>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Ventilador HVAC:você deve mantê-lo funcionando no modo automático ou ligado?


Você já sentiu como se tivesse pisado nas areias do Saara de uma praia fresca e arejada enquanto se deslocava de um canto da sua casa para o outro? Se a resposta for sim, você precisa colocar seu ventilador HVAC em funcionamento para eliminar essa discrepância de temperatura.

Seus sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado vêm equipados com um ventilador que você pode controlar com seu termostato. Os ventiladores HVAC são usados ​​para circular o ar em uma sala e remover pontos quentes e frios até que a temperatura definida em seu termostato seja alcançada.

Esses ventiladores têm dois modos de trabalho, Automático e Ligado, e sempre há um grande debate sobre qual deles funciona melhor. No entanto, ambos os modos têm suas vantagens e desvantagens, e não há uma resposta exata se você deve manter seu ventilador AC ligado ou automático. Além disso, os termostatos inteligentes mais recentes também permitem configurações personalizadas do ventilador!

Continue lendo para saber qual configuração de ventilador HVAC atende melhor às suas necessidades.
Você deve manter seu ventilador HVAC funcionando em automático ou ligado?
  1. Modos de Ventilador HVAC - Automático e Ligado
  2. O que significa o modo "Automático"?
  3. Veredicto sobre o modo de ventilador AC:'Ligado' ou 'Automático'?
  4. Perguntas frequentes sobre ventiladores de climatização
  5. Retirada

Modos de ventilador HVAC – Automático e ligado


Os ventiladores HVAC fornecem ventilação, ajudam a manter a qualidade do ar interno e aumentam o conforto térmico. Vamos nos aprofundar nos detalhes do modo Automático e Ligado, como cada um deles funciona e qual você deve escolher.

O que significa o modo 'On'?


O modo “On” significa que seu ventilador HVAC continuará funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa configuração implica que o ventilador do seu sistema HVAC funcionará constantemente, mesmo quando o AC não estiver aquecendo ou resfriando.

Existem algumas vantagens e desvantagens em executar um ventilador HVAC continuamente.

Seja o primeiro a saber


Inscreva-se agora e seja o primeiro a receber as últimas atualizações e descontos especiais entregues diretamente na sua caixa de entrada.

[id de formulário de assinantes de e-mail="1"]

Ao enviar seu endereço de e-mail, você concorda com nossa política de privacidade e termos e condições.

Prós de usar o recurso "Ativado"

1. Melhor circulação de ar

Enquanto seu ar condicionado aquece ou resfria o ar, ele não pode circular esse ar adequadamente por conta própria. Um ventilador distribui melhor o ar condicionado pela casa e ajuda a remover quaisquer pontos quentes e frios.

Outro problema em relação à circulação do ar é que o ar quente sobe, enquanto o ar frio fica próximo ao solo. Isso pode fazer com que o ar quente se acumule nos andares superiores de sua casa, aumentando assim a temperatura aqui. Portanto, manter o ventilador de CA ligado continuamente ajudará efetivamente a circular o ar nos andares superiores o tempo todo, não apenas quando o resfriamento estiver ligado.

2. Aumento da vida útil

Manter um ventilador AC ligado significa que ele não terá que iniciar e parar repetidamente, o que reduzirá o estresse do ventilador. Acredite ou não, essa prática pode ajudar a prolongar a vida útil do seu soprador HVAC.

3. Ar fresco e inodoro

Os níveis de temperatura permanecem moderados durante a primavera e o outono, especialmente em edifícios fechados e espaços com janelas fechadas. Em tal situação, o ar condicionado pode ser desligado, resultando em ar abafado. Deixar o ventilador HVAC ligado pode ajudá-lo a manter o ar fresco e eliminar quaisquer odores.

4. Qualidade do ar melhorada:

Manter um ventilador de CA ligado o tempo todo significa que o ar passa pelos filtros de CA com mais frequência. Isso pode ajudar a remover contaminantes transportados pelo ar interno, como pólen, poeira, bactérias e mofo.

No entanto, o benefício que você obtém com a filtragem de ar depende do tipo de filtros de ar instalados em seu sistema HVAC e de quão bem você os mantém. Filtros com alta classificação MERV podem remover efetivamente a maioria das pequenas partículas do ar.

Desvantagens do uso do recurso "Ativado"


Abaixo estão listadas algumas desvantagens de usar o modo “On” do seu ventilador HVAC.

1. Altas contas de energia

Manter o ventilador do manipulador de ar ligado o tempo todo certamente aumentará suas contas de energia. Dependendo do tamanho, modelo e duração de uso de um AC, um ar condicionado pode utilizar cerca de 500 Watts ou mais ao operar apenas um ventilador HVAC. Isso pode acumular até 360 kWh por mês.

2. Necessidade frequente de trocar o filtro de ar

Quando o ar de uma sala circula continuamente pelos filtros de ar HVAC, os filtros ficam entupidos mais rapidamente. Você precisaria limpar o filtro de ar com mais frequência ou trocá-lo com frequência.

3. Ar quente no verão

Dutos instalados perto de um sótão ou perto de paredes podem se encher de ar quente durante o verão. Este ar circula em sua casa quando o ventilador está constantemente funcionando. Como resultado, seu quarto acaba ficando quente e o AC liga com mais frequência para diminuir a temperatura ambiente.

4. Ar frio no inverno

Quando você liga o ventilador do seu ar condicionado durante o inverno enquanto o aquecimento está desligado, você sentirá uma brisa fria saindo de suas aberturas. Embora a temperatura do ar permaneça a mesma, você ainda sente uma sensação de frio.

5. Remoção de umidade ineficiente

A umidade é removida do ar durante o resfriamento. O ar passa pelas serpentinas do evaporador e a umidade se condensa nas serpentinas na forma de gotículas. Quando o sistema pára de resfriar, as bobinas aquecem e as gotas de água pingam. Esta água deve ser expelida de sua casa.

No entanto, o funcionamento contínuo do ventilador HVAC faz com que parte dessa água evapore de volta para o ar, dificultando a remoção efetiva da umidade.
Torne seu AC inteligente
Cielo Breez Plus

O melhor controlador de CA inteligente da indústria com controles locais
Compre agora $ 114 $ 149
Cielo Breez Eco

Controlador AC inteligente com melhor valor em branco
Compre agora $ 73 $ 99
Cielo Breez Eco

Controlador AC inteligente mais valioso em preto
Esgotado $ 68 $ 99

O que significa o modo "Automático"?


Definir o ventilador do sistema HVAC para “Auto” significa executá-lo apenas quando o sistema estiver aquecendo ou resfriando. Por exemplo, depois que seu termostato atinge a temperatura necessária, o sistema desliga, incluindo o ventilador do seu AC.

Prós de usar o recurso 'Auto' de um ventilador HVAC


1. Mais eficiência energética

Executando seu ventilador AC na configuração Auto significa que ele só funcionará quando o sistema estiver refrigerando ou aquecendo. Assim, o ventilador funciona pelo período mínimo possível. Portanto, é mais eficiente em termos de energia definir seu ventilador no modo Automático do que manter o ventilador funcionando continuamente. Como resultado, você obtém contas de energia mais baixas.

2. Melhor desumidificação

Como o ventilador HVAC desliga no modo Auto assim que o resfriamento para, as gotas de umidade nas serpentinas de condensação podem cair facilmente na bandeja de drenagem localizada abaixo dessas serpentinas. A partir daí, a umidade é efetivamente descartada fora da casa. Isso ajuda você a atingir níveis de umidade perfeitos em sua casa.

Desvantagens do uso do recurso "Automático"


Embora este modo forneça melhor controle de umidade e economize dinheiro, algumas coisas podem causar problemas para você.

1. Temperatura irregular

A falta de circulação após o desligamento do sistema significa que o ar quente continuará subindo e o ar frio permanecerá na parte inferior da sala, causando temperatura irregular.

2. Desgaste mais rápido

Configurar seu ventilador HVAC para o modo Auto fará com que o motor do ventilador ligue e desligue com frequência. Isso fará com que o motor do ventilador se desgaste rapidamente e reduza sua vida útil.

Veredicto sobre o modo de ventoinha CA:'Ligado' ou 'Automático'?


Não há uma resposta definitiva para perguntas como “quanto tempo meu ventilador HVAC deve funcionar por hora?” ou “Meu ventilador deve estar em “Auto” ou “On”?”.

Ligar o ventilador com frequência ou configurar o ventilador de CA para “Ligado” ou “Automático” é uma escolha pessoal, pois ambos os modos têm algumas vantagens e desvantagens.

No entanto, o único fator que importa aqui são os níveis de umidade da área em que você mora. Se você mora em uma área onde os níveis de umidade são altos, configurar o ventilador HVAC para “Ligado” pode levar à remoção ineficiente de umidade e causar o crescimento de mofo. Em tais regiões, rodar o ventilador AC em “Auto” é seguro.

No entanto, algumas opções podem ajudá-lo a eliminar as desvantagens enquanto aproveita ao máximo as vantagens!
  • Termostato inteligente: Usando termostatos inteligentes, você também pode definir temporizadores personalizados para executar seu ventilador apenas nas configurações necessárias. Você pode escolher por quanto tempo seu ventilador AC funcionará a cada hora, independentemente dos ciclos de aquecimento ou resfriamento.
  • Tecnologia de velocidade variável: Incorporar a tecnologia de motor de ventilador de velocidade variável em seu HVAC é outra ótima opção. Um motor de ventilador de velocidade variável opera em velocidades diferentes para regularizar o fluxo de ar da sua casa da melhor maneira possível.

Com tecnologia de velocidade variável, a ventoinha AC funciona continuamente para circular o ar, mas como o seu sistema tem a capacidade de funcionar com capacidades mais baixas, é energeticamente eficiente. Isso significa que suas contas de energia não serão disparadas por causa do seu ventilador de CA e o sistema não precisará ligar e desligar repetidamente. Este sistema oferece melhor controle de umidade, longa vida útil do motor do ventilador, temperatura uniforme e filtragem contínua.

Perguntas frequentes sobre ventiladores de climatização


Todos os componentes do ar condicionado estão sujeitos a desgaste ao longo do tempo, e vários problemas podem ocorrer ao ligar o ventilador de CA. Pode haver perguntas que você tenha em mente sobre quanto tempo ou quando o ventilador deve estar funcionando. Aqui estão as respostas para as perguntas mais frequentes.

Por que seu ventilador HVAC não está funcionando?


Se o ar condicionado estiver ligado, mas o ventilador não estiver funcionando, a razão por trás disso pode ser:
  • Capacitor morto

Um capacitor é um pequeno componente em forma de cilindro de um condicionador de ar que armazena energia elétrica e a fornece ao sistema quando necessário. Existem vários capacitores em um ar condicionado. Se o capacitor responsável por enviar energia para o motor do ventilador estiver morto, o ventilador HVAC não liga. Portanto, você precisaria substituí-lo.
  • Problemas de energia

Às vezes, devido ao superaquecimento, o disjuntor pode ser desarmado. Isso faz com que seu ventilador HVAC não funcione. Basta girar o interruptor no disjuntor para corrigir esse problema.
  • Motor queimado

Os motores dos ventiladores podem ficar sobrecarregados e, quando combinados com a falta de manutenção, os motores se desgastam e param de funcionar. Estes são caros para reparar e devem ser substituídos por um profissional.
  • Bloqueio do filtro de ar

Se não forem limpos e substituídos periodicamente, os filtros de ar podem ficar bloqueados. O bloqueio coloca mais estresse no ventilador, fazendo com que ele desligue. Manter os filtros limpos pode resolver esse problema.
  • Contator Disfuncional

Esta parte de uma unidade HVAC controla o fluxo de eletricidade em toda a unidade de ar condicionado. Às vezes, esses empreiteiros se desgastam com o tempo e acabam se esgotando. Isso pode fazer com que seu ventilador HVAC não funcione. A manutenção adequada é necessária para manter os empreiteiros em boas condições de trabalho, mas consertá-lo por um profissional de HVAC é sua única opção se estiver desgastado.

Os ventiladores de HVAC trazem ar externo?


Não, o ventilador AC geralmente não traz ar fresco externo. Ele circula o ar já presente em uma sala para melhorar o fluxo de ar e remover pontos quentes e frios.

O ventilador sempre funciona quando o calor está ligado?


Se você configurou seu ventilador no modo Automático, ele ligará quando o sistema for ligado para aquecimento ou resfriamento. Por outro lado, se o ventilador estiver no modo Ligado, o ventilador HVAC não será desligado mesmo quando seu AC não estiver refrigerando ou aquecendo.

Pode executar o ventilador HVAC continuamente?


Sim, é totalmente seguro e possível deixar seu ventilador HVAC ligado continuamente. Isso ajudará a circular o ar e a manter o ar limpo, pois o ar passa frequentemente pelos filtros de ar da unidade de CA.

Quanto custa operar um ventilador HVAC?


Um motor de ventilador médio é de 500 watts e, se funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, por um mês, usa 360.000 watts-hora ou 360 quilowatts-hora (kWh). Um kWh custa cerca de US$ 0,12 nos EUA. Portanto, somará US$ 43,2 por mês e cerca de US$ 518 por ano.

Velocidade do ventilador HVAC muito alta:o que você deve fazer?


Se a velocidade do ventilador HVAC parecer muito alta, isso pode causar problemas no sistema. Neste caso, aqui está o que você precisa fazer:
  • Desligue a energia do sistema.
  • Em seguida, use o manual da sua unidade para localizar a polia, o motor do ventilador e o parafuso de fixação do sistema.
  • Primeiro, você precisa soltar o parafuso, mover a polia no sentido anti-horário e ajustar os parafusos de volta.

Retirada


Os ventiladores HVAC são essenciais para ventilação e circulação de ar adequadas em sua casa. Você pode optar por definir seu ventilador HVAC no modo Ligado se quiser se livrar de pontos quentes e ar viciado de forma eficaz. Por outro lado, se é essencial poupar dinheiro e remover eficazmente a humidade do seu espaço, o modo Auto é mais adequado para si. Independentemente do modo de ventilação escolhido, não se esqueça de fazer a manutenção adequada do seu sistema HVAC para que ele funcione corretamente.