>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Diferentes tipos de termostatos e o que melhor combina com você


Seja o sol escaldante do verão ou o vento frio do inverno, tudo o que você precisa dentro de sua casa é o ambiente perfeito para manter um ambiente confortável para você e sua família.

Não será errado dizer aqui que você precisa ter o tipo certo de termostato instalado para alcançar o melhor nível de conforto em ambientes fechados.

Com as várias opções disponíveis no mercado, se você está se perguntando que tipo de termostato eu preciso, você chegou ao lugar certo. Depois de ler este artigo, você terá conhecimento suficiente para tomar uma decisão fundamentada ao escolher o termostato que melhor atende às suas necessidades.

O que é um termostato?


A palavra termostato vem da combinação de duas palavras gregas, thermos (que significa calor) e statos (significa estático). Assim, um termostato é um dispositivo que é usado para manter uma temperatura constante em qualquer área.

Um termostato liga ou desliga qualquer sistema de aquecimento ou resfriamento conforme necessário. Ele detecta a temperatura na área circundante e sabe se o seu sistema HVAC precisa ser ligado ou desligado para manter a temperatura desejada.

Como funciona um termostato?


O funcionamento de um termostato depende se é um termostato mecânico ou digital.

Um termostato mecânico funciona movendo um pedaço de metal para interromper o circuito e interrompe o fluxo de corrente para o sistema HVAC usando uma bobina ou tira bimetálica. A tira de metal se expande quando a temperatura é mais alta e contrai quando a temperatura é mais baixa do que a configuração desejada. Esta sensibilidade à temperatura da tira de metal permite fazer ou interromper o circuito.

Em um termostato digital, o movimento da tira de metal não é necessário, pois possui sensores embutidos que detectam a temperatura em seu entorno e aumentam ou diminuem sua resistência elétrica de acordo. Em um ponto em que um certo nível de resistência é atingido, o termostato envia um sinal ao sistema HVAC para cortar a energia.

Dois tipos básicos de termostatos


Existem dois tipos diferentes de termostatos em relação à tensão que eles usam para operar.

1. Termostato de tensão de linha


O termostato de tensão de linha, em termos de aparelhos elétricos, significa que seu aparelho está pronto para ser conectado à tomada e você começa a usá-lo. A compatibilidade padrão para a maioria dos aparelhos elétricos é de 120 ou 240 volts. Devido ao seu consumo de alta tensão, também é conhecido como termostato de alta tensão.

Esses termostatos de alta tensão têm ainda dois tipos:termostatos de dois fios (pólo único) e termostatos de quatro fios (pólo duplo). A diferença entre os dois é que os termostatos de tensão de linha de quatro fios podem desligar, enquanto os termostatos de tensão de linha de dois fios só podem girar para a configuração mais baixa.

2. Termostato de baixa tensão


Este tipo de termostato funciona com um transformador que reduz a tensão da linha para algo entre 12 e 24 volts. É um aquecedor com fio direto e controle AC e pode controlar quase qualquer tipo de sistema, incluindo caldeiras, aquecedores de rodapé, fornos, calor radiante, ar condicionado, bombas de calor.

Os termostatos de baixa tensão geralmente funcionam com uma pequena bateria, o que permite que o dispositivo recarregue e tire a energia da linha principal quando necessário. Este processo é chamado de roubo de poder.

Tipos de termostatos w.r.t Recursos


Existem muitas opções quando se trata de escolher o tipo certo de termostato para sua casa. Vamos dar uma olhada em seus recursos para que você possa fazer a escolha certa ao selecionar um.

1. Termostato não programável ou manual


Um termostato não programável ou frequentemente conhecido como termostato manual é uma opção mais tradicional para controlar a temperatura em qualquer área. O termostato mecânico não programável possui principalmente um mostrador para alterar a temperatura. Em contraste, o termostato eletrônico não programável possui botões e, às vezes, um display digital que permite fazer alterações em outras configurações disponíveis.

Em locais onde a temperatura externa não varia muito, os termostatos não programáveis ​​são uma boa opção, pois você precisaria apenas de uma única configuração de temperatura para garantir um ambiente confortável.

Se você não é conhecedor de tecnologia, essa é a melhor opção para você, pois é mais fácil controlar o clima da sua casa conforme necessário. Os termostatos não programáveis ​​têm um custo inicial mais baixo do que outros tipos de termostato.

Embora sejam mais baratos e fáceis de usar, ajustar a temperatura com frequência pode se tornar inconveniente após um certo tempo. Com o número limitado de recursos, os termostatos manuais ou não programáveis ​​não oferecem configurações de temperatura com eficiência energética.

2. Termostato programável


Um termostato programável permite definir horários para controlar seus sistemas de aquecimento e resfriamento. Você pode personalizar a configuração com diferentes temperaturas, dependendo das horas em que estiver em casa ou não.

Termostatos programáveis ​​vêm com vários recursos, incluindo programação de telefone de voz, programação de touchpad, configuração de férias e status do filtro de ar, permitindo que você selecione o melhor ajuste de acordo com suas necessidades.

Eles vêm em três modelos, incluindo 5-2 (uma configuração para dias de semana e outra para fins de semana), 5-1-1 (uma configuração para dias de semana e configurações separadas para sábado e domingo) e 7 dias (uma configuração diferente para cada dia da semana).

As diversas funções que os diferentes tipos de termostatos programáveis ​​oferecem são a razão por trás de sua crescente popularidade nos dias de hoje. De acordo com a Energy Star, ao ajustar seu termostato para diferentes temperaturas ao longo do dia, você pode economizar energia e reduzir seus custos de aquecimento e resfriamento.

Por exemplo, se você mora em uma área onde a temperatura cai à noite, usando um termostato programável, você pode programar diferentes configurações de temperatura para dia e noite. Este é apenas um cenário; um termostato programável oferece uma solução fácil sempre que você precisar de uma saída.

Termostatos programáveis ​​ajudam a reduzir o uso de energia, fazem ajustes automáticos e permitem monitoramento e controle remotos para aumentar seu nível de conforto. No entanto, além de um alto custo inicial que pode estar entre US $ 100-200, sua configuração pode ser demorada e pode demorar um pouco para você entender completamente suas funções.

3. Aprendizagem ou termostato inteligente


Como o nome sugere, termostatos de aprendizagem são termostatos programáveis ​​que não requerem seu envolvimento. Eles aprendem seus requisitos durante um determinado período e, em seguida, definem cronogramas com base nisso à medida que você os usa.

Os termostatos inteligentes oferecem configurações energeticamente eficientes que podem ajudá-lo a reduzir seus custos de aquecimento e resfriamento, além de relatórios mensais de energia. Ao contrário dos termostatos de aprendizagem, os termostatos inteligentes não têm a capacidade de aprender seus hábitos.

Esses tipos de termostatos funcionam conectando-se a uma conexão com a Internet e estão disponíveis para controle e monitoramento em seu smartphone, tablet ou laptop.

Os termostatos de aprendizagem são a solução mais simples para resolver os problemas de temperatura da sua casa. No entanto, se você preferir manter o controle em suas mãos, termostatos inteligentes seriam uma opção melhor.

O custo inicial do aprendizado e do termostato inteligente é realmente alto em comparação com outros tipos. Pode variar de R$ 100 a R$ 500. Além do custo, outra desvantagem é que, se os serviços da empresa caírem, você perderá o controle sobre seu sistema de aquecimento e refrigeração.

4. Termostato de comunicação


Ao contrário de um termostato não comunicante que requer toneladas de fiações para se conectar ao seu sistema HVAC, os termostatos comunicantes não precisam disso.

Um termostato comunicante se comunica com diferentes partes do seu sistema de aquecimento e resfriamento, emparelhando-se como os dois dispositivos Bluetooth se conectam. Consequentemente, ambos os dispositivos são capazes de enviar sinais e fazer as alterações desejadas por meio de comunicação de ida e volta.

Este tipo de termostato só funciona com um sistema HVAC de comunicação que tem um custo inicial muito alto, ou seja, de US $ 150-500. Mas o bom é que você economiza muito dinheiro a longo prazo. Da mesma forma, termostatos comunicantes reduzem seus custos elétricos, pois os componentes podem se comunicar sobre suas capacidades e ligar e desligar de acordo.

Termostatos de comunicação são difíceis de instalar e seus reparos são mais caros.

5. Termostato de saída


É um tipo de termostato que pode ser usado com dispositivos de aquecimento ou resfriamento portáteis e em movimento e é o melhor ajuste em residências e escritórios que não possuem um sistema HVAC instalado.

Esses termostatos são populares entre as pessoas que têm pequenos espaços ou que não querem passar por um processo de instalação demorado. Tudo o que você precisa fazer é conectar seu dispositivo, escolher a temperatura desejada e seu aquecedor/ar condicionado ligará/desligará automaticamente para manter essa configuração.

6. Termostato de registro de dados


Os termostatos de registro de dados mantêm o registro de uma configuração de temperatura durante um período de tempo.

Geralmente, esse tipo de termostato é usado por técnicos para rastrear pontos quentes e frios em uma casa.

Esses tipos de termostatos são usados ​​mais comumente na indústria alimentícia porque a temperatura deve ser mantida continuamente para armazenar os itens e mantê-los protegidos contra bactérias e contaminantes.

7. Termostatos Mini-Split


Se você tem uma bomba de calor mini-split sem dutos, também temos uma boa notícia para você. Os condicionadores de ar mini-split têm seus próprios termostatos disponíveis no mercado que permitem que você torne seu AC burro inteligente!

A maioria dos mini-splits vem com um controle remoto infravermelho com funções limitadas. No entanto, se você conectar seu AC a um termostato mini-split ou também conhecido como controlador AC inteligente, poderá condicionar sua casa usando seu smartphone de qualquer lugar, a qualquer hora.

Com recursos inteligentes como Comfy Mode, geofencing e agendas semanais, você pode predefinir a temperatura ou até mesmo a umidade para manter o clima dentro de sua casa.

A melhor parte é que você pode simplesmente configurar o dispositivo e conectá-lo ao seu AC usando o controle remoto infravermelho.

Escolhendo o termostato certo para sua casa


O primeiro passo para escolher o termostato certo para sua casa é verificar o tipo de sistema de aquecimento e refrigeração instalado em sua casa. O próximo passo é verificar a compatibilidade do seu sistema com as opções disponíveis no mercado.

Depois disso, você precisa procurar os recursos dos termostatos e compará-los com suas necessidades. O que combina melhor é o que você deveria estar recebendo.

Colocação do termostato


Como o termostato lê a temperatura de seus arredores e, em seguida, faz alterações para atingir a temperatura desejada; portanto, sua colocação desempenha um papel crucial.

Ao decidir sobre a colocação do seu termostato, certifique-se de não localizá-lo onde a luz do sol o atinge diretamente, perto de uma porta ou janela ou acima das saídas de ar. Se você colocar o termostato em qualquer uma dessas áreas, existe o risco de obter uma leitura falsa.

O melhor lugar para localizar seu termostato é no centro de sua casa. Dessa forma, você terá uma leitura média de toda a sua casa. Outra opção é colocá-lo no cômodo onde você e seus familiares passam a maior parte do dia. Em seguida, ele lerá a configuração com precisão dessa sala específica para torná-la mais confortável.

Outra coisa a ter em mente é colocar seu termostato quase entre 52 e 60 polegadas acima do chão para garantir que ele obtenha uma leitura média.

Sensores de temperatura


Como nem todos os cômodos têm a mesma temperatura; portanto, é difícil para um único dispositivo medir a temperatura de uma casa inteira. É aqui que entram os sensores de temperatura, que podem ser colocados separadamente em outras salas. Quando ligado, o termostato também faz a leitura das leituras do sensor, somando-as no valor final. Você pode até ativar/desativar sensores selecionados, dependendo das salas em que passa mais tempo.

Para manter seus níveis de conforto interno, a eficiência do seu sistema HVAC é fundamental. Para alta eficiência, você precisa ter um bom termostato funcional. Como agora você sabe que existem diferentes tipos de termostatos domésticos disponíveis no mercado, tudo que você precisa é ter um conhecimento básico de como eles funcionam para escolher o melhor ajuste para sua casa.