A configuração do termostato é bastante simples:defina uma temperatura e o AC ou o forno atingirão a temperatura definida. Essa é a teoria pelo menos. Na prática, temos um problema de o termostato não atingir a temperatura definida
com bastante frequência .
Aqui estão apenas algumas maneiras de como os proprietários expressam esse problema de ajuste de temperatura:
- "Por que meu termostato não corresponde à temperatura da minha casa?"
- Por que a leitura do termostato digital está mais alta do que a configuração?” Este é principalmente um problema com a configuração do termostato AC (resfriamento).
- “AC não atinge a temperatura definida. Qual é o problema aqui?”
- “O forno não está atingindo a temperatura definida. Estou perdendo alguma coisa?” Este é principalmente um problema com a configuração do termostato do forno (aquecimento).
Para ilustrar praticamente o que está acontecendo, aqui está o que muitas pessoas estão experimentando no verão e no inverno.
O termostato não atinge a temperatura definida
no verão (problemas de ar condicionado e refrigeração): - A temperatura interna inicial é de 80°F .
- Você ajusta o termostato de um ar condicionado para 75°F .
- Depois de algumas horas, a temperatura interna medida por um termômetro é de 78°F .
O termostato não atinge a temperatura definida
no inverno (problemas com forno e aquecimento): - A temperatura interna inicial é 65°F .
- Você ajusta o termostato de um ar condicionado para 72°F .
- Depois de algumas horas, a temperatura interna medida por um termômetro é de 68°F .
Escusado será dizer que, se a configuração do seu termostato corresponder à temperatura da sua casa,
você faz tem um problema .
Vamos analisar
sete motivos comuns por que seu termostato não está atingindo a temperatura definida. A maioria desses culpados por não atingir a temperatura definida do termostato é válida tanto para condicionadores de ar quanto para fornos (resfriamento e aquecimento).
Esses desequilíbrios só podem ter 2 raízes possíveis, a saber:
- Problemas com o termostato. Isso inclui problemas de fiação, por exemplo.
- Problemas de AC ou forno. Ou seja, algo está errado com sua própria unidade HVAC.
Se você estiver experimentando o forno ou AC não atingindo a temperatura definida, você deve apenas
passar um por um por essas causas , eliminando-os à medida que avança.
Quando você acertar o verdadeiro motivo pelo qual a temperatura definida não foi atingida adequadamente, poderá verificar o que pode fazer para corrigir esses problemas. Depois de corrigir o problema, a
temperatura definida do termostato deve corresponder à temperatura real em sua casa.
Claro, algumas dessas causas são mais difíceis de corrigir do que outras. Ter uma unidade AC menor do que o necessário é mais difícil de consertar do que recalibrar o termostato, por exemplo.
Vejamos o que pode estar impedindo seu termostato de atingir a temperatura definida:
Por que a configuração do meu termostato não corresponde à temperatura da minha casa?
Como mencionamos acima, se o termostato não estiver atingindo a temperatura definida, a causa raiz está em:
- Termostato.
- AC ou forno.
Exemplo: Digamos que um termostato leia mais alto que a temperatura real no verão. Isso significa que a CA não está atingindo a temperatura definida. Este problema é causado pelo termostato ou pela unidade de ar condicionado. No verão, se o forno não atingir a temperatura definida, a causa será o termostato ou o forno.
Vamos listar todos os culpados aqui, começando com o termostato defeituoso e depois verificando se o AC ou o forno podem estar causando essa diferença de temperatura:
1. O termômetro não está calibrado corretamente (basta recalibrá-lo)
Todos os termostatos precisam ser calibrados. Em muitas situações em que vemos um desvio de temperatura entre a temperatura definida e a temperatura doméstica, o culpado é um
termômetro calibrado incorretamente .
Exemplo de termômetro não calibrado corretamente: Digamos que você defina um termostato para 74 ° F. No entanto, quando você mede a temperatura interna, o termômetro lê 78°F. As chances são de que o termostato considere essa temperatura de 78°F como 74°F. Este é um caso de termômetro calibrado incorretamente com um desvio de 4°F.
Casos de calibração incorreta do termostato ocorrem predominantemente se:
- Você tem um novo termostato. Novos termostatos devem ser devidamente calibrados. Se não estiverem, podem estar causando esse problema de desigualdade de temperatura.
- Você acabou de passar por uma queda de energia. Após uma queda de energia, o termômetro pode voltar à calibração padrão.
- Você tem um termostato digital. Se um termostato digital estiver lendo uma temperatura mais alta do que a temperatura definida, a falha pode estar na configuração do termostato digital.
Mesmo com unidades de CA ou fornos mais antigos, pode ser necessário recalibrar seu termostato de tempos em tempos.
Solução: Recalibre o termostato para medir a temperatura correta.
Aqui está uma maneira passo a passo de como recalibrar corretamente o termostato:
- Use um termômetro para medir a temperatura ambiente perto do termostato.
- Observe a diferença de temperatura entre o termômetro e o termostato. Exemplo: Se o termômetro mostrar 80°F e a configuração do termostato for 76°F, você tem uma anomalia de 4 graus.
- Recalibre o termostato compensando o termostato pela diferença de temperatura medida. Aqui está um bom recurso sobre como calibrar um termostato programável, por exemplo.
Depois que o termostato for recalibrado adequadamente, você deverá ver que a temperatura da casa corresponde exatamente à configuração do termostato ou a um desvio de 1 ou 2 graus.
Se não for isso que impede o termostato de atingir a temperatura definida, vá mais longe nesta lista:
2. Aquecimento do termostato sujo (levando a leitura de temperatura incorreta)
O termostato que não atinge a temperatura definida pode ser explicado facilmente assim:
Há sujeira acumulada dentro da caixa do termostato.
Como qualquer outra coisa em sua casa, o termostato pode acumular cabelos, pêlos, poeira e assim por diante. Uma manutenção anual de HVAC sempre inclui a limpeza das partes internas do termostato por um bom motivo.
Se o seu termostato estiver sujo
(você encontra sujeira nos fios e sensores) , pode aquecer um pouco demais (excesso de calor), levando a medições de temperatura incorretas. O resultado final é que a configuração do termostato corresponde à temperatura da casa.
Solução: Limpe o termostato. Esta é uma das correções mais fáceis. Retire a placa frontal do termostato e use uma escova de dentes para limpar o termostato. Você terá que usá-lo com muito cuidado, especialmente nos sensores.
Depois que o termostato estiver limpo, os sensores do termostato deverão ler a temperatura correta novamente.
3. O termostato está velho, quebrado ou desalinhado
Cada novo termostato deve corresponder exatamente à temperatura da casa em cerca de 1 ou 2 graus. No entanto, com o termostato mais antigo interpretando incorretamente a temperatura correta, temos 3 razões prováveis pelas quais a temperatura definida do termostato não está sendo atingida:
- O termostato é antigo. Anos de desgaste, mesmo leve, podem danificar o termostato, incluindo os fios e os sensores, e o termostato não funciona tão bem quanto costumava.
- O termostato está quebrado. Componentes individuais no termostato podem quebrar com o tempo. Isso fará com que a temperatura definida do termostato seja atingida.
- O termostato está desalinhado. Cada termostato deve ser fixado próximo à parede em uma posição perfeitamente horizontal. Com o passar dos anos, o termostato pode se soltar da parede ou veremos que o lado esquerdo ou direito do termostato está afundando um pouco, arruinando a posição horizontal perfeita.
Todas essas situações podem levar a problemas no termostato. Ou seja, ele não atenderá à temperatura definida tão confiável quanto quando era novo.
Solução: O termostato antigo deve ser substituído. Um termostato quebrado pode ser consertado (bastante difícil) ou, mais frequentemente, deve ser substituído. Você pode, no entanto, realinhar o termostato você mesmo.
Para a substituição do termostato, você precisará de um profissional de HVAC para ajudá-lo. Ele ou ela também diagnosticará se, de fato, o culpado por um termostato que não atende à temperatura definida é um termostato quebrado ou antigo.
A parte fácil que você pode fazer aqui é realinhar o termostato e esperar que isso resolva o problema da anomalia de temperatura.
4. Fiação incorreta ou solta do termostato causando uma temperatura mais alta ou mais baixa que o termostato
Escusado será dizer que um termostato funcionando corretamente deve ser conectado corretamente e os fios devem ser conectados corretamente. Você pode aprender exatamente como conectar qualquer termostato aqui.
Se um termostato recém-conectado não atender à temperatura definida, provavelmente não está conectado corretamente. O
termostato conectado incorretamente irá, é claro, levar a problemas de incompatibilidade de temperatura.
Em termostatos novos e antigos, os fios que precisam ser fixados nos soquetes do termostato podem
ficar soltos . No novo termostato, eles não foram corrigidos corretamente. Em termostatos mais antigos, as correções de fio se soltaram com o tempo.
Solução: Verifique se o termostato está conectado corretamente. Você pode usar o artigo citado acima para verificar se cada fio está em seu soquete correto.
Além disso, verifique se todos os fios estão fixados em seus soquetes. Se você vir um fio que agora está totalmente fixado no soquete (a extremidade do fio deve estar totalmente no soquete), desparafuse o soquete, recoloque o fio e aperte o soquete de volta.
Se esse foi o problema que causou uma leitura do termostato digital maior que a configuração ou menor que a configuração, o problema agora será corrigido e você deverá ver a temperatura de 75°F no termostato e no termômetro novamente, por exemplo.
5. Novo termostato é exposto ao sol, fonte de aquecimento, etc.
Onde você posiciona o termostato em sua casa é importante. Por exemplo, se estiver exposto ao sol ou diretamente acima de uma fonte de aquecimento, o
localizado temperatura ao redor do termostato será maior do que em outras partes do agora.
Agora, é fundamental entender que temperaturas mais altas ou mais baixas são contabilizadas pelo processo de calibração. O que é realmente problemático – e pode levar o termostato a não ler a temperatura correta – são as variações de temperatura.
Exemplo: Digamos que o termostato esteja localizado na parede exposta ao sol. Você o calibra em tempo nublado. Quando você quiser usar o AC porque o sol está brilhando, o AC não atingirá a temperatura definida. Isso porque o sol aquecendo o termostato estraga tudo.
Para evitar esse problema, você deve saber onde é melhor colocar seu termostato. Mantenha-o longe de todas as fontes de aquecimento
(lareiras, aquecedores, espaços mal ventilados) e lugares onde há muita variação natural de temperatura
(perto de uma janela, na cozinha, próximo a uma porta e assim por diante) .
Solução: Se você já tem um termostato instalado em um local com temperaturas altamente variáveis, você tem um problema. Isso porque realocar um termostato é dolorosamente difícil. Todos esses fios também precisam ser realocados. Você definitivamente precisará de ajuda profissional para isso.
A melhor opção na maioria dos casos é
manter o termostato onde está . Isso soa errado, certo? Bem, como reposicionar um termostato é difícil (e caro), a maioria dos proprietários pode lidar com a redução da temperatura do termostato no verão (
Exemplo: Defina o termostato para 70°F se desejar 74°F ) e aumente-o no inverno (
Exemplo: Ajuste o termostato para 76°F se desejar 72°F).
Isso não é o ideal, mas uma vez que você tenha uma ideia de como o seu termostato está com defeito, você terá uma noção de como controlar a temperatura interna, mesmo com um termostato colocado incorretamente.
Agora, esses problemas estavam todos relacionados ao termostato. Vejamos como um AC ou forno defeituoso pode fazer com que a temperatura definida não seja atingida:
6. AC ou forno é muito pequeno (sistema HVAC subdimensionado)
Para atingir adequadamente a temperatura definida, você precisa de uma unidade HVAC de tamanho adequado. Isto é desnecessário dizer. Em muitos casos envolvendo a temperatura definida, o problema é uma unidade HVAC subdimensionada.
Se você tiver um ar condicionado ou forno muito pequeno para sua casa, ele funcionará com 100% de saída e ainda não poderá produzir resfriamento ou aquecimento suficiente para atender à temperatura definida.
Exemplo: Você tem uma casa que requer uma unidade de CA de 3 toneladas, mas instalou uma unidade de CA de 2 toneladas. Você define a temperatura para 72°F. Obviamente, uma unidade de ar condicionado subdimensionada não será capaz de resfriar sua casa até 72°F. Você pode definir o termostato para 72°F, mas a temperatura medida por um termômetro será algo como 76°F.
A mesma coisa vale para os fornos. Se você precisar de um forno de 4 toneladas, mas seu forno for capaz de produzir apenas 2,5 toneladas de potência de aquecimento, não será suficiente para o forno aquecer sua casa até a temperatura definida.
Para referência, se você realmente tem uma unidade HVAC muito pequena, você pode verificar o tamanho do ar condicionado que você precisa aqui e o tamanho do forno que você precisa aqui. Se a tonelagem obtida com essas duas calculadoras se desviar muito da tonelagem da unidade HVAC que você instalou, a configuração de temperatura do termostato provavelmente não está sendo atendida devido a uma unidade HVAC subdimensionada.
Solução: "Basta obter um AC ou forno maior" é fácil de dizer, mas é um desastre na prática. Você não pode simplesmente atualizar uma unidade de 2 toneladas para uma unidade de 3 toneladas, por exemplo.
O que você pode fazer, no entanto, é:
- Mantenha a unidade HVAC existente.
- Adquira outra unidade HVAC (menor).
Por exemplo, se você precisar de um AC de 3 toneladas, mas tiver um AC de 2 toneladas, sempre poderá comprar outro AC menor de 1 tonelada (12.000 BTU). Você pode escolher entre um mini split, unidade de janela e ar condicionado portátil.
O mesmo vale para um forno. Se você tiver um forno menor do que o necessário, basta obter 1 ou dois aquecedores de ambiente. Cada aquecedor de ambiente de 1.500 W produz cerca de 5.200 BTU de potência de aquecimento. Isso produzirá o aquecimento suplementar que seu forno de tamanho menor precisa para atender à configuração de temperatura do termostato.
7. Problemas da unidade HVAC (filtros sujos, problemas de dutos, ar condicionado congelado, etc.)
Se você verificou todos esses problemas que são conhecidos por fazer com que um termostato não atinja a temperatura e não encontrou um culpado, a única outra coisa que pode estar causando esse problema é um problema com uma unidade HVAC.
Se o seu ar condicionado ou forno de tamanho adequado não atingir a temperatura definida, há um problema de desempenho. Na prática, a unidade HVAC não é capaz de atingir 100% da saída especificada (seja refrigeração ou aquecimento).
Há uma infinidade de problemas que podem causar isso, incluindo:
- Filtros de ar sujos. Se os filtros estiverem sujos, eles restringem o fluxo de ar. Menos fluxo de ar equivale à saída abaixo do especificado de uma unidade HVAC.
- Restrição do fluxo de ar causada pelos dutos. Outra razão pela qual o fluxo de ar pode ser muito baixo são os dutos muito pequenos ou vazando (eles têm um buraco).
- Capacitores ruins. Isso diminuirá ou até diminuirá completamente a capacidade da unidade HVAC de atingir a temperatura definida pelo termostato.
- Fãs ruins. Se o ventilador de CA não estiver girando como deveria, por exemplo, ele produzirá menos fluxo de ar e, portanto, menos saída de aquecimento/resfriamento.
- AC está congelado.
- Trocador de forno rachado. Você pode verificar os sintomas de um trocador de calor rachado em seu forno aqui.
Estes são apenas alguns problemas que sua unidade HVAC pode ter, impedindo que ela atinja a temperatura definida.
Solução: Em casos limitados, como filtros de ar sujos, você mesmo pode corrigir esse problema. Ou seja, basta limpar ou substituir os filtros de ar existentes.
Na maioria dos casos, no entanto, você precisará de
ajuda de um profissional de HVAC . Há muitas coisas que podem estar erradas com seu ar-condicionado ou forno e os profissionais de HVAC são os únicos que sabem como lidar com qualquer um deles.
Nesse caso, você deve chamar um profissional. Se você precisar de ajuda para encontrar um profissional de HVAC, use este formulário para obter 4 orçamentos gratuitos de empresas de HVAC aprovadas em sua área.
Resumo
Em suma, o motivo pelo qual a configuração do seu termostato não corresponde à temperatura da casa está enraizada em problemas do termostato ou problemas da unidade HVAC.
Você pode ir um por um através desta lista para verificar o que exatamente está causando esse problema de desequilíbrio de temperatura. Esperamos que você consiga consertar isso sozinho. Se você não puder, no entanto, é melhor chamar um profissional para dar uma olhada no seu termostato e na sua unidade HVAC. Eles estão melhor equipados para ajudá-lo aqui.