Temperaturas inconsistentes são a verdadeira quebra de humor, especialmente quando você está gastando uma boa quantia em contas de energia para manter sua temperatura ideal. Você pode notar que algumas partes da sua casa parecem uma sauna, enquanto outras estão geladas. Os pontos frios e quentes fazem com que você mude a temperatura do termostato o tempo todo.
As variações de temperatura podem ser realmente irritantes e indicam desequilíbrio do ar. Você pode notar um bom fluxo de ar em uma sala enquanto há pouco ou nenhum fluxo de ar HVAC em outra sala. Pode ser devido a vários motivos. Às vezes, seu sistema HVAC pode ficar desequilibrado e, às vezes, os dutos com vazamento são os culpados.
Isso também pode levar a um aumento desnecessário nas contas de energia. Nesse caso, o balanceamento de ar pode ajudar.
O que é balanceamento de ar?
O balanceamento de ar é um método que envolve o ajuste de sua unidade HVAC para que cada sala receba a quantidade certa de ar condicionado. Também envolve encontrar problemas que estão causando fluxo de ar irregular ou pressão de ar negativa em sua casa.
O balanceamento de ar HVAC melhora a circulação de ar, aumenta a eficiência de sua unidade e reduz os custos de AC.
É perfeitamente possível equilibrar a temperatura da sua casa; no entanto, é melhor envolver profissionais se o problema não for resolvido. Compilamos este extenso guia para ajudá-lo a entender os motivos do desequilíbrio do ar em sua casa e as várias etapas que você pode tomar para corrigi-lo.
Como saber se sua casa precisa de balanceamento de ar?
Aqui estão alguns dos sinais que indicam que sua casa está com problemas de fluxo de ar:
Pontos quentes e frios
Você sente que alguns quartos são muito mais quentes ou mais frios do que os outros? Uma diferença de dois graus não é um grande problema, mas se uma área está perfeitamente quente e a outra está congelando, há um problema que precisa ser corrigido.
Faturas altas de energia
Se suas contas de aquecimento ou refrigeração continuarem a aumentar sem qualquer motivo aparente, isso pode indicar um desequilíbrio do ar.
Fluxo de ar fraco das aberturas
Se você sentir frio, mesmo quando o termostato estiver nas configurações de alta temperatura, isso indica um fluxo de ar fraco. Coloque as mãos sob as aberturas e, se sentir pouco ou nenhum ar, talvez seja necessário equilibrar as aberturas de ar condicionado.
Principais razões para o desequilíbrio de temperatura em sua casa
Em vez de aumentar o termostato, você deve tentar encontrar o principal motivo do desequilíbrio do ar em sua casa para chegar ao fundo do problema.
1. O termostato não está localizado em um local ideal
A colocação incorreta do termostato pode resultar em leituras falsas, contribuindo para temperaturas irregulares. Por exemplo, se o seu termostato for colocado em um quarto de canto ou perto da cozinha, ele apenas lerá a temperatura dessa área e sinalizará ao seu HVAC para funcionar de acordo. Depois que essa parte da sua casa atingir a temperatura definida, o sistema de ar condicionado será desligado, independentemente da temperatura em outras áreas.
2. Diferença de temperatura entre os andares
À medida que o calor aumenta, o segundo andar fica mais quente que o primeiro andar. Isso cria um desequilíbrio de temperatura entre os dois andares de sua casa. Além disso, usar um único termostato para monitorar os dois andares pode aumentar o desequilíbrio.
3. Mau isolamento doméstico
Quando sua casa não está devidamente isolada, áreas com correntes de ar tornam impossível aquecer ou resfriar sua casa.
O ar quente sobe, por isso, se o seu sótão não tiver isolamento, pode deixar a sua casa com uma sensação de frio no inverno. Outros problemas de isolamento doméstico que podem causar temperaturas irregulares incluem janelas e portas com correntes de ar e isolamento de parede externa desgastado.
4. Dutos com vazamento
Pequenos vazamentos e lacunas podem não parecer um grande problema, mas podem alterar significativamente o equilíbrio de temperatura em sua casa. No caso de dutos com vazamento, o ar aquecido ou resfriado está sendo perdido através de rachaduras, resultando em temperaturas flutuantes em toda a sua casa.
5. Unidade de HVAC ou dutos de tamanho inadequado
Uma unidade HVAC superdimensionada fará um ciclo curto continuamente, o que significa que não será ligada por tempo suficiente para aquecer ou resfriar seu ambiente adequadamente. Por outro lado, uma unidade subdimensionada terá que trabalhar muito para atingir a temperatura definida, levando a um maior desgaste.
Grandes dutos não manterão a pressão adequada, resultando em fluxo de ar fraco. Da mesma forma, se você tiver dutos menores do que o necessário, ele não distribuirá o ar uniformemente em sua casa.
6. Localização dos seus quartos
Os quartos situados no sul recebem mais luz solar direta durante o dia, tornando-os bastante quentes em comparação com os quartos do lado norte. O calor do sol também leva a temperaturas irregulares dentro de sua casa.
16 maneiras de corrigir pontos quentes e frios em sua casa
Desde ajustar suas aberturas até vedar vazamentos de ar, aqui estão 16 maneiras de corrigir as flutuações de temperatura dentro de sua casa.
1. Experimente o método de dois graus
Para equilibrar a temperatura em um prédio de dois andares, você pode tentar o método de dois graus. Defina sua parte superior a uma temperatura de 2 graus mais baixa do que o seu primeiro andar. Por exemplo, se o primeiro andar está a 70 F, o segundo andar deve estar a 68 F. Isso ajudará a atingir a temperatura desejada em ambos os andares.
2. Ajuste as aberturas para balanceamento de ar
O balanceamento de ar do seu HVAC no início da temporada é necessário para lidar com pontos quentes e frios. Você tem que fazer alguns ajustes no início do verão e inverno para encontrar o que é melhor para o seu conforto.
Verão - Defina seu termostato em 76-78 F. Ele é apenas para teste e balanceamento de fluxo de ar, pois permite que você faça as alterações necessárias para remover pontos quentes e frios.
- Deixe-o nessa configuração por 24 horas.
- Em áreas muito frias, ajuste as saídas de ventilação da parede e do teto. Isso ajudará a redistribuir o ar mais frio para as áreas mais quentes.
- Após 24 horas, verifique novamente essas áreas. Se se sentir confortável, não são necessárias mais alterações. Mas se os quartos ainda estiverem quentes, continue ajustando as aberturas até atingir a temperatura desejada.
- À medida que o ar frio afunda, abra as aberturas no andar superior e feche-as parcialmente no primeiro andar e no porão.
Inverno - Ajuste o termostato entre 76-78 F. Verifique novamente após 24 horas e faça os ajustes de ventilação necessários conforme descrito acima.
- À medida que o calor sobe, todo o calor do seu sistema de aquecimento se acumula nos andares superiores, criando pontos frios no primeiro andar. Então, você terá que fechar as aberturas no andar de cima e nas áreas abertas do corredor.
3. Limpe seus filtros de ar
Os filtros de ar ajudam a remover poeira e contaminantes, circulando ar fresco em sua casa. No entanto, eles exigem limpeza regular; caso contrário, eles podem ficar entupidos. Filtros de ar sujos resultam em fluxo de ar fraco e pontos quentes e frios em sua casa.
Limpe seus filtros de ar a cada duas semanas e troque-os a cada 3-4 meses para uma melhor limpeza do ar.
Manter uma verificação constante dos filtros AC pode ser um aborrecimento. Use um termostato inteligente ou um controlador de CA inteligente que envie notificações para monitorar os níveis de limpeza.
4. Escolha a melhor localização do termostato
O termostato faz leituras de temperatura média, portanto, idealmente, ele deve ser colocado em um local central em sua casa. Além disso, a sala que você usa com frequência também é uma boa área de colocação. Por exemplo, se você tem um prédio de dois andares, recomenda-se uma localização central no primeiro andar.
Equipamentos eletrônicos criam muito calor que pode afetar a leitura do seu termostato. Mantenha o termostato longe de aparelhos geradores de calor, como fornos, televisores, lâmpadas, etc. Além disso, não coloque o termostato perto de portas e janelas, pois correntes de ar frio podem afetar as medições de temperatura.
5. Remover bloqueios de ventilação
Se você sentir pouco ou nenhum ar soprando de sua unidade HVAC, algo pode estar bloqueando suas saídas de ar. Verifique se algum móvel está colocado na frente das aberturas e reposicione-o. Se você não tiver outro lugar para colocar seus móveis, você pode obter um defletor de ar magnético para soprar o ar para longe da obstrução e em direção ao centro da sala.
6. Vá para Zoneamento HVAC
O zoneamento HVAC cria vários clusters em sua casa. Permite definir a temperatura para cada zona e fazer os ajustes necessários sem perturbar a temperatura de toda a casa. Você pode criar e controlar cada zona por meio de um termostato inteligente ou controlador de CA inteligente.
O zoneamento duplo ou múltiplo ajuda a reduzir os pontos quentes e frios e evita a guerra do termostato em sua casa. Uma situação ganha-ganha!
7. Verificar rascunhos
Na temporada de inverno, o ar frio que entra por vazamentos e lacunas pode afetar o ambiente aconchegante da sua casa. No verão, o ar frio do seu HVAC pode vazar, criando pontos de espera e frios.
Depois de encontrar vazamentos de ar em suas portas, janelas e paredes externas, use calafetagem para selá-los adequadamente. No inverno, sua casa pode perder até 85% do calor através dos buracos e aberturas no sótão. Portanto, isolar seu sótão também é importante para evitar correntes de ar.
8. Ajuste a velocidade do ventilador
Para equilibrar a pressão do ar em sua casa, ajustar a velocidade do ventilador pode ser benéfico.
No inverno, ajuste-o para uma velocidade mais baixa, pois ajuda a reduzir os alérgenos no ar e alterar os níveis de umidade da casa. No verão, você pode voltar a velocidade do ventilador para alta.
Para ajustar a velocidade do ventilador, siga estas etapas:
- Localize a caixa de desconexão elétrica do manipulador de ar e desligue o interruptor.
- Remova a tampa do manipulador de ar e encontre o motor do ventilador.
- Identifique os fios de velocidade com a ajuda do código de cores. Diferentes fabricantes usam cores diferentes, portanto, consulte o manual do usuário para isso.
- Mude o fio de velocidade ativo, dependendo da estação.
- Execute seu sistema HVAC para testar a velocidade. Você poderá sentir a diferença na velocidade do ventilador.
9. Instalar cobertura de janela
A luz solar direta que entra pela janela pode alterar significativamente a temperatura ambiente no verão. Além disso, 30% da energia térmica é perdida pelas janelas nos meses mais frios. Isso coloca pressão no sistema HVAC, o que, por sua vez, afeta o equilíbrio do ar em sua casa.
Use cortinas, persianas ou cortinas para minimizar a perda e o ganho de calor. Você também pode instalar isolamento de película de janela para proteger contra brilho e exposição ultravioleta.
10. Instale um número suficiente de dutos de ar de retorno
Para manter a pressão de ar neutra em sua casa, seus dutos precisam fornecer e retornar o mesmo volume de ar. Idealmente, você deve ter os dois tipos de aberturas para cada cômodo; no entanto, os sistemas de dutos mais antigos geralmente têm um respiradouro de retorno central, o que é insuficiente para toda a casa.
Os dutos de ar de retorno são importantes, pois ajudam a manter a temperatura e o fluxo de ar consistentes em sua casa. Usando esses dutos, o ar é devolvido ao sistema para que possa ser aquecido ou resfriado novamente, filtrado contaminantes e redistribuído dentro de sua casa.
11. Corrigir dutos com vazamento
Os vazamentos e lacunas em seus dutos interferem na distribuição adequada do ar em sua casa. Para corrigir isso, isole seus dutos. Primeiro, aplique selante de duto nos orifícios e lacunas usando um pincel. Depois disso, enrole o isolamento de fibra de vidro ao redor dos dutos e sele-os com fita adesiva.
12. Escolha a unidade de ar condicionado do tamanho certo
Se você não consegue pensar em nenhum outro problema que possa estar causando uma temperatura desigual na casa, o dimensionamento da CA pode ser o culpado. Um ar condicionado de tamanho errado aumenta o desgaste, causando um fluxo de ar fraco. Por isso, escolher o tamanho perfeito de um ar condicionado é importante para equilibrar a temperatura da casa.
Se você suspeitar que seu HVAC não é do tamanho correto, faça uma avaliação profissional para determinar o tamanho certo do ar condicionado para sua casa.
13. Ajuste os amortecedores HVAC
Seus dutos de alimentação HVAC têm amortecedores que são controlados pelas alavancas fora do duto. Eles abrem ou fecham um disco de metal encontrado dentro de uma linha de suprimento.
Para fluxo de ar máximo em seu quarto, gire a alavanca para que o disco de metal permaneça plano. Quando o disco permanece na vertical, ele bloqueia o fluxo de ar, portanto, lembre-se da direção do disco.
14. Use dois manipuladores de ar para um prédio de 2 andares
O andar superior retém mais calor do que o andar de baixo em um prédio de dois andares. Se você usar apenas uma unidade, pode ficar difícil manter a mesma temperatura nos dois andares.
Nesse cenário, opte por um manipulador de ar separado para cada andar para manter uma temperatura confortável em toda a sua casa.
Se o seu AC não estiver resfriando no andar de cima, verifique este guia.
15. Use ventiladores de teto para equilibrar a pressão do ar
Usar ventiladores de teto tanto no verão quanto no inverno pode ajudar a melhorar a circulação do ar. Os ventiladores ajudam a misturar o ar quente e frio, tornando os quartos mais confortáveis.
No inverno, a direção do ventilador deve ser no sentido horário para soprar o ar para cima. No verão, a direção do ventilador de teto deve ser no sentido anti-horário para resfriamento. Quando o ventilador gira nessa direção, ele força o ar a se mover para baixo e ajuda a equilibrar a pressão do ar em sua casa.
16. Defina seu ventilador como "Ligado"
Você pode definir o ventilador da sua unidade HVAC no termostato para as configurações 'auto' ou 'on'. O ventilador será desligado nas configurações automáticas assim que sua casa atingir a configuração desejada. Quando o ventilador está definido para 'ligado', ele funcionará continuamente, independentemente da temperatura da sua casa.
A vantagem da segunda opção é que o ar circula constantemente em sua casa, o que significa que é menos provável que você encontre pontos quentes ou frios.
O que envolve o teste profissional de equilíbrio de ar?
Um profissional de HVAC fará várias medições e realizará testes para determinar o que está causando o desequilíbrio do ar em sua casa. Os dados desses testes serão usados para criar um relatório descrevendo o desempenho do seu sistema.
Profissionais usam manômetros para medir a pressão do ar e identificar quaisquer bloqueios. Higrômetros são usados para verificar os níveis de umidade e ver se algum lugar parece sufocado devido aos altos níveis de umidade.
Depois de obter todos os resultados, os técnicos de HVAC podem ajustar os amortecedores e a velocidade do ventilador e substituir as linhas de alimentação por dutos maiores ou menores. Eles podem até instalar amortecedores se você não os tiver instalado anteriormente.
Vantagens do balanceamento de ar
O balanceamento de ar HVAC aumenta seu nível de conforto, melhora a qualidade do ar interno e reduz suas contas de eletricidade.
· Maior eficiência energética
O fluxo de ar inadequado forçará seu sistema a trabalhar muito mais do que o necessário para atingir a temperatura desejada. Quando seu sistema trabalha duro por longos períodos, ele consome mais energia, resultando em aumento de custos. Um sistema de fluxo de ar equilibrado garante que seu sistema não trabalhe horas extras, economizando energia.
· Melhor qualidade do ar interno
A baixa circulação de ar faz com que os poluentes do ar interno, como mofo ou partículas de poeira, se acumulem dentro de sua casa. Um fluxo de ar equilibrado permite que o ar fresco entre em sua casa enquanto remove o ar viciado.
· Maior vida útil da unidade HVAC
Quando o seu sistema trabalha horas extras devido à temperatura desigual da casa, isso leva a desgaste ou rasgos desnecessários. O fluxo de ar adequado em sua casa garante que seu sistema funcione sem problemas, aumentando sua vida útil.
· Baixas contas de energia
Quando a temperatura em uma área da sua casa não parece certa, pode ser tentador aumentar o termostato. No entanto, pode resultar em desperdício de energia, pois outras áreas podem não precisar de uma mudança de temperatura. Quando a temperatura em toda a sua casa estiver equilibrada, você não sentirá a necessidade de alterar as configurações do termostato constantemente. Isso ajudará você a economizar energia e reduzir suas contas.
· Conforto aprimorado
Flutuações constantes de temperatura afetam seu nível de conforto. O balanceamento de ar foi projetado para atingir pontos de temperatura irregulares para melhorar seu conforto.
O balanceamento de ar garante que uma quantidade igual de ar se mova continuamente por toda a sua casa. Se você notar um desequilíbrio, reserve um tempo para corrigi-lo, profissionalmente ou você mesmo, para garantir um ambiente confortável em todos os momentos.