Deixar ou não o seu aquecedor de água quente ligado à noite depende de vários fatores, incluindo a eficiência energética, os padrões de uso de água da sua casa e as tarifas locais de eletricidade.
Do ponto de vista da eficiência energética, geralmente é mais eficiente desligar o aquecedor de água quando você não está usando água quente ativamente, inclusive à noite. Isto pode ajudar a reduzir o desperdício de energia, especialmente se o seu aquecedor tiver uma classificação energética mais elevada.
No entanto, se você e a sua família têm uma procura consistente de água quente durante todo o dia e noite, pode ser mais conveniente e eficiente em termos energéticos manter o aquecedor ligado. Dessa forma, você não terá que esperar a água esquentar quando precisar.
Por outro lado, se as suas tarifas de electricidade forem mais elevadas durante as horas de ponta (muitas vezes à tarde e à noite), pode ser rentável desligar o aquecedor de água à noite para poupar dinheiro nas suas contas de electricidade.
Outra consideração é o tipo de aquecedor de água quente. Se você tiver um aquecedor de água tipo tanque, desligá-lo à noite permite que a água do tanque esfrie e mantenha uma temperatura mais baixa. Isso pode ajudar a reduzir o consumo de energia e prolongar a vida útil do seu aquecedor. No entanto, se você tiver um aquecedor de água sem tanque, ele aquece continuamente a água sob demanda, portanto, desligá-lo não afeta necessariamente a eficiência energética.
Em última análise, deixar ou não o aquecedor de água quente ligado à noite é uma escolha pessoal. Se não tiver certeza sobre a melhor abordagem, experimente desligá-lo por algumas noites para ver como isso afeta a disponibilidade de água quente e as contas de energia.