Os transformadores de corrente (TCs)
não normalmente aterrado. Aqui está o porquê:
*
Os TCs são projetados para medir corrente, não tensão. Eles usam indução eletromagnética para criar uma corrente proporcional em seu enrolamento secundário, que é então medida. Aterrar o enrolamento secundário criaria um curto-circuito, impedindo a medição.
*
Aterrar o secundário pode criar um risco à segurança. Se o enrolamento primário estiver energizado e o secundário aterrado, uma grande corrente poderá fluir através da conexão de aterramento, causando potencialmente choque ou risco de incêndio.
*
TCs são frequentemente usados em aplicações de alta tensão. O aterramento do enrolamento secundário pode levar à formação de uma diferença de potencial perigosa entre o secundário e o terra.
No entanto, existem situações em que pode ser necessário aterrar o secundário de um TC: *
Para proteger o pessoal de possíveis riscos de choque. Se o TC for utilizado em um local onde haja risco de contato acidental com o enrolamento secundário, o aterramento do secundário pode ajudar a minimizar o risco de choque elétrico.
*
Para evitar que o enrolamento secundário fique sobrecarregado. Isso geralmente é feito com um resistor de carga secundário, que atua como um curto-circuito controlado.
*
Para fornecer um ponto de referência para medição. Em algumas aplicações é necessário aterrar o enrolamento secundário para fornecer um ponto de referência para o equipamento de medição.
Em geral, é importante consultar um eletricista ou engenheiro elétrico qualificado para determinar a configuração de aterramento apropriada para um TC em uma aplicação específica. Eles podem avaliar os riscos e benefícios específicos do aterramento do secundário e recomendar a solução mais segura e eficaz.