor e duram mais quando são mantidos regularmente. Se você negligenciar a manutenção, o desgaste do equipamento pode se acumular e, eventualmente, levar a uma falha completa do sistema.
  • Contas de energia mais baixas: Negligenciar a manutenção também diminui a eficiência do seu sistema ao longo do tempo, levando a um maior consumo de energia.
  • Desempenho aprimorado: Se você fizer manutenção regular no seu ar condicionado, ele terá um desempenho melhor. Pequenas coisas, como a limpeza de rotina dos filtros de ar, podem fazer uma grande diferença na capacidade de aquecimento e resfriamento do seu ar-condicionado.

Dicas de manutenção preventiva para proprietários


Se você deseja fazer a manutenção preventiva DIY AC, há algumas coisas que você precisa observar:
  • Verifique os filtros de ar: Uma das causas mais comuns de mau desempenho do AC são os filtros de ar sujos. A primeira coisa que você deve fazer ao realizar a manutenção regular do AC é inspecionar os filtros de ar quanto à sujeira.
  • Limpar linhas de drenagem: Com o tempo, sujeira e poeira podem entupir a linha de drenagem. A limpeza periódica da linha de drenagem garante que seu AC possa expelir água com eficiência.
  • Unidade externa limpa: A unidade exterior fica frequentemente coberta de ramos e folhas. A limpeza regular da área ao redor da unidade externa garante que seu AC possa expelir o ar quente ou frio extraído do espaço externo.

Para obter mais dicas de manutenção de AC para proprietários, leia estas dicas de manutenção de HVAC obrigatórias.

Dicas de manutenção preventiva para empresas


As empresas geralmente têm necessidades de manutenção diferentes das dos proprietários devido à grande área que precisa de ar condicionado. Se você é proprietário de uma empresa, leia este guia detalhado sobre manutenção de HVAC para proprietários de empresas para garantir que seus funcionários e clientes tenham uma experiência confortável.

Sinal que sua manutenção regular AC está vencida


Se você está atrasando e ignorando as supostas verificações de manutenção, seu AC geralmente o informará. Aqui estão alguns sinais de que seu AC precisa de outra sessão de manutenção:
  • Ruídos estranhos: Se você notar algum ruído estranho vindo do seu ar condicionado, como assobios ou sons de assobio, é um sinal de que algo está errado com seu ar condicionado. Ligue para o técnico para que eles vejam o que está produzindo esses sons.
  • Cheiros estranhos: Se estiver funcionando corretamente, seu AC não deve produzir nenhum cheiro. Se o seu ar-condicionado de repente estiver exalando um odor desagradável, é provável que algo esteja errado.
  • Altas contas de serviços públicos: Contas de serviços públicos extremamente altas são outro sinal de que algo está errado com seu AC. Quando o seu AC tem um problema, ele precisa trabalhar muito mais para resfriar o ambiente. Como resultado, consome mais eletricidade.
  • Resfriamento ou aquecimento ruim: Um sinal infalível de que seu AC precisa de ajuste é que ele não está funcionando como antes. Se o seu AC de repente estiver tendo problemas para manter a temperatura desejada, consulte a lista de verificação de manutenção e veja qual pode ser o problema.
  • Vazamento de água do ar condicionado: Se o seu AC estiver vazando água, é mais provável que seja devido a um cano de drenagem entupido resultante de manutenção inadequada.

Seu AC fornece esses sinais e muito mais quando precisa de um ajuste. Nunca negligencie esses sinais, pois uma manutenção deficiente pode resultar em mais problemas ao longo do tempo. Para descobrir mais sinais de que você precisa de um ajuste de CA, leia este guia sobre ajustes de CA.

Por que seu ar-condicionado está funcionando, mas não esfria?


Um dos problemas mais comuns que os proprietários enfrentam com o ar condicionado é que, apesar de funcionar, ele não resfria. É frustrante quando o ar condicionado está consumindo eletricidade, mas o quarto não está nem um pouco mais frio.

Aqui estão alguns motivos pelos quais seu AC está funcionando, mas não está esfriando:

1. Configurações incorretas do termostato


Uma razão pela qual seu AC pode não estar esfriando é que você o configurou nas configurações erradas. Embora pareça óbvio, é uma das razões mais comuns para um resfriamento ruim. Muitos proprietários nem percebem que têm o termostato nas configurações erradas.

Primeiro, verifique se você configurou o termostato para o modo frio no verão e o modo calor no inverno. Por exemplo, se você configurou para esfriar, tente diminuir a temperatura alguns graus e veja se começa a esfriar. Se a alteração das configurações não funcionar, seu AC pode não estar esfriando devido a um dos motivos abaixo.

2. Filtros de ar sujo


Os filtros de ar evitam que poeira e detritos entrem na unidade interna do AC. Com o tempo, poeira e detritos podem entupir os filtros de ar, reduzindo o fluxo de ar para o AC. Devido ao fluxo de ar inadequado, seu AC não pode resfriar efetivamente o ar em sua casa.

Remova os filtros de ar e segure-os. Se você pode ver através deles, eles são bons para ir. Caso contrário, siga este guia de limpeza do filtro de ar.

3. Unidade externa bloqueada


A unidade exterior é responsável por expulsar o ar quente no verão e o ar frio no inverno do interior para o exterior. Com o tempo, pequenos galhos e folhas podem bloquear a unidade, impedindo a transferência de ar. Verifique a unidade externa quanto a quaisquer sinais de bloqueio. Desligue o AC, incluindo o disjuntor, e remova manualmente quaisquer detritos.

4. Bobina do evaporador congelado


Na unidade interna do seu AC, há uma bobina evaporadora. O ar quente do seu quarto passa pela serpentina do evaporador, que remove o calor e a umidade. O AC envia o ar refrigerado de volta para a sala. Suas bobinas do evaporador podem congelar por vários motivos.

Se as bobinas do evaporador estiverem congeladas, a transferência de calor eficaz não poderá mais ocorrer e o ar-condicionado perderá a capacidade de resfriar sua casa com eficiência.

5. Vazamento de refrigerante


O refrigerante é o líquido nas bobinas do seu AC através do qual resfria sua casa. Um vazamento de refrigerante resulta em resfriamento deficiente, pois a transferência de calor eficaz não pode ocorrer. Além disso, um vazamento de refrigerante também faz com que seu AC trabalhe mais, levando a um maior desgaste e contas de energia mais altas.

Existem alguns sinais indicadores de um vazamento de refrigerante que você nunca deve ignorar. Nunca tente lidar com um vazamento de refrigerante por conta própria, pois pode ser perigoso.

6. Vazamento de dutos


Se você possui um ar condicionado central, os vazamentos nos dutos são uma das principais causas de perda de ar condicionado. 20 a 30 por cento do ar que se move através dos dutos é perdido devido a vazamentos. Você pode evitar a perda de ar condicionado vedando e isolando os dutos.

Os aparelhos de ar condicionado podem sofrer de uma enorme variedade de problemas.

Se o seu AC está incomodando você e você está tentando descobrir qual é o problema, leia este guia prático para problemas comuns de AC e como corrigi-los.

Você deve reparar ou substituir um ar condicionado?


Uma das perguntas mais comuns que os proprietários têm quando confrontados com um reparo significativo é se vale a pena consertar um ar condicionado ou comprar um novo. Se você optar por reparar ou substituir seu ar condicionado depende de vários fatores.

Idade da Unidade


A vida útil média de um ar condicionado é de 10 a 15 anos. Se o seu AC está no fim de sua vida útil, pode não valer a pena investir o dinheiro para repará-lo. Uma possível exceção é quando seu AC está muito bem conservado e seu reparador prevê que pode durar mais alguns anos com bom desempenho.

Custo


Uma das principais coisas que você deve considerar ao decidir se deve reparar ou substituir seu AC é o custo. Alguns reparos, como um compressor queimado, são tão caros que é mais econômico substituir a unidade. Em vez de tentar substituir um compressor quebrado, você pode gastar um pouco mais e comprar um ar condicionado novinho em folha.

Frequência de reparos


Se a frequência de reparos for muito alta, pode ser uma prática cara e acaba sendo uma dor de cabeça constante. Ligar para o reparador de tempos em tempos é tedioso, e você pode apreciar a paz de espírito que vem com um novo AC. Se você sentir que seu ar condicionado está quebrando a cada poucas semanas ou meses, pode valer a pena se livrar dele.

Qual ​​refrigerante ele usa


As unidades AC mais antigas geralmente contêm um refrigerante conhecido como R22. Os Estados Unidos proibiram o R22 devido ao seu impacto ambiental. À medida que as reservas se esgotam, o R22 está se tornando cada vez mais difícil de obter. Se você tiver um vazamento de refrigerante, consertá-lo e reabastecer está se tornando difícil a cada dia. Se você tem um AC que usa R22, substituí-lo pode ser a melhor opção.

Quanto custa um reparo de AC?


De acordo com o HomeAdvisor, o custo médio de reparo de um ar condicionado está entre US$ 166 e US$ 599. Este valor pode variar de acordo com a sua área de residência. Você pode usar o HomeAdvisor para obter orçamentos gratuitos de empreiteiros em sua área.

Alguns problemas são mais difíceis de corrigir do que outros e, como resultado, custam mais. Dependendo da sua localização, detectar e reparar um vazamento de refrigerante pode custar entre US$ 225 e US$ 1.600. Da mesma forma, substituir um compressor quebrado é extremamente caro e pode custar entre US$ 1.350 e US$ 2.300.

A boa notícia é que um ajuste anual custa apenas US $ 80 a US $ 100. Gastar esse valor uma vez por ano pode ajudar a evitar grandes reparos e economizar dinheiro a longo prazo.

Aspectos a serem considerados ao selecionar uma empresa de reparos de AC

Licença


A segurança é de extrema importância ao selecionar uma empresa de reparos. Você não quer deixar entrar um monte de estranhos aleatórios e inexperientes em sua casa. Certifique-se de que a empresa que você está pensando em selecionar tenha uma licença válida das autoridades competentes.

Tarifas razoáveis


Uma das coisas mais importantes ao selecionar uma empresa de reparo de AC é se eles oferecem preços razoáveis. Você não quer acabar gastando uma quantia excessiva e injustificada em reparos.

Obtenha cotações de algumas empresas de reparos diferentes e compare-as para descobrir a média da sua área. Comparar as cobranças ajudará você a descobrir se alguém está cobrando demais.

Seguro para funcionários


O seguro do funcionário é um fator muitas vezes esquecido ao selecionar uma empresa de reparos. No entanto, se o reparador sofrer alguma lesão durante o reparo do seu ar condicionado, você pode acabar tendo que pagar por isso. Certifique-se de que a empresa oferece seguro de trabalho para todos os seus funcionários, para que você não seja responsável em caso de lesão.

Serviço de emergência


Seja um dia antes de um grande evento ou qualquer outra coisa, os aparelhos de ar condicionado têm o hábito de quebrar nos momentos mais inoportunos.

Referências


Uma boa empresa de reparos terá muitos clientes satisfeitos ao redor. Pergunte às pessoas ao seu redor qual empresa de reparo elas recomendam e usam há anos. As chances são de que, se uma empresa de reparos tiver muitas referências, elas valerão a pena.

Atendimento ao Cliente


Uma boa experiência do cliente é uma das coisas mais importantes ao selecionar uma empresa de reparos. Preste muita atenção ao entrar em contato com a empresa pela primeira vez. Os funcionários são educados? Cortês? Eles dão respostas detalhadas às suas perguntas de AC? Se você respondeu sim a todas as perguntas acima, você encontrou uma empresa de reparo de AC com bom atendimento ao cliente.

Como acompanhar a manutenção do AC?


Às vezes, acompanhar a manutenção do AC parece uma tarefa assustadora, especialmente com check-ups mensais, sazonais e anuais. Felizmente, um controlador de CA inteligente como o Cielo Breez Plus pode facilitar muito o seu trabalho. Entre seus vários recursos inteligentes de CA, ele também pode acompanhar a limpeza do filtro CA. Você também pode usar recursos de AC focados em conforto e conveniência, como cronogramas de ações e histórico de uso, para tomar decisões inteligentes pertinentes ao seu ar condicionado.

Além disso, você pode seguir nossa lista de verificação de manutenção HVAC para garantir que você nunca fique para trás.

O reparo do AC pode parecer uma perspectiva intimidadora; no entanto, algum conhecimento básico e um empreiteiro qualificado podem tornar as coisas mais gerenciáveis. Agora que você está equipado com tudo o que precisa saber sobre reparo e manutenção de AC, poderá manter seu AC em forma fabulosa com pouco esforço e baixo custo.