Tentar resolver um problema matemático avançado ou aprender o que acontece quando diferentes substâncias químicas reagem já é bastante difícil. Além disso, se os alunos tiverem que lidar com o calor do verão, pode se tornar quase impossível se concentrar na sala de aula.
O calor extremo do verão pode fazer com que os alunos se sintam cansados e lentos, afetando sua produtividade e reduzindo o tempo de foco. Além disso, a alta temperatura combinada com a umidade pode desencadear sintomas de alergia ou agravar outros problemas relacionados à saúde.
O ar condicionado nas escolas pode ser uma ótima maneira de lidar com altas temperaturas e umidade. Um bom clima interno não apenas deixará os alunos confortáveis na sala de aula, mas também levará a melhores resultados de concentração e aprendizado.
Por que as escolas precisam de ar condicionado?
As escolas exigem condicionadores de ar porque, no verão, as salas de aula podem ficar insuportavelmente quentes. Nesse caso, em vez de se concentrar no aprendizado, o cérebro prefere se concentrar em manter o corpo fresco. Como resultado, os alunos não poderão ter o melhor desempenho acadêmico.
1. Foco e concentração aprimorados
Quando o clima está muito quente, é difícil para os alunos se concentrarem em seu trabalho nas escolas sem ar condicionado. Pesquisa realizada por Harvard mostra que os alunos têm dificuldade em aprender novos conceitos quando a temperatura está em níveis extremos. Além disso, eles também tendem a tirar notas baixas em testes feitos em dias quentes. Eles são 12% mais propensos a falhar no teste se o fizerem em um dia de 90 graus em comparação com um dia de 72 graus.
Os professores também reclamam que a falta de ar condicionado nas escolas dificulta muito o engajamento dos alunos. Eles também têm que lidar com questões mais disciplinares com o aumento das temperaturas.
Com ar condicionado, a temperatura interna pode ser regulada e os alunos poderão se concentrar melhor.
2. Redução dos sintomas de asma e alergia
No verão, altos níveis de umidade podem ser uma grande fonte de desconforto. Estudantes com asma ou alergias sofrem mais porque mofo, bactérias e ácaros prosperam em ambientes úmidos. Esses poluentes nocivos do ar interno resultam em vários problemas de saúde para os alunos, forçando-os a perder os dias de aula.
Como os condicionadores de ar também desumidificam o ar interno como parte de seu processo de resfriamento, isso pode ajudar a manter os níveis de umidade. Além disso, os filtros AC removem a maioria dos contaminantes e ajudam a melhorar a qualidade do ar interno.
3. Tempo de inatividade reduzido
Nos meses de verão, as escolas costumam fechar devido às temperaturas extremas. Embora seja necessário fechar as escolas nessa situação, isso atrapalha o processo de aprendizagem. Com ar condicionado, as escolas podem permanecer abertas mesmo quando está quente lá fora, sem comprometer o conforto dos alunos.
Qual tipo de ar condicionado é mais adequado para escolas?
De mini-splits a unidades de janela, vamos dar uma olhada em diferentes tipos de condicionadores de ar para uma sala de aula.
Mini-splits montados na parede
Mini-splits de parede são sistemas de ar condicionado altamente eficientes. Eles consistem em uma ou mais unidades conectadas a um compressor externo.
A instalação mini-split leva menos tempo e é bastante fácil em comparação com um sistema HVAC tradicional com dutos. Como não há dutos envolvidos, o ar resfriado é empurrado diretamente para a sala onde a unidade interna está instalada, eliminando o risco de perda de ar.
Nas salas de aula, o manipulador de ar interno deve ser instalado onde possa fornecer fluxo de ar máximo e uniforme. Duas unidades podem ser instaladas em salas grandes em vez de uma unidade grande para circulação de ar equilibrada e para evitar pontos quentes e frios. Você pode consultar este guia prático sobre dimensionamento de ar condicionado para uma melhor compreensão.
As bombas de calor mini-split sem dutos podem não apenas resfriar as aulas, mas também fornecer aquecimento suplementar no inverno, o que as torna uma opção flexível de ar condicionado para escolas.
Quando se trata de melhorar a qualidade do ar interno, os mini-splits filtram os alérgenos transportados pelo ar e fornecem ar limpo para a área pretendida. Isso ajudará a reduzir os sintomas de alergia nos alunos e evitará fadiga e náusea devido à má qualidade do ar.
Ar condicionado tipo cassete para salas de aula
Um condicionador de ar cassete é um tipo de mini-split embutido no teto. Assim como qualquer outra unidade split, também possui uma unidade interna para fornecer ar frio e uma unidade externa para remover o calor coletado do lado de fora.
A unidade interna é colocada centralmente no teto, dispersando o ar condicionado em quatro direções, o que pode ajudar a fornecer um fluxo de ar uniforme em toda a sala. Isso faz com que os condicionadores de ar cassete sejam ideais para grandes salas de aula ou salas de aula.
Condicionadores de ar sob o teto
A unidade sob o teto, como o nome sugere, é montada sob o teto com a ajuda de fixadores, fornecendo ar fresco sem ocupar nenhum espaço valioso. Ao contrário dos CAs de cassete de teto, que são colocados dentro do teto, eles são montados perto de uma parede e logo abaixo do teto.
Eles são unidades poderosas, mas econômicas e são usadas principalmente em escritórios e prédios escolares onde o espaço no chão ou na parede é valioso. Eles fornecem alto fluxo de ar até uma distância considerável, o que ajuda a reduzir o número de unidades necessárias em uma sala de aula. Isso também reduz o custo de instalação de várias unidades.
Ar condicionado de janela para escolas
Os condicionadores de ar de janela são uma escolha popular para as escolas, pois são relativamente acessíveis. Além disso, os condicionadores de ar de janela são os mais fáceis de instalar.
Como não ocupam espaço, as unidades de janela são perfeitas para salas de aula menores. No entanto, os condicionadores de ar de janela podem resfriar um único espaço por vez, portanto, seriam necessárias unidades diferentes em cada classe.
Os condicionadores de ar de janela vêm com vários recursos, incluindo temporizadores e controles de temperatura, tornando-os uma ótima opção para regular o clima em uma sala de aula.
Central de Ar Condicionado para Escolas
Uma unidade de ar condicionado central usa dutos e aberturas para fornecer ar condicionado. Consiste em um manipulador de ar, um compressor e uma série de dutos.
Se uma escola já possui dutos instalados, faz todo o sentido usar um ar condicionado central para resfriar a sala de aula no verão. Ainda é possível adicionar um sistema central a uma escola sem dutos previamente existentes. No entanto, isso exigiria uma extensa renovação, que pode ser cara. Para economizar nos custos de renovação, eles geralmente são instalados em novos prédios escolares.
Os condicionadores de ar centrais são projetados para resfriar um prédio inteiro em vez de quartos individuais. Isso pode levar ao resfriamento em áreas desocupadas, afetando a eficiência do AC e as contas de energia. Uma solução simples é instalar amortecedores HVAC e criar um sistema de zoneamento. Ele garante que o resfriamento seja direcionado apenas para as salas de aula onde é necessário.
Ar Condicionado Inteligente para Escolas
Nas escolas, a melhor opção é conectar os sistemas de ar condicionado com termostatos inteligentes ou controladores de CA inteligentes. Os termostatos inteligentes funcionam com a central, enquanto os controladores de CA inteligentes podem ser emparelhados com Acs mini-split, portátil e de janela. Esses dispositivos inteligentes podem ser usados para automatizar o clima da sala de aula.
Esses dispositivos de controle climático oferecem controle além do controle básico de temperatura. Usando controladores inteligentes, os condicionadores de ar nas escolas podem ser programados para ligar/desligar em horários específicos. Além disso, a administração da escola pode usá-los para acompanhar os níveis de limpeza do filtro AC para evitar problemas de alergia nos alunos. Além disso, esses dispositivos inteligentes de controle climático podem ajudar a economizar nas contas monitorando o uso de AC.
Os controladores inteligentes AC da Cielo Breez possuem um recurso exclusivo chamado Comfy Mode que permite definir acionadores inteligentes. Por exemplo, se a temperatura/umidade da sala de aula exceder ou cair abaixo de um valor predefinido, este modo liga/desliga automaticamente o seu AC. Isso ajudará professores e alunos a se concentrarem em seu trabalho, em vez de se preocuparem constantemente com as mudanças de temperatura.
A lição
Os aparelhos de ar condicionado mantêm as salas de aula a uma temperatura confortável, o que ajuda a melhorar o foco e a produtividade. Além disso, ter uma unidade de ar condicionado pode ajudar a proteger os alunos de alergias sazonais e melhorar a qualidade do ar interno. Mini-split, janela e unidades centrais são alguns dos melhores aparelhos de ar condicionado para escolas. Essas unidades são altamente eficientes e ajudarão a manter os alunos calmos e concentrados na sala de aula.