O aquecimento de ar forçado é, sem dúvida, a opção de aquecimento mais popular para muitas casas em todo o país. Quer as pessoas optem por este sistema por seu baixo custo, conveniência ou algum outro motivo, não há como negar que os sistemas de ar forçado se tornaram quase sinônimos de sistemas de climatização domésticos.
No entanto, apesar de sua popularidade, você ainda pode se perguntar:o que é aquecimento de ar forçado e é a melhor opção para você? Vamos descobrir!
O que é aquecimento de ar forçado?
Como o nome indica, os sistemas de aquecimento de ar forçado usam o ar como meio de transferência de calor. Esses sistemas geralmente têm um forno que ajuda a aquecer o ar, dutos e aberturas que dispersam o ar por toda a casa. Os sistemas de ar forçado podem ser de muitos tipos diferentes, como fornos de ar forçado, bombas de calor, etc.
Acesse este link para uma comparação entre uma bomba de calor e um forno.
Como funciona um sistema de aquecimento de ar forçado?
Os fornos de ar forçado podem aquecer o ar de várias maneiras, como queima de gás natural, aquecimento de óleo ou propano ou até eletricidade.
No caso de fornos a gás, a ignição a gás aquece um trocador de calor. O ar frio de casa é sugado, que então absorve esse calor. Para fornos elétricos, o ar em movimento absorve o calor dos fios de alta resistência.
O ar aquecido é então empurrado para os dutos de sua casa que circulam por toda a casa com a ajuda de um ventilador ou soprador.
Componentes de um sistema de aquecimento de ar forçado
Diferentes tipos de unidades de ar forçado podem ter pequenas variações na forma como são compostas. Mas todos eles têm um termostato para regular a temperatura junto com alguns componentes comuns da seguinte forma:
- Ventilador – O ventilador aspira ar para o aquecimento do sistema. Esse ar passa por um filtro que remove poluentes do ar interno, como pólen, pelos de animais, poeira e outros contaminantes.
- Fonte de calor – Uma fonte de calor é necessária para aquecer o ar antes de ser enviado para o resto da sua casa. Essa fonte de calor pode ser uma fornalha de queima de combustível que usa gás natural, óleo ou propano. Também pode ser um forno elétrico que usa eletricidade e um elemento de aquecimento de metal.
- Permutador de calor – O permutador de calor transfere calor da fonte de calor para o ar. Este elemento também retém gases de combustão, como o monóxido de carbono.
- Condutas de ar – Os dutos de ar são como o ar condicionado chega a várias partes da sua casa. Esses dutos são tubos feitos de aço inoxidável, fibra de vidro ou plástico isolado e estão localizados no teto, nas paredes ou no piso do sótão ou do porão.
- Registros aéreos – Os registros de ar são a parte que conecta os dutos ao piso, parede ou teto de seus quartos. Os registros geralmente são protegidos com ripas ou tampas de metal.
- Saídas de ar de retorno – À medida que o ar condicionado entra em sua casa, o ar existente precisa de um lugar para escapar para equilibrar a pressão do ar. Este ar pode sair através de aberturas de retorno que sugam o ar de sua casa de volta ao seu sistema HVAC. Você pode diferenciar as aberturas de retorno das aberturas de suprimento verificando um fluxo de ar externo ou comparando o tamanho, pois as aberturas de retorno são um pouco maiores que os registros de ar.
- Plenária de ar – Se o seu sistema de aquecimento de ar forçado estiver conectado a uma rede de dutos, provavelmente terá dois plenums. Esta caixa se conecta ao sistema HVAC principal e traz, distribui ou remove o ar.
Os prós e contras do aquecimento de ar forçado
Agora vamos ver se os sistemas de aquecimento de ar forçado são ou não ideais para sua casa. Para responder a isso, precisamos analisar os prós e os contras do aquecimento de ar forçado.
Prós das unidades de ar forçado
Aquecedor de ar quente forçado vem com muitos benefícios. Aqui estão alguns:
- Custos de energia
Os sistemas de aquecimento de ar forçado são econômicos para operar. Esses sistemas normalmente usam gás natural como fonte de combustível, que é acessível e facilmente disponível. Além disso, os sistemas de fornos de ar forçado passaram por melhorias que os tornam muito mais eficientes em termos de energia do que os sistemas do passado.
2.
Tempo de aquecimento Se você está procurando uma maneira rápida de aquecer sua casa nos dias mais frios, não procure mais do que os sistemas de aquecimento forçado. Não apenas o ar aquece mais rápido que a água, mas o sistema força esse ar para dentro do seu quarto para que ele viaje mais rápido e aqueça o ambiente mais rapidamente.
3.
Fácil de instalar Sistemas de aquecimento de ar forçado podem ser adicionados a dutos existentes, reduzindo suas taxas de instalação. Por outro lado, os sistemas de aquecimento radiante exigem uma extensa reforma da casa, o que pode ser bastante caro.
4.
Confiável Os sistemas de aquecimento de ar forçado são duráveis e podem durar muito tempo, especialmente se o sistema usar fornos. As peças deste sistema também são fáceis de encontrar e substituir; portanto, não são muito caros.
5.
Alta qualidade do ar interno Uma das principais vantagens dos sistemas de ar forçado é que eles podem ajudar a melhorar a qualidade do ar interno. Os filtros de ar removem quaisquer contaminantes do ar, tornando-o mais limpo e saudável. Além disso, ter um forno oferece a opção de adicionar um sistema de purificação de ar ou um umidificador ao próprio sistema, em vez de tê-los como sistemas menores separados para cada sala.
6.
Compatibilidade com dispositivos inteligentes Smart AC controllers and smart thermostats can save you a lot in energy costs. Forced air heating systems are compatible with these climate control devices. You can have a single thermostat for your entire home or multiple ones to create HVAC zones around your home.
Cons of Forced Air Heating
Forced heating systems also have some downsides. Listed below are some of them:
- Noisy
Forced air heating systems are notorious for being noisy. While this issue isn’t as bad as it used to be, it still exists and is one of the biggest downsides of having forced air systems. However, noise rarely ever discourages anyone from getting these systems since there are numerous ways to curb annoying air conditioner sounds.
2.
Health Concerns Dust and mold can accumulate in air ducts over time. As the system pushes air through ducts, these contaminants can spread to your home. Mold also poses serious health concerns. You can mitigate this issue by replacing air filters often, performing routine duct cleaning, and by removing the mold from your home’s air ducts.
3.
Lowered Efficiency As air passes through long ducts, it can cool down or leak out from gaps or cracks in the ducts, causing energy loss. Leaky ductwork can also lead to pollutants getting into your house or cause ductwork sweating that can ruin your home’s insulation.
4.
Centralized Control Most forced-air heating systems have a central HVAC unit that then controls the temperature all over the house. Since the entire home is controlled by one thermostat, there is no room for personalized climate zones and causes a waste of money by heating rooms that aren’t occupied. One possible solution to this is to use HVAC dampers to close off areas that don’t need heating.
5.
Costly Installation While forced-air heating units aren’t very costly, installing new ductwork can make it very expensive. Since installing ductwork isn’t an easy DIY project, you’ll need to hire a professional, and costs can quickly add up.
6.
Extensive Upkeep Since most forced air heating systems use ducts to deliver air to the farthest part of your home, you can expect much more costly maintenance. For example, ducts need cleaning every three to five years, air filters need replacing more often like every two or three months, and other mechanical parts might need regular servicing.
Is Forced Air Heating the Right Solution for You?
Forced air heating comes with many perks, such as easy installation into existing ductwork, low operation costs, quick heating time, and better indoor quality. However, like all other heating systems, forced air heating also has some downsides, such as low efficiency due to air leaks or long ducts, noisiness, and high installation costs if you don’t have ductwork. So, the answer to whether or not you choose this system comes down to whether or not you have existing ductwork and your overall budget.