O debate calor radiante versus ar forçado é tão antigo quanto o tempo. Como dois dos sistemas de aquecimento mais populares, não é surpresa que muitas pessoas tenham dificuldade em escolher entre eles.
Ambos os sistemas de ar radiante e forçado têm várias vantagens e ambos têm desvantagens. Mas antes de darmos um veredicto final sobre qual dos dois você deve usar, vamos ver como cada sistema funciona.
Aquecimento Radiante vs. Ar forçado – como eles funcionam?
Os sistemas de aquecimento radiante funcionam aquecendo as superfícies da sua casa. Eles usam uma rede de tubos aquecidos por eletricidade ou água para aquecer os pisos, paredes ou painéis do teto da sua casa. O calor é então transferido para você e outros objetos em seu quarto por meio de radiação infravermelha.
Por outro lado, os sistemas de ar forçado aquecem o ar e o sopram para aquecer sua casa. Os sistemas de ar forçado são muito comuns e geralmente integram aquecimento e resfriamento em um mecanismo. Esses sistemas geralmente são conectados a dutos que transportam o ar aquecido ou resfriado para as partes mais distantes de sua casa.
Aquecimento Radiante vs. Ar Forçado - Tipos
Tanto os sistemas de aquecimento radiante quanto os sistemas de ar forçado têm vários tipos, e entender esses tipos é crucial se você quiser descobrir qual das duas opções é melhor para sua casa.
Tipos de aquecimento radiante
Existem três tipos de sistemas de aquecimento radiante. A diferença entre os três é o meio que o sistema usa para transferir o calor da fonte de calor para sua casa.
O primeiro tipo utiliza cabos elétricos que geram calor por meio de resistência elétrica. Este sistema é comumente usado em sistemas de aquecimento de parede radiante e piso radiante.
- Calor Radiante Hidrônico:
Os sistemas de aquecimento hidrônico usam uma rede de tubos e tubulações que correm sob o piso e aquecem seu espaço transportando água morna de uma caldeira para outros lugares. Este sistema é considerado o mais popular e econômico dos três.
- Calor radiante aquecido a ar:
Os sistemas de calor radiante de aquecimento de ar não são muito comuns, pois o sistema não é muito econômico ou eficiente. Neste sistema, um forno aquece o ar e o bombeia através de tubos para o resto da sua casa.
Tipos de ar forçado
Os sistemas de ar forçado têm dois tipos populares, e ambos frequentemente surgem no debate entre calor radiante versus ar forçado.
As bombas de calor são bastante populares em muitas partes do país, onde as temperaturas são moderadas durante todo o ano. Esses sistemas podem fornecer aquecimento e resfriamento empurrando ar quente para dentro de sua casa ou puxando o calor de sua casa e transferindo-o para o exterior. As bombas de calor têm muitos tipos diferentes, e o estilo que você escolher dependerá do design, da necessidade e do espaço da sua casa.
Os sistemas de forno usam um trocador de calor e geram calor queimando óleo, propano líquido ou gás natural. Este calor é então usado para aquecer o ar circulante, mantendo sua casa aquecida. Infelizmente, os sistemas de forno tendem a ser menos eficientes que as bombas de calor, mas os avanços na tecnologia reduziram esse problema até certo ponto.
Consulte este guia para uma comparação mais detalhada entre bombas de calor e fornos.
Agora que temos todos os conceitos básicos de ambos os sistemas de aquecimento cobertos, vamos aos prós e contras de ambos.
Aquecimento Radiante:Prós e Contras
Leve em consideração todos os prós e contras do aquecimento radiante antes de tomar uma decisão final.
Prós do aquecimento radiante
Os sistemas de aquecimento radiante são muito eficientes, pois atingem a temperatura necessária rapidamente e esfriam lentamente. Estima-se que os sistemas radiantes hidrônicos sejam cerca de 25% mais eficientes do que os sistemas de aquecimento forçado. Essa eficiência pode ser aumentada ainda mais por meio de tecnologias como termostatos de zona dupla.
Os sistemas radiantes requerem pouca ou nenhuma manutenção e manutenção. Não há elementos mecânicos nesses sistemas que possam quebrar. Há uma grande chance de os tubos estourarem com sistemas hidrônicos, mas as chances de isso acontecer são baixas.
Ao contrário de outros sistemas de aquecimento que exigem algum equipamento externo, os sistemas de aquecimento radiante são bastante discretos - os tubos ou cabos que fornecem calor passam por baixo do piso ou atrás das paredes e do teto.
Os sistemas de aquecimento radiante são tão silenciosos que muitas vezes você esquece que os está usando! Sua operação sem ruído os torna ideais para locais onde a interrupção pelo som seria preocupante.
Como os sistemas de aquecimento radiante não usam ventiladores e não requerem fontes externas de calor, suas chances de transportar alérgenos para sua casa são insignificantes.
Um sistema de aquecimento radiante aquece uma sala de forma muito uniforme, ao contrário dos sistemas de aquecimento de ar forçado que criam pontos frios ou quentes através da distribuição desigual do ar aquecido.
Contras do aquecimento radiante
Independentemente de você instalar um sistema de aquecimento radiante no piso, nas paredes ou no teto, isso custará um bom centavo, pois você terá que refazer uma seção inteira dessa área. Esta questão é a maior desvantagem desses sistemas quando se discute calor radiante versus sistemas de ar forçado. No entanto, se você planeja reformar sua casa, isso não deve ser um problema.
- Não adequado para uso doméstico
Como sistema de aquecimento primário, os sistemas de aquecimento radiante podem não ser a opção mais acessível. Isto é especialmente verdadeiro para sistemas de aquecimento radiante elétrico, uma vez que a eletricidade é cara.
Ar forçado:prós e contras
Os sistemas de ar forçado são bastante populares e existem várias razões para isso.
Prós dos sistemas de ar forçado
- Purifica e condiciona o ar
À medida que o ar passa por um forno ou bomba de calor, os filtros de ar instalados no sistema podem purificar o ar. Alguns sistemas também possuem um umidificador ou desumidificador, que pode ajudá-lo a manter os níveis ideais de umidade em sua casa.
Os sistemas de ar forçado podem aquecer ou resfriar um espaço quase instantaneamente, e alguns sistemas vêm com uma opção de aquecimento ou resfriamento turbo que pode tornar essa função ainda mais rápida.
- Baixos custos de instalação
Como os sistemas de ar forçado são bastante comuns, a maioria das residências já possui os equipamentos necessários para facilitar o uso desses sistemas. Em outros casos, as casas são enquadradas com esse entendimento, e a instalação do sistema necessário será fácil e barata.
Desvantagens dos sistemas de ar forçado
- Manutenção relativamente alta
Os sistemas de ar forçado precisam de manutenção regular para permanecer em sua melhor forma. Esses sistemas são principalmente mecânicos e há várias oportunidades de falha do equipamento. A manutenção regular do seu sistema HVAC pode ajudar a evitar reparos dispendiosos a longo prazo.
Os sistemas de ar forçado usam um ventilador, o que gera uma quantidade significativa de ruído. Além disso, as unidades externas também podem ser muito barulhentas e, se estiverem próximas ao seu espaço, podem atrapalhar sua paz. A passagem de ar também aumentará o ruído se você usar dutos com seu sistema.
- Problemas de mofo, bolor e alergia
Como os sistemas de ar forçado usam equipamentos que puxam o ar e o expulsam, há chances de alérgenos e outros poluentes comuns serem distribuídos por toda a sua casa toda vez que o sistema estiver ligado. Há também a possibilidade de acúmulo de bactérias em seus dutos que o ar pode transportar sempre que passar por eles. Embora os filtros de ar possam reduzir significativamente esse problema, eles não podem eliminar essas ameaças.
O ar que viaja através de dutos pode vazar através de lacunas nos dutos. Esse problema pode levar a uma perda significativa de calor e aumentar os custos operacionais. Além disso, como os sistemas de ar forçado dependem do ar quente para aquecer sua casa, esse ar que sai do seu quarto através de portas ou janelas abertas também pode diminuir o conforto da sua casa.
Veredicto Final
Ao falar sobre calor radiante versus sistemas de ar forçado, há vários fatores que você precisa considerar antes de tomar uma decisão final. Primeiro, embora os sistemas de aquecimento radiante custem muito antecipadamente, eles são muito mais eficientes do que os sistemas de aquecimento de ar forçado. Eles também oferecem operações mais silenciosas do que os sistemas de ar forçado. No entanto, os sistemas de ar forçado oferecem mais conforto instantâneo em termos de aquecimento e resfriamento. No geral, a decisão final dependerá de quais são suas preferências.