A configuração de Calor de Emergência em seu termostato pode ser um salva-vidas em climas frios.
As bombas de calor são ótimas para manter sua casa quente no inverno e fria no verão. No entanto, eles vêm com certas limitações, como a incapacidade de aquecer quando a unidade externa congela em condições de gelo.
É aí que entra a opção Calor de Emergência. Mas o que é essa configuração e como você deve usá-la?
Este blog responderá a todas essas perguntas sobre o modo de aquecimento de emergência da sua bomba de calor.
O que é calor de emergência?
A configuração Emergency Heat é exatamente como o próprio nome indica – emergências. Embora as bombas de calor sejam, sem dúvida, muito eficientes em termos energéticos e fiáveis, só podem aquecer a sua casa quando as temperaturas exteriores estão acima de um limite específico.
Para explicar isso a você, vamos ver como as bombas de calor funcionam. As bombas de calor não criam ar quente ou frio. Em vez disso, eles funcionam extraindo calor do exterior e usando-o para aquecer sua casa. Enquanto a temperatura estiver acima de 40F, esse processo funciona perfeitamente. No entanto, abaixo dessa temperatura, a bomba de calor não consegue encontrar calor suficiente para transferir e não consegue manter sua casa aquecida.
Em tempos como esses, seu sistema HVAC usará o Calor de Emergência para ajudá-lo a se manter aquecido. Este sistema é uma fonte de aquecimento de reserva para as suas bombas de calor. Normalmente, esta fonte vem em aquecimento por resistência elétrica (no caso de bombas de calor totalmente elétricas). Mas esse aquecimento de backup também pode ser sistemas de óleo, gás ou água.
O aquecimento de emergência é ativado automaticamente, mas você também pode ativá-lo manualmente usando o botão para aquecimento EM no seu termostato. Mas não recomendamos que você o ative e deixe seu sistema decidir quando precisa da fonte de backup.
Quando você deve usar o aquecimento de emergência?
Como já dissemos, o Calor de Emergência é para emergências. Você pode ficar tentado a executar essa configuração em dias de congelamento, mas não recomendamos fazer isso, a menos que o sistema a ative automaticamente.
Então, quando você deve usar o Calor de Emergência? Você só deve ligar manualmente o sistema de aquecimento de backup se estiver enfrentando problemas com sua bomba de calor. Você pode utilizar essa fonte de calor até que seu especialista em HVAC possa dar uma olhada no seu sistema.
Como funciona o aquecimento de emergência?
A maioria dos sistemas de aquecimento tem mais de uma fonte de calor instalada, uma como fonte primária e outra como reserva ou fonte secundária. Quando o sistema mudar para Calor de Emergência, uma luz indicadora vermelha acenderá para informar que você está usando a fonte de calor de backup.
No modo de aquecimento de emergência da bomba de calor, nenhum sinal é enviado para a unidade exterior quando a bomba de calor entra no modo de aquecimento. Em vez disso, apenas a unidade interna e a fonte de backup, que também está localizada dentro da unidade interna, são ligadas. Como resultado, o sistema funcionará mais como um sistema de aquecimento tradicional do que uma bomba de calor (o que significa que agora começará a gerar calor em vez de transferi-lo).
As bombas de calor usam menos energia do que os fornos quando funcionam como pretendido. No entanto, isso pode mudar ao executar na configuração de aquecimento de emergência.
O calor EM é mais caro para operar?
A resposta para isso depende do tipo de bomba de calor que você possui. Todas as bombas de calor elétricas são realmente muito caras para operar. Mas se você tiver aquecimento a óleo ou gás como seu sistema de backup, a resposta dependerá da eficiência do seu sistema e do custo do combustível. O preço não será tão alto quanto a operação de uma bomba de calor elétrica no Calor de Emergência, mas sem dúvida será mais alto do que o custo geral de operação da sua bomba de calor.
Tendo em mente o alto custo do uso do Calor de Emergência, é melhor usar essa configuração somente quando houver emergências reais. Certifique-se de desligar a configuração de calor EM assim que sua bomba de calor estiver funcionando novamente, porque enquanto o sistema liga automaticamente, ele não será desligado até que você o faça manualmente. Alguns modelos avançados o desativam quando o backup não é necessário, mas é sempre uma boa ideia verificar se ele está desnecessariamente ativado.
5 coisas que você precisa saber sobre a configuração de emergência em seu sistema HVAC
Antes de clicar nesse botão para aquecimento EM em seu termostato, você deve saber alguns conceitos básicos.
1. O calor de emergência não é um substituto para o seu sistema de aquecimento primário
Seu sistema de aquecimento primário, a bomba de calor, deve ser suficiente para manter sua casa quente e aconchegante mesmo nos climas mais frios. É apenas em períodos de frio extremo que você pode precisar de um sistema de backup para acompanhar suas necessidades de aquecimento. No entanto, se você tiver que executar o calor EM com frequência, seu sistema HVAC pode não ser suficiente para sua casa ou pode precisar de manutenção. Consulte um especialista para corrigir o problema.
2. Seu sistema HVAC pode não ter uma configuração de aquecimento de emergência
Se você mora em uma área com clima mais quente, onde o frio é sempre moderado e as temperaturas ficam acima de 40 graus, seu sistema HVAC pode não ter uma configuração de Calor de Emergência. No entanto, você não precisa se preocupar com isso, pois a opção de calor EM é projetada principalmente para temperaturas consistentemente próximas ou abaixo de zero.
3. Verifique se há danos no seu sistema HVAC antes de executar a configuração de emergência
Se o seu sistema HVAC não estiver funcionando, você deve verificar se há componentes danificados antes de ligar o Aquecimento de Emergência. Embora seja verdade que essa configuração seja para emergências, ainda é melhor saber que tipo de dano seu sistema possui. Isso não apenas tornará sua chamada de serviço mais fácil, mas também evitará mais danos ao seu sistema se você resolver o problema rapidamente.
4. A luz de aquecimento de emergência acesa pode sinalizar um problema com sua bomba de calor
Se o seu sistema estiver funcionando em Calor de Emergência, é normal que a luz indicadora de calor EM permaneça acesa até você desligá-la. No entanto, se você não estiver usando o modo de aquecimento de emergência e o indicador ainda estiver aceso, pode haver um problema com sua bomba de calor.
Nesse caso, você pode tentar solucionar o problema sozinho ou ligar para um especialista para obter ajuda.
Para fazer o processo você mesmo, primeiro você precisa contar o número de flashes, pois certas unidades piscam um código que você pode verificar no manual para determinar o problema. Esses flashes podem variar de dois a nove. Em seguida, você deve desligar o termostato e aguardar 30 segundos antes de ligá-lo novamente para reiniciar o sistema.
Depois de fazer isso, desligue a unidade interna e ligue-a após cinco minutos se a luz continuar piscando. Se o seu sistema foi desligado durante o mau tempo, isso corrigirá isso. Por fim, aguarde dez minutos e inspecione a unidade externa para ver se está funcionando. Se a luz do termostato ainda estiver acesa, desligue todos os disjuntores localizados em um painel elétrico próximo à unidade externa. Você também pode verificar o manual do usuário para encontrar os disjuntores. Em seguida, ligue os disjuntores novamente após alguns minutos.
Se o ícone do calor EM no termostato ainda não desaparecer, agende uma consulta com um profissional.
5. Calor de emergência pode salvar vidas
O modo de aquecimento de emergência da sua bomba de calor pode ser um salva-vidas às vezes. Por exemplo, imagine que seu sistema de aquecimento primário se apague no auge do inverno. Esse problema pode ser potencialmente fatal. Em tempos como esses, a configuração de Calor de Emergência pode ser sua única linha de defesa, portanto, certifique-se de que o sistema de backup permaneça em condições de uso.
Considerações finais
O Calor de Emergência é uma fonte de aquecimento de reserva que a sua bomba de calor utiliza quando não consegue acompanhar as suas necessidades de aquecimento ou avaria. Enquanto muitas pessoas ligam este sistema sempre que sentem que as temperaturas externas estão muito baixas, isso não é sábio, pois o sistema EM Heat é mais caro do que uma bomba de calor tradicional. Portanto, para continuar usando seu sistema com eficiência, use-o apenas quando sua fonte de calor primária não estiver funcionando.