O isolamento funciona criando uma barreira que resiste à transferência de calor entre dois objetos. Normalmente é feito de materiais como fibra de vidro, celulose ou poliestireno, que possuem baixa condutividade térmica e são resistentes ao fluxo de calor. O isolamento funciona impedindo a transferência de calor através de três mecanismos:condução, convecção e radiação.
1.
Condução: Isto se refere à transferência de calor através do contato direto entre dois objetos. Quando dois objetos com temperaturas diferentes estão em contato, o calor flui do objeto mais quente para o objeto mais frio. O isolamento atua como uma barreira que reduz a quantidade de calor transferido por condução. O material usado no isolamento normalmente tem baixa condutividade térmica, o que significa que resiste ao fluxo de calor.
2.
Convecção: Refere-se à transferência de calor através do movimento de um fluido (líquido ou gás). Por exemplo, quando o ar quente sobe, cria correntes de convecção que transportam o calor para cima. O isolamento reduz a convecção criando pequenas bolsas de ar dentro do seu material. Estas bolsas de ar funcionam como barreiras que impedem a livre circulação do ar e, assim, reduzem a transferência de calor por convecção.
3.
Radiação: Isso se refere à transferência de calor por meio de ondas eletromagnéticas. Todos os objetos emitem radiação eletromagnética, mas objetos em temperaturas mais altas emitem mais radiação do que aqueles em temperaturas mais baixas. O isolamento reduz a transferência de calor por radiação, refletindo e absorvendo as ondas de calor.
Ao utilizar uma combinação destes mecanismos, o isolamento ajuda a minimizar a transferência de calor entre dois objetos, mantendo assim a diferença de temperatura e reduzindo o consumo de energia.