Uma geladeira é um eletrodoméstico em sua casa que geralmente não lhe dá muitos problemas. A vida útil de um refrigerador dura muito tempo, geralmente de 10 a 15 anos e, durante toda a sua vida útil, talvez seja necessário repará-lo algumas vezes. Mas como você sabe que é apenas um reparo normal ou sua geladeira precisa ser substituída? Quando seu refrigerador chegar ao momento da substituição, ele começará a apresentar alguns sinais. Alguns desses sinais podem ser óbvios e alguns deles podem ser bastante difíceis de entender. Neste artigo, discutiremos detalhadamente os 7 sinais de que você precisa de uma nova geladeira.
Sinais de que você precisa de uma geladeira nova
Quando os custos de reparo do refrigerador se tornam mais altos do que os benefícios que você recebe do refrigerador, é uma indicação de que o aparelho precisa ser substituído, não de reparos.
Além deste sinal óbvio, a seguir estão alguns outros sinais que indicam que sua geladeira está chegando ao fim:
- Condensação excessiva:
Se você observar condensação excessiva ou gelo dentro do refrigerador, pode ser um sinal de que o refrigerador não está resfriando adequadamente. Examine a vedação de borracha na porta do refrigerador para ver se há condensação, mofo ou bolor para determinar de onde vem a condensação. Se a condensação for leve e a vedação estiver danificada em qualquer lugar, você pode substituir a vedação de borracha por conta própria e sua geladeira estará pronta para uso. Caso haja condensação em todo o interior do refrigerador, pode ser devido a um ajuste de temperatura ruim. Se o problema de temperatura persistir por tempo suficiente, ele começará a estragar os alimentos armazenados dentro da geladeira. Quando esses problemas existem há muito tempo, é hora de você aposentar sua geladeira antiga e comprar uma nova.
Algumas recomendações para ajudá-lo com sua nova pesquisa de geladeira:
1. Melhores geladeiras de 2021 nos EUA
2. Melhores geladeiras de 2021 na Índia
- Alimentos que expiram antes da data de validade:
Se a comida estiver demorando mais do que o normal para esfriar ou começar a cheirar/ estragar muito mais rápido do que o normal, pode ser um sinal de que sua geladeira está prestes a quebrar. Para ter certeza, verifique a gaxeta na porta imediatamente, se a gaxeta estiver suja ou com defeito, ela pode não conseguir prender o ar frio dentro e manter o ar quente do lado de fora como deveria. Substituir uma junta é uma tarefa fácil e barata. Se a sua comida está demorando muito para esfriar dentro da geladeira, então sua geladeira não consegue manter a temperatura necessária e está usando mais do que a energia necessária. Isso significará um desperdício de energia e um aumento nas contas de energia. Portanto, você não está apenas desperdiçando dinheiro com o aumento da conta de energia, mas também com a comida, pois ela estraga rapidamente e você precisa terminá-la ou jogá-la fora mais rápido. Invista esse dinheiro em uma geladeira nova e economize sua comida e dinheiro a longo prazo.
Crédito da imagem:Pixabay
- Motor fazendo muito barulho:
Sua geladeira deve funcionar silenciosamente ou fazer um som muito fraco. Mas se você começar a ouvir sua geladeira funcionando mais alto do que deveria, pode ser devido a uma placa de controle de temperatura com defeito. A energia contínua enviada para os motores dos ventiladores e compressor torna o refrigerador muito frio e, por sua vez, libera energia desnecessária, levando a um aumento na conta de energia. Chame um técnico o mais rápido possível e resolva o problema. Se o técnico corrigiu o problema com sucesso, você não terá com o que se preocupar. Mas, se o ruído do motor persistir mesmo após o reparo, compre uma geladeira nova para evitar altas contas de energia.
- O freezer está muito frio:
A temperatura ideal para o seu freezer é zero graus e se estiver mais frio do que isso ou se você notar a formação de gelo em todos os itens dentro do freezer, pode ser um problema sério. O primeiro passo é descongelar o freezer e monitorar seu funcionamento por algum tempo. Se você vir o mesmo problema novamente, é hora de comprar uma nova geladeira.
Crédito da imagem:Flickr
- A parte de trás da geladeira está quente:
A parte traseira da geladeira deve estar mais quente do que a frente, mas se a parte traseira estiver quente demais para ser tocada, pode ser um sinal de que sua geladeira está com defeito. O problema de superaquecimento pode ser devido a bobinas sujas, um sistema de ventilação ruim e um condensador sujo. Como primeiro passo, limpe as bobinas com um aspirador de pó ou com uma escova, pois isso ajudará o refrigerador a funcionar com mais eficiência. Entre em contato com um profissional para descobrir o motivo do superaquecimento e conserte-o, mas, se a geladeira ainda funcionar mal após o reparo, é hora de você ir às compras na geladeira.
- A geladeira tem mais de 10 anos:
A vida média de uma geladeira é de 10 a 15 anos e quanto mais velha a geladeira fica, maiores os custos de reparo. Lentamente, os custos de reparo se tornarão mais altos do que o custo de uma geladeira nova. Portanto, se sua geladeira tiver mais de 10 anos e começar a apresentar problemas, a melhor ideia será começar a economizar dinheiro para a nova geladeira. Ele irá ajudá-lo a economizar custos a longo prazo.
- Aumento inesperado na conta de eletricidade:
Se você começar a receber contas de eletricidade mais altas, apesar de usar seus aparelhos pelo mesmo período de tempo, pode ser devido ao mau funcionamento de um de seus aparelhos. Se for o seu refrigerador que está com defeito, isso prejudicará não apenas sua carteira, mas também o meio ambiente. Faça com que seu refrigerador seja inspecionado por um profissional para obter os problemas, se houver, corrigidos adequadamente. Mas se esse problema persistir por muito tempo, substituir a geladeira provavelmente será uma opção melhor do que os reparos regulares.
Conclusão
Se você começar a notar algum problema com sua geladeira, considere todos os sinais mencionados acima e se você encontrar um ou mais dos sinais concordando com sua situação, é hora de comprar uma nova geladeira. Mas comprar uma geladeira não é um trabalho tão fácil quanto parece. Você precisa considerar uma série de fatores antes de tomar qualquer decisão final. Siga o guia de compra de refrigeradores e você obterá o novo refrigerador que será perfeito para você e sua casa.