>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

O ciclo de descongelamento da bomba de calor deve preocupar você?


As bombas de calor possuem recursos integrados projetados para protegê-las em climas frios e manter sua eficiência. Quando começa a nevar em sua área, você pode notar que seu sistema de aquecimento pára de soprar ar quente por algum tempo e sua luz indicadora começa a piscar. Isso pode preocupar você pensando que seu equipamento de aquecimento desistiu, mas não há com o que se preocupar; é completamente normal.

Quando a temperatura cai abaixo de 32 F, as bobinas externas começam a congelar e sua bomba de calor precisa passar por um ciclo de degelo. O processo ajuda a descongelar as bobinas para garantir que sua bomba de calor continue funcionando corretamente.

O que exatamente é esse modo de descongelamento e como funciona um ciclo de descongelamento da bomba de calor? Vamos descobrir!

O que é o modo de descongelamento em uma bomba de calor?


A bomba de calor extrai o calor do ar exterior e expele o ar quente no interior. Essa transferência de calor geralmente ocorre em temperaturas congelantes externas; portanto, a umidade do ar congela na unidade externa, resultando em geada na bobina.

Quando a bobina externa congela, ela sobrecarrega a operação do sistema, danificando seus componentes internos. Consequentemente, sua bomba de calor executa um ciclo de descongelamento (às vezes várias vezes) para se descongelar, mantendo o acúmulo de gelo no mínimo usando o modo de descongelamento.

Como funciona um ciclo de descongelamento da bomba de calor?


A sua bomba de calor entra no modo de descongelação por predefinição quando há gelo na serpentina exterior. Um termostato ou sensor especial chamado termostato de geada localizado na parte inferior da bobina externa detecta sua temperatura.

Quando a temperatura cai para cerca de 32 F, o termostato de gelo fecha o circuito da bobina, o que faz com que um temporizador interno seja iniciado. Muitas bombas de calor têm um temporizador genérico que ativa os relés de degelo em determinados intervalos. Um ciclo de degelo típico da bomba de calor é ativado a cada 30, 60 e 90 minutos.

Os relés de descongelação ligam o compressor e comutam a válvula de inversão da bomba de calor, fazendo com que funcione em modo frio. A unidade entrou agora no ciclo de descongelação. Você pode dizer que sua bomba de calor está no ciclo de degelo quando ela parar de soprar ar quente. Alguns modelos têm um indicador visual, como uma luz piscando.

No ciclo de descongelação, a bomba de calor dissipa o calor no exterior, aquecendo a serpentina exterior, derretendo assim o gelo. O ventilador externo geralmente para enquanto a unidade interna continua funcionando quando um ciclo de degelo é iniciado. O ventilador do condensador permanece desligado até que o gelo na bomba de calor descongele.

A unidade funciona no modo de degelo até que o termostato detecte que a temperatura da serpentina externa atingiu 57 F. O termostato de congelamento abre o circuito, para o temporizador e retorna a bomba de calor ao modo de aquecimento.

Por quanto tempo uma bomba de calor deve funcionar no modo de degelo?


Um ciclo de descongelamento típico da bomba de calor dura cerca de 30 segundos a alguns minutos. O ciclo é repetido em intervalos regulares até que o gelo esteja completamente derretido. O tempo que leva para remover o gelo na unidade da bomba de calor externa varia, dependendo da quantidade de gelo e dos intervalos de tempo.

Por que o ciclo de descongelamento da bomba de calor pode parar de funcionar


O modo de descongelamento da sua bomba de calor pode parar de funcionar completamente ou pode ficar travado nesse modo. Além disso, certos problemas também podem forçar sua bomba de calor a entrar no modo de descongelamento com frequência. Pode haver diferentes razões pelas quais isso acontece; alguns são reparos fáceis, enquanto outros requerem atenção profissional.

1. Sensores defeituosos, válvulas reversas ou termostato


Se o termostato interno ou os sensores que detectam a temperatura da bobina apresentarem problemas, o modo de descongelamento da sua bomba de calor não será ativado, pois não está recebendo nenhum sinal. Nesse cenário, você pode alternar manualmente seu termostato programável ou inteligente do modo de aquecimento para o modo de resfriamento. Isso fará com que a unidade colete calor de dentro e o envie para a bobina congelada do lado de fora.

No entanto, esta não é uma solução permanente; você precisará verificar o termostato e os sensores completamente. Se o termostato não estiver detectando a temperatura com precisão, sua bomba de calor pode travar no modo de degelo ou começar a entrar no modo de degelo recorrentemente.

Também pode haver um problema com a válvula reversa que alterna a unidade de calor para frio no modo de degelo. Você deve verificar por um técnico HVAC treinado e ver se a válvula precisa ser substituída.

2. Vazamentos de refrigerante


O refrigerante AC é bombeado através das bobinas para aquecê-las. Quando o refrigerante vaza devido a bobinas quebradas, pode não haver calor suficiente para que a bomba de calor funcione corretamente no modo de descongelamento.

Recarregar o refrigerante e consertar o vazamento ajudará o ciclo de degelo a funcionar normalmente.

3. Problemas elétricos


Com o tempo, com o desgaste, as conexões elétricas podem ficar ruins, impedindo que seu sistema HVAC sinalize o modo de degelo para ligar. Contrate um técnico para inspecionar e substituir quaisquer fios defeituosos.

4. Instalação inadequada


A instalação adequada do HVAC por um técnico qualificado é crucial. Se a sua unidade HVAC não for instalada de acordo com as orientações, pode causar problemas no ciclo de descongelação da bomba de calor.

Se sua bomba de calor não estiver posicionada corretamente, isso pode resultar em fluxo de ar impedido e bobinas eventualmente congeladas. A instalação inadequada também pode causar torções nas linhas de refrigerante, resultando em vazamento.

5. Bobinas danificadas ou quebradas


A umidade do ar e os detritos podem se acumular nas bobinas de CA, levando à corrosão a longo prazo. O problema se agrava quando você negligencia a limpeza da bobina. Além disso, bobinas danificadas resultam em vazamento de refrigerante que pode causar ciclos de degelo frequentes ou sua unidade ficar presa no modo de degelo.

6. Unidade externa entupida


Folhas, neve, poeira e detritos podem entupir sua unidade externa. Como o fluxo de ar é restrito em uma unidade entupida, o ar quente não alcançará as bobinas e o modo de degelo não funcionará.

Você pode querer verificar este guia detalhado sobre solução de problemas da bomba de calor.

O que faz com que sua bomba de calor congele desnecessariamente?


Além da baixa temperatura externa, sua bomba de calor também pode congelar devido a vários outros motivos. Quando isso acontece, sua bomba de calor entra muito no modo de descongelamento, o que não é um sinal saudável. Portanto, o que quer que esteja fazendo com que suas bobinas externas congelem desnecessariamente garante uma verificação completa para evitar danos graves.

1. Fluxo de ar restrito


No caso de um fornecimento de ar restrito, o ar não passa suficientemente pelo evaporador externo da sua bomba de calor. Isso resulta em gelo em sua bomba de calor no inverno.

O fluxo de ar restritivo pode ser causado pelo acúmulo de detritos dentro da unidade externa ou filtros de ar sujos que obstruem a unidade. Além disso, se você plantou arbustos para esconder sua unidade externa, mas não manteve a distância necessária, isso pode sufocar o sistema.

Você pode estar bloqueando as aberturas da bomba de calor sem saber, colocando móveis na frente deles. Isso compromete o fluxo de ar, deixando-o frio e desconfortável. Remova qualquer mobília ou qualquer outra obstrução para evitar problemas de fluxo de ar HVAC.

2. Problemas técnicos


Como as bombas de calor trabalham dia e noite para mantê-lo confortável, elas estão expostas a elementos agressivos que podem causar certos problemas.

Por exemplo, vazamento de refrigerante, ciclo de degelo com defeito, sensores do termostato com defeito, motor do ventilador danificado e outros problemas de CA podem levar a gelo na bomba de calor. Além disso, se sua bomba de calor ficar presa no modo de degelo, o gelo nas bobinas não derreterá e elas permanecerão cobertas de gelo.

3. Excesso de umidade


O excesso de umidade da neve ou chuva fica preso dentro de sua bomba de calor, o que pode aumentar as chances de congelamento. Além disso, a água caindo em sua unidade devido a uma calha danificada do telhado também é um culpado.

Quando as calhas do telhado ficam entupidas com folhas e detritos, a água pode cair diretamente na bomba de calor, fazendo com que ela congele.

Conserte calhas quebradas que estão sobre sua bomba de calor e, se você não tiver calhas, tente instalá-las para que a água não escorra para sua unidade HVAC.

4. Assentamento da laje da unidade externa no solo


A unidade exterior da bomba de calor é normalmente instalada numa laje para nivelamento. Com o tempo, a laje pode assentar no solo. Mesmo uma polegada de sedimentação pode restringir o fluxo de ar e bloquear o caminho normal de drenagem. Isso pode levar ao acúmulo de umidade e, posteriormente, ao acúmulo de gelo em sua unidade de aquecimento.

O nivelamento da bomba de calor é muito importante para evitar o acúmulo de umidade e evitar danos às peças internas. A laje da bomba de calor deve estar alguns centímetros acima do solo. Você também pode colocar blocos de pátio sob a unidade para nivelá-la.

5. Falta de Manutenção


As bombas de calor precisam de manutenção de rotina para se manterem em excelentes condições. Se você ignorar os ajustes regulares, como trocar os filtros de ar e remover detritos da unidade externa, isso pode resultar em muitos problemas, incluindo o congelamento desnecessário da unidade.

A manutenção de rotina da bomba de calor pode ajudar bastante a eliminar os problemas que podem contribuir para o congelamento da bomba de calor. Escolha o tipo de filtro mais adequado para a sua casa e limpe-os regularmente. Além disso, limpe regularmente as bobinas de CA e apare a vegetação ao redor da unidade externa. Além disso, fique de olho na neve, galhos e detritos que se acumulam ao redor de sua unidade externa.

Além disso, faça uma inspeção profissional pelo menos uma vez por ano para descobrir se tudo está funcionando corretamente e prolongar a vida útil da sua unidade.

6. Problema do ventilador externo


O ventilador externo sopra ar sobre a bobina, o que é essencial no processo de transferência de calor. Se o ventilador apresentar defeito, não há fluxo de ar, o que pode fazer com que sua unidade externa congele. O problema também pode estar relacionado a um capacitor que armazena carga elétrica para dar ao ventilador um impulso para a partida.

Entre em contato com um profissional de HVAC e peça para inspecionar completamente o ventilador externo e o capacitor.

A lição


Se a sua bomba de calor mudar para o modo de descongelação nos meses mais frios, não há com o que se preocupar. O ciclo de descongelação da bomba de calor foi concebido para manter a eficiência da sua unidade. No ciclo de degelo, a unidade dissipa o calor nas serpentinas externas, ajudando assim a derreter o gelo e protegendo a unidade.

Para evitar que seu sistema HVAC congele desnecessariamente, mantenha seu sistema bem mantido. Aparar as plantas ao redor das unidades externas, limpar as bobinas e trocar os filtros são medidas fáceis que você pode tomar para manter seu sistema funcionando sem problemas.