Os ventiladores de reforço de duto aumentam o fluxo de ar condicionado para partes mais distantes de sua casa.
Se você sofre de temperaturas inconsistentes em sua casa, você não está sozinho! Os sistemas HVAC às vezes podem falhar em fornecer ar condicionado para as partes mais distantes de sua casa. Isso pode resultar em pontos frios ou quentes e temperaturas desiguais em casa, levando a guerras de termostato furiosas.
Felizmente, existe uma solução fácil - um ventilador de reforço HVAC!
Embora o ventilador do duto de ar dê um impulso ao sistema de ar condicionado, ele pode não ser capaz de resolver problemas subjacentes em seus sistemas. Portanto, é sempre melhor ter um profissional para inspecionar problemas como dutos com vazamento, filtros de ar entupidos e ventiladores com defeito.
De volta ao tópico dos fãs de reforço!
O que é um ventilador de reforço de duto?
Um ventilador de reforço de duto é um pequeno ventilador que pode caber dentro de um duto de ar e tem como objetivo aumentar o fluxo de ar para partes mais distantes da sua casa. Esses ventiladores podem caber em dutos principais, mas são mais comumente instalados em dutos menores que atendem a uma única sala.
Os ventiladores de reforço HVAC usam suas lâminas para puxar o ar tratado para uma sala e tornar a temperatura mais confortável. Enquanto alguns ventiladores de reforço de duto funcionam o dia todo, outros vêm com controles programáveis que permitem que você decida quando eles serão ligados, para que não precisem funcionar o dia todo. Como resultado, os ventiladores de reforço de dutos inteligentes ou programáveis não aumentam suas contas de eletricidade, tornando-os uma ótima opção para quem deseja construir uma casa com eficiência energética sem comprometer o conforto.
Embora isso possa parecer uma solução ideal para todos os seus problemas de aquecimento e resfriamento irregulares, pode não ser o caminho certo para você. Como dissemos acima, os ventiladores de reforço do duto de ar ajudam a melhorar o fluxo de ar, mas não podem resolver outros problemas de HVAC, como vazamento de ar através de seus dutos, aberturas ou filtros entupidos e equipamentos de HVAC com falha.
Abaixo estão alguns cenários em que um reforço de duto é a resposta certa e outros em que não é.
Quando você deve usar um ventilador de reforço de duto?
Se você tiver aquecimento ou resfriamento inconsistente em sua casa, um ventilador de reforço HVAC é a solução perfeita para você. Sinais comuns de aquecimento ou resfriamento desigual incluem variações de temperatura em partes do seu quarto, temperaturas desiguais em diferentes andares da sua casa e espaços muito abafados.
Existem vários outros casos em que a obtenção de um reforço de duto faz sentido. Vejamo-los abaixo:
1. Seu sistema HVAC é muito pequeno para sua casa
Um sistema HVAC inadequado pode ser bastante caro para substituir. Os sistemas HVAC que são muito pequenos ou muito grandes apresentam muitos problemas. Sistemas subdimensionados não fornecem aquecimento ou resfriamento suficiente, deixando sua casa desconfortável em todas as estações.
Comprar o ar condicionado de tamanho perfeito é essencial, mas se o seu sistema estiver abaixo ou acima do tamanho, não quebre seu banco ao substituí-lo ainda. Os ventiladores de reforço de dutos são uma solução barata e podem aumentar o fluxo de ar de sistemas de resfriamento ou aquecimento subdimensionados.
2. Distribuição desigual da luz solar
Se os quartos da sua casa que são muito quentes enfrentam o sol da tarde, um ventilador de reforço HVAC é a solução mais acessível e eficaz que você pode optar. Claro, isolar sua casa também pode ajudar a resolver esse problema. Ainda assim, seu sistema HVAC será seu único salvador em dias muito quentes.
Da mesma forma, uma janela voltada para o norte será muito mais fria no inverno do que outros cômodos da sua casa. Obter um ventilador de reforço de duto de ar ajudará a trazer mais ar quente para essas salas mais frias para tornar a temperatura mais suportável.
3. Salas mais distantes da unidade HVAC
Muitas casas têm sua unidade HVAC em uma extremidade de suas casas. Como resultado, as salas mais distantes receberão um fluxo inadequado de ar condicionado. Um ventilador de reforço HVAC pode resolver esse problema e aumentar o fluxo de ar tratado para essas salas.
4. Os dutos são mal projetados ou instalados
Para uma distribuição uniforme do ar em toda a sua casa, os dutos devem ser espalhados por toda a sua casa. Se todos os dutos forem colocados em um lado da sua casa, o restante não receberá a quantidade adequada de ar condicionado. Além disso, como dissemos acima, dutos muito longos podem diminuir o fluxo de ar para as partes mais distantes da sua casa. Em situações como essas, um ventilador de reforço de duto de ar pode ajudar a resolver esses problemas.
Quando um intensificador de dutos não funcionará?
Os ventiladores de reforço de dutos podem resolver o principal problema de climas irregulares em toda a sua casa. No entanto, eles são incapazes de resolver as causas subjacentes desses problemas de aquecimento e resfriamento. Aqui estão alguns culpados comuns que podem causar temperaturas inconsistentes em sua casa:
1. Vazamento de ar do duto HVAC
Dutos em sua casa transportam ar condicionado de sua unidade HVAC para todas as áreas em sua casa. Portanto, quaisquer vazamentos em seus dutos prejudicarão sua capacidade de transportar ar adequadamente. As causas comuns de vazamentos de ar de seus dutos podem incluir juntas, costuras ou acessórios mal ajustados ou soltos, fita descascando em torno dos pontos de conexão do duto, rasgos nos dutos e assim por diante.
Se os vazamentos de ar estiverem causando pontos frios ou quentes em sua casa, a instalação de um ventilador auxiliar de duto fará pouco para resolver o problema. Algumas maneiras populares de lidar com vazamentos de ar em seus dutos são fita adesiva e isolamento ou um selante líquido.
2. Dutos bloqueados ou restritos
Como o seu sistema HVAC depende dos dutos da sua casa para transportar o ar condicionado pela sua casa, os dutos devem permanecer sem obstrução. Excesso de poeira ou detritos, pequenos animais (ou roedores) dentro dos dutos, ou algo esmagando o duto pode levar à restrição do fluxo de ar.
Além disso, os dutos flexíveis podem apresentar dobras e dobras se não forem instalados corretamente, levando a bloqueios nos dutos. Se este for o caso, você precisará inspecionar seus dutos e resolver o problema antes de instalar um ventilador de reforço HVAC.
Leia nosso guia de limpeza de dutos de ar aqui.
3. Amortecedor desalinhado
Os amortecedores HVAC são aletas mecânicas colocadas em todos os ramos onde os dutos saem do tronco principal. Esses amortecedores oferecem controle sobre o fluxo de ar dentro dos dutos de ar e garantem a distribuição de ar para todas as partes de sua casa.
Você pode usar esses amortecedores para fechar o suprimento de ar para os cômodos não utilizados em sua casa. No entanto, às vezes eles podem ficar presos na posição fechada e bloquear o fluxo de ar para certas partes da sua casa. Portanto, você precisará garantir que os amortecedores estejam todos abertos antes de considerar obter um ventilador de reforço de duto.
4. Filtro de ar sujo
Um filtro de ar sujo pode restringir o fluxo de ar para cômodos específicos da sua casa. Além de causar pontos quentes ou frios, filtros entupidos também podem sobrecarregar seu sistema HVAC e reduzir sua vida útil.
Um ventilador de reforço de duto não resolverá aquecimento ou resfriamento desigual se o problema for um filtro de ar sujo. A única solução para isso é substituir seus filtros HVAC a cada 30 a 90 dias, dependendo do tipo de filtro de ar que você está usando.
Todos esses são problemas que o ventilador de reforço HVAC não pode resolver. Depois de abordar isso, você pode tomar uma decisão mais informada sobre se precisa ou não de um ventilador de reforço de duto de ar. Se sim, o próximo passo é escolher que tipo de ventilador de reforço você deve obter.
Tipos de ventiladores de reforço HVAC
Existem dois tipos principais de ventiladores de reforço HVAC - um ventilador de reforço de duto em linha e um ventilador de reforço de registro.
Ventilador de reforço de duto em linha
Também conhecidos como ventiladores de dutos intermediários, esses ventiladores cilíndricos se encaixam dentro do duto e geralmente substituem uma seção do duto. Você pode escolher qualquer ponto entre sua unidade HVAC e salas que tenham problemas de aquecimento ou resfriamento.
Embora alguns modelos sejam plug-and-play, os ventiladores de reforço de duto em linha normalmente exigirão uma tomada elétrica ou fiação dedicada.
Os ventiladores de duto em linha são normalmente instalados perto de uma ventilação distante da unidade de sopro do sistema. Essa prática ajuda a mover o ar ao longo de todo o sistema e evita que o ar condicionado saia pelas aberturas mais próximas.
Como esses ventiladores de duto exigem que você remova seções de seus dutos, você precisará contratar um profissional para instalá-los. A contratação de um eletricista aumenta significativamente o custo inicial de instalação, mas é necessário, pois você precisará de um ventilador que corresponda às dimensões dos dutos existentes. No entanto, uma vez instalado, o ventilador de reforço de duto em linha não usa muita energia.
Registrar fã de reforço
Uma alternativa mais acessível para um ventilador de reforço de duto em linha é o ventilador de reforço de registro, também conhecido como ventilador "no registro". Os ventiladores de registro são dispositivos plug-and-play que são simples de instalar e usar. Ao contrário de um ventilador de reforço em linha, este tipo de ventilador é instalado diretamente em seu quarto, onde é necessário um melhor fluxo de ar.
Os ventiladores de registro substituem os registros de parede, piso ou teto existentes e criam um diferencial de pressão para estimular um melhor fluxo de ar das aberturas. Embora essas unidades sejam mais barulhentas do que os ventiladores de dutos intermediários, elas são uma solução ideal para quando apenas uma ou duas salas estão enfrentando problemas de fluxo de ar.
In-Line ou Register Booster Fan:qual é melhor?
Ambos os tipos de ventiladores de reforço vêm com suas vantagens e desvantagens. A decisão final dependerá do uso pretendido e do sistema que você possui. Por exemplo, os ventiladores de reforço de registro são ideais para sistemas menores. Eles são uma boa opção para uso em casa ou pequenos escritórios.
Por outro lado, os ventiladores de reforço de dutos em linha são ótimos para sistemas de dutos complexos, como grandes edifícios comerciais. Para espaços comerciais maiores com sistemas de dutos mais complexos e intrincados, um único soprador é insuficiente, portanto, várias unidades podem ser usadas para aumentar o fluxo de ar em qualquer ponto necessário.
Como escolher o melhor ventilador de reforço de duto?
Se até agora você tem certeza de que um ventilador de reforço HVAC pode resolver seus problemas de ar condicionado, provavelmente está se perguntando o que vem a seguir?
Bem, agora você precisa decidir qual ventilador de reforço de duto de ar você deve escolher. Vários fatores importantes podem influenciar essa escolha. Eles são os seguintes:
Modelo de fã
A saída de trabalho é a mesma para todos os ventiladores de reforço HVAC. No entanto, suas dimensões, capacidades, métodos e outros recursos são diferentes. Portanto, é importante saber de antemão que tipo de ventilador de reforço de duto será adequado para você e qual tamanho e capacidade você precisará. Você também deve decidir seu orçamento com antecedência, pois pode obter fãs com diferentes recursos e complementos para pequenas alterações de preço.
Capacidade CFM
Pés cúbicos por minuto (CFM) é uma unidade HVAC para medir a eficiência de um ventilador em termos de fluxo de ar. Ele determina a capacidade de troca de ar de um ventilador calculando a área cúbica da sala e a taxa na qual o ar deve circular por toda a sala.
Como regra geral, é necessário um CFM por metro quadrado de área útil. Você também pode calcular o CFM usando esta fórmula muito simples com base na área da sala, altura do teto e o número de trocas de ar por hora (ACH).
CFM =( Área x Altura x ACH ) / 60 Pressão Estática
Simplificando, a pressão estática de um ventilador é a quantidade de pressão de ar que o ventilador pode produzir em um espaço fechado. Esta medição é uma consideração vital ao escolher o ventilador de reforço de duto certo.
Para ter certeza de fazer a escolha certa, primeiro você precisa medir a pressão estática em seu quarto e, em seguida, escolher um ventilador que funcione com eficiência e mantenha a pressão estática neste espaço. A pressão estática é medida em polegadas de medidor de água usando um manômetro, mas a maioria dos ventiladores de reforço HVAC tem a pressão mencionada em suas embalagens. Aponte para um ventilador de reforço de duto com pressão estática inferior a 2”.
Limite de volume
Ventiladores de reforço de duto geralmente criam muito barulho. No entanto, alguns modelos e variações de ventiladores são mais silenciosos do que outros. Por exemplo, os ventiladores de reforço de duto em linha são tipicamente menos barulhentos do que os ventiladores de reforço de registro. Portanto, você precisa escolher um ventilador de reforço de duto HVAC que gere um nível de ruído confortável.
Quanto pode custar um ventilador do Duct Booster?
Até agora, você sabe que os ventiladores de reforço são uma solução econômica para problemas de aquecimento e resfriamento em sua casa. Mas quanto você deveria estar contando em pagar por uma dessas unidades?
Um ventilador de reforço de registro é uma solução econômica e direta. Custa em qualquer lugar entre US $ 30 a US $ 80 por unidade. A instalação desses ventiladores é bastante simples, pois eles são plug-and-play, mas se você contratar um profissional, estará custando mais US $ 200.
Os ventiladores de registro em linha são mais caros do que os ventiladores de reforço de registro. Os custos podem variar entre US$ 30 e US$ 200, e os modelos mais sofisticados vêm com controles mais sofisticados e um display digital. Embora o custo inicial possa parecer acessível, as taxas de instalação para esses ventiladores de reforço podem adicionar cerca de US $ 600 à sua conta.
Embora os ventiladores de registro sejam mais baratos dos dois, um único ventilador de reforço de duto em linha pode resolver problemas de aquecimento e resfriamento de várias salas. Infelizmente, um ventilador de registro funciona apenas para um quarto. Portanto, você precisará de um ventilador de reforço de registro separado para cada sala onde deseja corrigir problemas de aquecimento ou resfriamento.
Veredicto final?
Um ventilador de reforço de duto pode ajudar a resolver a maioria dos seus problemas de aquecimento e resfriamento. No entanto, se o problema estiver no seu sistema de dutos ou HVAC, um ventilador auxiliar pode não necessariamente resolver o problema. Para ter certeza de que você está tomando a decisão certa, contrate um profissional para avaliar e determinar se um ventilador de reforço de duto de ar é o caminho a percorrer.