>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

O AC está resfriando, mas não removendo a umidade:até aumenta? (4 Causas)


Um ar condicionado que não desumidifica é um paradoxo. Se você estiver experimentando uma umidade relativa subindo quando o ar condicionado está ligado e esfriando adequadamente, isso é extraordinário. Normalmente, quando você opera um AC, a umidade relativa deve sempre diminuir. Resfriando AC, mas não removendo umidade é não comportamento normal; provavelmente algo está errado.

Exemplo: Digamos que você tenha 85 ° F e 60% de umidade. Quando você liga o AC, você deve ver a temperatura diminuir para, digamos, 75°F e a umidade cair abaixo de 40%. Se você vir o resfriamento AC, mas a umidade não estiver mudando quando o AC estiver ligado (60%) ou mesmo aumentado para 65%, 70% e assim por diante, algo deve estar errado.

Como se explica esse aumento de umidade? Há algo errado com sua unidade de CA?

Agora, existem 4 explicações (dentro da razão) por que experimentamos a umidade relativa subindo quando o AC está ligado. Vamos cobrir estes. De sua parte, você pode verificar se algum desses culpados pode estar fazendo com que seu AC aumente a umidade durante a execução:

4 razões pelas quais a umidade aumenta quando o ar-condicionado está funcionando


Como dissemos, um ar condicionado funcionando corretamente sempre diminui os níveis de umidade relativa interna. Se o seu AC estiver resfriando, mas não removendo umidade, algo deve estar impedindo o AC de realizar sua função de desumidificação.

Vamos verificar os culpados que causam o resfriamento AC, mas não removem os níveis de umidade um por um. Você pode verificar cada um e avaliar se este ou aquele culpado em particular pode estar causando o aumento da umidade quando o AC está ligado:

1. O Ar Condicionado É Muito Grande (A CA superdimensionada leva a ciclos curtos)


Este é o culpado mais comum pelo aumento da umidade enquanto o AC está funcionando. Se o AC for superdimensionado, ele iniciará um ciclo curto. Você pode ler exatamente o que é o ciclo curto AC aqui.

Em suma, isso significa que o ciclo do refrigerante não segue todo o círculo porque o AC é tão grande que atinge a temperatura definida muito rapidamente, mas não consegue extrair umidade. Além disso, a diminuição da temperatura (resfriamento) não é homogênea; um quarto é muito mais frio do que outros quartos, por exemplo.

Outros sintomas de resfriamento AC, mas não removendo a umidade devido à unidade AC superdimensionada levando a ciclos curtos incluem:
  • Você terá salas frias e úmidas. Esta é geralmente a sala onde o manipulador de ar interno está posicionado (no caso de mini splits) ou onde uma unidade AC portátil ou de janela está localizada. O AC poderá diminuir a temperatura, mas não poderá diminuir os níveis de umidade.
  • Você também terá salas quentes e úmidas. Quando a CA é muito grande, sua saída de resfriamento muito grande pode atingir a temperatura definida (digamos 72 ° F) em 1 sala, mas deixará outras salas quentes. O resultado é a falta de resfriamento e desumidificação.
  • Ar condicionado ligando e desligando a cada poucos minutos. Este é um sinal revelador de um ciclo curto muito grande da unidade CA.

Se você acha que uma unidade de CA superdimensionada está causando resfriamento, mas não desumidificando quando ligada, a maneira mais limpa é instalar um ar condicionado menor. Claro, isso é uma despesa e não é nada prático. Você também pode calcular quantos BTUs você precisa aqui.

A maneira mais prática de tentar evitar ciclos curtos de CA é operar a unidade na configuração mais baixa . Uma unidade de 3 toneladas pode produzir 3 toneladas de saída de resfriamento (36.000 BTU) ao funcionar com 100% de saída. Se você definir para a configuração mais baixa, você terminará com uma saída de resfriamento de 2 toneladas.

Essa saída de resfriamento reduzida pode impedir que o AC entre em ciclos curtos. Como resultado, você não verá mais o resfriamento AC, mas não a remoção de umidade; você receberá a função de resfriamento e desumidificação de volta.

2. Configuração do termostato (para evitar o resfriamento CA, mas não remover a umidade, defina-o em 'Auto')


Parece bastante razoável iniciar sua unidade AC na configuração 'On'. Isso significa que o AC está funcionando, certo?

Bem, a configuração 'Ligado' em um ar condicionado diz à unidade para executar o ventilador interno (ventilador) o tempo todo . Isso ocorre independentemente se houver necessidade de resfriamento ou desumidificação.

Se o ventilador estiver funcionando constantemente, ele pode liberar a água condensada nas bobinas internas de volta à sua casa. Você verá isso como resfriamento AC, mas não removendo a umidade. De fato, se as bobinas internas estiverem cheias de água, você verá a umidade aumentando enquanto o AC estiver ligado.

A solução aqui é bem simples:

Defina o termostato para 'Auto' .

A configuração ‘Auto’ do termostato informa à unidade de CA para funcionar somente quando o resfriamento for necessário (a temperatura está acima da temperatura definida). Isso evitará que a água acumulada nas bobinas internas seja liberada de volta para sua casa. Além disso, o funcionamento adequado da unidade de CA diminuirá a umidade (desumidificação) e diminuirá a temperatura (resfriamento).

3. As bobinas do evaporador interno podem estar sujas (menos condensação)


As bobinas do evaporador têm duas funções:
  1. Função primária; resfriamento. O refrigerante frio resfria as serpentinas internas, o ventilador gera fluxo de ar sobre essas serpentinas e podemos desfrutar de uma brisa refrescante do manipulador de ar interno.
  2. Função secundária; desumidificação. As serpentinas de refrigerante frio também absorvem água por condensação. É assim que o AC pode remover a umidade.

Agora, uma bobina de evaporador funcionando corretamente é um ótimo trocador de calor e absorvedor de umidade. Se o metal de cobre fino de que essas bobinas geralmente são feitas estiver sujo, as habilidades de troca de calor e absorção de umidade serão prejudicadas.

Uma bobina suja ainda pode estar fria e fornecer resfriamento. No entanto, a sujeira da bobina impedirá que a água condense na bobina de forma eficaz. O resultado dessa bobina abaixo da média é que vemos o resfriamento CA, mas não removemos a umidade adequadamente.

A correção aqui também é simples:

Apenas limpe as bobinas internas.

Você terá que abrir a unidade, localizar as serpentinas evaporativas e usar a solução de limpeza da serpentina para limpá-las.

Isso envolve bastante escovar a sujeira acumulada. Depois de limpar a bobina, ligue o AC novamente e você verá as funções de resfriamento e desumidificação voltarem ao normal.

4. Queda rápida de temperatura causando aumento nos níveis de umidade


Se a queda de temperatura for muito significativa (20°F ou mais), você experimentará os efeitos da relação inversa entre temperatura e umidade .

Ou seja, se você diminuir a temperatura, a umidade relativa aumenta (se você não adicionar ou reduzir a umidade). Normalmente, não detectamos isso se a temperatura mudar para até 10 ° F. No entanto, se você for além disso, a umidade aumentará apenas porque a temperatura cai.

Com o aumento dos níveis de umidade, a sensação de quão fria é a sua casa (apenas a sensação, o termômetro mostrará a mesma temperatura) é obscurecida. Este efeito é muito bem definido pelo índice de calor:

Em muitos casos, quando a queda de temperatura é tão repentina, os proprietários afirmam que o ar condicionado está esfriando, mas a umidade aumenta (ou não é reduzida). Este é apenas o efeito dessa relação temperatura-umidade.

Outras razões pelas quais as funções de resfriamento e desumidificação estão incorporadas


Até agora, falamos sobre situações em que:
  • O resfriamento é adequado .
  • A remoção de umidade é inadequada .

Se você vir o resfriamento e a remoção de umidade impedidos, os culpados que causam esse intervalo variam de vazamento de freon (baixos níveis de refrigerante) e filtros AC sujos a dutos com vazamento. Em geral, você terá muito mais problemas (e custos associados à sua correção) se ambas as funções forem inadequadas.

Em suma, se apenas a remoção de umidade for impedida, verifique o tamanho da CA, a configuração do termostato (deve ser definida como 'Auto') e o estado das bobinas internas da CA. A percepção dos níveis de umidade também pode ser prejudicada se o AC resfriar sua casa muito rapidamente.