É difícil dizer com certeza se deixar as luzes acesas consome mais eletricidade do que os ventiladores de teto sem conhecer a potência das lâmpadas e dos ventiladores de teto, bem como a quantidade de tempo que são usados todos os dias. No entanto, é geralmente verdade que os ventiladores de teto consomem menos eletricidade do que as lâmpadas incandescentes.
Os ventiladores de teto usam eletricidade para alimentar o motor, que gira as pás. A quantidade de eletricidade utilizada depende do tamanho e da velocidade do ventilador. Ventiladores menores com velocidades mais baixas consumirão menos eletricidade do que ventiladores maiores com velocidades mais altas.
As lâmpadas, por outro lado, usam eletricidade para produzir luz. A quantidade de eletricidade utilizada depende da potência da lâmpada. Lâmpadas de maior potência consumirão mais eletricidade do que lâmpadas de menor potência.
Além da potência, a quantidade de tempo que as luzes e os ventiladores são usados diariamente também afetará a quantidade de eletricidade usada. Por exemplo, se você deixar as luzes acesas por várias horas todos os dias, elas consumirão mais eletricidade do que se você as acender apenas por alguns minutos de cada vez. O mesmo se aplica aos ventiladores de teto. Se você ligar os ventiladores por várias horas todos os dias, eles consumirão mais eletricidade do que se você os ligar apenas por alguns minutos de cada vez.
Em geral, as lâmpadas incandescentes consomem mais eletricidade do que os ventiladores de teto, mas a quantidade de eletricidade utilizada varia dependendo da potência das lâmpadas e dos ventiladores de teto, bem como do tempo de uso diário.